Avatar pua

Criador do tópico

tiagobfriedrich

Veterano - nível 9

#932891 Fala galera!! sou um grande estudante da consciência humana, e estava pelo facebook quando me deparei com um texto escrito por Jiddu Krishnamurti que achei bem interessante e resolvi postar aqui para eu e vocês aprofunda-lo e esclarece-lo melhor.
Vamos tentar elucida-lo??? Conto com a ajuda de geral!

A imensa necessidade de apego

O nosso relacionamento é possessividade, apego, várias formas de intrusão na vida uns dos outros. O que é apego? Por que temos tamanha necessidade de apego? Quais as implicações do apego? Por que uma pessoa se apega? Quando você está apegado a algo, aí há sempre medo, medo de perdê-lo. Há sempre uma sensação de insegurança. Por favor observe-a por si mesmo. Há sempre uma sensação de separação. Sou apegado a minha mulher. Sou apegado a ela porque ela me dá prazer sexualmente, me dá prazer como companheira; você sabe de tudo isso sem que eu lhe diga. Portanto estou apegado a ela, o que significa que sou ciumento, que estou com medo. Onde há ciúme, há ódio. E o apego é amor? Esse é um ponto a observar nos nossos relacionamentos.

J.Krishnamurti - Mind Without Measure, pp 80-81
thalesds

Aprendiz

#932965 meio exagerado ele hein, discordo totalmente, principalmente da ultima frase.



Gabriel.Belmont escreveu:Realmente o amor com apego excessivo gera ciumes e ódio pelo medo da perda do desejado e desejo gerado a partir daquela pessoa. Mas existe amor sem apego?


amor sem apego nao existe, amor é a consequência
Avatar pua
Gabriel.Belmont

Veterano - nível 1

#932967 É né thales é aquela questão, muitos procuram no exterior algo para preencher o interior, o famoso vazio.
E acabam se apegando a algo que por algum momento preencha essa necessidade, mas quando sente que a fonte de satisfação está ameaçada de extinção logo o ciúme vem a tona disfarçado de "proteção"
Avatar pua
Dar0n - MEMBRO EXCLUSIVO
#933024 Acredito que não exista amor sem apego, temos ciúmes até de nossos pais, pois estamos apegados a eles, ao bem estar que nos proporcionam. O que devemos fazer é tentar levar uma vida mais focada em nós mesmos, procurar fazer coisas que gostamos que nos sentimos realizados, ficar menos nas outras pessoas, aí vem aquele ponto ser um doador em vez de um receptor, doar mais do que receber.
Avatar pua

Criador do tópico

tiagobfriedrich

Veterano - nível 9

#933038 galera, é que se vocês forem parar pra perceber, verão que muitos aqui confundem AMOR com PAIXÃO.

Vou dar um exemplo bem simples para diferenciar:
Sua namorada termina com você porque sente que o relacionamento de vocês está prejudicando ela de alguma forma (não sente mais atração, atrapalha a vida profissional ou qualquer coisa do tipo)
Se você é apaixonado por ela, provavelmente fará de tudo para não deixar acabar o relacionamento mesmo que ela não esteja bem nele. Se você realmente a AMA, concordará mesmo que gostasse de ter ela ao lado, já que você ama ela, você quer o melhor pra ela, independente de essa escolha o excluir da vida dela.

Outro exemplo:
Se você diz que fará um intercâmbio pros seus pais, embora eles amem sua presença e sentirão saudades, eles vão te apoiar a fazer isso pois tu vai estar feliz, e pra quem ama, a felicidade do próximo é a sua felicidade.
Agora se você falar para sua namorada, que é mais provavel que seja apaixonada por você do que realmente o ame, ela provavelmente não concordará com a ideia pois ja como não é amor verdadeiro, ela não se preocupa na sua felicidade própria, mas sim na dela mesma.
Avatar pua
Lacaetano

Veterano - nível 1

#933046
tiagobfriedrich escreveu:galera, é que se vocês forem parar pra perceber, verão que muitos aqui confundem AMOR com PAIXÃO.

Vou dar um exemplo bem simples para diferenciar:
Sua namorada termina com você porque sente que o relacionamento de vocês está prejudicando ela de alguma forma (não sente mais atração, atrapalha a vida profissional ou qualquer coisa do tipo)
Se você é apaixonado por ela, provavelmente fará de tudo para não deixar acabar o relacionamento mesmo que ela não esteja bem nele. Se você realmente a AMA, concordará mesmo que gostasse de ter ela ao lado, já que você ama ela, você quer o melhor pra ela, independente de essa escolha o excluir da vida dela.

Outro exemplo:
Se você diz que fará um intercâmbio pros seus pais, embora eles amem sua presença e sentirão saudades, eles vão te apoiar a fazer isso pois tu vai estar feliz, e pra quem ama, a felicidade do próximo é a sua felicidade.
Agora se você falar para sua namorada, que é mais provavel que seja apaixonada por você do que realmente o ame, ela provavelmente não concordará com a ideia pois ja como não é amor verdadeiro, ela não se preocupa na sua felicidade própria, mas sim na dela mesma.


Me lembrei de um vídeo e vou posta-lo aqui para ajudar. (não sei postar o vídeo direto então vai o link para o youtube... )
https://www.youtube.com/watch?v=gjV5zaGd0gA
Avatar pua
FelipeFT - DOADOR

Veterano - nível 9

#933053 Estou achando muito interessante os tópicos e debates no fórum em volta do amor e apego.

Particularmente não acredito no amor real entre homem e mulher, acredito no amor de pais e filhos e o principal deles: o amor próprio, esse sim deve ser priorizado pois sempre é correspondido e só te traz benefícios, amor próprio é invariável e depende apenas de você.

A questão do apego e ciúme é ainda mais delicada, prefiro não ser apegado e deixar a outra pessoa mais livre pois não vou poder controlar ela o dia inteiro, nem devo pois cada um precisa ter sua individualidade, então coisas que não posso controlar eu prefiro não me preocupar, lembrando que boa parte das vezes as traições acontecem justamente por excesso de ciúmes e desconfianças, mais um motivo para se desapegado.

Abraços e evolução