O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

Fractal

MEMBRO PROFISSIONAL

#360607 [centro]APEC[/centro]

Imagem

A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation ou Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um dos principais blocos econômicos da atualidade. A associação entre os países surgiu em 1989, com o objetivo de ser fórum de discussão entre eles. Posteriormente em 1993, na Conferencia de Seattle, o bloco econômico se originou. Atualmente a APEC é formada pelos seguintes países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coréia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos da América e Vietname.

O objetivo principal da APEC é a redução de taxas alfandegárias entre eles com o fim de promover o livre comércio entre os países-membros, resultando no desenvolvimento econômico dos mesmos. No ano de 1994, ficou estabelecido que até 2010, os países desenvolvidos estabeleceriam uma zona de livre comércio, e os subdesenvolvidos, até 2020.

A APEC é mantida por meio de contribuições dos países-membros. O bloco também funciona como um fórum de discussão para diversas questões. Um exemplo disso ocorreu no ano de 2005, quando eles se reuniram para discutir as atitudes a serem tomadas mediante a alta do preço do petróleo. Os países-membros também devem, a cada ano, entregar um plano de ações que serão utilizadas para promover o objetivo maior do bloco econômico: o livre comércio.

A criação da APEC foi de grande importância para o desenvolvimento econômico da região. Alguns números que comprovam a eficiência do bloco: 195 milhões de empregos criados; PIB da região triplicado; crescimento de 113%, das exportações, etc. O bloco reúne uma população de 2.559,3 milhões de habitantes, alcançando um PIB de US$ 18.589,2 trilhões. Isso demonstra a importância do bloco econômico.

Por Tiago Dantas
FONTEhttp://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/apec.htm