O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

Fractal

MEMBRO PROFISSIONAL

#360855 Imagem

O NAFTA (North American Free Trade Agreement) é o acordo comercial entre os Estados Unidos da América, Canadá e México que visa a redução das barreiras econômicas entre os três países, no sentido de caminhar para o livre comércio. Tal tratado se constitui uma adaptação do Acordo de Liberalização Econômica entre os EUA e Canadá assinado em 1988. Em agosto de 1992 o México adentrou ao bloco, formando originalmente o NAFTA.

Os objetivos do NAFTA são: eliminar as barreiras alfandegárias entre os países-membros, no sentido de proporcionar uma área de livre comércio ao prazo de 15 anos; promover uma maior interação entre os países-membros; oferecer mecanismos que visem à garantia dos direitos de propriedade intelectual em cada país-membro e diminuir a imigração clandestina do México para os EUA.

Muitos críticos afirmam que o acordo provocou uma série de efeitos negativos para países-membros, principalmente no México, o mais pobre deles: concentração de renda, exploração de mão-de-obra mexicana, aumento da imigração ilegal nos EUA, etc. Outro fator que gera inquietações na sociedade mexicana é o fato do dólar americano passar a ser a moeda única nas transações comerciais entre os três países, fazendo com que esse país perca sua identidade nacional. Devido às diferenças socioeconômicas entre os dois países desenvolvidos e o México, subdesenvolvido, é praticamente impossível tornar o NAFTA um mercado único, semelhantemente ao que ocorre na União Européia.

Juntos, os países que compõem o NAFTA somam uma população de 417,6 milhões de habitantes, produzindo um PIB de US$ 11.405,2 trilhões.

Por Tiago Dantas

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/nafta.htm