Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

Tyler x - MEMBRO EXCLUSIVO
#737898 Hoje vai ser um dia massa!! Não só hoje como o resto dos dias daqui pra frente. Eu vou falar de algo que talvez você esteja fazendo e nem se dar conta. Algo ilusório e que te destrói.


Quantos de nós já tentamos medir nosso valor. Através de comparação com outra pessoa.
Eu vejo muitas pessoas e até em livro esse absurdo. De pensar “ como sulano agiria se tivesse em meu lugar” “como sicrano faria”.


Primeiro você não é sulano nem sicrano. Não teve as mesmas experiência que ele nem a mesma formação cultural.Portanto nunca irá agir igual a eles. Segundo, você vai agir como você é e do jeito que você sabe fazer. Terceiro, dê valor ao que você pensa e ao que você sabe.


Cada cabeça é um universo. Cada ser humano tem suas diferenças , apesar do condicionamento social deixarem as pessoas parecidas. A comparação tenta ver se você estar em acordo com um modelo.Sempre que você se equipara com esse modelo e vê alguma diferença,acredita que o errado é você.


Estar em desacordo com outras pessoas não é errado. A beleza por exemplo, foi criado um padrão de o que é ser “bonito”. E a sociedade acha feio tudo o que foge desse padrão.Disseram que existe cabelo “bom” e “ruim” .Mas, o que existe é cabelo liso e crespo.Não que dizer que um é melhor que o outro.


A mídia manipula a opinião publica,Principalmente no aspecto da beleza, e fala o que você deve ser. O que é bom o que é ruim. E você vai comendo corda. Vai sendo manipulado e feito de escravo.


Na escola/faculdade você se compara com outros caras.Principalmente com o garanhão da escola/faculdade. E nesse momento você se rebaixa.Acha que deveria ser assim, que ele é melhor do que você. Negando a si mesmo por ideais de “sucesso”.


Eu não estou dizendo que você não deve busca um sucesso.Eu estou falando que seu sucesso será diferente que o dele.Pois, você seguirá o que te preenche e realiza.Teu sucesso será único e ninguém conseguirá ser igual a você.


Não existe medidas justa entre homens. Se você se comparar com uma pessoa que estar em situação pior que a sua. Você irá se sentir superior,mas se tu cultivar isso.Quando vê outra pessoa em situação melhor também vai se comparar e vai se sentir inferior.Não se compare com ninguém, você é você.Os outros são os outros.Sem comparação sem superioridade e sem inferioridade.


Termino com essa historia
Um homem muito arrogante, um guerreiro, um samurai, veio ver um mestre Zen. O samurai era muito famoso, muito conhecido por todo o país, mas olhando para o mestre, olhando para a beleza do mestre e na graça do momento, ele subitamente sentiu-se inferior. Talvez ele tenha vindo com um desejo inconsciente de provar sua superioridade. Ele disse ao mestre “Porque estou me sentindo inferior? Apenas um momento antes, tudo estava ok. Quando entrei na sua corte subitamente me senti inferior. Eu nunca me senti assim. Minhas mãos estão tremendo. Sou um guerreiro, já enfrentei a morte muitas vezes, e nunca senti nenhum medo – porque estou me sentindo assustado?”


O mestre disse, “Você espere. Quando todo mundo for embora, eu responderei.” As pessoas continuaram chegando para visitar o mestre, e o homem foi ficando cansado, mais e mais cansado. Lá pela tarde a sala ficou vazia, e não havia mais ninguém, e o samurai disse, “Agora você pode responder?” E o mestre disse, “Agora, venha para fora.”


Uma noite de lua cheia – a lua estava justamente surgindo no horizonte... E ele disse, “Olhe para estas árvores, essa árvore alta no céu e essa pequena árvore. Ambas têm existido ao lado da minha janela por anos, e nunca houve nenhum problema. A árvore menor nunca disse, ‘Porque me sinto inferior diante de você?’ para a árvore grande. Como isso é possível? Esta árvore é pequena, e aquela árvore é grande, e eu nunca ouvi qualquer cochicho.”


O samurai disse, “Porque elas não podem comparar.”


O mestre disse, “Então você não precisa me perguntar; você sabe a resposta.”




Um pequeno arbusto ou uma grande árvore. Você é único.Não se compare com ninguem
No mais.

Tyler X
Avatar pua

Criador do tópico

Tyler x - MEMBRO EXCLUSIVO
#737911
Charles Bill escreveu:Olá Tyler x.

Adorei seu post,se comparar aos outros é um erro mesmo.

Você escreve uns negócios geniais as vezes.

Grande Abraço.


Muito obrigado companheiro! até outro post

abraços do seu novo amigo Tyler X
Avatar pua
Chãoman - MEMBRO EXCLUSIVO
#737919 Obrigado por compartilhar isso conosco. Creio eu, que nos dias atuais seja uma missão muito difícil não se comparar ao '' modelo padrão'', mas nos faz refletir.
Avatar pua
romariolima

Veterano - nível 9

#737922 Tyler a real e que fico muito feliz quando entro ak no fórum e vejo que tem um novo post seu, pois eles são de grande valia, cada vez aprendo mais! vlw manin! abraço!
Avatar pua
~ Rocco - MEMBRO EXCLUSIVO
#737929 Tudo que eu estava precisando, meus parabéns Tyler x.

Muito bom, eu estava percebendo isso. Algumas pessoas acontece inconscientemente, mas eu já vinha percebendo isso em mim. Achei que poderia ser bom, pois vi algumas vezes aqui no fórum que se devia copiar e aprender com aqueles que são "alfas naturais", mas no fim das contas eu apenas me rebaixava comparando minha capacidade com a dele.

Simplesmente, seu artigo tá maravilhoso, vai ajudar muita gente, assim como me ajudou. Continue fazendo artigos parceiro és uma ótima contribuição para o fórum.

Abraço. :ae
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#737960 Fazer comparações é algo natural do ser humano, mas quando as comparações surgem por inveja ou baixa auto-estima acabam te prejudicando. Uma coisa é tentar seguir um modelo de vida "ideal", outra é ficar se lamentando da sua vida e invejando a dos outros. Perseguir um modelo de vida que julgue melhor é o que faz o homem lutar e evoluir, mas também não pode cair na armadilha de que sempre o modelo de vida dos outros é o ideal, tal como o que é propagado pela mídia como o Tyler mencionou.

É só observar as propagandas de carros, bebidas, e perfumes (e antigamente as de cigarros), elas tentam te vender um estilo de vida idealizado: a propaganda diz para seu cérebro que você vai experimentar ao menos um pouco desse estilo de vida comprando o produto... Será mesmo que comprando um perfume viro o cara alfa que mostram na propaganda? Afinal tudo é na base de comparações, não é?

Por outro lado não dá para se acomodar e viver largado dando um foda-se para a sociedade, pois vivemos em um mundo que seguem modelos do que é socialmente aceito ou não, viver à margem desse mundo não parece ser a melhor idéia, pois sempre existe uma forma de melhorar e para isso existem comparações que podem ser feitas de forma positiva, tudo é uma questão de ter o inner elevado e não se deixar abalar pelos tropeços que acontecem na vida.

Por exemplo, se tem alguém que ganha mais que você, às vezes até fazendo o mesmo trabalho na empresa, não é para ficar tendo inveja mas sim se esforçar para evoluir para que consiga salários melhores nessa ou em outra empresa, independentemente de fulano ganhar mais ou ganhar menos. Agora se o sujeito se conforma ganhando aquele salarinho todo mês, claro que é uma opção de vida, mas está perdendo oportunidades como viajar, morar melhor, se entreter, ter uma velhice mais confortável, etc.

Um outro exemplo é o cara que é gordo, é uma questão de opção lutar para emagrecer ou não, mas é claro que tirando a parte da saúde, sendo obesa a pessoa perde oportunidades, não só com HBs mas até mesmo de emprego, pois a sociedade tem um modelo idealizado, e querendo ou não, vivemos nessa sociedade.
LeoMiranda - MEMBRO EXCLUSIVO
#737979 Ótimo tema. Quem nunca se pegou se comparando com alguém, não é mesmo? Só gostaria de acrescentar que você olhar para uma qualidade de alguém e se inspirar é muito parecido como se comparar com alguém mas isso é algo saudável. Acho que você se comparar com outra pessoa para seu próprio bem e não para alimentar o ego é algo legal de se fazer. Imagina que você é uma pessoa alegre e de repente vê uma pessoa ainda mais alegre que você, ou mais social, sei lá, ae você olha pra si mesmo e se pergunta: Por que não posso ser tão bom quanto ele, am? Essa pessoa vai ser uma fonte de inspiração, um espelho para você melhorar sua própria qualidade, pra seu próprio eu e não para se sobressair sobre os demais :ae
Avatar pua
Viper

Veterano - nível 9

#739798 Na maioria das vezes acabamos nos comparando aos outros, sem mesmo perceber. Lembro de uma frase que minha mãe sempre me dizia quando estava brava comigo: "não sou mãe de fulano, você não é igual a ele." Nunca parei pra pensar realmente no significado disso e acabava me comparando, me auto-sabotando. Não devemos fazer isso, somos únicos. Ótimo post!