Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

Brasil - MEMBRO EXCLUSIVO
#315128 Aprenda a dar um bom Feedback

Imagem


Definição: Feedback significa, conscientemente, dar informações a alguém sobre como ela está se saindo em uma dada atividade. Você, freqüentemente, dará feedback às pessoas quando está ensinando. Por isso, é importante saber como fazê-lo eficazmente.

Como dar feedback de tal maneira que funcione:
1 - Dê feedback logo nos primeiros 5 minutos após a ocorrência da ação ou comportamento específico.

2 - Fale para a pessoa o que ela fez bem. O feedback é, preferencialmente, das coisas que essa pessoa fez bem: “Você fez isso bem, aquilo bem...” Seja específico a respeito dos comportamentos que funcionaram.
Fale o que ela pode fazer ainda melhor na próxima vez ou o que pode fazer de maneira diferente que melhoraria ainda mais. É muito importante não fazer enfatizar o que não funcionou. Quando der feedback, focalize somente no positivo: o que ela poderia fazer para obter um resultado ainda melhor.
Isso não é apenas o poder de pensar positivamente e que tudo é maravilhoso. Lembre-se: “Não pense em uma árvore azul”. Se você disser para alguém “você fez X, e isso não funcionou”, ela pensará sobre o que você não quer que ela faça e o que não funcionou. Isso é reforçar o que não deu resultado.

3 - Faça um comentário geral positivo. Se você realmente disser a pessoa que ela fez algo bem, ela fará mais daquilo. Se você disser, “Você fez isso bem e ficou realmente bom”, ela o fará de novo.


Ao dar feedback
Se você quer que ela melhore, considere o seguinte: Ela vai ouvir mais sobre o que você diz e estará mais aberta a aceitar melhor a comunicação se você estiver em rapport com ela. Estar em rapport significa que ela estará se sentindo segura e confortável com você. Ao dar um feedback positivo, essa pessoa terá mais chances de aceitar e de mudar o que está pensando sobre si mesmo e o que é capaz de fazer.

Se você está acostumado a receber feedback como: “Você fez isso errado” ou “Você não fez um bom trabalho”, isto é totalmente o oposto. Pode parecer estranho ou mesmo inocente no começo, mas funciona. Se você estiver habituado a dar feedback de outra maneira, sugerimos que não julgue essa nova maneira, apenas ponha-a em prática e observe a diferença nos resultados que obtém.

O propósito e a intenção do feedback é possibilitar e permitir que a pessoa aprenda e cresça. Se você supõe que ela é, realmente, fraca em algo, pense em como pode dar-lhe um feedback positivo. Encontre algo que ela fez bem, ainda que tenha que inventar, e descubra aspectos passíveis de melhora. Ao focalizar nas coisas positivas, você vai perceber que ela, de fato, começa a melhorar. Ao trabalhar com alguém ou com um grupo, tenha a crença que ela pode conseguir o resultado que quer se estiver disposto a fazer tudo que é preciso para conseguir. Se você estiver pensando “Essa pessoa não vai ser capaz de fazer isso”, essa crença pode estar impedindo-o de fazê-lo.

Finalmente, é importante que o rapport seja dado de maneira específica e em termos sensoriais, o que você viu, ouviu e sentiu.


COMO DAR “FEEDBACK”: “RECONHECIMENTO-BURGER”
1 - O que foi bom. O que eu gostei.
2 - O que pode melhorar.
3 - Qual foi o ponto alto. O que eu mais gostei.
Imagem


Pra finalizar um vídeo explicativo:

VIDEO | PUA | BASE



Gostou? deixe um feed :)
Bruce

Veterano - nível 10

#315162 Hahaha! É hard dar um feed num tópico sobre feed, né?! kkkkkkkkkk'

Mas eu aprendi isso tudo no colégio. Tenho umas matérias que falam sobre relações humanas. São dicas valiosas e que eu gosto de colocar em prática sempre, até pra aumentar a empatia com as outras pessoas. E é exatamente isso: o feed certo na hora certa pode dar muitos frutos. Feeds tardios são válidos, mas não surtem tanto efeito quanto um feed do jeitinho que está descrito acima. Bela contribuição, Napoleon. Tô começando a me interessar por PNL.

Abraço!
Avatar pua
PoisonHeart

Veterano - nível 9

#315196 Otimo post jovem. Muitas vezes nao pensamos neste lado do feedback, o positivo, pois vivemos com negatividade exagerada. A PNL muda vidas, nao apenas ajuda a construir sedutores.
Boa!