O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

Dr. Cafajeste

PUA Avançado

#885303 Saudações prezados!

Sou Contador, Mba em auditoria e perícia contábil e professor universitário de contabilidade avançada. Com minha experiência profissional, e até mesmo pessoal, afirmo que uma vida financeira saudável e todos os benefícios que ela pode te proporcionar e essencialmente importante para seu desenvolvimento pessoal, profissional, familiar / sentimental, enfim para o seu sucesso como um todo.

Muitos autores e especialistas em finanças afirmam que para se ter uma boa vida financeira você tem que ECONOMIZAR o máximo e até mesmo se privar de alguns desejos como aquele cafezinho ou suco diário que tanto gosta. Meu conceito é o seguinte:

GASTE, GASTE, GASTE! só que saiba como fazer isso DE FORMA INTELIGENTE

Para compreender o conceito de "riqueza"Vamos imaginar a seguinte situação entre dois homens de mesma idade, digamos que com 30 anos de idade chegaram ao fim da sua vida:

Primeiro Homem

Economizava demais, cafezinho, sucos, deixava conhecer mulheres e de sair com amigos "para não gastar" e ao final de sua vida tinha um saldo bancário em sua conta poupança digamos R$1.000,00

Segundo Homem

Tinha mente a importância do correto planejamento financeiro, entretanto não se privava de viver a sua vida. Sempre e de forma inteligente tomava aquele cafezinho e suco que tanto gostava, saia com mulheres e amigos, ajudava outras pessoas (familiares menos favorecidos financeiramente) doações, enfim no momento de sua morte tinha R$ 700,00 em sua conta poupança.

AGORA EU TE PERGUNTO AMIGO LEITOR "QUAL DOS DOIS TINHA UMA RIQUEZA MAIOR?"

Olhando simplesmente pelo lado financeiro seria o Primeiro homem, mas reflita um pouquinho mais e verá que a resposta correta a pergunta acima é o segundo homem, porque este viveu sua vida plenamente, apesar de ter um saldo bancário menor, o saldo das suas experiências de vida "riquezas pessoais" era muito superior ao primeiro homem.

Desta forma vou presenteá-lo abaixo com 4 dicas práticas e simples (afinal textos enormes são confusos e as vezes pode até desmotivar com excesso de informações, muitas vezes ultrapassadas) que farão uma grande diferença em sua vida, se usadas corretamente.

1) GANHAR;
2) GASTAR;
3) POUPAR;
4) INVESTIR;


GASTE menos do que o que você ganha e INVISTA o restante.

GANHAR = Esta relacionado ao seu SALÁRIO, ou outra forma de ter o dinheiro inicial.
GASTAR = É a forma como você utiliza seu dinheiro, saiba gastar de forma inteligente, evitando supérfluos.
POUPAR = Faça sobrar um valor resultado do que você ganha (-) o que gasta no período (mês) e guarde em um poupança.
INVESTIR = Após ter um capital guardado na poupança fique até as oportunidades de multiplicar o mesmo, não precisa ser um gênio e especialista que saiba investir em bolsa de valores, faça investimentos menores e mais seguros a principio como a compra de um terreno, ou algo que vá revender e ganhar com isso.

Estude sobre finanças pessoais, recomendo livros do autor Gustavo Cerbasi que tem uma linguagem fácil e prática. Nós vivemos na era da comunicação, informação e tecnologia, então utilize isso a seu favor. Melhor que fazer uma planilha em Excel para alimentar em seu computador pessoal é você baixar um aplicativo de finanças pessoas e utilizar em seu smartphone para controlar seus gastos mensais.

Concluindo, podemos perceber que o mais importante no planejamento financeiro, ao contrário do que muitos autores afirmam, não é economizar radicalmente ao ponto de não gastar quase nada e sim fazer isso de forma inteligente e investir o restante.

Deixe seu comentário sobre o tópico, sugestão ou experiência pessoal ou até mesmo de conhecidos. Conforme for o interesse de vocês relacionado a este assunto tão importante de FINANÇAS poderei redigir outros artigos.

Grande abraço e muito sucesso a todos!

ANÚNCIOS

Avatar pua

Criador do tópico

Dr. Cafajeste

PUA Avançado

#885739 Saudações Le Nicky

O planejamento financeiro é algo que envolve vários fatores e alguns cuidados especiais para evitar cair em armadilhas como por exemplo o uso inadequado do Cartão de Crédito. Acredito que este poderia ser um ótimo tema " uso correto do cartão de crédito" para o meu próximo tópico. O que me diz disso?!


abraços!
Avatar pua
c0nd3 - MEMBRO EXCLUSIVO
#885743 Muito bom o artigo, obrigado por compartilhar... Esses ensinamentos estão contidos em vários livros de educação financeira porem você conseguiu fazer um resumo muito bem feito e de fácil entendimento.


abraços by c0nd3
Avatar pua

Criador do tópico

Dr. Cafajeste

PUA Avançado

#885815 Saudações c0nd3!

Acredito que uma informação / conhecimento deve ser compartilhado, sempre!

Procuro fazer isso de forma resumida, preservando a essência da mensagem a ser repassada de forma simples e que motive as pessoas a colocar em prática.

Abraços!
Anyonepicker - MEMBRO EXCLUSIVO
#885829 Muito obrigado mesmo pelo artigo ultimamente estou ficando muito interessado nesse mundo das finanças e não apenas na minha vida social mais como na minha profiscional eu adoraria seguir esse caminho
Avatar pua
Thug09

Aprendiz

#885837 Excelente artigo! Eu estou começando minha vida agora, e artigos como esse são de extrema importância pra mim.
Se não for pedir muito, faca o artigo sobre o uso do cartão de credito, acho que muita gente faz uso indevido dele.

Abrcs!
Avatar pua
CesarFranco - MEMBRO EXCLUSIVO
#885838
Dr. Cafajeste escreveu:
Estude sobre finanças pessoais, recomendo livros do autor Gustavo Cerbasi que tem uma linguagem fácil e prática. Nós vivemos na era da comunicação, informação e tecnologia, então utilize isso a seu favor. Melhor que fazer uma planilha em Excel para alimentar em seu computador pessoal é você baixar um aplicativo de finanças pessoas e utilizar em seu smartphone para controlar seus gastos mensais.



É um hábito simples mas que faz uma diferença brutal em termos de controle e previsão de gastos.

Além do que, quando você anota todos os centavos você sempre acha aqueles gastos bobos do dia a dia mas que, no final do mês, dão um gasto grande(e geralmente desnecessário).

E teria alguma recomendação de livros básicos, mas bem básicos mesmo, sobre investimentos? O tal Gustavo Cerbasi fala sobre?
Avatar pua
Pela - MEMBRO EXCLUSIVO
#885839 Cara, muito bom esse artigo.

Um dos grandes problemas para alguém que muda de vida com o PUA é o dinheiro, precisamos gastar mais com roupas, saídas e motéis :)

Achei o artigo sucinto e interessante, mas adoraria ver um artigo completo ou algum material seu pois dinheiro é o meu problema, e não é pelo fato de ter pouco, ganho até relativamente bem, mas sempre gasto mais do que ganho, não invisto em nada e o cheque especial é o meu melhor amigo hahahahaha

Então fica meus parabéns e meu pedido de mais hahahahah

abraços.
Avatar pua

Criador do tópico

Dr. Cafajeste

PUA Avançado

#885847 Saudações Anyonepicker

PLANEJAMENTO FINANCEIROÉ algo de fundamental importância para o seu sucesso como um todo. Desta forma a devida atenção deve ser dada a esse assunto, pois por meio de uma boa vida financeira você terá mais saúde, conforto, segurança e condições para obter maior êxito em um objetivo pessoal.


Por onde começarBusque conhecimentos sobre o tema, compre livros que ensinam detalhadamente como fazer o correto planejamento financeiro. Estude, leia e releia várias vezes e tenha em mente que o conhecimento se não colocado em prática não terá valor algum, seria o mesmo que uma moeda de ouro no fundo do oceano.


Grande abraço e sucesso! :ae