Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

André - MEMBRO EXCLUSIVO
#670119 Olá galera,

Achei um artigo muito interessante e resolvi compartilha-lo aqui com vocês.

Espero que seja útil a você como foi para mim.

Está no site http://www.golfinho.com.br/artigospnl/a ... 201207.asp :ae

Os níveis lógicos da PNL

Reg Connolly

Os níveis lógicos da PNL são uma valiosa ferramenta para organizar o nosso pensamento, a nossa coleta de informações e a nossa comunicação.

Desenvolvidos originalmente por Robert Dilts e Todd Epstein, os Níveis Lógicos (ou os níveis neurológicos ou o Mapa da Personalidade, como nós usamos aqui na Pegasus) são o mais útil de todos os modelos da PNL.

Usar o modelo nos permite compreender de uma forma clara e estruturada porque alguém se comporta daquele modo.

Os níveis lógicos ou o mapa da personalidade é um modelo que podemos rodar em segundo plano enquanto estamos conversando ou entrevistando alguém.

Numa sessão de coaching, por exemplo, podemos usar os níveis lógicos para identificar claramente se a dificuldade de uma pessoa é o resultado de:

Ambiente: ela gostar do que a envolve ou das pessoas em seu ambiente de trabalho

Habilidades: ela adotar uma fisiologia ou ações inapropriadas (inclusive respiração, tensão, etc.)

Motivação: ela não ser capaz de se motivar para lidar com algo porque não se encaixa com os valores dela

Crenças: ela ter certas crenças negativas sobre o problema que está em seu caminho

Identidade: ela considerar que é algo que não se encaixa com a sua autoimagem

Visão: ela não puder reconhecer como isso contribui para a visão dela sobre a vida
Os níveis lógicos podem ser usados para organizar o nosso pensamento sobre um individuo, um grupo ou uma organização.

Missão e Visão
Onde a pessoa está indo com a sua vida, as pessoas, as atividades e lugares que são fundamentais para a visão da sua vida/futuro – e, talvez, a contribuição que ela pretende fazer para o mundo.

Identidade
A autoestima dela, o senso do eu, com o que ela se identifica, etc. Isso pode incluir a identificação com o seu trabalho, o casamento, a religião, etc. Também pode incluir como ela interpreta os eventos em termos da sua própria autoestima.

Crenças e Valores
Se ela acredita que algo é possível ou impossível, se acredita que é necessário ou desnecessário, se ela se sente motivada sobre algo ou não.

Capacidade e Habilidades
Se ela tem ou não capacidades inatas e/ou habilidades aprendidas para lidar apropriadamente com um tema.

Comportamento
Os comportamentos externos dela. Isso pode incluir, por exemplo, o que um observador poderia ver ou ouvir ou sentir quando ela estiver envolvida numa atividade particular.

Ambiente
Os arredores dela: as pessoas e os lugares, etc., com os quais ela está interagindo, quando ela estiver envolvida numa atividade particular.

Por que usar isso?

Os níveis lógicos são uma das mais valiosas ferramentas entre todas as ferramentas da PNL e ter habilidade com ela adiciona uma qualidade de precisão e profundidade tanto para a nossa comunicação com as outras pessoas como para a nossa compreensão de outras pessoas.

É por isso, por exemplo, que os participantes dos nossos seminários aprendem essas habilidades no início do treinamento de seis dias – e, para assegurar uma habilidade de alto nível, irão usá-las continuamente durante todo o programa.

Os níveis lógicos fornecem uma forma estruturada de entender o que está acontecendo em qualquer sistema, inclusive a personalidade humana, um relacionamento ou um casamento, a família, uma equipe, um departamento e até mesmo uma organização.

Nós podemos usar o modelo para reconhecer como os vários níveis interagem e como eles estão relacionados. E também fornece meios de:

perguntar e verificar a relevância da informação.

acompanhar, de uma forma altamente estruturada, a enorme quantidade de informação que está, muitas vezes, disponível quando se discute um assunto.

reconhecer em que nível está ocorrendo um problema.

reconhecer o nível mais apropriado ao qual direcionar a solução.
A versão acima dos níveis lógicos está baseada no modelo original que foi desenvolvido por Robert Dilts e Todd Epstein e que foi baseado no trabalho do antropologista Gregory Bateson e no filósofo Bertrand Russell.


Reg Connolly é Trainer Certificado e Master Practitioner de PNL, treinador de administração e de vendas.

Este artigo The NLP Logical Levels encontra-se no site Pegasus NLP Training.

Tradução JVF, direitos da tradução reservados.

ANÚNCIOS