Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Avatar pua

Criador do tópico

victor_ac - MEMBRO EXCLUSIVO
#1063447 Bem estava vendo um video sobre vendas, e o cara disse que o vendedor não pode ter ego, na hora da venda deve abrir mão dele, e sofrer em Paris em após a venda.
e um tempo atrás vi uma frase que dizia "Vendedor e comedor não pode ter ego", ou vi falarem de ego e rejeição no mesmo contexto.

A duvida é: O que é ego? o que ele faz? como se manifesta? Já li isso aqui https://mude.nu/dissolucao-da-nocao-de-ego/
Mas me pareceu muito abstrato, tem algo mais tatil? Como ele se manifesta no jogo, quais consequencias?
Avatar pua
usery

PUA EXPERT

#1063461 Vou te aconselhar a ler: O Poder do Agora, o livro é muito bom, você vai entender bem o que é o ego. Acho que os livros do Osho também falam muito disso.
Já o ego no jogo na minha opinião é não se deixar abalar por algo externo, exemplo: tomou um fora na noite e sua noite vai por água abaixo, não chega em mais nenhuma gata. A grosso modo: não deixar que ele influencie no seu inner game. Sucesso aí!
25ruca

Veterano - nível 10

#1063474 Ego para mim é o investimento emocional dado a uma ideia, objecto, etc... É quanta relevância emocional algo tem na tua vida.
Não ter ego é não ter investimento emocional naquela coisa. É não reagir por algo que não tem nenhuma relevância na tua vida.

25ruca
Fellipe Andreas

PUA Avançado

#1063479 Existem vários significados para o ego, vou tentar colocar aqui os 3 principais, a partir deles você pode facilmente entender qualquer coisa quando falarem sobre ego. Não vou me aprofundar pois se você quiser saber mais vai ter que pagar o preço de estudar!

Ego psique: O ego na psicologia é uma área de ação conquistada pela sua psique, em outras palavras é aquilo que você acredita que pode fazer e que é confortável para tu fazer.

Ego lógico: É tudo aquilo que nega a realidade como ela é, todo auto engano, toda ilusão auto cultivada.

Ego espiritual: É tudo aquilo que nega a divina providência. Entenda divino, espiritual, metafísico, energético, etc... Em suma é quando você nega que existe algo além que faz de tudo para que as pessoas de boa fé tenham tudo que precisam durante suas vidas (não necessariamente tudo o que querem).
mergulhadorpua

Aprendiz

#1063496 Podes pensar no ego como um balão, imagine um pequeno balão na tua barriga,quando o balão está cheio se sentes bem, confiante e até pode se achar, quando o balão fica vazio vem sentimentos de frustração, tristeza e insatisfação. Cada vez que você é aceito ou recebe uma resposta positiva esse balão infla, e cada vez que recebe uma resposta negativa, como rejeição o balão esvazia. Então no contexto da frase "Vendedor e comedor não pode ter ego" é isso, vendedor recebe muitos nãos o balão ficaria muxo e perderia a confiança de novas abordagem, ficando assim em estagnação.
Abrir mão do ego é um exercício de autocompreensão!
Muitas pessoas, principalmente mulheres quando estão com o balão esvaziando e querem se autoafirmar, inflam seus egos colocando por exemplo uma foto nas redes sociais afim de ganharem muitas curtidas e ser paparicadas, por isso cada vez mais exposição do corpo e de atividades "histórias" consideras de demostração de valor.
Avatar pua
rafael.luc

PUA EXPERT

#1063524 Ego é de origem sexual, vc tenta ou quer parecer o melhor para o sexo oposto ou para mesmo sexo. É responsável por tornar pessoas frustadas, neuróticas, complexadas, etc...Uma pessoa se torna sonhadora e nao amadurecida. Em casos graves a pessoa fica egoísta, ou seja, só pensa em si mesma podendo ate prejudicar outra pessoa em funcao do seu complexo. Ego qualquer pessoa tem e deve ser bem direcionado, competitividade entre homens pode ser resolvida em um campo de futebolpor exemplo.
Uma pessoa sem problemas com o ego sera humilde no geral, vc convive e nao compete com as outras pessoas.
Avatar pua

Criador do tópico

victor_ac - MEMBRO EXCLUSIVO
#1063698 Opa, obrigado pelas repostas pessoal :D

Estou estudando sobre isso pra auto conhecimento.

Algumas respostas me lembraram que atribuem a Freud, que muita coisa que as pessoas fazem é pelo desejo de grandeza, muitas são movidas por isso na verdade.

De algum modo as respostas de vcs recaem nisso, agora começo a ver que a vontade/necessidade de ser o foderoso pica das galáxias, pode ser o ego querendo ser grande,
e que a vontade e necessidade (desejo) disso, pode ser o sinal mais autêntico disso. Não digo ser, mas o desejo de ser.

Enfim, ainda estou aprendendo sobre isso. Se eu falei bobagem, relevem. Obrigado pelas respostas.
Avatar pua
rafael.luc

PUA EXPERT

#1063762
victor_ac escreveu:De algum modo as respostas de vcs recaem nisso, agora começo a ver que a vontade/necessidade de ser o foderoso pica das galáxias, pode ser o ego querendo ser grande,
e que a vontade e necessidade (desejo) disso, pode ser o sinal mais autêntico disso. Não digo ser, mas o desejo de ser.



Um homem maduro e inteligente vai aplicar racionalidade em cima do ego. Vc muitas vezes não precisa ser o maior ou melhor e que ganharia sendo o melhor?