O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

Fractal

MEMBRO PROFISSIONAL

#360819 Imagem

A Comunidade Andina é um bloco econômico que foi criado em 1969 pelo Acordo de Cartagena, com o nome de Pacto Andino. Em 1996, os países membros definiram reformas na organização do bloco, e, no ano seguinte, passou a atuar com a nomenclatura de Comunidade Andina.

Os atuais países membros da Comunidade Andina são: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a sede do bloco está localizada na cidade de Lima, capital do Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.
Atualmente as nações associadas à Comunidade Andina são: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O México e o Panamá são países observadores do bloco.

A Comunidade Andina possui uma população estimada de 100 milhões de habitantes, com uma extensão territorial de 3.798.000 quilômetros quadrados. O seu PIB (Produto Interno Bruto) é de R$ 407,9 bilhões de dólares.

Entre os objetivos da Comunidade Andina estão:

- Aumentar a integração comercial, econômica e política entre os países membros;

- Promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países membros por meio da integração e da cooperação econômica e social;

- Proporcionar o aumento na geração de empregos;

- Facilitar a sua participação no processo de integração regional, visando à formação progressiva de um mercado comum latino-americano;

- Melhorar a situação dos países membros no cenário econômico internacional;

- Reduzir as diferenças de desenvolvimento entre os países integrantes da Comunidade Andina;

- Promover a melhoria da qualidade de vida da população.

Alguns projetos da Comunidade Andina já foram postos em prática, entre eles o acesso da população a qualquer país membro sem a necessidade de visto, na condição de turista.

A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) tem como principal objetivo integrar a Comunidade Andina e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Essa integração estabelece a criação de uma extensa área de livre comércio, fato que fortaleceria a economia dos países da Comunidade Andina.

Por wagner de cerqueira e francisco

http://mundoeducacao.uol.com.br/geograf ... andina.htm