Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

Scoot'3

Veterano - nível 9

#783022 A palavra motivação se autodefine: MOTIVOS PARA AÇÃO. Então, quando você coloca motivos importantes nos diversos contextos de sua vida, aí sim as chances de criar motivação se tornam maiores. Muitos estudiosos do comportamento humano já enfatizaram que um estímulo externo vai influenciar o estado de ânimo e bem-estar, mas isso não significa que motivará uma pessoa. A motivação é um processo interno muito mais duradouro que um simples estado de espírito. As pessoas que são verdadeiramente motivadas, quando estão diante de um problema não desanimam, elas encaram os problemas como um desafio a ser superado como se fosse mais um degrau que as levará ao êxito. Os estímulos, ou os fatores extrínsecos, podem ajudar uma pessoa a alterar o estado de espírito, mas a motivação dependerá essencialmente dos motivos intrínsecos dela, principalmente dos significados que atribui às coisas que a cerca.

Preste atenção quando você associar estados de alegria, felicidade e entusiasmo com motivação, pois você estará confundindo com a verdadeira motivação. É claro que quando você está motivado, esses estados são mais presentes porque a busca pela satisfação faz a jornada feliz e prazerosa, pois há um sentido nas ações que você está praticando. A motivação é caracterizada pelos comportamentos que desenvolvemos para buscar objetivos, atender necessidades e se auto realizar. E você já parou para pensar naquilo que o satisfaz? Você já se deu conta que a sua desmotivação pode ser resultado de uma vida sem grandes significados? O que “mexe” com você? Qual é a sua grande realização?

Não fique esperando que as condições externas se tornem favoráveis para começar a agir e ter maior sucesso na sua vida pessoal. Siga essas dicas:

-Aja de acordo com os motivos que são importantes, os quais darão maior sentido à sua vida;
-Faça um planejamento pessoal e defina metas que envolvam as áreas: profissional, financeira, familiar, conhecimento/aprendizagem, saúde, social, entre outras;
- Procure viver seus objetivos, faça atividades que estejam ligadas a aquilo que você tanto deseja. Se ficar parado nada acontecerá, sendo assim, manifeste na realidade algo que o aproxime daquilo que sonha;

- Se afaste de pessoas negativas, mal humoradas e desmotivadas. “Se você almeja alçar voos de águia, não fique preso em terreiro de peru”.

Portanto, comece a desenvolver sua motivação intrínseca dando mais valor aos seus desejos e valores significativos. Zig Ziglar tem uma frase que se encaixa muito bem neste conceito de automotivação: “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho e é por isso que ele é recomendado diariamente”.

Um abraço e sucesso a todos...