Pesquise antes de postar uma nova dúvida.
Utilize no máximo 10 linhas na sua dúvida.

Está é uma área para compartilhar conhecimentos e tirar dúvidas. Como homens de palavra, devemos sempre agradecer quem nos ajuda postando esses conhecimentos. Muitos usuários não possuem tempo necessário para ajudar, mas mesmo assim fazem questão de colocar uma palavra construtiva.

Criador do tópico

victor_ac

Veterano - nível 1

#1063447 Bem estava vendo um video sobre vendas, e o cara disse que o vendedor não pode ter ego, na hora da venda deve abrir mão dele, e sofrer em Paris em após a venda.
e um tempo atrás vi uma frase que dizia "Vendedor e comedor não pode ter ego", ou vi falarem de ego e rejeição no mesmo contexto.

A duvida é: O que é ego? o que ele faz? como se manifesta? Já li isso aqui https://mude.nu/dissolucao-da-nocao-de-ego/
Mas me pareceu muito abstrato, tem algo mais tatil? Como ele se manifesta no jogo, quais consequencias?
usery

Veterano - nível 9

#1063461 Vou te aconselhar a ler: O Poder do Agora, o livro é muito bom, você vai entender bem o que é o ego. Acho que os livros do Osho também falam muito disso.
Já o ego no jogo na minha opinião é não se deixar abalar por algo externo, exemplo: tomou um fora na noite e sua noite vai por água abaixo, não chega em mais nenhuma gata. A grosso modo: não deixar que ele influencie no seu inner game. Sucesso aí!
25ruca

Veterano - nível 7

#1063474 Ego para mim é o investimento emocional dado a uma ideia, objecto, etc... É quanta relevância emocional algo tem na tua vida.
Não ter ego é não ter investimento emocional naquela coisa. É não reagir por algo que não tem nenhuma relevância na tua vida.

25ruca
Fellipe Andreas

Veterano - nível 9

#1063479 Existem vários significados para o ego, vou tentar colocar aqui os 3 principais, a partir deles você pode facilmente entender qualquer coisa quando falarem sobre ego. Não vou me aprofundar pois se você quiser saber mais vai ter que pagar o preço de estudar!

Ego psique: O ego na psicologia é uma área de ação conquistada pela sua psique, em outras palavras é aquilo que você acredita que pode fazer e que é confortável para tu fazer.

Ego lógico: É tudo aquilo que nega a realidade como ela é, todo auto engano, toda ilusão auto cultivada.

Ego espiritual: É tudo aquilo que nega a divina providência. Entenda divino, espiritual, metafísico, energético, etc... Em suma é quando você nega que existe algo além que faz de tudo para que as pessoas de boa fé tenham tudo que precisam durante suas vidas (não necessariamente tudo o que querem).
mergulhadorpua

Aprendiz

#1063496 Podes pensar no ego como um balão, imagine um pequeno balão na tua barriga,quando o balão está cheio se sentes bem, confiante e até pode se achar, quando o balão fica vazio vem sentimentos de frustração, tristeza e insatisfação. Cada vez que você é aceito ou recebe uma resposta positiva esse balão infla, e cada vez que recebe uma resposta negativa, como rejeição o balão esvazia. Então no contexto da frase "Vendedor e comedor não pode ter ego" é isso, vendedor recebe muitos nãos o balão ficaria muxo e perderia a confiança de novas abordagem, ficando assim em estagnação.
Abrir mão do ego é um exercício de autocompreensão!
Muitas pessoas, principalmente mulheres quando estão com o balão esvaziando e querem se autoafirmar, inflam seus egos colocando por exemplo uma foto nas redes sociais afim de ganharem muitas curtidas e ser paparicadas, por isso cada vez mais exposição do corpo e de atividades "histórias" consideras de demostração de valor.
rafael.luc

Veterano - nível 10

#1063524 Ego é de origem sexual, vc tenta ou quer parecer o melhor para o sexo oposto ou para mesmo sexo. É responsável por tornar pessoas frustadas, neuróticas, complexadas, etc...Uma pessoa se torna sonhadora e nao amadurecida. Em casos graves a pessoa fica egoísta, ou seja, só pensa em si mesma podendo ate prejudicar outra pessoa em funcao do seu complexo. Ego qualquer pessoa tem e deve ser bem direcionado, competitividade entre homens pode ser resolvida em um campo de futebolpor exemplo.
Uma pessoa sem problemas com o ego sera humilde no geral, vc convive e nao compete com as outras pessoas.

Criador do tópico

victor_ac

Veterano - nível 1

#1063698 Opa, obrigado pelas repostas pessoal :D

Estou estudando sobre isso pra auto conhecimento.

Algumas respostas me lembraram que atribuem a Freud, que muita coisa que as pessoas fazem é pelo desejo de grandeza, muitas são movidas por isso na verdade.

De algum modo as respostas de vcs recaem nisso, agora começo a ver que a vontade/necessidade de ser o foderoso pica das galáxias, pode ser o ego querendo ser grande,
e que a vontade e necessidade (desejo) disso, pode ser o sinal mais autêntico disso. Não digo ser, mas o desejo de ser.

Enfim, ainda estou aprendendo sobre isso. Se eu falei bobagem, relevem. Obrigado pelas respostas.
rafael.luc

Veterano - nível 10

victor_ac escreveu:De algum modo as respostas de vcs recaem nisso, agora começo a ver que a vontade/necessidade de ser o foderoso pica das galáxias, pode ser o ego querendo ser grande,
e que a vontade e necessidade (desejo) disso, pode ser o sinal mais autêntico disso. Não digo ser, mas o desejo de ser.

Um homem maduro e inteligente vai aplicar racionalidade em cima do ego. Vc muitas vezes não precisa ser o maior ou melhor e que ganharia sendo o melhor?