Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

fisher

Veterano - nível 7

#549685 Boa tarde Puazada!!!!

Comecei na arte do PU a muito pouco tempo, mas já estudava antes um pouquinho de PNL e por isso venho compartilhar um pouco do meu humilde conhecimento com vocês que tanto me ajudam!

Para começar, definirei de maneira sutil o que é PNL para os leigos.
PNL(programação neurolinguística) é de um modo geral uma ciência que usa os processos neurológicos(sentidos) para mudar o comportamento do cérebro.

Ex: imagine o cérebro como um computador,nossas emoções e comportamentos são os programas e nossos sentidos o baixaki(desculpe não vi parâmetro melhor). Podemos adicionar comportamentos e mudar emoções usando nossos sentidos.

-Acho que entendi Fisher, apesar do péssimo exemplo!

Vamos ao que interessa!!!

Quem quer abordar garotas e abrir sets não está livre de sentir AA(ansiedade de aproximação) ou medo de rejeição. Isso porque no subconsciente ainda existe alguma programação que diz que você não vai conseguir, não é que seu cérebro não goste de você, mas é um sistema de defesa do seu corpo.

-É Fisher, isso já aconteceu comigo!

Pois é, acontece com todos nós! Mas podemos trabalhar isso!

Faça o seguinte, primeiro sente-se confortavelmente, respire profundamente algumas vezes e solte o ar relaxando os seus músculos, então pense nas respostas às perguntas abaixo:

1º Identifique o estado problemático
"Pense ou lembre-se de um momento, ou de uma experiência, onde as coisas não aconteceram de maneira que você desejava que acontecessem."
EX: Rejeição daquela loirinha ou a AA em abrir o set onde estava aquela ruiva gostosa.

2º Acesso ao estado problema e âncora #1
"Se você pensa naquela experiência agora, como se sente?" ou "O que acontece quando você pensa naquilo?"

À medida que você atinge aquela sensação negativa, feche seu punho esquerdo firmemente por alguns segundos e afrouxe-o. Ao fazer isso você estará "ancorando" essa sensação negativa no seu punho esquerdo (âncora #1), isto é, você estará criando um circuito estímulo-resposta entre o seu punho esquerdo e a sensação negativa.

Âncora é qualquer estímulo sensorial (visual, auditivo ou cinestésico) que dispara um conjunto específico de sensações ou emoções. (Exemplo, uma certa música pode despertar as emoções agradáveis ancoradas desde aquela primeira vez que a ouvimos, um cheiro característico ou perfume pode despertar emoções ou saudades.)

3º Identificação do(s) recurso(s) desejado(s)
Relaxe um pouco agora e pense na maneira como gostaria de ter sentido, isto é, que sensações melhores gostaria de ter sentido no momento em que aquilo aconteceu.

"Como eu gostaria de me ter sentido naquela experiência?"

"Que estado de recursos (coragem, senso de humor, calma, etc.) teria proporcionado a você uma experiência mais satisfatória e útil naquela situação?"

"Mais calmo? Mais seguro? Com mais presença de espírito? Mais decidido? Etc."

Em outras palavras, com a sua sabedoria e a tranqüilidade de hoje em relação ao que aconteceu com você, como você gostaria de ter agido e sentido de diferente, que pudesse ter-lhe proporcionado sensações melhores ou mais satisfatórias naquela experiência?

Sabendo agora como você gostaria de ter se sentido naquele momento, você pode colocar estes recursos desejados numa pequena lista escrita, se quiser.

4º Acesso ao estado de recursos e âncora #2
Pense agora, onde foi que você já experimentou e sentiu intensamente este recurso, essa sensação (de segurança, ou de tranqüilidade ou de qualquer recurso desejado por você), antes? Podem ser também recursos e sabedorias que você obteve bem depois dessa experiência problemática.

Volte mentalmente para este momento positivo, relembrando de todos os detalhes desse momento, dos sons e principalmente, dessas sensações que você sentiu nessa experiência agradável a você.

No momento em que você começar a sentir dentro de você essa sensação desejada, intensifique essa sensação e "ancore-a" fechando agora, firmemente, o seu punho direito por alguns segundos (âncora #2), e afrouxe-o em seguida.

Se tiver outro recurso desejado, repita este último procedimento procurando se lembrar de uma outra experiência passada de sua vida onde sabe que se sentiu dessa maneira desejada.

Lembrada essa experiência, volte mentalmente para lá, para dentro dessa lembrança de recurso desejado, reviva-a com detalhes, com imagens nítidas e coloridas, em todos os sons e relembre a sensação que você teve nesse momento. E quando começar a sentir essas sensações desejadas, ancore-as novamente no seu punho direito (âncora #2) de recursos do mesmo jeito; isto é, ao sentir a sensação, feche o seu punho direito firmemente por alguns segundos e então o afrouxe.

Assim, com todos os demais recursos desejados, isto é, relembrar, por exemplo, de várias experiências passadas onde se sentiu com sensações de calma e de tranqüilidade, e "ancorando-as" a cada lembrança que fizer.

Com isto, você estará gerando em você mesmo uma "PILHA DE ÂNCORAS POSITIVAS".

Certifique-se de que esteja "ancorando" no auge dessas sensações desejadas, e não no seu início e nem no seu final.

5º Integração
Agora, leve este(s) recurso(s) (dispare a âncora #2, fechando o seu punho direito) e revivencie aquela situação problemática (dispare a âncora #1, fechando o seu punho esquerdo) mantendo os dois punhos fechados. Isto é, descubra o que acontece com aquela experiência problemática revivenciando-a novamente, mas agora com esses recursos desejados disponíveis a você, como se estivesse usando este(s) recurso(s) disponível(is) em você.

Perceba o que acontece ao reviver a velha experiência de outra maneira. Como você se sente, utilizando os seus recursos desejados? Observe que coisas diferentes você fez agora com esses recursos, de como se comportou agora, de modo diferente, que lhe gerou uma sensação melhor?

6º Teste de integração
Relaxe as mãos, e relaxe-se também um pouco; agora dispare a "âncora #1" (fechando o punho esquerdo) ou pergunte sobre a lembrança daquela experiência problemática e observe a sua reação, as suas sensações. Caso esta reação corresponda ainda ao estado problemático, e não ao de integração (isto é, às sensações de estado de recursos), volte e repita o passo (4) e, em seguida, repita o passo (5).

7º Ponte ao futuro
Quero que você agora imagine uma circunstância num futuro próximo, nos próximos dias, ou meses, onde uma situação similar a essa possa ocorrer novamente; veja-se comportando com estes recursos desejados (dispare a "âncora #2", fechando o seu punho direito, se necessário).

Ao observar o que você está imaginando, faça uma avaliação se está do jeito como você quer, ou está faltando mais algum recurso.

Repasse essa situação futura até que esta fique satisfatória e agradável a você e as suas sensações sejam congruentes com o que quer. Em outras palavras, pense na próxima vez em que você se verá face a uma situação similar àquela no futuro, e perceba e sinta o que pode acontecer, usando estes recursos. Observe se os seus recursos e comportamentos ou atitudes desejadas estão presentes nessa situação futura, e como você está se comportando e se sentindo?

Se quiser conferir, pode imaginar uma outra situação familiar ou semelhante à antiga situação problema do seu passado ocorrendo num futuro próximo; veja e sinta o que pode acontecer, e se o que pode acontecer está adequado a você.

O que você está proporcionando a você mesmo, neste último passo, é a ratificação da nova programação que você deseja que aconteça quando algo similar àquela sua experiência passada ocorrer novamente.

-Mas Fisher isso não é tão complicado não?!

Alguns podem achar difícil realizar estes passos. Mas saiba que tudo que se faz pela primeira vez é algo assim mesmo. E sei também que todos os seus objetivos onde se sentiu mais motivado a realizar, você o conseguiu aprendendo a dar o primeiro passo desajeitadamente, e depois o segundo já melhor em relação ao primeiro, e... de repente se viu fazendo o que queria "espontaneamente".

Fonte: Magia da mente em ação.

Senhores peço desculpa pelo tamanho do post e por não enfeitar e torná-lo mais didático.
É porque não sei mexer ainda nas ferramentas do fórum, ainda fico perdido, (agradeço se tiver um tutorial explicando isso).
Enfim, obrigado pela atenção, feed se alguém achar útil.

Fisher.

ANÚNCIOS

Avatar pua
Beto_

Aprendiz

#549884 Cara, na moral, ótimo post.
Fui lendo e fazendo o que você falou e já algum tipo de mudança interna, mesmo fazendo cada passo apenas uma vez.
Concerteza irei repetir o exercício com mais tempo e menos sono.
Valeu.
Avatar pua

Criador do tópico

fisher

Veterano - nível 7

#550358 Grande Beto!!!
É verdade brother, cada vez que você realiza esse exercício de âncora, mas você obtém êxito!
Imagina poder despertar confiança e alegria a hora que você quiser!
Mas precisa de treino e perseverança!
O sono as vezes é um indicador de resistência interna, (repare se você está bocejando muito).
Enfim, obrigado por ter prestigiado o post, infelizmente muitas pessoas não leem pelo tamanho, porém aquele que está em busca de um aperfeiçoamento pessoal, um texto grande é o menor dos problemas.
Grato,

Fisher.
Smooth

Veterano - nível 3

#551030 Fisher. gostei muito cara, no começo nao botei muita fé mas depois qe li e fui tentar fazer me surpreendi com um estimulo tão simples pode ajudar tanto oarabens pelo post e obrigado :ae
Steve Fox

Aprendiz

#551866 Realmente um puta post amigo. Obrigado por compartilhar conosco essa técnica. Isso deve ajudar imensamente quando vc sai sem seu inner no alto.
Avatar pua
Sartorio

Melhores PUAS

#552398
Escrever bem é essencial para quem quer se dar bem, tanto na vida profissional como na vida amorosa. Experimente escrever uma carta cheia de erros de português à pessoa que você ama. Se essa pessoa reparar os seus erros, você certamente irá perder muitos pontos com ela. Se ela não perceber, é tão ignorante ou mais que você. Todo mundo sabe a importância que tem escrever bem no trabalho. Erros nos documentos de trabalho são inaceitáveis em qualquer empresa.

- Equipe Puabase



MOVIDO DE: Artigos e Debates

As áreas do fórum foram criadas para manter ordem e fácil acesso a tópicos de mesmo assunto. É importante respeitar essas áreas senão o fórum vira uma bagunça. Crie seus tópicos nas áreas certas e ajude a manter o fórum organizado.Na página principal, abaixo do nome de cada área tem a sua respectiva descrição. Essas áreas e descrições não foram feitas para que o fórum seja "bonitinho". Elas mantêm a ordem no fórum, dando fácil acesso ao assunto que você procura. Pense no fórum sem as áreas definidas. Seria uma bagunça, não seria?! Então respeite o fórum e crie seus tópicos nas áreas corretas.

Seja esperto.