Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

leoM.

Aprendiz

#987423
Imagem

Se eu fizer algo errado, eles vão falar que eu deveria ter feito certo;
Se eu fizer algo certo, eles vão falar que eu poderia ter feito mais (e melhor);
Se eu der meu máximo para fazer algo, eles vão falar que eles poderiam ter feito melhor;
Então... Eles que se fodam.



Essa é a sociedade, que está pronta para te dar um chute no peito, para você cair direto numa cova e te enterrarem com críticas e chingamentos.
Quando eles não têm como o criticar ficam quietos ou te darão falsos elogios. Digo falsos, pois o elogio sincero vem do “coração”. Enquanto esses falsos elogios nascem na raiva, queimam na garganta e são vomitados pela boca, esses falsos elogios vem da raiva de admitir (internamente) que você é, supostamente, melhor que a pessoa.


Mas não se engane, os elogios sinceros também não podem ser aceitos, pois els são verdadeiros presentes de grego. Tudo que seja exterior a você, tem o poder de te causar sofrimento, até mesmos os elogios, que parecem motivações de sucesso, mas na verdade escondem um sofrimento oculto, que não vai tardar a te prejudicar.


Tanto elogios quanto criticas jamais podem ser aceitos pelo ser. Criticas servem apenas para te “colocar para baixo”; enquanto o elogio serve apenas para “te colocar para cima”. A transcendência, a iluminação só são possíveis quando a consciência do ser está constante, regular e não oscilante, como uma roda gigante: hora em cima (elogio), hora em baixo (critica).

E é totalmente prejudicial você aceitar os dois, assim como é impossível você aceitar apenas um, fazendo ser a única opção a rejeição de ambos.


Critica e elogio são a cara e a coroa de uma mesma moeda. Quando você joga a moeda, não importa o que caia, a outra faceta sempre vai estar ali, pronta para, em um movimento, ficar a mostra.


Não se pode escolher qual vai aceitar, pois, se você aceitar um, também vai estar aceitando o outro junto, mesmo que ocultamente. Não existe como você aceitar apenas uma parte da moeda, ou você a aceita por inteiro ou você a rejeita por inteiro.

Se alguém te elogia, e você aceita o elogio, você está se importando com o que a outra pessoa está falando. Da próxima vez que a pessoa for falar sobre você, tú vais ansiar por outro elogio, já aceitando as palavras da pessoa sem ela mesma ter começado a falar, como ela te elogiou antes, você espera por outro elogio, e você se esquece que ela pode te criticar. E, se caso isso ocorrer, você se sentirá triste por causa disso, porque você aceitou as palavras da pessoa.

Assim como, se você aceitar a critica, você se importa com o que a outra pessoa está falando. Quando ela for falar outra vez sobre você, tú vais ansiar ouvir, esperando que ela te elogie, diferentemente de quando ela havia o criticado.

Isso se torna um circulo vicioso.

Apenas aqueles que não se conhecem, que não sabem quem são, aceitam criticas ou elogios, são mendigos. Passam seus dias a olhar nos olhas de cada pessoa e implorar para que ela lhe fale quem ela seja, porque ela mesma não sabe quem é (Se quiser se aprofundar, leia aqui)



Não aceitar nem criticas, nem elogios, é a chave para a constância. Quando você independe de opiniões externas, você entra em uma grande constância interna. Você começa a ficar indiferente as palavras que são jogadas em sua direção, começa a não se importa com elas. Você passa a ser você; você não é a critica, você é o elogio, você é apenas você.

Apenas troque o foco: ao invés de se preocupar com o que a sociedade fale, comece a se importar com o que você ache, com o que você seja.


Quando você é criticado você constantemente repete: ele falou isso, ele acha isso... É sempre “ele, ele, ele”. Pare com isso, é doentio, aceitar criticas que não te ajudaraão, vindas de pessoas que não se importam com você, fazendo você ficar triste, é doentio.

Ao invés de ficar nesse “ele isso, ele aquilo” comece a se preocupar com o que realmente importa: você!


Seu tempo está passando e você está gastando sua energia com os outros, com as criticas deles, com os elogios deles. Vale à pena?


O que você acha de mim, é apenas o que você acha, não importa se você me idolatra ou me rejeita; não sou sua idolatração ou sua rejeição, não sou aquilo que você fale, eu sou aquilo que eu sou!


Imagem


LEIA MAISSE LIBERTE
O DOM DE VIVER
A MORTE
O PASSADO
PARE DE SER UMA PUTINHA
A CHAVE PARA NÃO SE IMPORTAR
BUDA E O NÃO SE IMPORTAR
O PODER DE VIVER O AGORA



A gente se esbarra por ai...
Peace and Love ☮✌✌
Avatar pua
Marza

Aprendiz

#987432 Muito bom post.

Falou sobre os dois lados da moeda, a crítica e o elogio. Realmente gostei de mais.
Avatar pua
Discípulo

Aprendiz

#987468 Ótimo post

agora sei oq está me atrapalhado , irei para de aceitar elogios ( pq críticas eu já ñ aceito ) . O truque seria escutar mas ñ dar importância ?
Avatar pua

Criador do tópico

leoM.

Aprendiz

#987510
Discípulo escreveu:Ótimo post

agora sei oq está me atrapalhado , irei para de aceitar elogios ( pq críticas eu já ñ aceito ) . O truque seria escutar mas ñ dar importância ?


Não há truque, e sim um novo ponto para sua reflexão. Eu apontei o caminho, agora cabe a você segui-lo ou não.

Quando você diz "não dar importância" você já está se importando, pois está nivelando seu grau de importância. Você está se importando em não se importar. Percebeu o paradoxo?

É sutil a diferença, mas você tem que distingui-la: Alguém pode falar o que quiser sobre você, você não tem poder algum sobre o que ela fala. Primeiro, aceite, com total entrega, que ela sem o direito de pensar o que quiser de ti. MAS, se as palavras da pessoa podem mudar seu estado, só cabe a você decidir. Daí que o conceito de se conhecer entra em ação, pois aquele que se conhece não é influenciado por coisas externas.

Abraços...
Avatar pua
Discípulo

Aprendiz

#987920 entendi ,
ñ dando importância eu estou me preocupando em ñ ligar pro q as pessoas dizer , eu tenho q aceitar oq elas dizem pq ñ tenho controle do q sai de suas bocas, mas cabe a minha pessoa decidir se vai mudar meu estado....

Abraços..
artpolls5

Aprendiz

#988486 Parabéns
Esse terxto me fez pensar em algumas coisas que tem acontecido em minha vida.
Vai ser muito útil.
Obrigado
Avatar pua
The112Player

Aprendiz

#988658 Ótimo artigo leoM!
Já tinha lido o seu artigo sobre o "poder de viver o agora" e posso dizer que os conceitos dos seus artigos tão me ajudando bastante mesmo. O autoconhecimento é a chave pra se libertar de toda essa matrix social carente por aprovação vinda dos outros. Gostei do tema que você escolheu e que tenham mais posts!

The112Player
Avatar pua
Rigiby097

Aprendiz

#988662 até mesmos os elogios, que parecem motivações de sucesso, mas na verdade escondem um sofrimento oculto, que não vai tardar a te prejudicar.


Uma das partes que mais refleti