Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Infante1988

Aprendiz

#1056065 Fala amigos.

A dois anos atrás decidi melhorar minha interações com as mulheres,me tornar mais auto confiante e ficar com um nível de mulheres acima do que eu estava acostumado a me envolver, e como todo mundo que entrar nesse mundo eu fiz varios tipos de experimentações,estudei linguagem corporal,PNl,inner game e por ai vai... Li muito sobre tudo,livros e mais livros e como a maioria de vocês comecei com o "jogo da sedução". Estudei o método Mystery e saí com um amigo para praticar. Pra falar a verdade até tive bons resultados com o método, mas com o tempo fiquei saturado e queria fazer meu próprio jogo.
Então eis a questão que surgiu na minha mente,"qual é meu jogo? "Qual combina mais com minha personalidade?"
Tive que me jogar no mundo e descobrir.

Pensei: "vou ser confiante/arrogante." chegava em uma menina com minha melhor postura,voz,olhando nos olhos ehhh?
Nada!
Chegava em casa abria o computador e pesquisava para saber aonde errei e melhorar meus pontos fracos.

Pensei: "vou ser simpatico/engraçado". Chegava em uma outra festa com um sorriso na cara, falando com todo mundo e sendo simpático e divertido e mais uma vez?! Nada
Voltava e pesquisava mais e mais para saber aonde errei.

Até quando alguém não retribuia meu bom dia na rua eu pesquisava aonde melhorar e como ter mais esultados positivos nas interações.
Isso tudo foi virando uma bola de neve e me consumindo, já não tinha naturalidade nenhuma em mim e cada vez mais me tornava frustrado. Sem contar que minha postura não enganva ninguém.

Eu desisti. "talvez esse jogo não seja para todos" pensei

Até que um belo dia fui a uma festa com um cara que parecia um imã de pegar mulher, fiquei observando a postura dele e o seu tipo de jogo!
E quer saber? Ele não estava nem ai,só estava se divertindo,sem metas,sem regra sem métodos, falava o queria e como queria,
se a menina gostasse ele beijava (o que a maioria das vezes aconteceu) se ela dava um fora ele saia rindo e levava tudo como um grande brincadeira. Sei que muitos vão falar "isso é ser natural e bla bla bla..." mas a grande questão é que não ha nenhuma verdade absoluta sobre sedução e quanto mais você criar regras, métodos e objetivos, mais e mais você vai se sentir ansioso para abordar uma mulher, elas vão te assustar cada vez mais e você vai voltar para casa frustado todos os dias.
Vai criar expectavias e vão achar que está evoluindo quando na verdade está estagnado.
Parece algo obvio, mas as coisa que mais dão resultados na vida são as mais simples.
Seu eu puder falar algo que vai melhorar a sua vida como melhorou a minha e me tirou desse caleidoscópio doido é:

Não se leve tão a sério,não leve as mulheres a sério, não leve a vida tão a sério!
No final o resultado é o de menos. Pode acreditar!

Sei que muito se fala sobre isso na seduçao mais acho importante frisar.
Acredite muito melhor que ter a postura perfeita,dormir com mulheres sensasionais e ser admirado e desejado,você deve se divertir com sigo mesmo e com a vida!
Por trás da sedução e dos resultados o que você realmente quer é se sentir bem consigo mesmo.

E para reforça minha idéia. Reparem no Charlie Harper e no Tony Stark e vejo o segredo da sedução!

Abraço
Avatar pua
eric-mendes

Veterano - nível 10

#1056074 Eu entendo seu posicionamento, mas discordo de parte deste mindset... vamos lá:

Infante1988 escreveu:Fala amigos.

A dois anos atrás decidi melhorar minha interações com as mulheres,me tornar mais auto confiante e ficar com um nível de mulheres acima do que eu estava acostumado a me envolver, e como todo mundo que entrar nesse mundo eu fiz varios tipos de experimentações,estudei linguagem corporal,PNl,inner game e por ai vai... Li muito sobre tudo,livros e mais livros e como a maioria de vocês comecei com o "jogo da sedução". Estudei o método Mystery e saí com um amigo para praticar. Pra falar a verdade até tive bons resultados com o método, mas com o tempo fiquei saturado e queria fazer meu próprio jogo.
Então eis a questão que surgiu na minha mente,"qual é meu jogo? "Qual combina mais com minha personalidade?"
Tive que me jogar no mundo e descobrir.

Pensei: "vou ser confiante/arrogante." chegava em uma menina com minha melhor postura,voz,olhando nos olhos ehhh?
Nada!
Chegava em casa abria o computador e pesquisava para saber aonde errei e melhorar meus pontos fracos.

Pensei: "vou ser simpatico/engraçado". Chegava em uma outra festa com um sorriso na cara, falando com todo mundo e sendo simpático e divertido e mais uma vez?! Nada
Voltava e pesquisava mais e mais para saber aonde errei.


Acho fantástico esse "tentativa e erro", pois foi justamente assim que as melhores estratégias e modelos PU cresceram.

Infante1988 escreveu:Isso tudo foi virando uma bola de neve e me consumindo, já não tinha naturalidade nenhuma em mim e cada vez mais me tornava frustrado. Sem contar que minha postura não enganva ninguém.

Eu desisti. "talvez esse jogo não seja para todos" pensei


Acho que todos nós já passamos por isso... afinal de contas, no início do jornada nós somos todos vidrados em obter resultados. Então cada toco que levamos dói.

Infante1988 escreveu:Até que um belo dia fui a uma festa com um cara que parecia um imã de pegar mulher, fiquei observando a postura dele e o seu tipo de jogo!
E quer saber? Ele não estava nem ai,só estava se divertindo,sem metas,sem regra sem métodos, falava o queria e como queria,
se a menina gostasse ele beijava (o que a maioria das vezes aconteceu) se ela dava um fora ele saia rindo e levava tudo como um grande brincadeira. Sei que muitos vão falar "isso é ser natural e bla bla bla..."


Foi justamente isso que pensei quando li esta parte. Isso é REALMENTE ser natural.

Se você perguntar para os naturais o que eles fazem, eles simplesmente não saberão explicar de forma lógica.

Infante1988 escreveu:mas a grande questão é que não ha nenhuma verdade absoluta sobre sedução e quanto mais você criar regras, métodos e objetivos, mais e mais você vai se sentir ansioso para abordar uma mulher, elas vão te assustar cada vez mais e você vai voltar para casa frustado todos os dias.


Aqui começa nossa discordância.

Nós não criamos regras e métodos de sedução.

Nós analisamos COMO as coisas REALMENTE funcionam e desenvolvemos uma lógica que consiga EXPLICAR a realidade. Nós não tentamos ALTERAR a realidade. Apenas entender como funciona, para podermos EMULAR os comportamentos que atraem as mulhers.

A verdade é que TODO iniciante em PU já se sente ansioso e frustrado. É NORMAL.

E as técnicas existem para te AJUDAR a superar isso.

O problema aqui é, como o Mystery já havia falado anteriormente, o PU deve enriquecer sua vida... e não definí-la.

Então o PIOR conselho que você pode dar quem está começando é: esqueça as técnicas e seja feliz.

Cara, esse conselho NÃO FUNCIONA.

Você precisa APRENDER a pegar mulher PRIMEIRO... DEPOIS você esquece as técnicas e vive feliz. (até pq, as técnicas e estratégias estão INTERNALIZADAS em você... então você agora virou OUTRA pessoa... você não se torna numa CÓPIA de ninguém, mas também não é mais o MESMO de antigamente...)

Infante1988 escreveu:Vai criar expectavias e vão achar que está evoluindo quando na verdade está estagnado.
Parece algo obvio, mas as coisa que mais dão resultados na vida são as mais simples.
Seu eu puder falar algo que vai melhorar a sua vida como melhorou a minha e me tirou desse caleidoscópio doido é:

Não se leve tão a sério,não leve as mulheres a sério, não leve a vida tão a sério!
No final o resultado é o de menos. Pode acreditar!


Como disse, é o pior conselho para alguém que está iniciando no PU.

Infante1988 escreveu:Sei que muito se fala sobre isso na seduçao mais acho importante frisar.
Acredite muito melhor que ter a postura perfeita,dormir com mulheres sensasionais e ser admirado e desejado,você deve se divertir com sigo mesmo e com a vida!
Por trás da sedução e dos resultados o que você realmente quer é se sentir bem consigo mesmo.


Cara, mas aproveitar a vida É ter a postura perfeita, dormir com mulheres sensacionais e ser admirado e desejado!

É justamente ASSIM que você fica bem consigo mesmo!

Feche os olhos e faça um exercício de visualização: imagine-se curtindo num shopping com alguns de seus amigos e rodeado de mulheres bonitas (uma loira, uma morena e uma ruiva). Todas elas são amigas. E você já dormiu com as 3. Elas te adoram. Seus amigos te adoram. Elas te tocam o tempo todo. As outras mulheres do shopping ficam olhando que é você. Você é convidado para festas o tempo todo. É convidado para churrascos o tempo todo. E depois começa a namorar uma loira liiiiiiinda... aquela de parar o trânsito mesmo.

Você acha mesmo que consegue fazer isto se tornar realidade SEM um PLANO sólido?

:legal
Avatar pua

Criador do tópico

Infante1988

Aprendiz

#1056077
eric-mendes escreveu:Eu entendo seu posicionamento, mas discordo de parte deste mindset... vamos lá:

Infante1988 escreveu:Fala amigos.

A dois anos atrás decidi melhorar minha interações com as mulheres,me tornar mais auto confiante e ficar com um nível de mulheres acima do que eu estava acostumado a me envolver, e como todo mundo que entrar nesse mundo eu fiz varios tipos de experimentações,estudei linguagem corporal,PNl,inner game e por ai vai... Li muito sobre tudo,livros e mais livros e como a maioria de vocês comecei com o "jogo da sedução". Estudei o método Mystery e saí com um amigo para praticar. Pra falar a verdade até tive bons resultados com o método, mas com o tempo fiquei saturado e queria fazer meu próprio jogo.
Então eis a questão que surgiu na minha mente,"qual é meu jogo? "Qual combina mais com minha personalidade?"
Tive que me jogar no mundo e descobrir.

Pensei: "vou ser confiante/arrogante." chegava em uma menina com minha melhor postura,voz,olhando nos olhos ehhh?
Nada!
Chegava em casa abria o computador e pesquisava para saber aonde errei e melhorar meus pontos fracos.

Pensei: "vou ser simpatico/engraçado". Chegava em uma outra festa com um sorriso na cara, falando com todo mundo e sendo simpático e divertido e mais uma vez?! Nada
Voltava e pesquisava mais e mais para saber aonde errei.


Acho fantástico esse "tentativa e erro", pois foi justamente assim que as melhores estratégias e modelos PU cresceram.

Infante1988 escreveu:Isso tudo foi virando uma bola de neve e me consumindo, já não tinha naturalidade nenhuma em mim e cada vez mais me tornava frustrado. Sem contar que minha postura não enganva ninguém.

Eu desisti. "talvez esse jogo não seja para todos" pensei


Acho que todos nós já passamos por isso... afinal de contas, no início do jornada nós somos todos vidrados em obter resultados. Então cada toco que levamos dói.

Infante1988 escreveu:Até que um belo dia fui a uma festa com um cara que parecia um imã de pegar mulher, fiquei observando a postura dele e o seu tipo de jogo!
E quer saber? Ele não estava nem ai,só estava se divertindo,sem metas,sem regra sem métodos, falava o queria e como queria,
se a menina gostasse ele beijava (o que a maioria das vezes aconteceu) se ela dava um fora ele saia rindo e levava tudo como um grande brincadeira. Sei que muitos vão falar "isso é ser natural e bla bla bla..."


Foi justamente isso que pensei quando li esta parte. Isso é REALMENTE ser natural.

Se você perguntar para os naturais o que eles fazem, eles simplesmente não saberão explicar de forma lógica.

Infante1988 escreveu:mas a grande questão é que não ha nenhuma verdade absoluta sobre sedução e quanto mais você criar regras, métodos e objetivos, mais e mais você vai se sentir ansioso para abordar uma mulher, elas vão te assustar cada vez mais e você vai voltar para casa frustado todos os dias.


Aqui começa nossa discordância.

Nós não criamos regras e métodos de sedução.

Nós analisamos COMO as coisas REALMENTE funcionam e desenvolvemos uma lógica que consiga EXPLICAR a realidade. Nós não tentamos ALTERAR a realidade. Apenas entender como funciona, para podermos EMULAR os comportamentos que atraem as mulhers.

A verdade é que TODO iniciante em PU já se sente ansioso e frustrado. É NORMAL.

E as técnicas existem para te AJUDAR a superar isso.

O problema aqui é, como o Mystery já havia falado anteriormente, o PU deve enriquecer sua vida... e não definí-la.

Então o PIOR conselho que você pode dar quem está começando é: esqueça as técnicas e seja feliz.

Cara, esse conselho NÃO FUNCIONA.

Você precisa APRENDER a pegar mulher PRIMEIRO... DEPOIS você esquece as técnicas e vive feliz. (até pq, as técnicas e estratégias estão INTERNALIZADAS em você... então você agora virou OUTRA pessoa... você não se torna numa CÓPIA de ninguém, mas também não é mais o MESMO de antigamente...)

Infante1988 escreveu:Vai criar expectavias e vão achar que está evoluindo quando na verdade está estagnado.
Parece algo obvio, mas as coisa que mais dão resultados na vida são as mais simples.
Seu eu puder falar algo que vai melhorar a sua vida como melhorou a minha e me tirou desse caleidoscópio doido é:

Não se leve tão a sério,não leve as mulheres a sério, não leve a vida tão a sério!
No final o resultado é o de menos. Pode acreditar!


Como disse, é o pior conselho para alguém que está iniciando no PU.

Infante1988 escreveu:Sei que muito se fala sobre isso na seduçao mais acho importante frisar.
Acredite muito melhor que ter a postura perfeita,dormir com mulheres sensasionais e ser admirado e desejado,você deve se divertir com sigo mesmo e com a vida!
Por trás da sedução e dos resultados o que você realmente quer é se sentir bem consigo mesmo.


Cara, mas aproveitar a vida É ter a postura perfeita, dormir com mulheres sensacionais e ser admirado e desejado!

É justamente ASSIM que você fica bem consigo mesmo!

Feche os olhos e faça um exercício de visualização: imagine-se curtindo num shopping com alguns de seus amigos e rodeado de mulheres bonitas (uma loira, uma morena e uma ruiva). Todas elas são amigas. E você já dormiu com as 3. Elas te adoram. Seus amigos te adoram. Elas te tocam o tempo todo. As outras mulheres do shopping ficam olhando que é você. Você é convidado para festas o tempo todo. É convidado para churrascos o tempo todo. E depois começa a namorar uma loira liiiiiiinda... aquela de parar o trânsito mesmo.

Você acha mesmo que consegue fazer isto se tornar realidade SEM um PLANO sólido?

:legal


Obrigado pela contribuição mas acredite com o tempo todo o externo se torna totalmente irrelevante.

"Cara, mas aproveitar a vida
É
ter a postura perfeita, dormir com mulheres sensacionais e ser admirado e desejado!"


Estar bem consigo mesmo é o foco,não quero fazer jugamentos precipitados,mas provalvelmente você ainda não tenha vivido o que decreveu acima, no começo parece que é o grande foco da evolução, mais essa é a parte menos importante.
Você pode achar que quando você tiver mulheres,respeito e ser desejado vai se sentir realizado mais isso é uma grande ilusão. Acredite, eu já rodei bastante e comprovei isso. Não podemos ficar dependentes de externos, assim nunca vamos nós sentir realizados é a evolução vai se tornar cada vez mais dificil. Se tudo isso que descreveu como aproveitar a vida fosse verdade celebridades e famoso não cometeriam suicidios e nunca teriam depressão.

Use o jogo a seu favor não as regras dele!

Abraço
aquarits - MEMBRO EXCLUSIVO
#1056114 Eu quase que estava concordando com seu ponto de vista e trajetoria até aqui:

Infante1988 escreveu:Não se leve tão a sério,não leve as mulheres a sério, não leve a vida tão a sério!
No final o resultado é o de menos. Pode acreditar!


Alguns nascem com este dote de ser natural e não são limitados pelas regras. Mas o que a maioria precisa de é de orientacao.

eric-mendes escreveu:Você acha mesmo que consegue fazer isto se tornar realidade SEM um PLANO sólido?


Não discordando do seu posicionamento caro Infante1988, mas sem didatica e sem pratica dificilmente vc consegue enxergar os seus resultados.
Atingir os resultados sem um plano? Me parece algo magico ou milagroso que estamos esperando acontecer.
O que me fascina nos metodos didaticos, base MM, é esta possibilidade de mapear o seu aprendizado e te guiar com um norte em seus experimentos de campo. O que vejo a maioria fazendo sao os RCs que vemos ai: Sai ontem a noite, mandei um opener, uns ng e dvs e KC...
Basicamente não se pegam na necessidade de chegar em casa e avaliar a performance do jogo, analise de falhas, possibilidades de erros e sair a campo novamente com um unico objetivo: Experimento.
Pelo contrario, o objetivo é apenas PEGAR A HB e nada mais, funcionou bem, nao funcionou tento outra coisa. Onde esta o porque não funcionou, e ir la e tirar a prova se foi aquilo realmente. Muitos se preocupam em ter um game que funciona e não em um game solido e resiliente.

Ser voce mesmo, no meu ponto de vista vai te dar a certesa de apenas agradar uma pessoqa, vc mesmo. Talvez isto esteja certo...ou basicamente o meio todo esta errado... vemos diariamente, lancamento de modas, novas tendencias e blah blah blah....onde as pessoas se alinham em um estereotipo padrao e moderno. E veja o resultado.
Se vc nao esta na moda, é desatualizado. Se vc nao estuda, é desinformado. Se nao esta no meio...obviamente esta excluiudo. O que no meu ponto de vista acontece, é que os naturais tem essa percepcao de posicionamento social muito apurado que mermite que sempre estejam se adaptando ao meio.
Para aqueles que nao tem esta percepcao...é necessario exerecitar o cerebro e encontrar as rotas para o sucesso.
Avatar pua
eric-mendes

Veterano - nível 10

#1056120
Infante1988 escreveu:Obrigado pela contribuição mas acredite com o tempo todo o externo se torna totalmente irrelevante.

"Cara, mas aproveitar a vida
É
ter a postura perfeita, dormir com mulheres sensacionais e ser admirado e desejado!"


Estar bem consigo mesmo é o foco,não quero fazer jugamentos precipitados,mas provalvelmente você ainda não tenha vivido o que decreveu acima, no começo parece que é o grande foco da evolução, mais essa é a parte menos importante.
Você pode achar que quando você tiver mulheres,respeito e ser desejado vai se sentir realizado mais isso é uma grande ilusão. Acredite, eu já rodei bastante e comprovei isso. Não podemos ficar dependentes de externos, assim nunca vamos nós sentir realizados é a evolução vai se tornar cada vez mais dificil. Se tudo isso que descreveu como aproveitar a vida fosse verdade celebridades e famoso não cometeriam suicidios e nunca teriam depressão.

Use o jogo a seu favor não as regras dele!

Abraço


Cara, eu to em PU desde o início dos anos 2000. Agora já sou até casado.

E neste tempo todo eu vi conheci uma tonelada de gente entrando na comunidade, e os resultados sempre se dividem em:

- (1) o cara que sua a camisa (até participando de bootcamps, por pelo menos uns 2 anos) e consegue EXCELENTES resultados => fica super feliz e vira "natural" (sem material enlatado)
- (2) o cara que sua a camisa, mas não consegue resolver as falhas e não consegue evoluir => abandona PU sem falar nada
- (3) o cara que sua a camisa, mas não consegue resolver as falhas e não consegue evoluir => não abandona PU, mas diz que a vida já é linda.

O número 2 eu realmente não sei o que acontece com ele. Todos os caras que não conseguem sucesso com PU e somem nunca mais aparecem... (eu pelo menos nunca vi voltarem).

O número 1 também desaparece, mas depois de algum tempo costuma retornar... são caras que voltam para se atualizar ou resolvem sair para sargear forte novamente.

Já o número 3 é que eu tenho problemas. São caras que tentam em campo mas não conseguem bons resultados. Então ao invés de IDENTIFICAR e trabalhar nas falhas (Sticking Points), eles resolvem abandonar tudo e chamar tudo de balela.

PU não é balela. PU não é mágica.

Se você está falhando em PU, então a culpa é sua e VOCÊ precisa achar uma forma de resolver isso.

Eu não estou dizendo que você não deve aproveitar a vida.

Mas o que temos que lembrar é que quase 100% dos caras que entram na comunidade NÃO GOSTAM do estado atual das suas vidas. Eles NÃO se sentem bem. Eles tem PROBLEMAS com mulheres.

E esses problemas NÃO podem ser solucionados apenas pensando que a vida é linda do jeito que é.

Eles precisam aprender COMO as coisas funcionam e PRATICAR... eles precisam obter RESULTADOS positivos PRIMEIRO.

Aí eles vão se tocando que a vida é linda. Mas aí eles não são mais os mesmos de antigamente. Eles são NOVOS HOMENS. Eles vão, cada vez mais, se parecendo com os NATURAIS. A diferença é que nós somos mais inteligentes que os naturais...

aquarits escreveu:Basicamente não se pegam na necessidade de chegar em casa e avaliar a performance do jogo, analise de falhas, possibilidades de erros e sair a campo novamente com um unico objetivo: Experimento.
Pelo contrario, o objetivo é apenas PEGAR A HB e nada mais, funcionou bem, nao funcionou tento outra coisa. Onde esta o porque não funcionou, e ir la e tirar a prova se foi aquilo realmente. Muitos se preocupam em ter um game que funciona e não em um game solido e resiliente.

Ser voce mesmo, no meu ponto de vista vai te dar a certesa de apenas agradar uma pessoqa, vc mesmo. Talvez isto esteja certo...ou basicamente o meio todo esta errado... vemos diariamente, lancamento de modas, novas tendencias e blah blah blah....onde as pessoas se alinham em um estereotipo padrao e moderno. E veja o resultado.
Se vc nao esta na moda, é desatualizado. Se vc nao estuda, é desinformado. Se nao esta no meio...obviamente esta excluiudo. O que no meu ponto de vista acontece, é que os naturais tem essa percepcao de posicionamento social muito apurado que mermite que sempre estejam se adaptando ao meio.
Para aqueles que nao tem esta percepcao...é necessario exerecitar o cerebro e encontrar as rotas para o sucesso.


Exatamente!

:legal
Avatar pua
statham - MEMBRO EXCLUSIVO
#1056130
Por trás da sedução e dos resultados o que você realmente quer é se sentir bem consigo mesmo.


Imagem

Perfeito sua colocação!! Eu cheguei nessa conclusão há um bom tempo, o verdadeiro RESULTADO está em estar bem com a gente mesmo! O resto é tentativa de fazer isso acontecer!

Recentemente sai de uma relação muito longa (to em off por um tempo) estou focando mais em mim mesmo, nos meus interesses, sendo mais eu mesmo. E parece que os IDIs tem aumentado bem, o segredo é isso sair pra se divertir, sem metas, sem regras! O que vier é lucro!

#statham
saitama

Aprendiz

#1056134 É meu amigo, confesso que sua postura depois de tanto tempo tem muito a ver com a minha. Entrei nesse mundo em 2014 e fiz muito do que você também fez, só que hoje, mais maduro e, consequentemente mais confiante, tenho certeza que técnicas e modos não se aplicam mais a mim, não que não deem certo, sou eu que não tenho mais ânimo para usá-las. Como você frisou sobre seu amigo que o pua chamaria de "natural"... o cara é o que é, sem técnicas, sem armaduras, sem pensar. Claro que o pua ajuda e agradeço, mas você sugando apenas o necessário sem o medo da pressão vai te fazer ter mais resultados, coisa que nossos pais e avôs fizeram por anos sem pensar em técnicas e afins. Não excluo o pua, ele tem sua parte importante, mas diria que é menos de 50%. Parabéns pela sensatez e coerência com a realidade.
Avatar pua
Raptor

MEMBRO PROFISSIONAL

#1056137 POr mais q eu concorde com alguma coisa do texto, eu concordo mais ainda com o Eric e o Aquaritis.
Acho importante a pessoa se aceitar e tudo mais, mas essa coisa de estar "bem consigo mesmo" pode ser uma faca de dois gumes. Muitos ficam nessa de "seja confiante" "seja confiante" "seja confiante" "seja confiante" mas não percebe q deve trabalhar tanto o exterior quanto o interior. Ter calibração social, saber se vestir, ter recursos.
Acho a ideia de alcançar a naturalidade muito boa a longo prazo, mas quem começa tem q ter um direcionamento se não o jogo vira apenas uma questão de estatistica (quanto mais eu abordo mais chance eu tenho de achar uma louca por ai). Não que obrigatoriamente vc tenha q usar o MM, rotinas e por ai vai, mas vc tem q ter um balizamento para poder saber se está chegando em algum lugar ou não.