Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

feiticeiroaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#889846 Esse artigo tem um foco diferente, e que fará um bem enorme em todas as outras áreas de sua vida. Tratarei aqui da escrita.

Todos aqui sabemos (eu espero que sim) o quão importante é a apresentação de textos legíveis. Quando me refiro à legibilidade, não se trata de escrever utilizando escritas árabe, chinesa, japonesa ou qualquer outra que nos seja estranha aos olhos, como a grande maioria das receitas médicas. Eu me refiro a escolha de palavras corretas e sem erros gramaticais.

Creio que isso deva ser um consenso aqui, bem como em qualquer outro local. Um texto sem erros, mesmo que incoerente, traz por si só a dignidade de ser lido. Ao mesmo tempo passa um pouco mais de credibilidade de quem o fez, pelo simples fato de ter sido elaborado visando, mesmo que inconsientemente, demonstrar que o autor tem responsabilidade no que faz. Posso apostar com qualquer um aqui que, ao ler textos com erros de acentuação, letras faltando, concordância ou algo do tipo, já se pegou pensando: "Faltou o mobral na vida dessa pessoa".

Temos muitos, mas muitos exemplos de artigos escritos aqui decorados com imagens, letras garrafais e coloridas, fotos de HBs e outros tipos de decoração. Tudo isso pra tentar dar mais veracidade ao texto, e tentar encobrir as palavras erradas, certo? Agora busque um texto nos moldes que falei no parágrafo acima. Compare e me diga com qual deles você fica.

Quando você aí, que posta pensando que o que importa é mostrar que teve atitude e detonou, eu concordo com você na parte da detonação. Não do relato claro, mas sim da sua reputação. Sua atitude só mostra que você é mais um que não merece ser levado a sério. Por que eu, ou qualquer outro membro que busca se aperfeiçoar, faz os desafios, vê os seminários, possui uma auto crítica visando a própria evolução, compartilha o que aprendeu para benefício de todos, irá perder um tempo precioso com algo mal feito? Com um material que não foi trabalhado? Com alguém que se preocupou somente com sua promoção?

Experimente fazer os mesmos procedimentos da sua escrita peculiar em uma conversa no whatsapp com aquela HB que vc conheceu. A menos que ela esteja muito a fim de você, sem medo de errar, ela já o irá colocar na categoria de não-alfabetizados. Se já dói os ouvidos quando alguém falar errado, imagine na escrita. Faça isso no seu trabalho também e veja o crescimento do "respeito" dos outros para com você.

Tenha para si que rotinas, openers, ser C&F, estar bem vestido, inner game calibrado e diversas outras coisas já ensinadas, são acessórios para que você possa demonstrar também sua inteligência, que é uma das coisas mais sexies que alguém pode ter. Essa última não é um adorno que você tira e coloca como uma pulseira.

Agora, depois de tudo isso, existe salvação? Sim, e depende de 2 coisas: vontade e leitura. A primeira desemboca na segunda pois, ao querer melhorar fatalmente a busca por textos diversos ocorrerá. Liste os assuntos que você gosta, procure analisar os textos, as palavras, a forma da escrita. A que você gostar, imite! Ou ajuste-a para você.

Por fim, antes que ocorra a pergunta eu antecipo a resposta: eu não sou professor de português. Eu me preocupo com a qualidade do material que é apresentado. Pense nisso para sua vida daqui por diante e veja a melhora que você terá em outras áreas.

Até


Feiticeiro Aprendiz