O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua
RODRIGO ALMEIDA MA
#343441 5 "S" para melhorar a sua vida

Melhorar a qualidade significa, antes de mais nada, "arrumar a casa" ou fazer "hausekeeping", como se diz em inglês. As empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas dicas extraídas de orientações do professor D. H. Lorenzetti, consultor especializado em produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. E maneira sucinta podemos dizer que o SEIRI refere-se às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às atividades de ordenação das coisas (arrumação em seus lugares devidos), o Seixo às atividade de limpeza e arrumação do lugar de trabalho, o SEIKETSU à higiene e à aparência pessoal e SHITSUKE às atividade de desenvolvimento e manutenção da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.
Seiri - Senso de Utilidade

Fazer "SEIRI" significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de nós temos um tendência quase "psicopata" de acumular quinquilharias e inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso dinheiro! Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral. A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba por gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado.

Na prática: Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os resultados.

Classifique objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5:

Absolutamente necessários
Necessários
Pouco necessários
Não necessários
Absolutamente desnecessários.

Defina então:

O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza.
O que deve ser doado ou jogado fora.

Faça isso pelo menos uma vez por ano.
Seiton - Senso de arrumação

Fazer "SEITON" significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil próximo ao local onde ocorre a ação ("gemba"), onde é efetivamente necessário.

Na prática: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, no usos, bem como no esforço.

Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo.
Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.

Seiso - Senso de limpeza

Fazer "SEISO" significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de uma dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente físico e qualidade de vida no trabalho.

Na prática:

Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem;
Envolva as outras pessoas nesse processo;
Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.

Seiketsu - Senso de asseio pessoal

Fazer "SEIKETSU" significa preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal.

Na prática:

Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários;
Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista;
Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.

Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina

Fazer "SHITSUKE" significa, criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento.

Na prática:

Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida;
Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante;
Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas.

Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta.

Uso isso no meu dia a dia e afirmo que so me deu resultados otimos use você também

Fiquem Com Deus
Graça e Paz
[centro]Imagem
Se o que eu escrevi somou algo para você então agradeça!
Caso não saiba como agradecer um membro basta clicar na imagem acima.[/centro]
Avatar pua
slfm08
#343724 Já estudei o 5S é bem interessante é muito utilizado na Teoria da Administração :D
BernardoMezzomo
#343752 Cara, assim q agente tem que ir indo, sempre na organizaçao maxima o possivel, e artigos assim sao bons ao todo, nao so na seduçao , mas na vida pessoal e no social de cada um, vvaleu !