Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

statham - MEMBRO EXCLUSIVO
#1087831 Oportunidade x Oportunismo

Oportunidade: Ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo.

Oportunismo: política consciente e prática de aproveitar as circunstâncias - com pouca consideração por princípios ou com quais são as conseqüências para os outros.

Ao longo da nossa vida, nos deparamos com oportunidades, sejam elas no trabalho, na vida pessoal, financeira, sexual, etc. Mas será que por trás de cada oportunidade deve haver oportunismo?

A oportunidade vem da necessecidade (real), o oportunismo vem da necessidade do EGO (satisfação pessoal). Para que o oportunismo aconteça, não é preciso uma oportunidade, mas em cada oportunidade pode haver oportunismo.

Imaginemos:

Um empregador decide dar uma vaga de emprego a um empregado, que é muito competente (oportunidade). Imediatamente temos duas oportunidades, uma para o empregado que precisa trabalhar e outra para o empregador que precisa de alguém competente...Mas a oportunidade por si só não agrada o EGO do homem, que precisa superá-la a todo custo, e então o empregador resolve exigir mais do empregado por um salário menor (Oportunismo). O empregado por sua vez quer trabalhar menos e ganhar mais, transformando aquela relação de oportunidades em oportunismo.

Um homem vê uma mulher muito atraente, e decide tomar atitude, já que ela está solteira (oportunidade). A mulher gosta do homem que está solteiro também, e começa um relacionamento (oportunidade)...Mas a oportunidade por si só não agrada o EGO do homem, e logo essa mulher começa exigir mais do homem, dando menos em troca (oportunismo). O homem por sua vez, quer mais dela, com muito menos esforço, transformando aquela relação de oportunidades em oportunismo.

Um amigo não está dando conta de pagar o carro dele, e oferece para outro que consegue pagar (oportunidade), o outro amigo decide ficar com o veículo, o dono fica muito aliviado, já que não terá mais dívidas. (oportunidade)...Mas a oportunidade por si só não agrada o EGO do homem, e durante a negociação o dono quer receber de volta pelo menos o valor pago ou mais (oportunismo), o amigo só aceita ficar com o veículo se ele trocar os pneus, e pagar toda documentação, além de não pagar nada (só as parcelas), transformando aquela relação de oportunidades em oportunismo.

Essa reflexão mostra como existe uma "Guerra" de EGOs entre os homens, obviamente isso vem da nossa ancestralidade, questões de sobrevivência, etc...Mas em muitos momentos da vida, obteremos resultados muito melhores ao identificarmos a linha que separa a oportunidade do oportunismo. Tanto para não sermos oportunistas, como para nos proteger de ações oportunistas. Precisamos avaliar as oportunidades, e trabalhar sempre no sentido do equilíbrio.

Opiniões?

#statham
Avatar pua
rafael.luc

PUA EXPERT

#1087842 Oportunista também é conhecido como aproveitador e folgado, na pratica é uma pessoa egoísta de fato que desperdiça oportunidades. Os que não desperdiçam tem bom senso, são humildes e preocupadas com as outras pessoas não gostarem dela.
Oportunista sempre se mal no final (a culpa é sempre do outro)