Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#916850 Prezados amigos,

obrigado pelos feeds e pelo apreço, estou grato e honrado pela qualidade das contribuição a este artigo, sei que o tema é polemico e abrangente, por este motivo gosto de trata-lo com base em algo que me aconteceu.

Ando sem tempo para escrever, estou jogando com 4 HB´s, assim que surgir um FC ou uma experiência digna de nota, postarei um RC.

Grande abraço a todos e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
Markpdc

Veterano - nível 9

#916851 Acabei de ter uma discussão similiar a do Riker T. com um colega de trabalho.

Trabalhamos em uma empresa onde eu, pelas reuniões, comprometimento e etc, me fazem não ter perspectiva de crescimento. Porém a empresa está servindo de laboratório para meu projeto de trabalhar por conta própria.
Acontece que esse colega, que trabalha no setor comercial, tem esperanças de se tornar um engenheiro e ganhar 6,5 vezes o que ganha hoje nessa empresa logo após formar.
Eu falei com ele meus planos, minha visão da empresa, e ele disse que eu vivo em um mundo fantasioso. Eu disse que era ele quem vivia na Matrix, movido por impulsos pregados pela sociedade e tudo mais.
Ele me perguntou se eu também estava na Matrix, eu disse que sim, porém consciente do seus limites, efeitos.

Ele disse que nós não temos diferença, isso porque ele está na Matrix, sofre seus efeitos. E eu também estou na Matrix, e sofro os efeitos da mesma maneira. A unica diferença seria a consciência da existência da Matrix, o que segundo ele, não altera em nada.
Avatar pua
Deagaser

Veterano - nível 8

#916867 Seus artigos são sempre interessantes. A qualidade nunca cai, sempre consigo retirar informações de ouro de cada um de seus artigos ou relatos. Sou novo, não sou independente financeiramente, possuo 17 anos e posso lhe assegurar que você é um espelho que futuramente quero enxergar em mim, não pelo jogo, mas pela sua visão do mundo.

E desejo de todo o coração que nada mude essa visão que está sendo enraizada em mim, que mesmo que passem anos ou décadas, a visão continue aqui e que a cada ano se torne mais palpável.

Obrigado pelo artigo, abraço.
beginner - DOADOR

PUA EXPERT

#917023
Markpdc escreveu:Cara, obrigado pelo seu FEED sobre o meu FEED, bom eu gosto muito dos filmes Matrix, apesar do segundo e terceiro serem fracos do ponto de vista cinematográfico (Tenho curso de Cinema e sou crítico de filmes, já tive até um site :rolf ). Eu gosto muito pela questões filosófica, no Matrix Reloaded, Neo tem uma conversa com o Arquiteto, e lá ele percebe que a Matrix não pode ser derrotada, mas que os humanos despertos podem coexistir com ela, então ele bola um plano para ir até a cidade das máquinas sugerir um pacto de paz, as máquinas continuam usando os humanos, e quando um quiser ser despertado a Matrix não irá resistir, por outro lado os despertos não irão despertar quem não deve ser despertado.

Digo o mesmo. É muito bom quando um feed resulta em um debate saudável, todos ganhamos com isso.

Quanto a não querer ser despertado, essa é uma analogia interessante, e que realmente acontece no mundo real. Aliás, o fato de no filme qualquer um poder se tornar um "agente" é outra simbologia que reflete nossa sociedade. As pessoas não somente seguem aqueles padrões fantasiosos, como se tornam defensores deles. Como no diálogo do Riker, seu interlocutor estava, sem se dar conta, preocupado em reforçar os conceitos da matrix? E porque isso? Por que se ele por um momento supusesse que a visão de mundo do Riker faz sentido, teria que admitir o próprio fracasso. Teria que admitir que ele poderia ter uma vida diferente e muito melhor caso se esforçasse num sentido diferente do que a mídia empurra.

Outro dia eu vi um vídeo do Tyler da RSD que questionava algo interessante: você já pensou se todo mundo despertasse ao mesmo tempo? Quem iria mover a indústria do endividamento? O que a indústria de fast food iria fazer? Com todos os homens conscientes do prejuizo que é o casamento, e a desnecessidade de relacionamentos monogamicos, como elas iriam fazer? É claro que isso não vai acontecer, mas de repente me dei conta de que, para a própria estabilidade da sociedade, a maioria precisa ficar adormecida, dopada e alimentando o sistema. A maioria prefere não acordar, defende o próprio sistema que as suga, porque assim não precisam questionar a própria realidade.

Markpdc escreveu:A coisa não é assim hoje, temos algumas pessoas que estão despertas da Matrix, e como você e o Riker T. mesmo disse, podemos usar o sistema ao nosso favor. Eu também acredito nisso, existem pessoas que não querem, e outras que jamais serão acordadas, viverão na inercia do dia dia e sendo manipulados como uma peça na linha de produção. Nós conseguimos quebrar esse ciclo, estamos despertos quanto a existência desse sistema, mas será que estamos em Zion? Eu ainda não, vivo na matrix, mas não sou controlado por ela, estou ciente da sua existencia, não me rendo a impulsos pregados pela mídia, não vivo a base de padrões impostos por filmes, novelas, músicas dentre outros. Viver acordado quanto a existencia de um controle de um órgão maior, pelo menos para mim, já é considerado uma grande conquista.

Acredito que, definitivamente, não estamos em Zion. Parafraseando o filme, olhe a sua volta. Você acha que aquela mulher gata que aparece no comercial de desodorante ou cerveja é "real", vai vir atras de você? O que quem dirige um Ford Fusion, "fez por merecer"? Ou que relacionamentos irão funcionar como nas comédias românticas? Ou ainda que mulheres são princesinhas sem desejos sexuais? Temos que viver constantemente nos lembrando de que isso não é real. Várias vezes por dia. Não consigo pensar em algo que seria análogo a Zion no mundo real. O máximo que dá pra fazer é ser como os tripulantes da nave, entrando e saindo do sistema, mas sem nunca perder de vista suas características ilusórias.

Markpdc escreveu:Eu estou envolvido em um projeto para trabalhar por conta própria, abrir minha empresa de consultoria empresarial. Estou estudando, investindo em conhecimento e equipamento. Mas isso é para longo prazo, o importante é não perder o foco. Continuar seguindo, mirando um objetivo, que tenha uma meta (o que se quer alcançar) e um prazo (até quando se quer alcançar).

Parabéns cara, é isso aí mesmo.
Avatar pua
Markpdc

Veterano - nível 9

#917057 Antes de postar mais uma resposta, eu quero agradecer ao Riker T. Porquê em um pequeno relato nós conseguimos debater ideias, e conceitos com uma riqueza muito grande.

Acho que todos no fórum passam por essa fase, onde reconhecem que precisam evoluir além, não só pegar mulher, mas precisam evoluir como pessoas, de forma filosófica e financeiramente. E é o estágio onde eu estou agora, pegar ou não mulher já não me incomoda tanto como antes de eu fazer parte desse mundo, agora eu procuro melhorar constantemente como pessoa, acreditando firmemente em meus conceitos e não me rendendo a pressão externa. Confesso que fraquejo diversas vezes diante de impulsos impostos pelo sistema..."Compre isso"...."Faça aquilo"..."Trate sua namorada assim"..."Trate seu chefe assim". A grande diferença é que eu estou ciente de tudo isso, a frequência diminuiu, e os questionamentos só aumentam.

beginner escreveu:Quanto a não querer ser despertado, essa é uma analogia interessante, e que realmente acontece no mundo real. Aliás, o fato de no filme qualquer um poder se tornar um "agente" é outra simbologia que reflete nossa sociedade. As pessoas não somente seguem aqueles padrões fantasiosos, como se tornam defensores deles. Como no diálogo do Riker, seu interlocutor estava, sem se dar conta, preocupado em reforçar os conceitos da matrix? E porque isso? Por que se ele por um momento supusesse que a visão de mundo do Riker faz sentido, teria que admitir o próprio fracasso. Teria que admitir que ele poderia ter uma vida diferente e muito melhor caso se esforçasse num sentido diferente do que a mídia empurra.

Outro dia eu vi um vídeo do Tyler da RSD que questionava algo interessante: você já pensou se todo mundo despertasse ao mesmo tempo? Quem iria mover a indústria do endividamento? O que a indústria de fast food iria fazer? Com todos os homens conscientes do prejuizo que é o casamento, e a desnecessidade de relacionamentos monogamicos, como elas iriam fazer? É claro que isso não vai acontecer, mas de repente me dei conta de que, para a própria estabilidade da sociedade, a maioria precisa ficar adormecida, dopada e alimentando o sistema. A maioria prefere não acordar, defende o próprio sistema que as suga, porque assim não precisam questionar a própria realidade.


Brilhante sua colocação. Não tinha visto esse vídeo do Tyler, pra falar a verdade ví muito pouco. É interessante esse conceito de que o sistema sucumbiria diante de um despertar, seria bem isso mesmo. O caos, a desordem, por isso, talvez isso nunca aconteça, algumas pessoas já se tornaram partes desse sistema, de engrenagens passaram a "ser" o sistema em si, caçando os não adeptos, tentando disseminar seus ideias através da insistência, bombardeando seu cérebro de uma forma que somente os mais preparados não acabam se rendendo.

Os agentes no filme são a forma mais brilhante de tudo que você disse acima, embora mais tarde ele se torne alheio a matriz e se torne um vírus que desafia o próprio sistema. Aqui, no mundo real, isso não existe, as pessoas querem viver na Matrix, e querem que você viva, como eu disse eles te batem até que você aceite que o mundo certo é onde eles vivem.

beginner escreveu:Acredito que, definitivamente, não estamos em Zion. Parafraseando o filme, olhe a sua volta. Você acha que aquela mulher gata que aparece no comercial de desodorante ou cerveja é "real", vai vir atras de você? O que quem dirige um Ford Fusion, "fez por merecer"? Ou que relacionamentos irão funcionar como nas comédias românticas? Ou ainda que mulheres são princesinhas sem desejos sexuais? Temos que viver constantemente nos lembrando de que isso não é real. Várias vezes por dia. Não consigo pensar em algo que seria análogo a Zion no mundo real. O máximo que dá pra fazer é ser como os tripulantes da nave, entrando e saindo do sistema, mas sem nunca perder de vista suas características ilusórias.

Não, definitivamente não estamos em Zion, e talvez nunca estaremos, pois como você mesmo colocou não existe nada em nosso mundo "real" que seja comparável a ela. Desfrutar da Matrix é a melhor forma.
Em Matrix Reloaded, Neo tem uma conversa rápida com o Ancião de Zion, o lider de todo aquele povo, ele explica que enquanto algumas máquinas estavam tentando lhes matar, outras forneciam tudo de que precisavam, comida, água calor. E é isso, que Riker T. disse em um de seus posts, temos que usar a Matrix ao nosso favor, pois ela sempre existirá, ela sempre estará lá, impondo, sugerindo, lhe perseguindo.
Uma coisa eu digo à todos, a realidade dói, nos últimos dias, mais do que nunca ando me questionando sobre minha rotina, minha vida, minha consciência em si, e dói saber que, pelo menos no meu caso eu AINDA estou preso, sem forças pra sair, saber que eu tenho q me matar de ralar pra só pagar as contas, e curtir aos finais de semana com amigos igualmente presos na Matrix (TODOS ELES INCONSCIENTES). Mas é a vida que segue, unir recursos, forças para sair da matrix, viver alheio a ela e usando de tudo que ela pode me oferecer sem eu ter que "lhe dar energia".
Ser - MEMBRO EXCLUSIVO
#918000 Ótima postagem Riker!

Diálogo bem interessante...

Cara, sofro muitas pressões nesse sentido tb, não que eu esteja rico, mas que através de muita dedicação consegui uma situação financeira razoável que me permite ter as coisas que quero, mas as pessoas acham que tenho sempre que ter mais, mesmo sendo mais do que eu preciso ou quero.

As pessoas estão presas a Matrix de tal maneira que não conseguem avaliar coisas simples com coerência, o que mais vejo são caras:

- Endividados por futilidades;
- Vivendo uma falsa alegria em entretenimentos e viagens para dizer que estão curtindo a vida "adoidados";
- Casados com espertinhas fúteis que lhes enchem o saco.

Ai o cara se desprende desse sistema, fica bem consigo mesmo, e os que não estão felizes querem puxa-lo para o buraco rs

Mas já reparou que a pessoa que está feliz mesmo e bem consigo mesma pouco da palpites ou se incomoda com a vida dos outros?

Abraço!
beginner - DOADOR

PUA EXPERT

#918061
Ser escreveu:As pessoas estão presas a Matrix de tal maneira que não conseguem avaliar coisas simples com coerência, o que mais vejo são caras:

- Endividados por futilidades;
- Vivendo uma falsa alegria em entretenimentos e viagens para dizer que estão curtindo a vida "adoidados";
- Casados com espertinhas fúteis que lhes enchem o saco.

Ai o cara se desprende desse sistema, fica bem consigo mesmo, e os que não estão felizes querem puxa-lo para o buraco rs


Exatamente assim.