Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#771491 Prezados amigos,

Quando publiquei o primeiro verbo, coloquei uma sugestão de livros, entretanto, percebi que escrevi vários "resumos e sinopses", pois muito do que li, interpretei e apliquei na minha vida, estão contidos nos meus artigos. Sugiro os seguintes textos complementares ao artigo sobre o VERBO - SER:

- Os 6 Pilares do meu INNER GAME - Conceito
- Os 6 Pilares do meu INNER GAME - Prática

Vamos a segunda parte da palestra motivacional, resumida e dividia em 3 artigos, um para cada verbo, creio que poderá ajudar alguns "potenciais adormecidos" aqui da comunidade, antes de seguir em frente, o artigo sobre o VERBO SER é pré-requisito.

Os 3 Verbos do SUCESSO, na VIDA e no JOGO, 1/3, por Riker.T

O segundo verbo do Sucesso, VERBO - FAZER


Vocês sabem o que é FAZER?

- Significado do FAZER :
    v.t. Criar, formar: fazer algo do nada.
    Fabricar, compor: fazer uma máquina, um poema.
    Empreender, realizar: fazer um bom negócio.
    Causar, ocasionar: fazer mal, fazer medo, fazer inveja.
    Constituir essencialmente, gerar: a riqueza não faz a felicidade.
    Dispor, arrumar: fazer a cama.
    Representar no teatro, no cinema: fazer o papel de uma personagem.
    Fingir, simular: ele faz que não ouve. fazer-se de surdo.
    Ganhar, lucrar, acertar: fiz bons rendimentos num dia, fiz dez pontos na loteria esportiva.
    Proferir, pronunciar: fazer um juramento.

- Sinônimo de FAZER : efetuar, elaborar, executar e realizar

Minha pergunta é:

"Todos desejamos uma vida cheia de saúde, dinheiro, sucesso, mulheres e felicidade"; Então, diga-me,
O que você esta fazendo para conquistar tudo isso?


Esta pergunta terá várias respostas, depende da idade do leitor, sei que na comunidade há membros com menos de 18 aos com mais de 40 anos. Creio que uma imagem vale mais do que mil palavras:

Imagem


O PASSADO, o PRESENTE e o FUTURO, em comparação aos três itens básicos da sociedade moderna: O TEMPO que não para, a ENERGIA que se esgota e o DINHEIRO que nos escraviza, a suprema ironia da MATRIX SOCIAL.

"Lá vem o Riker.T com suas lições de moral, papo de velho, não tô nem ai, FODA-SE."


Até imaginei algumas respostas:

- Jovem: Foda-se "veio", tenho casa, comida, mesada e roupa, quero é curtir a vida e as gatinhas, ser popular , vou ser o maior comedor do colégio e da faculdade, vou ser "o cara";
- Adulto: Foda-se, "ralo pra caralho" e o dinheiro não sobra, quero é me divertir, comprar meu carro e ir as baladas e festas, comer a mulherada, quero é aproveitar a vida;
- Idoso: Esta imagem está errada, não tenho dinheiro, minha aposentadoria mal dá p/ comprar meus remédios, o SUS é uma merda, "ESTOU FUDIDO";

Quero ALERTA-LOS, esta imagem sugere uma ciclo de vida, compatível com o PRIMEIRO MUNDO, não com a realidade do nosso BRASIL, caiam na real, imaginar que vão se aposentar aos 65 anos, mesmo recebendo o teto pecuniário, você vai ter que morrer antes dos 80 anos, vai passar muitas dificuldades, não vai conseguir manter seu padrão de vida se não tiver uma fonte complementar de renda.

Não acreditam, pesquisem nos sites de economia, educação financeira, previdência privada ou façam os cálculos em aplicativos do Smartphone ou sites, vocês vão se surpreender. Quanto antes começar sua reserva de aposentadoria, melhor suas chances de fazer tudo o que deseja e ainda ter na terceira idade tranquilidade para contar suas historias e ainda se divertir e não chorar.


Agora que chamei sua atenção, quero compartilhar a MINHA experiência com o VERBO FAZER, sintam-se a vontade para compartilhar a sua, estou aqui para aprender, assim como vocês.

Vou começar com a juventude, isso faz tempo, era como muitos, detestava estudar, mas, com uma mãe professora e um pai contador/topografo, muito exigente e rígido, aprendi ainda muito jovem a ter responsabilidade e disciplina de cumprir com minhas obrigações, depois de prontas, podia fazer o que deseja-se com meu tempo , brincar com os amigos, jogar futebol, andar de bicicleta, nadar no ribeirão.(Em 1980, tinha dezenas de amigos de carne e osso, outros tempos)

Também nesta época, aprendi o conceito de "Fazer por merecer", tinha que tirar boas notas, completar minhas obrigações para garantir uns trocados nos fins de semana. Também aprendi que "Há punições e arrependimentos, para quem não faz", já levei algumas surras e puxões de orelha. Já me arrependi das oportunidades perdidas por não ter me preparado, enquanto tinha tempo. Sei que algumas famílias ainda aplicam estes conceitos, outras não. Não posso dizer que é "certo ou errado", mas posso garantir que fez uma enorme diferença para mim e para alguns de meus amigos.

Off topic:
As novas leis da "palmada e violência contra a criança", para mim, apenas ampliam a impunidade infantil e juvenil, já estamos pagando o preço por esta inanição, vejam os jornais. A morte de um ser humano deve ser punida, independente da idade, a "menor idade legal" só gera "mão de obra" p/ traficantes e meliantes.

Quando entrei no meu primeiro emprego, como o melhor amigo do cachorro, ou seja, estagiário, rapidamente me destaquei, pois cumpria com minhas tarefas e ainda ajudava os outros, dos 6 estagiários, apenas 2 foram contratados, eu como técnico e outro como engenheiro. Fiquei nesta empresa por 3 anos, foi onde conheci a informática, aprendi sozinho a usar o Wordstar, Lotus 123 e a programar no IBM-Basic, tudo isso em um IBM Personal Computer, original, com a versão 2.2 do MS- DOS, meados de 1987, gostaria de ter uma foto sentado naquela mesa, com aquele computador, faria um poster p/ colocar no meu escritório.

Minha dica para todos voces:

Imagem


Já sei, já sei, vão usar o famoso ditado, "Eles fingem que me pagam e eu finjo que trabalho", parem com isso agora, é o maior erro que podem cometer.

Na minha vida profissional, NUNCA FUI DEMITIDO, sempre pedi conta, depois de ter passado em todos os testes de outra empresa, com maiores perspectivas de crescimento, melhor salario e condições de trabalho. Nunca me preocupei com os 40% ou com o FGTS, sempre PEDIA DEMISSÃO, depois de 3 anos, você podia saca-lo, ou quando comprasse seu apartamento, foi o que fiz, não sei se ainda é assim, pois, a 18 anos trabalho por conta própria.

Quero dar algumas dicas, quanto ao que FAZER no trabalho:

    - Sejam o que esperam de você, surpreendam, sendo ainda mais;
    - Seja criativo e prestativo, mas não seja um "puxa saco ou baba ovo";
    - Exponha sua opinião respeitosamente, mantenha-se firme, mas não intransigente;
    - Questione e apresente suas preocupações, ouça as respostas e pondere, questione até entender;
    - Sempre documente suas ponderações, principalmente se suspeitar de algo ilícito, use o E-mail para enviar seus questionamentos e aguarde a resposta antes de seguir em frente;
    - Quando receber a ordem de execução por e-mail, não questione mais, FAÇA;
    - Mantenha um "backup pessoal" de tudo que enviou e recebeu por pelo menos 5 anos;
    - Lembre-se disso; "Contra fatos e dados, não há argumentos".

Agora, as dicas do que o seu trabalho pode FAZER por você:

    - Existe muito a aprender com os mais experientes, não ignore isto;
    - Um diploma de faculdade, não o torna SUPERIOR, seja respeitoso e será respeitado;
    - Você APRENDE quando FAZ, então, escute quem FAZ a algum tempo e agregue valor;
    - Muito do que se aprende na teoria, foi aprimorado ou ajustado na prática, há uma defasagem;
    - Use os recursos e equipamentos da empresa para evoluir profissionalmente;
    - Não recuse cursos oferecidos pela empresa, isso enriquece seu curriculum;
    - Não faça o curso só para matar o tempo ou fugir das tarefas, aprenda algo e aplique no seu dia a dia;
    - Crie o seu "Professional Network", use a arte da sedução a seu favor, será muito útil no futuro.

São algumas dicas, tudo isso funciona, posso assegura a vocês, mas, há algo ainda mais importante que torna o verbo FAZER muito especial e o responsável pelo seu sucesso é a base para o próximo verbo. Um conhecimento que se aprende com o TEMPO e a PRÁTICA, não há como passa-los a vocês, pois cada caso é um caso.

Vocês precisaram aprender sozinhos a discernir e escolher qual caminho seguir:

Imagem


Existem situações em que DESISTIR é o caminho correto, exitem situações em que PERSISTIR neste caminho é o correto, pois tenho absoluta certeza de que logo a frente, existira uma nova encruzilhada e uma nova escolha.

A vida é feita de ESCOLHAS, meu roteiro para alcançar o SUCESSO é simples:

Imagem


A duas figuras podem parecer contraditórias, mas a meu ver, são complementares, pois saber quando DESISTIR e seguir um novo caminho faz toda a diferença entre o SUCESSO e o FRACASSO.

Aqui no fórum, vejo artigos motivacionais e da área avançada, dizendo, NUNCA DESISTA, mas vou lhes dizer a MINHA realidade, há momentos em que desistir é o caminho correto.

Querem aprender este conceito, invistam na BMF&BOVESPA, rapidinho vocês aprenderam o que quero dizer, vão GANHAR dinheiro em pouco tempo e PERDER tudo se não dominarem este conceito.

Para que entendam melhor, na sedução, é assim também, escolham a mulher errada, engravide-a e verá como este conceito funciona. Não é um desejo, mas um alerta aos mais afoitos e imprudentes.

Mais uma dica, usem bem o TEMPO que lhes foi dado, pois o Tic-Tac segue sempre na mesma direção, a do FUTURO.

Imagem


Quem acompanha meus artigos, sabem que sou Consultor em TI/SI e Gestão de projetos, normalmente tenho de 4 a 6 projetos em andamento, isso significa que já contratei e demiti muitas pessoas. Encaminhei algumas pessoas promissoras e tentei ajudar muitos "potencias adormecidos", mas tenho uma regra:

Obtém minha ajuda, aquele que "FAZ POR MERECER", isso significa empenho, disciplina e perseverança. Não perco meu tempo com pessoas que não sabem o que querem SER.


Nos meus 25 anos de profissão, superei muitos dos meus colegas de trabalho e fui superado por muitos outros. Nem sempre, eles fizeram por merecer, mas tinham "as costas largas", eram filhos de "amigos dos donos ou apadrinhados", infelizmente ainda impera esta pratica em muitas empresas familiares, talvez por isso, muitas quebram em menos de 10 anos.

Muitas vezes, tive que "engolir sapos" e FAZER o serviço de outro, quando passei por esta situação, sem exceção, iniciava minha BUSCA por uma nova oportunidade, pois sabia que aquele lugar não me proporcionaria mais a evolução profissional que desejava.

ENTENDAM, vocês vão encontrar limites onde trabalha, estes limites serão definidos pela sua CAPACIDADE ou pela CÚPULA da empresa. Existem casos, uma grande maioria infelizmente, em que você se tornará uma ameaça direta a seu superior, a provável ação que tomará, será limitar-lhe ou roubar os créditos por seu trabalho,mantendo-o a sua sombra. Neste caso, sugiro que DESISTA e siga outro caminho, sendo mais claro, CAIA FORA, assim que encontrar outro trabalho.

O outro lado da moeda, é aquele superior que reconhece e valoriza o seu desempenho, sabe que o sucesso depende da equipe, talvez ele cresça na empresa ou saia e o convide para acompanha-lo. Já fiz isso com algumas pessoas com quem trabalhei, neste caso, PERSISTA, vai chegar um momento em que deixará você seguir seu próprio caminho, por um tempo em paralelo, depois separados.
Talvez, algum dia, seus caminhos se cruzem, poderá lhe ajudar novamente, ou talvez, você possa retribuir a gentileza que um dia lhe fez. Isso se chama Professional Network, garanto que vale muito a pena CONSTRUIR esta rede.

Minha maior tristeza, reside no fato de muitos jovens FAZEREM apenas o POSSÍVEL , achando que é o suficiente ou que não são capazes de FAZEREM MAIS do que todos fazem. Estabelecem um padrão aceitável, baseado no que outros já fizeram, fixando limites para o que podem FAZER.

Quanto a este ponto, não vou escrever mais nada, vou mostrar a vocês mais uma cena do filme DESAFIANDO GIGANTES, encontrei este vídeo com algumas modificações para o treinamento de LIDERES, então foi a união perfeita do que desejo sugerir a vocês, FAÇAM um favor a si, assistam e reflitam.

VIDEO | PUA | BASE

Pessoas que descobrem este poder de superação, conseguem FAZER muito mais do que o POSSÍVEL, tem seus nomes em destaque, creio que todos conhecem Steve Jobs, Barack Obama, Bill Gates, Winston Churchill, Oscar Niemeyer, etc, etc.

Gosto muito do Futebol Americano, ontem o time do Baltimore RAVENS, foi campeão do Super Bowl XVLII, a ressaca esta brava... que jogão, é só uma nota de torcedor.

Mas aconteceu algo inesperado, um APAGÃO, isso mesmo, faltou energia no maior evento dos EUA, já temos desculpa para a copa do mundo, "Se nos EUA falta energia, porque aqui não pode faltar". Piadinha dos locutores da ESPN, que pode se tornar uma triste verdade. Mas o que quero dizer com isso é que, por mais preparado que você possa estar, por mais planejamento e tecnologia que possa usar, ainda sim, imprevistos acontecem, seja flexível.

Off topic:
A energia voltou em minutos, mas levou meia hora pra restabelecer todo o estadio, nem quero imaginar se isso acontecer na final da copa.

Em comemoração ao meu primeiro aniversário no PUABASE, decidi criar um perfil no facebook, quem desejar, pode me adicionar, pelo http://www.facebook.com.br/rikert.willian

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.

artigos complementares- Minha Visão sobre a ZONA DE CONFORTO;
- Conheçam a ZONA DE INFLUÊNCIA;
- ALPHAS, homens de DECISÕES e CONSEQUÊNCIAS;
- Sobre o MEDO DO FRACASSO e a INCERTEZA DO SUCESSO;
- Realizações pessoais, combustível para o INNER GAME.
Avatar pua
adrieldbz

Veterano - nível 8

#771517 Decisões são a chave para uma vida feliz, também acho que esses positivismo exacerbado as vezes não funciona, há situações na vida que você tem que desistir, sempre tomei decisões erradas na vida e ainda faço isso mas agora com o outro olho aberto. Hoje com 19 anos tenho a noção de que o que faço hoje refletira no meu amanhã, o velho ditado "primeiro os deveres, depois a diversão" esta bem destacado em minha mente, graças ao PUABASE e a pessoas como você Riker T. Mas como tive a Epifania da minha vida um pouco tarde pra nossa época (aos 18 anos) ta meio difícil criar novos hábitos, tirar crenças que me destruíam, e assumir o controle de tudo, mas estou conseguindo aos poucos pois, mudar uma realidade é algo muito difícil e doloroso.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#771789 Prezado Adrieldbz,

obrigado por suas palavras, estou honrado.

adrieldbz escreveu:Mas como tive a Epifania da minha vida um pouco tarde pra nossa época (aos 18 anos) ta meio difícil criar novos hábitos, tirar crenças que me destruíam, e assumir o controle de tudo, mas estou conseguindo aos poucos pois, mudar uma realidade é algo muito difícil e doloroso.


Mudar hábitos é difícil, mas não impossível, requer vontade e perseverança, mas vale a pena lutar por isso. Você tem 18 anos, posso lhe dizer que ainda tem muito tempo, e tanho certeza que saiu na frente de muitos que só vão perceber isso depois dos 20 anos, ou mais, alguns nunca percebem, infelizmente.

Continue na sua caminhada e quando esmorecer, veja o vídeo que postei, não sei se terá o mesmo efeito sobre você, mas a mim, sempre me motiva e chama na "responsa", pois fica claro que só COMPETE A MIM, fazer o que for necessário para superar os meus "pensamentos limitantes" ou buscar outro caminho, o importante é entender que "Sempre há opções", nem sempre são claras, mas estão lá.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
Juan Okiuso

Aprendiz

#771864 Grande Riker. T!

Mais uma vez nos presenteando com sábias palavras. Reparei que você utiliza técnicas de PNL nos seus artigos. Coloca imagens, nos provoca reflexões e sensações com diálogos. Não sei se o faz de propósito.

Entendi o porque de Fazer vir depois de Ser. Pra fazermos as escolhas certas, temos que conhecer quem somos, o que é certo pra nós de acordo com o que sabemos, no que acreditamos.

Ser quem REALMENTE somos dá muito trabalho. Exercer nosso Eu dá mais trabalho ainda. Mas esse é o caminho...Fazer o melhor de nós mesmos, é por em prática o que somos. Fazer além da média é Ser grande, avançado. Ambos se complementam.

Obrigado pela reflexão Riker!
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#772115 Prezado Juan,

Obrigado, utilizo técnicas de PNL e o faço de proposito, fiz alguns cursos e aplico o conhecimento para que possa ampliar minha forma de expressar e de comunicar, seja formal ou informalmente, por escrito ou olhos nos olhos, que por sinal é o meu preferido.

Na conclusão dos artigos, a receitinha de bolo vai estar completa, creio que sera muito simples de entender a sequencia de verbos, mas desde já, fico feliz ver que meu objetivo esta sendo alcançado.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
Juan Okiuso

Aprendiz

#772262
Riker.T escreveu:...utilizo técnicas de PNL e o faço de proposito, fiz alguns cursos e aplico o conhecimento para que possa ampliar minha forma de expressar e de comunicar...


Então é por isso que consigo compreender com facilidade seus artigos. Seus artigos são muito bem estruturados e completos, vale muito a penas lê-los.

Riker.T escreveu:Na conclusão dos artigos, a receitinha de bolo vai estar completa, creio que sera muito simples de entender a sequencia de verbos, mas desde já, fico feliz ver que meu objetivo esta sendo alcançado.


Imagino que o terceiro verbo é a cereja do bolo hehehe Estou ansioso pra entender todo o conceito.

Valeu man! :ae
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#774989 Prezado Juan,

Obrigado pela suas palavras, são motivadoras. O último verbo, sai na próxima semana, mas haverá um quarto artigo, que integrará os três verbos de forma a promover a experiencia pratica do que dissertei nestes artigos.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
DOMINANTTE - MEMBRO EXCLUSIVO
#774995 É de se adimirar que alguem que já conseguiu evoluir tanto ainda procura ajudar os menos exerientes com seu conhecimento depois de tanto tempo apos conhecer a Arte do Jogo.


Tenho alum tempo de fórum e vejo que quase 100% dos membros que tiveram grandes resultados abandonaram o fórum e foram viver a sua vida de sangue-suga agora fora do PUABASE.



Me imagino aqui, com 20 anos de fórum, pelo menos, e ainda ajudando e sendo ajudado.


Grande abraço
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#775128 Prezado DOMINANTTE

Obrigado por suas palavras, estou honrado.

DOMINANTTE escreveu:É de se adimirar que alguem que já conseguiu evoluir tanto ainda procura ajudar os menos exerientes com seu conhecimento depois de tanto tempo apos conhecer a Arte do Jogo.

Tenho alum tempo de fórum e vejo que quase 100% dos membros que tiveram grandes resultados abandonaram o fórum e foram viver a sua vida de sangue-suga agora fora do PUABASE.

Me imagino aqui, com 20 anos de fórum, pelo menos, e ainda ajudando e sendo ajudado.


Como diz a ilustração no meu Livro-online, "Quem não compartilha, não cresce".

Ainda tenho muito a aprender e algumas coisas a ensinar, a estrada é bem longa, nos veremos por aqui, por muito tempo.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
malibu

Aprendiz

#776007 Eu não estou acreditando que deixei de jogar para ficar aqui lendo neste fórum...

Foi a melhor coisa que fiz.

Um dos melhores artigos que li.