Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

CesarFranco - MEMBRO EXCLUSIVO
#912974 Saudações, povo.

Venho com mais um tópico referente à minha pesquisa acadêmica em andamento aqui no PUABase. Então, esse artigo não é sobre sedução e sim sobre o fórum, ok?

Como parte da pesquisa, estou analisando os tópicos criados na seção de Apresentações entre os meses de Janeiro e Junho deste ano - foram, ao todo, 123 apresentações analisadas. E apesar da minha pesquisa ainda estar longe do fim, trago aqui os resultados prévios referentes à análise daquelas apresentações.

Organizei os dados, criei algumas categorias, e fiz algumas considerações. São apenas alguns esboços que servem para me ajudar a pensar algumas coisas e conjecturar alguns padrões, mas que achei interessante compartilhar com vocês. Afinal, é uma pesquisa interna à comunidade e sobre a comunidade.

Assim, naquelas 123 apresentações analisadas foquei em 5 elementos: a atividade depois do registro, a idade do usuário, como chegou ao PUABase, qual a razão, e qual dificuldade espera resolver através do PU.

Para quem não quiser ler tudo, pode pular as Considerações Iniciais (são só algumas explicações para os mais detalhistas), e se focar nos trechos em negrito, que são referentes aos dados analisados.

Considerações IniciaisComo dito acima, foram 123 tópicos de apresentação analisados entre os meses de Janeiro e Junho deste ano.

E dentro deste período, não foram todos os tópicos analisados pois dois critérios filtraram a análise:
1) só apresentações de usuários +18
2) apresentações que realmente fossem apresentações(isto é, se aproximassem do modelo de tópico-apresentação criado pela administração)

Obviamente de Janeiro para Junho houve um número de registros no fórum absurdamente superior ao número de tópicos de apresentação criados nesse período - afinal, a apresentação não é obrigatória. Contudo, mais de 100 apresentações é um número considerável e ajuda a pensar algumas coisas.

As categorias usadas nas estatísticas serão explicadas. Mas já esclareço que foi uma organização bem subjetiva.

Por exemplo, quando falo das Dificuldades a que os usuários traziam nas apresentações, muitos usuários traziam um punhado delas, então tive que escolher aquela que parecia ser a dificuldade mais incomodativa para o usuário e criar categorias abrangentes para conter dificuldades semelhantes.

Assim, além de ter a minha interpretação, tem também esse detalhe que apesar de separar cada apresentação em uma só categoria, na verdade elas poderiam ser enquadradas em mais de uma categoria.

E por fim, as apresentações não eram todas completas, e às vezes os dados faltavam ou eram confusos. E por isso o número total das coletas não bate com o número total de tópicos analisados - caso do Como chegou ao PUABase e Dificuldades.

Enfim, vamos aos dados.


Ativos, Participativos e InativosÉ possível observar que a maioria (73) dos usuários cadastrados neste período não permanece no fórum por muito tempo. E aí tem de tudo, desde o que só acessou o fórum no dia do cadastro, até o usuário que pagou o VIP, ficou algumas semanas(às vezes dias), e depois sumiu. O mais comum, porém, parece ser o sujeito que vem, fica um mês, não participa muito, e depois some.

O critério para demarcar que um usuário ainda é ativo foi o acesso dele nesse mês de setembro. Assim, se o usuário acessou o PUABase pela última vez a partir do dia 01 de setembro, foi considerado ativo. Deste modo, daqueles 123 cadastrados, menos da metade (50) permanecem ativos. E é preciso considerar, então, que um usuário ativo pode ser aquele que nos últimos três meses não postou nada, mas continua acessando o fórum.

Pensando nisso, dentro dos ativos, adotei ainda o critério de ter mais de 20 posts como sendo um indicador de que é um usuário participativo - ou seja, alguém que não fica apenas lendo silenciosamente os tópicos do fórum. Assim sendo, dos 50 considerados ativos, apenas 11 puderam ser considerados usuários participativos pois atingiam aquele número mínimo de participações.


IdadeComo disse, meus dados se referem somente a usuários +18. Assim, analisando a idade daquelas 123 apresentações, adotei intervalos de idade de dois anos, partindo dos 18 anos.

Em ordem decrescente do número de usuários, temos:

21-23: 46
18-20: 37
24-26: 22
27-29: 10
+30: 7


Como chegou ao PUABaseOs modos como aqueles 123 usuários chegaram ao PUABase foram agrupados em quatro categorias.

Livro / TV, se referindo àqueles que tiveram contato com algum livro de sedução (geralmente do Mystery ou O Jogo) ou assistiram ao PUA na TV (geralmente o seriado da VH1) e então pesquisaram e descobriram o fórum. 12 usuários chegaram ao fórum por Livros / TV.

Google se refere aqueles que chegaram ao PUABase procurando por alguma coisa em mecanismos de busca; desde algo do tipo como seduzir mulheres, passando por quem procurava técnicas de hipnose, chegando até em usuários que procuravam por assuntos totalmente aleatórios mas foram remetidos para algum tópico do fórum. 48 usuários chegaram ao fórum pelo Google.

Já a categoria Indicação / Outros sites é para aqueles que foram diretamente indicados para o fórum por um amigo ou parente, ou então que descobriram o PUABase indiretamente por uma indicação em outros sites - blogs de sedução ou não, fóruns de sedução ou não, e vídeos no YouTube. 37 usuários chegaram ao fórum por Indicação / Outros sites.

Por fim, a categoria Já conhecia o PUA abrange aqueles que diziam já conhecer o mundo PUA ou mesmo o PUABase, e que estavam retornando "à ativa". 13 usuários chegaram ao fórum por Já conhecer o PUA .


Razão de ter vindo para o PUAFoi difícil organizar estes dados (e também da seção seguinte) pois, como qualquer um pode observar, nas apresentações são muitas as razões e dificuldades que aparecem em uma mesma apresentação. Assim sendo, foram usadas categorias amplas que abrangessem o maior número possível de razões e dificuldades, mas mantendo uma coerência. E para os casos que invocavam mais de uma razão/dificuldade, foi escolhida aquela que parecia ser a principal queixa.

A categoria Pós-relacionamento agrupa todos os usuários que chegaram ao fórum depois de um término de namoro, um fora de uma garota, ou mesmo um histórico de relacionamentos frustrados. 22 usuários deram o Pós-relacionamento como razão para estar no fórum.

Em Timidez temos quem mencionou a timidez (não necessariamente apenas com as mulheres) como uma razão para ter se interessado no PUA. Desde aquele que trava para falar com mulheres até o sujeito que diz não conseguir um círculo social. 24 usuários deram a Timidez como razão para estar no fórum.

Desenvolvimento Pessoal agrupa aqueles que deram como razão uma vontade de um aperfeiçoamento pessoal generalizado - não apenas com as mulheres, não apenas na questão de lidar com pessoas. Alguns citam mesmo uma intenção de usar do PUA para melhorar suas vidas profissionais. 48 usuários deram o Desenvolvimento Pessoal como razão para estar no fórum.

E por fim, a Mais mulheres se refere a quem expressamente, e principalmente, deu como razão estar no fórum para pegar mulher, pegar mais mulheres, pegar mulheres mais bonitas, ou então pegar mulheres em qualquer situação. 29 usuários deram o Mais Mulheres como razão para estar no fórum.


DificuldadesUsei somente três categorias, tentando ser bem abrangente pois eram muitas e bem diversas as dificuldades mencionadas - ou seja, aquilo que o usuários geralmente espera superar ou dar um jeito a partir do PUA.

A primeira, Sociabilidade, é para aqueles usuários que diziam ser antissociais, não-comunicativos, dificuldades de expressão, etc, e que queriam, simplesmente, ser mais sociáveis - com a família, com amigos, no trabalho, e com garotas. 20 usuários mencionaram a Sociabilidade como a principal dificuldade a ser superada.

Depois, O que fazer / Como fazer , que são os que reclamavam de não saber, por exemplo, como manter a conversa com uma mulher. Ou não conseguir criar tensão sexual. Ou não saber evitar a friendzone. Enfim, aqueles que esperavam aprender no fórum o que fazer/como fazer relativo a algum aspecto da sedução/interação. 45 usuários mencionaram o O que fazer / Como fazer como a principal dificuldade a ser superada.

E por fim, a mais ampla de todas, Comportamentais, que são os usuários que davam como dificuldade alguma característica negativa do seu comportamento e que vinham até o fórum tentando superá-la. Nervosismo, insegurança, apego exagerado, falta de organização, baixa auto estima, e até mesmo depressão; foram várias as dificuldades comportamentais citadas e que o PUA aparece como uma possível solução. 52 usuários mencionaram as dificuldades Comportamentais como algo a ser superado.


Considerações finaisNão é fácil achar um padrão a partir destes dados. Não por serem poucos (apenas 123 apresentações), mas sim porque são muitas variáveis.

Assim, pude notar que são vários os tipos de sujeitos em diferentes situações que buscam o fórum. Tem o que se acha nerd, tímido, e tem amplas dificuldades com mulheres; tem o sujeito que acaba de sair de um namoro e percebeu que perdeu o jeito para a coisa; tem aquele que não tem problemas com mulheres mas quer melhorar o jogo; tem até o que sequer cita a conquista de garotas, e diz querer apenas melhorar sua vida de modo geral; e por aí vai, nas mais diferentes combinações possíveis.

Mas é interessante notar que quanto á atividade dos usuários mais da metade fica pelo caminho, e daqueles que persistem logando no fórum poucos são os que mantêm um padrão de participação de criar tópicos e responder a outros tópico.
Quanto à idade, vemos que um certo padrão de usuário PUA é estar na casa dos 20 anos.
Quanto ao modo como chegou ao fórum, a exposição da comunidade é menos pela TV ou Livros, e mais pelo Google e Indicações.
Quanto à razão de estar no fórum, um certo padrão indica ser o desenvolvimento pessoal - não necessariamente o conquistar mulheres.
E por fim, quanto á dificuldade, é sugerido um pequeno padrão em direção ao esperar que o fórum ajude a superar dificuldades Comportamentais diversas, de AA até depressão, mas acompanhado de perto de dúvidas do O Que e Como fazer na hora da sedução/interação.


É isso.
Opiniões, comentários, sugestões e críticas são bem-vindas :sorri
Avatar pua
HazoK

Aprendiz

#913005 Caramba, ótimo trabalho !

Bem completo e também colocou as coisas mais "importantes" em negrito para os mais apressados/preguiçosos lerem haha

Valeu, abraços
beginner - DOADOR

PUA EXPERT

#913071 Bacana a pesquisa. Quanto a quantidade de desistências, não me surpreendeu. Quase tudo é assim, não só sedução. Muita gente se empolga, mas poucos se dispôe a persistir a se superar.
Avatar pua
Brêeh

Veterano - nível 10

#913079 Bem interessante seu tópico.
Acho que seria ainda melhor pra deixar mais completo se tu mencionasse os usuários que se re-registram nas considerações finais, considerar que alguns podem fazer a apresentação e modificar o usuário por não querer mais assumir aquele personagem, por que disse alguma coisa pessoal que o ligue a vida real e possa ser descoberto ou por um motivo leviano como querer mudar o nome de usuário.
Abraços!
Avatar pua

Criador do tópico

CesarFranco - MEMBRO EXCLUSIVO
#913091 Opa, valeu o feed pessoal.

Quanto aos abandonos e baixa participação, eu não esperava um número tão expressivo. Afinal, se o cara faz uma apresentação certinha ( respondendo ao questionário que a administração sugere) é de pensar que o sujeito está minimamente comprometido. Bem... mas parece que não na maioria dos casos rs.

Brêeh escreveu:Bem interessante seu tópico.
Acho que seria ainda melhor pra deixar mais completo se tu mencionasse os usuários que se re-registram nas considerações finais, considerar que alguns podem fazer a apresentação e modificar o usuário por não querer mais assumir aquele personagem, por que disse alguma coisa pessoal que o ligue a vida real e possa ser descoberto ou por um motivo leviano como querer mudar o nome de usuário.
Abraços!


Sim, verdade, essas razões que tu sugeriu são bem possíveis mesmo. Tem ainda outra, que vi um ou outro falando, que era a de criar um novo perfil porque agora, no novo perfil, ia levar a participação no fórum mais a sério.
Avatar pua
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#913779 CezarFranco, mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho que você vem fazendo. Na comunidade e no fórum, atualmente é muito difícil encontrar membros comprometidos em desenvolver trabalhos de pesquisa tão bem produzidos acadêmica e cientificamente como os que você vem fazendo.

De fato, eu já havia percebido que na questão de engajamento dos membros no fórum PUABASE (atividade e participação de forma geral), os membros deixam a desejar. O PUABASE e os fóruns de sedução de maneira geral, me parecem ser os fóruns online que mais crescem no país (e talvez no mundo), mas me parecem ser também os que tem maior abandono ou falta de atividade por parte de seus membros cadastrados.

Eu faço parte de uma série de fóruns, sobre assuntos variados, desde tecnologia, filosofia e religião-ateísmo, à sedução como o PUABASE por exemplo, dos fóruns que participo, o PUABASE é o maior deles, segundo o sistema do fórum, hoje (03/10/2014), o fórum possui 83056 usuários cadastrados, destes, mais de 65753 (mais de 79% do total), nunca postaram uma mensagem se quer no fórum, e 74296 dos usuários cadastrados (mais de 89% do total), não chegaram nem mesmo ao número de 10 mensagens postadas desde seu cadastro, e 80867 (mais de 97% do total) destes usuários cadastrados, não alcançaram o número minimo de 100 mensagens postadas. Ou seja, a participação da maioria esmagadora dos membros cadastrados no fórum (mais de 97%) é inexistente ou quase nula.

Isso mostra que os fóruns de sedução (em especifico o PUABASE) atraiu (atraem) muitos membros desde a sua criação, no entanto, a maioria esmagadora destes membros acabam por abandonar o fórum sem nem mesmo participar uma única vez do mesmo, e uma outra grande fatia, participa por um curto período de tempo, e depois o abandona também (com uma pequena participação, menor do que 100 mensagens postadas desde seu cadastro).

Na minha opinião, estes são dados interessantes, e também um pouco alarmantes, mostrando que muitas pessoas se interessam pelo assunto (sedução e conquista), mas que poucas delas levam a frente de forma mais contundente os seus estudos na área.

Abraços!
Avatar pua
alfamg - MEMBRO EXCLUSIVO
#913785 Boa tarde a todos !!!

Cezar , parabéns pelo levantamento . Ficou muito bem explicado seu artigo , e também fez uma interpretação muito boa dos dados , algo difícil para quem se aventura nas terras da estatística.
Era fato que teria dificuldades em interpretar as intenções que levam cada um a melhorar seus aspectos pessoais aqui , porque é algo subjetivo mesmo. Mas um dado me chamou a atenção , que seria a distribuição etária dos membros . É lógico que imaginava homens mais jovens que demandam mudanças pessoais para alcançarem suas metas. Mas o que me entristece ( e é fato para quem já passou dos trinta como eu) é que a maioria se resigna e aumenta sua zona de conforto. Já indiquei aqui para muitos homens , e nenhum quis se desafiar até agora.


>>Psychokiller<< escreveu:CezarFranco, mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho que você vem fazendo. Na comunidade e no fórum, atualmente é muito difícil encontrar membros comprometidos em desenvolver trabalhos de pesquisa tão bem produzidos acadêmica e cientificamente como os que você vem fazendo.

De fato, eu já havia percebido que na questão de engajamento dos membros no fórum PUABASE (atividade e participação de forma geral), os membros deixam a desejar. O PUABASE e os fóruns de sedução de maneira geral, me parecem ser os fóruns online que mais crescem no país (e talvez no mundo), mas me parecem ser também os que tem maior abandono ou falta de atividade por parte de seus membros cadastrados.

Eu faço parte de uma série de fóruns, sobre assuntos variados, desde tecnologia, filosofia e religião-ateísmo, à sedução como o PUABASE por exemplo, dos fóruns que participo, o PUABASE é o maior deles, segundo o sistema do fórum, hoje (03/10/2014), o fórum possui 83056 usuários cadastrados, destes, mais de 65753 (mais de 79% do total), nunca postaram uma mensagem se quer no fórum, e 74296 dos usuários cadastrados (mais de 89% do total), não chegaram nem mesmo ao número de 10 mensagens
postadas desde seu cadastro, e 80867 (mais de 97% do total) destes usuários cadastrados, não alcançaram o número minimo de 100 mensagens postadas. Ou seja, a participação da maioria esmagadora dos membros cadastrados no fórum (mais de 97%) é inexistente ou quase nula.

Isso mostra que os fóruns de sedução (em especifico o PUABASE) atraiu (atraem) muitos membros desde a sua criação, no entanto, a maioria esmagadora destes membros acabam por abandonar o fórum sem nem mesmo participar uma única vez do mesmo, e uma outra grande fatia, participa por um curto período de tempo, e depois o abandona também (com uma pequena participação, menor do que 100 mensagens postadas desde seu cadastro).

Na minha opinião, estes são dados interessantes, e também um pouco alarmantes, mostrando que muitas pessoas se interessam pelo assunto (sedução e conquista), mas que poucas delas levam a frente de forma mais contundente os seus estudos na área.

Abraços!



>>Psychokiller<<", vc colocou o tema aqui em panorâmica. Importante fazer uma problematização do porque as redes sociais que conectam cada vez mais pessoas cada vez mais são vazias em comunicação. Confesso que desativei minha conta no facebook por não tolerar mais mensagens preconceituosas , negativas e vazias. Mas quando tentamos entender porque a maioria dos membros não participa ativamente , fica mais difícil . Talvez o fórum possa se mobilizar com os seus membros para tentar levantar hipóteses de entender essa realidade com pesquisas, questionários.
De qualquer forma , é fundamental mensurar-se para que se revelem as possíveis causas.


Parabéns galera!!!