Avatar pua

Criador do tópico

B_Vintens

Veterano - nível 2

#675414 diz pesquisa da USP - vi essa notícia hoje no G1, e achei interessante compartilhar aqui no pua

Desde a adolescência, a psicóloga Kátia Cruvinel Arrais, 28 anos, sente que durante alguns dias do mês seu rosto fica mais inchado e o cabelo, cacheado, mais liso. Ela sabia que as mudanças tinham relação com o ciclo menstrual, mas só teve certeza disso quando foi convidada a ser voluntária em uma pesquisa da USP de Ribeirão Preto (SP). Kátia descobriu que as mulheres no período fértil são consideradas mais atraentes pelos homens. “Confirmei por que me sinto tão feminina nessa época”, disse.
O estudo, desenvolvido pela pesquisadora colombiana Lina María Perilla Rodríguez, comprovou que as mulheres emitem sinais de fertilidade em mudanças sutis, mas perceptíveis na face. Para isso, Lina fotografou 18 mulheres entre 18 e 42 anos durante o período de ovulação – fase fértil – e de menstruação – menos fértil. Todas elas não tomavam anticoncepcional.

As imagens foram apresentadas a 64 julgadores voluntários, maiores de 18 anos. O resultado apontou que 62% dos rostos fotografados na fase fértil foram escolhidos como mais atraentes, contra 38% no período infértil.
“Provamos que no ser humano ainda é relevante a influência biológica nas escolhas, ou seja, essas alterações permitem aos homens reconhecer a mulher mais apta a garantir o sucesso da reprodução, que em última instância é o objetivo da espécie”, explicou Lina.
A pesquisadora explicou que analisando os rostos mais detalhadamente, percebeu que durante o período de ovulação os lábios ficam mais volumosos e a região da bochecha mais arredondada e simétrica. “Características que podem atrair mais os homens.”
Anticoncepcional
Lina destaca, porém, que o uso do anticoncepcional pode influenciar nos sinais que deixam as mulheres mais atraentes. Outra etapa do estudo realizada com 18 mulheres que tomam esse tipo de medicamento regularmente não apontou diferenças significativas: 52% dos homens tiveram preferência pelos rostos fotografados na fase fértil e 48% pelos registrados no período infértil.
“Uma das razões é que essas mulheres não sofrem as mudanças hormonais de fase menstrual. Isso não quer dizer que basta tomar o hormônio manipulado. Não existe uma fórmula para ser mais atraente, é natural”, disse a pesquisadora.
Avatar pua
Danilo R.

Veterano - nível 9

#675450 Eu também achei interessante e sério, eu já tinha notado isso. Às vezes as minhas amigas parecem mais atraentes de tempos em tempos e eu nunca sabia o por que, tendo essa informação em mão 'nós podemos maximizar os nossos resultados chegando nelas no período fértil' como nosso amigo kimura falou.