Criador do tópico

guns11

Aprendiz

#940823 Continuando, queria trazer outra questão intrigante cuja solução pode ajudar, ou talvez já venha ajudando, muitos pua's.

Como alguém pode dizer que o que faz uma pessoa ser de alto nível é certo ou errado?

Como alguém pode dizer que aonde você mantém os pilares da sua confiança é certo ou errado?

Se a confiança é algo instintivo, ela seria diretamente relacionado, penso eu, ao sucesso em pequenas coisas e uma satisfação contínua com elas.
Por exemplo, Madre Teresa de Calcutá - ajudava pobres moribundos. Exclua a fama que ela ganhou - alguém que ajuda pobres moribundos é uma pessoa de alto nível pra você?
Agora coloque-se no pensamento de uma feminista. Algum homem que objetifica mulheres seria percebido como alguém de alto nível?
Quem não viu O lobo de wall street? Roubar milhares de pessoas é percebido como algo de baixo nível por muitos, mas quão difícil é sentir um empresário milionário casado com uma linda mulher como alguém baixo nível?

Exclua agora a percepção externa, e vamos supor que Madre Teresa se sentia satisfeitíssima todo dia quando sentia que a sua ajuda era relevante. Cada sorriso e cada "obrigado" significavam uma realização pra ela.
Já o nosso Don Juan, sente-se mais poderoso a cada mulher que desdobra.
Já Jordan Belfort, feliz em estar cada vez mais rico.

Não vamos julgar o quanto achamos ridículo ou divertido fazer essas coisas... mas...

Quando uma feminista diz que um homem que sai com muitas mulheres tem baixo nível, será que ela instintivamente não sente o oposto?

Quando achamos o Jordan Belfort um merda por ter feito tudo que ele fez, não guardamos por ele um estranho respeito, mesmo sabendo que ele não fez nada tão melhor do que um bom líder de uma quadrilha de assaltantes?

Seria tudo isso, instinto puro?

Uma pessoa afirmar algo com convicção e charme é o suficiente pra nos fazer questionar e confundir tudo que temos como certo ou errado, e se é, em que nível o raciocínio é traído pelo instinto, numa sociedade aonde somos todos encorajados a termos fortes conceitos?
Avatar pua
Kohnarik

Veterano - nível 5

#940845 Instinto = algo que é treinado repetidamente ao ponto que você não precise mais "pensar" para realizar tal movimento. "Prática leva a perfeição."
Um bom exemplo seria o jogador Cristiano Ronaldo, onde tem um vídeo em que lançam bolas nele e apagam as luzes ele acerta elas todas as vezes e manda no gol certinho. Testaram outra pessoa que não é jogador, ele acertou uma vez só.
Avatar pua
Kohnarik

Veterano - nível 5

#940846
guns11 escreveu:Continuando, queria trazer outra questão intrigante cuja solução pode ajudar, ou talvez já venha ajudando, muitos pua's.

Como alguém pode dizer que o que faz uma pessoa ser de alto nível é certo ou errado?

Como alguém pode dizer que aonde você mantém os pilares da sua confiança é certo ou errado?

Se a confiança é algo instintivo, ela seria diretamente relacionado, penso eu, ao sucesso em pequenas coisas e uma satisfação contínua com elas.
Por exemplo, Madre Teresa de Calcutá - ajudava pobres moribundos. Exclua a fama que ela ganhou - alguém que ajuda pobres moribundos é uma pessoa de alto nível pra você?
Agora coloque-se no pensamento de uma feminista. Algum homem que objetifica mulheres seria percebido como alguém de alto nível?
Quem não viu O lobo de wall street? Roubar milhares de pessoas é percebido como algo de baixo nível por muitos, mas quão difícil é sentir um empresário milionário casado com uma linda mulher como alguém baixo nível?

Exclua agora a percepção externa, e vamos supor que Madre Teresa se sentia satisfeitíssima todo dia quando sentia que a sua ajuda era relevante. Cada sorriso e cada "obrigado" significavam uma realização pra ela.
Já o nosso Don Juan, sente-se mais poderoso a cada mulher que desdobra.
Já Jordan Belfort, feliz em estar cada vez mais rico.

Não vamos julgar o quanto achamos ridículo ou divertido fazer essas coisas... mas...

Quando uma feminista diz que um homem que sai com muitas mulheres tem baixo nível, será que ela instintivamente não sente o oposto?

Quando achamos o Jordan Belfort um merda por ter feito tudo que ele fez, não guardamos por ele um estranho respeito, mesmo sabendo que ele não fez nada tão melhor do que um bom líder de uma quadrilha de assaltantes?

Seria tudo isso, instinto puro?

Uma pessoa afirmar algo com convicção e charme é o suficiente pra nos fazer questionar e confundir tudo que temos como certo ou errado, e se é, em que nível o raciocínio é traído pelo instinto, numa sociedade aonde somos todos encorajados a termos fortes conceitos?

Respondendo a sua pergunta, creio que o termo "certo e errado" varia de pessoa para pessoa somos todos criados por diferentes etnias, o que nos faz pensar que o que está fora do círculo imaginário do certo para nós, é errado. Enquanto outro indivíduo possa pensar que você é o errado e ele o certo.

Criador do tópico

guns11

Aprendiz

#940890 Hey Kohnarik, obrigado pela resposta!

Você fala de reflexo condicionado, como o cachorro de pavlov http://www.cerebromente.org.br/n09/mente/pavlov.htm

Instinto é o que faz o seu cachorro atacar quem ataca você pra proteger quem o alimenta. Reflexo condicionado é o que faz ele entender que quando você chama "rex" você se refere a ele.
Raciocínio é o que ele não pode fazer.

Tu considera que instintos tribais/animais, como a fêmea que prefere o macho reprodutor nos bonobos, ou os machos que preferem aliar-se ao macho alpha nos lobos do que fundar outra comunidade ou questionar a autoridade dele, não se repetem na humanidade?
Ou tu considera que os condicionamentos sociais e a mente racional suprimem estes instintos por completo?
Avatar pua
Kohnarik

Veterano - nível 5

#940903
guns11 escreveu:Hey Kohnarik, obrigado pela resposta!

Você fala de reflexo condicionado, como o cachorro de pavlov http://www.cerebromente.org.br/n09/mente/pavlov.htm

Instinto é o que faz o seu cachorro atacar quem ataca você pra proteger quem o alimenta. Reflexo condicionado é o que faz ele entender que quando você chama "rex" você se refere a ele.
Raciocínio é o que ele não pode fazer.

Tu considera que instintos tribais/animais, como a fêmea que prefere o macho reprodutor nos bonobos, ou os machos que preferem aliar-se ao macho alpha nos lobos do que fundar outra comunidade ou questionar a autoridade dele, não se repetem na humanidade?
Ou tu considera que os condicionamentos sociais e a mente racional suprimem estes instintos por completo?

Já ouviu falar da Seleção Natural de Darwin? Não é o mais forte, nem o mais inteligente que sobrevive é o que se adapta melhor. É isso o que uma fêmea busca no macho, não é o mais forte nem o mais inteligente, é o que tem os melhores genes para determinado meio. Macho alfa no meio animal eu creio que é o mais forte que prevalece como líder do bando portanto os mais fracos obedecem ele. Já nos seres humanos não acho que tenha um "macho alfa" entre cada grupo, macho alfa é aquele que sempre tá na liderança, e vivemos uma democracia porém podemos considerar o macho alfa aquele que tem todas as qualidades de um líder.

Criador do tópico

guns11

Aprendiz

#940958 Cara, muito interessante! Nascemos crus e "instintivos" e vamos nos adaptando a sociedade. Os que melhores se adaptarem a todas as diferentes demandas dessa loucura atual aonde tantas qualidades são necessárias em diferentes momentos e grupos, conseguirão atrair a atenção e confiança de mais homens e serão percebidos como potenciais parceiros pelas mulheres, instintivamente.

Então tu evoluiu o raciocínio e agora falamos de uma relação entre condicionamento (sobrevivência do mais apto ao ambiente) e instintos de proteção individual, proteção familiar e proteção do grupo... por exemplo, já que falamos de sistema político: o mais pragmático e congruente conseguirá lidar melhor com demandas tão diferentes de outros líderes de vários grupos (minorias, educação, segurança etc.). Se ele conseguir conquistar a confiança deles e desta maneira seu apoio, prevalecerá até que se prove não ser de confiança.

O mais inteligente pode não ser compreendido.
O mais forte pode intimidar e despertar desconfiança.

Já num grupo mais parcial, é um pouco diferente. Vou dar um exemplo que todos aqui devem enfrentar as vezes: feministas. Uma líder feminista deve conquistar o apoio com a simpatia, o empoderamento do grupo e uma boa compreensão de problemas DO grupo.

Se ela for muito inteligente, vai notar que existem problemas sendo causados pela fragilidade de algumas membras, e vai colocar-se contra elas ao ressaltar que essa fragilidade está levando a salários mais baixos e etc. assim como leva homens frágeis a terem salários mais baixos, o que pode levá-la a perder o apoio das membras e consequentemente, a liderança.

E concordo plenamente contigo: liderança é um atributo que meche com elas... liderança é algo que atrai elas e que principalmente, mantém elas por perto.

Criador do tópico

guns11

Aprendiz

#940959 E eu até me considero um bom natural. Eu era muito tímido no segundo grau mas comecei a me dedicar a observar a mulherada e a tentar chegar nelas na facul, e deu muito certo pra mim! Tive um tempo aonde vivia por mulher, mal conseguia trabalhar ou fazer algo mais nada da vida ahuehuaehu

mas algo me fez perder uma parte importante da minha confiança, e por incrível que pareça, tu chegou no ponto...

Eu me sinto um líder e já tive diversas situações aonde me reconheceram como líder naturalmente. Não era algo que eu tentava, era algo que acontecia. Porém, de uns tempos pra cá, mudou.

Então cara, tu e quem mais puder ajudar: É comum eu notar irmãos intimidados comigo. Eu tenho 1,75 e sou magro, não é uma questão de aparência. Acho que tem algo na forma como eu olho e falo... sou muito convicto e pouco sentimental. Isso causava um silêncio após eu falar.
Nos últimos anos, tentei amenizar o tom de voz e soar mais "soft"... a reação piorou! Parece ter passado de intimidação a desprezo. Antes era mais um "quem ele acha que é pra falar desse jeito!?" e agora tá mais pra "esse cara se acha o dono da verdade mas puts, só fala merda"

Eu sei que talvez algumas pessoas pensem que eu não devia me importar, mas eu prezo pela minha honra. Não quero um monte de bostinhas falando mal de mim porque não tem as bolas de falarem do que os incomoda de homem pra homem. Nunca quis mal a ninguém, e pelo contrário, sempre tentei ajudar.
Mas realmente há algo que eu faço que dependendo da galera, é capaz de transformar uma roda de bar descontraída num lugar sombrio e sério no instante em que eu me sento.

Isso, como líder, me prejudicou muito. Já aconteceu de alguma vez eu sair com alguma guria e ficar desconfortável por terem desprezado o que eu falava, deixando eu e ela falando sozinhos.
Avatar pua
Kohnarik

Veterano - nível 5

#940982 Liderança tem seus prós e contras, já viu um líder sem um rival? "sou muito convicto e pouco sentimental" seja mais sentimental, toque com o emocional da outra pessoa. Você tem que cativar a pessoa com quem está falando, prender a atenção dela, isso não se faz com palavras mas o jeito que você fala. Já viu Hitler? O jeito que ele falava, provavelmente um dos maiores oradores da história (não que oque ele fez seja certo, muito errado) fez com que uma nação inteira seguisse ele.
Avatar pua
Kohnarik

Veterano - nível 5

#940984 Uma dica boa é saber com o tipo de pessoa com quem você está falando e se adaptar. Um exemplo tosco: a variação linguística, se você é de SP e vai pro Nordeste, fale como um nordestino! Meu ponto é: faça ela sentir que você é familiar e amigável.

Criador do tópico

guns11

Aprendiz

#941404 É verdade... talvez tenho que saber melhor aonde to pisando antes de começar a emitir opiniões, argumentos super convictos ou piadas de humor negro... ahahah
começar com assuntos bem neutros... despreocupados! apoiar o que as pessoas falam (cativar), alargar o sorriso! sorriso é mágico. ;D

Cara O Hitler eu nunca vi não, vou dar uma olhada. Já me falaram mutio dele ser um ótimo orador, mas a posição de poder favorece bastante o reconhecimento as palavras dele né? O povo adora um líder, mas é comum só reconhecer um quando ele tá na posição de poder.

Eu sou o cara que mais aceita diferenças que eu conheço. Me importo com as opiniões das pessoas e sofro junto com os revézes delas, de todas etnias, classes sociais, sexualidades. Acho que justamente por isso, comecei a prestar atenção em muito comentário na internet quanto a piadas de humor negro ou assuntos políticos, e depois de notar que alguns comentários meus tinham apoio grande de um lado e rejeição grande do outro, comecei a ficar receoso. Não queria ninguém mal com aquilo.

Aí as vezes, acabo medindo demais as palavras que vou dizer... enfim, as vezes, perco a confiança... não é mais eu. é uma sombra do que costumava ser... Um pouco disso vem com a maturidade, afinal, um menino de 18 anos falando merda é mais aceitável que um homem de 27.

mas sinto que esse temor é que me diminui, pq quando ele rola me impede muito de conseguir amizades, de ser percebido como alguém de alto nível nesses grupos.

É engraçado que digitando agora, eu percebi que eu percebo todo mundo como pessoas de alto nível.
E as pessoas que conversam comigo... nem todas se consideram assim. Apenas falar duma forma convicta pode fazê-las sentirem-se diminuídas...
Mas se alguém falar comigo como se eu fosse um coitado, eu vou me sentir diminuído. hahahhaha
confusing.

Provavelmente a percepção de nível de que eu falava, é racional - mas é ditada pelo instinto de sobrevivência individual e do grupo.