Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#732445 Ola amigos,

Para seguir em frente, você TEM QUE LER o artigo, Os 6 PILARES do meu INNER GAME - Conceito, se não leu, não perca seu tempo em continuar, pois a pratica sem conhecimento, é basicamente, sorte.

Este artigo encerra minha contribuição sobre o meu INNER GAME e o meu SUCESSO, quero frisar o "MEU", pois gosto de escrever sobre fatos e experiencias pessoais, creio que assim, posso retribuir o muito que aprendi aqui, mas quero destacar uma frase que consta na maioria dos meus artigos sobre o tema, "A VIDA É SUA, FAÇA DELA O QUE DESEJAR". Este artigo não é um roteiro ou um conselho, é um relato do que faço a 25 anos e que continua a funcionar para MIM.

Monteiro Lobato disse:

Imagem



Agora que conhecem a teoria, vou indicar quatro filmes para vocês assistirem, são eles:

- Desafiando Gigantes, Sobre um técnico e um time de futebol americano estudantil;
- Um sonho Possível, sobre a virada na vida de Michael Oher, No. 74 dos Ravens (NFL);
- Gigantes de Aço, sobre lutas de robôs, vocês devem conhecer ATOM;
- Lanterna Verde, sobre a vontade e a superação do medo.

Já sei, já sei.... vão falar mal do Lanterna Verde, fracasso de bilheteria, os efeitos são bons, e talz, mas é ai que vocês se enganam, ver um filme apenas com os olhos dá nisso, perder as mensagens que existem no enredo é trágico atualmente, vou emprestar-lhes meus "óculos" e mostrar-lhes o que vi no filme, vou fazer uma analogia.

Estou convocando vocês para a tropa, entregando o anel e a lanterna, mas o verdadeiro poder esta em VOCÊ, sua VONTADE, as suas armas são a CRIATIVIDADE e a IMAGINAÇÃO. Você pode criar o que desejar, mas suas “projeções” serão tão fortes quanto a sua VONTADE, se ela for pífia, você vai fracassar. Não precisamos de homens destemidos, sua verdadeira missão, É SUPERAR O MEDO DO FRACASSO, este é o segredo do seu anel.


Quero dizer-lhe que, você precisa fazer um compromisso “CONSIGO”, antes de começar a esculpir seus pilares, eles já existem na sua vida, você só não os via como PILARES do seu INNER GAME, então, não precisa dizer p/ todo mundo que vai fazer isso e aquilo, a única pessoa que precisa saber do seu compromisso é VOCÊ. A única pessoa que precisa monitorar o seu progresso, é VOCÊ, tudo depende única e exclusivamente de VOCÊ, ninguém mais. VOCÊ é o seu HERÓI e o seu INIMIGO MORTAL.

“Tá parecendo papo de livro de autoajuda”, mas vou contar-lhe porque muita gente não consegue, porque faz “para os outros, não para si”, não estabelece um compromisso forte o suficiente, sua VONTADE é fraca, quando você entende isso, assume que tem medo de FRACASSAR, então você pode começar a superar seu medo e buscar o seu SUCESSO. E sim, isso é papo de autoajuda, aposto que você não viu isso no filme, não é???

Se você não quer fazer este compromisso consigo, pare por aqui, não vai conseguir colocar em pratica o que descrevi no artigo anterior e o que vou lhe mostrar neste artigo.

Vamos por em prática, então, encoste sua mão no vídeo e faça o juramento:

“No dia mais claro, na noite mais escura....”

Tô zuando.........será que alguém fez isso...kkkkkk (é bem provável)

Vamos começar, fazendo uma coisa que muitos aqui não gostam ou não tem o hábito de fazer, PENSAR, não se ofendam, é só olhar a sessão de DUVIDAS e PEDIDOS, para chegar a esta conclusão....

1º. Passo – Descobrir o conteúdo dos SEUS pilares

Pegue 6 folhas de papel, tá..tá..tá..já sei, modernos, naturalistas.... façam uma tabela com seis colunas no Word, coloquem os 6 pilares, como titulo, muito bem, agora façam a pergunta:

- O que pode tornar este pilar ainda mais forte?

Um exemplo, escreva o que desejar, sem restrições de tempo:

Pessoais : pesar 87 Kg, Fazer checkup, entrar p/ faculdade, musculação,2 RMLPs,etc.
Profissionais: Certificação Microsoft, Certificação PMI, Promoção,etc.
Financeiros: aumentar a Receita total (salário x 13), Investir 10%, reserva emergencial, investir na Bolsa,etc.
Culturais: Frequentar mais ao teatro, cinema, shows, livros de filosofia, teologia, romances, , etc.
Materiais: Comprar um carro, um apartamento, uma moto, salas de aluguel, etc.
Espirituais: Harmonia e equilíbrio emocional, tranquilidade, felicidade, etc.


Você não precisa fazer tudo em 10 MINUTOS, leve horas, dias, você tem que PENSAR, REFLITIR, ANALISAR o que realmente é importante para você, lembre-se, é um contrato, antes de assina-lo, você deve ler as letras miúdas e comprometer-se a cumpri-lo, pois você é o maior beneficiário.

Não mostre a ninguém, esta tabela só diz respeito a você, ninguém mais.


2º. Passo – Transformar os SEUS pilares em METAS.

Agora que já sabe o que deseja em seus pilares, vamos traçar as METAS a partir do que você escreveu na tabela.

Para começar, vamos classificar estas METAS em relação ao TEMPO necessário para alcança-las.

A base desta tabela é o MACRO, ou seja, não estabeleceremos prazos de dias, horas, não vamos definir tarefas para cumprir a meta, vou explicar isso mais à frente, o que você precisa saber agora é o que VOCÊ QUER e definir um tempo para concretiza-la.

Agora, a nosso tabela, vai virar 3 tabelas, o titulo delas são:

Metas de Curto Prazo, ou de Curtíssimo Prazo, depende do seu conceito de tempo e abrangência de cada META, as minhas de curtíssimo prazo, são de 6 meses, a de Curto prazo e de 01 ano.

Metas de Médio Prazo, são as do ano seguinte, ou seja, em 2012 construo as bases para concluir algumas em 2013, mas isso fica a seu critério, adaptar este método a sua necessidade é a base para que ele funcione.

Metas de Longo Prazo, para mim, são de 5 a 10 anos, isso significa que tenho metas até o ano de 2020, isso é um exercício de futurologia mais difícil, entretanto, torna-se fácil, depois dos 5 primeiros anos de pratica, tudo fica mais fácil com a pratica, inclusive seduzir HB´s.

Vou exemplificar com uma pequena parte dos meus pilares, mas atenção, não use o “copiar e colar”, isso não funciona na vida real, aqui, neste mundo a coisa é bem diferente, então, use o modelo se desejar, mas adapte a sua realidade, seja criativo.

Imagem


Não são todos os meus objetivos,retirei muitos deles, os financeiros estão zerados, isso é só um exemplo.

O Pilar ESPIRITUAL só aparece na tabela de longo prazo, porque eles são de longo prazo, mas prático todos os dias.

Sugiro que restrinjam o seu primeiro plano de PILARES ao ano de 2013/2014, vai ficar mais fácil, também é um ótimo momento para criar seu contrato de sucesso para o ano que vem, estabeleça datas em semestres, os objetivos a alcançar no ano de 2013 e as bases para o ano de 2014, defina suas tabelas assim:

Curto prazo – julho/2013
Médio prazo – dezembro/2013
Longo Prazo – 2014 (porque algumas metas começam em 2013 e terminam em 2014.)

Agora, você tem um contrato de 1 ano para trabalhar e começar a construir seu futuro, mas cuidado :

Imagem


Não estamos falando aqui da semana que vem, nem do mês que vem, estamos tratando do seu futuro, ser imediatista é problema seu, mas garanto que você vai ficar muito....muito frustrado, pois a vida não obedece o seu ritmo, ela tem o dela, se ainda não percebeu, é você que obedece o dela, querendo ou não.

Você não precisa olhar esta tabela todo dia, releia a cada 2 meses, avaliando seu desenvolvimento, mas não ajuste os prazos, isso é só no próximo ano, você vai errar os prazos, isso vai mostrar que você errou e vai lhe dar uma base para acertar da próxima vez.

Algumas coisas na sua vida, você terá que mudar, pois terá que trabalhar em suas metas todos os dias, você tem 6 pilares para esculpir, então, não será monótono e há muita variedade de tarefas e atividades a serem feitas, desmembre em pequenas tarefas e execute-as.

Imagem


Mude seus conceitos de tempo e trabalho, como disse Shaw:

Imagem


Você ainda tem chance de mudar e se adaptar, tirando proveito da MATRIX, e não apenas lutando contra ela, isso só esgota sua energia. A escolha sempre é sua, descida-se, mas tenho um aviso importante, o que digo aqui, não é para que você ser EXTREMISTA, não é tudo ou nada, use o meio termo, entenda:

Imagem


Dedico-me aos meus pilares a 25 anos, nos últimos 5 anos, enfatizo minha satisfação pessoal e reduzi minha jornada de trabalho na MATRIX, ainda tenho muito tempo pela frente, continuo trabalhando em meus pilares, aprendi a dominar o dinheiro, ele trabalha por mim agora, então posso dar mais atenção ao pessoal, pois, estou aperfeiçoando o jogo e tendo bons resultados. Depois de quase 1 ano estudando e praticando, estou dentro do cronograma, isso é bom.

Mais algumas dicas do Zig Ziglar, Alem do Topo, existe um capitulo inteiro "sobre como executar suas metas", vou só descrever os tópicos. (estão achando que é moleza, leia.)

- Assuma consigo mesmo o compromisso de que vai atingir a meta;
- Comprometa-se a fazer diariamente uma cobrança a si mesmo;
- Decomponha as metas em pequenas partes; (pequenas metas diárias para atingir as grandes, a longo prazo)
- Entre em forma, física, mental e espiritual;
- Transforme seu passivo em ativo; (desvantagens em vantagens)
- Aprenda a reagir aos desapontamentos;
- Discipline-se;
- Mude a direção, não as decisões; (nem sempre o caminho é reto)
- Consiga toda ajuda que puder; (social proff e Professional network)
- Torne-se um membro de equipe; (algumas metas profissionais dependem disso)
- Pinte um quadro positivo; (acredite no sucesso)
- Pinte na mente a imagem do que você quer ser, fazer ou ter; (Visualização)
- Seus sonhos podem tornar-se realidade;(mas você vai ter que trabalhar por eles)

Mais algumas dicas interessantes p/ o seu desenvolvimento pessoal e financeiro:

- Quando fizer um cursinho de qualidade total, preste mais atenção quando forem explicar a Metodologia de Analise e Solução de Problemas – MASP, mas você pode dar uma olhada desde já, achei esta apostila interessante, aplique a sua vida, você só tem a ganhar;

- Acesse um site de negócios e bolsa, gosto muito do Infomoney e do Guia Investe, leia alguns artigos, você fica na frente do micro mesmo, faça algo de útil p/ o seu futuro, aprenda como o dinheiro funciona e como domina-lo;

- Baixe um aplicativo de Gestão financeira, uso o Microsoft Money 99, foi a ultima edição dele no Brasil, tenho um plano de contas (pesquisem o que é isso) completo, faço meu orçamento anual em menos de 20 minutos, e tenho 85% de acerto, vou fechar 2012 no azul, sem dividas e com dinheiro para investir em 2013.

Conclusão:

Vou dizer-lhe a verdade sobre este método, na primeira vez que o utilizei, consegui apenas 40% dos meus objetivos, mas não desisti, SONHEI MUITO GRANDE, isso não é errado, pelo contrario, descobri que meu erro estava nos prazos, não nos SONHOS.

Então, no segundo ano, foi melhor, 55%, depois, 65%, hoje, tenho a media de 95% das minhas Metas alcançadas dentro dos prazos estabelecidos, A PRATICA LEVA A PERFEIÇÃO, depois de mais de 25 anos com este método, posso afirmar que, continua a funciona muito bem, PARA MIM.

Como podem ver no meu contrato, 2020, promete. Espero cumprir todas as minhas metas, salvo é claro, se não viver até lá, este é um fator que não temos nenhum controle, alem do que descrevi no meu pilar PESSOAL, no que depender de mim, estarei lá curtindo de motoqueiro, e se tudo correr bem, aposentado por conta própria. Aos 50 anos...vou traçar muitas HB´s até lá, e depois também.

Enfim, espero que este artigo ajude-os a traçarem um futuro melhor, os que adaptarem estes conceitos a sua vida, forem fortes em sua VONTADE, podem conquistar o sucesso ainda maior do que tenho hoje, ou seja, O SUCESSO QUE LHE FOR SUFICIENTE, pois cada um tem o seu próprio conceito de sucesso.

Imagem


Há, lembrem-se, o HERÓI, SEMPRE FICA COM A GAROTA....(elas são sempre SHB´s...rs) e uma dica final:

Quando tiver sucesso, não seja “metido e gozado”, compartilhe com alguém para que ele saiba o que você fez para ter sucesso, que não foi fácil e que não caiu do céu, não se iluda com as aparências de alguns ATORES, porque o sucesso real proporcionará uma vida segura e estável, as aparências, NÃO. Vou mostrar-lhes o que quero dizer.


Imagem


Espero que tenham gostado e entendido o meu recado. Já fui bem pago por ter escrito este artigo, a vida sempre recompensa aqueles que fazem as coisas com amor, meu avô dizia isso, só tinha o primário, mas um homem muito sábio. (Relato de campo,FDS com amigos, muito sexo e ganhos inesperados)

Grande abraço a todos e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
Big Dog

MEMBRO PROFISSIONAL

#732948 Riker.T, artigo perfeito!

Saiba que indiquei para o staff! É mais que merecido pelo esforço e contribuição. Agora infelizmente não posso dar o feedback que merece pois estou no trabalho, mas hoje mais tarde sem falta vou expor a minha opinião.

Abraço!
Avatar pua
Big Dog

MEMBRO PROFISSIONAL

#733419 Olá Riker.T!

Lembra que falei que comecei a ler seus artigos mas parei na metade para estudar? Pois é vi o quanto está certo sobre a luta para um futuro melhor. Bom, fui bem na prova, fiz tudo e com muita consciência das respostas. Eu estudei e me preparei. Podia fazer que nem fazia antes, estudar pouco e bem por cima e fazer mais ou menos a prova.

Bom, assim estou só gastando dinheiro a toa ao invés de estar realmente estudando, o que é um investimento.

Dizem que a minha futura profissão dá muito dinheiro. Será? Bom pela pesquisa que fiz engenharia tem pouco profissionais se formando, na verdade metade do que nosso país necessita. E infelizmente precisa-se importar engenheiros.

Enfim, não adianta eu fazer engenharia que sei que dá um futuro bom e não me esforçar. Para ter recompensas terá que se esforçar.

Eu tenho um exemplo perto de mim. Meu tio-avô por parte de avô, veio de Portugal morar aqui com meu avô que fazia uns anos que tinha vindo pra cá. Ele começou a fazer um curso técnico no SENAI, desenho de projetos mecânicos. Como parte da família que saiu de Portugal foi para o Canadá, ele se mudou para lá. Bom, resumidamente hoje ele é dono de uma empresa de projetos no Canadá, vive muito bem.

Isso foi um exemplo para mim, inclusive uma conversa com ele me fez escolher está área. Há algum tempo tenho pensado em um projeto, algo pra daqui uns 10 anos que seria ter meu próprio negócio.

Enfim, Riker.T seu artigo me fez voltar a dar atenção maior sobre esses assuntos.

Por mais que o puabase tenha uma atenção um pouco mais para o lado da sedução, artigo assim deve ser muito valorização. Afinal o que adianta estar entre várias pernas femininas e morar na casa dos pais e viver duro.


Agradeço muito pelos seus artigos! Bons demais!
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#733653 Prezado Big Dog,

Big Dog escreveu:Dizem que a minha futura profissão dá muito dinheiro. Será? Bom pela pesquisa que fiz engenharia tem pouco profissionais se formando, na verdade metade do que nosso país necessita. E infelizmente precisa-se importar engenheiros.


Sim, dá muito dinheiro, o problema é que poucos serão BONS ENGENHEIROS, e ainda menos serão EXCELENTES ENGENHEIROS, que são disputados a "tapas" pelas empresas. A maioria vai fazer o arroz com feijão e olhe lá. Provavelmente mudar de área, não são ENGENHEIROS, só tem o diploma.

Meu primo é engenheiro elétrico,(eletrocutava lagartixas desde pequeno...rs) era de uma grande industria de celulose, mas um grande porto o "roubou", em 2 anos reduziu o consumo de energia do porto em 20%, hoje ele comanda toda a manutenção e esta muito bem de vida.

Olhe na sua sala, quantos você acha que realmente serão BONS engenheiros? E EXCELENTES ? São poucos não são?

Big Dog escreveu:Eu tenho um exemplo perto de mim. Meu tio-avô por parte de avô, veio de Portugal morar aqui com meu avô que fazia uns anos que tinha vindo pra cá. Ele começou a fazer um curso técnico no SENAI, desenho de projetos mecânicos. Como parte da família que saiu de Portugal foi para o Canadá, ele se mudou para lá. Bom, resumidamente hoje ele é dono de uma empresa de projetos no Canadá, vive muito bem.

Isso foi um exemplo para mim, inclusive uma conversa com ele me fez escolher está área. Há algum tempo tenho pensado em um projeto, algo pra daqui uns 10 anos que seria ter meu próprio negócio.


Que ótimo, tem um exemplo ao seu lado, você conhece a historia, participou dela, sabe o que meu artigo lhe diz? Exatamente o que você já sabe e já viu acontecer, só estou relembrando e reforçando a sua determinação e memoria, isso já é mais do que suficiente para mim.

Vou lhe dizer a frase que quero ler daqui a algum tempo no artigo que vai compartilhar com a galera daqui, depois de participar de uma festa de reencontro da sua turma :

BIG DOG escreveu:Galera, só posso lhes dizer três coisas: Vim, Vi, Venci.


Obrigado pelo seu feed.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
Jack80

Pua Portugal

#733826 GRANDE ARTIGO ;)
Será bem útil para mim, claro que ainda sou muito novo portanto, por razões diferentes...mas não importa,certo? .

Continuarei a acompanhar os seus artigos :)

Abraço,
Jack
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#733919
Jack80 escreveu:GRANDE ARTIGO ;)
Será bem útil para mim, claro que ainda sou muito novo portanto, por razões diferentes...mas não importa,certo? .


Jack80,

Na verdade, importa muito, já que você esta "correndo na frente", de muitos outros jovens da sua idade, percebe isso???

Existem muitos outros artigos aqui que valem "milhões de dólares", só depende de você entende-los, coloca-los em pratica, quem sabe, daqui a alguns anos, você seja o jovem brilhante que desperta atração em muitas HB´s, pois é um vencedor, na vida e no jogo.

Obrigado pelo feed, é um grande prazer contribuir para o seu sucesso.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#734997 Prezados,

estou dando um UP neste artigo, porque o artigo CONCEITUAL e da PRÁTICA terem o mesmo nome, só mudando o final, alguns podem ter achado que era o mesmo artigo publicado 2 vezes.


Talvez esteja errado, pode ser que a prática não interesse a alguns que leram o conceito, talvez muitos só entraram e viram o tamanho do artigo e desistiram, outros só estão aqui pela teoria, sei lá, o fato é que a relação de 450 p/ 150 leituras, chamou-me a atenção.

Abraço a todos e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
Juan Okiuso

Aprendiz

#735067 Excelente artigo Riker!

Não entendo, como assim "usuário intermediário"?! Tu é um verdadeiro PUA.

Li o seu primeiro artigo sobre os pilares do seu inner game e agora este. Aprendi muitas coisas, suas experiências e suas estratégias só somaram para o meu aprendizado e evolução.

Obrigado por compartilhar isso conosco.

Abraços!
Avatar pua
MrFeeH

Veterano - nível 10

#735453 Sempre acompanho seus artigos Riker,

Muito bom esse artigo, Tenho 20 anos, e já faz 2 anos +/- que tenho meus objetivos e metas definidos para minha vida, sei que tudo é possível já consegui muitas coisas, e algumas estão no caminho por ser a longo prazo.

Riker, eu gostaria de uma dica sua , se puder, como melhorar minha receita, sendo que todo meu salário é gasto, posso investir em o que pra melhorar? ou fazer o que ? Únicas coisas que vejo como superfúlo é a academia e o curso de coach/pnl.

Acredito também Riker que cada um tem seus pilares, por exemplo tenho a área, saúde, aparência, a materiais entra dentro da área financeira ( ás vezes por não ter mt renda ) , social e das mulheres, a culturais não coloco no meu pilar( talvez por causa da idade e não interessar tanto sobre isso ainda).

Cada área tem seus prazos e objetivos definidos, com metas traçadas para alcança-los, e tenho uma agenda onde coloco coisas a se fazer, tem algumas que é diariamente, e é assim que sigo, tem o pilar da felicidade, que é a reunião de todos os outros pilares, o importante não é conseguir e sim saber que está a caminho e assim também vem a felicidade e se sente realizado mesmo não tendo tudo.

É isso que acrescendo nos meus objetivos hehe ,

Parabéens pelo artigo , eu e muita gente aprende muito com tudo isso.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#735975 Prezado MrFeeH,

MrFeeH escreveu:Sempre acompanho seus artigos Riker,

Muito bom esse artigo, Tenho 20 anos, e já faz 2 anos +/- que tenho meus objetivos e metas definidos para minha vida, sei que tudo é possível já consegui muitas coisas, e algumas estão no caminho por ser a longo prazo.

Riker, eu gostaria de uma dica sua , se puder, como melhorar minha receita, sendo que todo meu salário é gasto, posso investir em o que pra melhorar? ou fazer o que ? Únicas coisas que vejo como superfúlo é a academia e o curso de coach/pnl.


Fico honrado por você acompanhar meus artigos, obrigado.

Você tem 20 anos, isso é bom, já possui objetivos definidos, isso é melhor ainda, parabéns e continue assim, o caminho é longo e não é reto, mas sua força de vontade e disciplina podem superar os obstáculos, as vezes contorna-los e leva-lo ao sucesso.

Neste momento, seu melhor investimento é VOCÊ, então invista em treinamentos, palestras, seminários, aperfeiçoamento profissional, faculdade, livros. Mas, não se esqueça de que você precisa se divertir, então viaje, curta a balada, vá ao cinema, teatro, shows, invista em cultura p/ ampliar seus horizontes e abrir sua mente.Faça a academia ou pratique esportes, a escolha sempre é sua.

O segredo é simplesmente, PLANEJAR e PRIORIZAR, a grana tá curta, vou a balada só 1 vez este mês, no mais, vou no churrasco da galera, na praça, no boteco com os amigos, divido a conta, vou ao cinema que é mais barato, no show gratuito ou na festa publica.

Quero comprar aquela roupa nova p/ sentir-me melhor, elevar meu Inner game,......espera ai, inner esta dentro, não fora de você, então tem algo errado, já que você precisa da aparência p/ se sentir bem, logo depois vai se sentir uma "merda", porque não tem grana p/ pagar o cartão de credito e vai ficar devendo.....uma "merda".

No começo, poupe o que for possível, R$ 50,00 ou R$ 100,00, mas a poupança não rende nada? Não a considere um investimento, considere-a uma reserva estratégica p/ alguma emergência, ou p/ comprar algo a vista no final do ano, p/ fazer aquela viajem no ano que vem, é assim que começa, depois fica mais fácil, o dificil da caminhada é o primeiro passo.

MrFeeH escreveu:Acredito também Riker que cada um tem seus pilares, por exemplo tenho a área, saúde, aparência, a materiais entra dentro da área financeira ( ás vezes por não ter mt renda ) , social e das mulheres, a culturais não coloco no meu pilar( talvez por causa da idade e não interessar tanto sobre isso ainda).

Cada área tem seus prazos e objetivos definidos, com metas traçadas para alcança-los, e tenho uma agenda onde coloco coisas a se fazer, tem algumas que é diariamente, e é assim que sigo, tem o pilar da felicidade, que é a reunião de todos os outros pilares, o importante não é conseguir e sim saber que está a caminho e assim também vem a felicidade e se sente realizado mesmo não tendo tudo.


Como disse, cada um dispões os seus pilares como desejar, entretanto, sugiro que analise os pilares como CAUSAS, assim poderá perceber os EFEITOS.

Estou feliz, porque não devo ninguém, tenho minha casa, meu carro, um bom trabalho, faço o que gosto, tenho saúde, etc.

Então, a felicidade é um efeito, gerado por trabalhar nas causas que julgo serem necessários para obter o efeito desejado. Se você esta triste, tem que atuar nas CAUSAS, para que o EFEITO mude, caso contrario, vai tampar o sol com a peneira e continuar triste.

Foi assim que defini meus pilares, pois no inicio tinha um monte, depois reduzi, a medida que adotei este principio tão importante, o da CAUSA e EFEITO.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.