Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#878899 Muito interessante o seu feedbak reyod. E concordando com você, o cinema explora muito de técnicas de sedução como as ensinadas aqui na comunidade de sedução; Negs, Histórias de DVS, C&F e muitas outras que aqui temos um nome especifico para nos referir a cada uma delas.

Ter um nome para identificar uma técnica facilita a comunicação e o entendimento entre os sedutores que compartilham suas experiências, seus aprendizados e suas dúvidas. Então os PUA's que criaram estas siglas e nomenclaturas para se referirem a técnicas especificas fizeram uma jogada experta e que hoje facilita muito o comunicação e assimilação do jogo da sedução.

O único problema é os membros que se iniciam neste mundo acreditarem que as técnicas e jogadas aqui ensinadas devem ser decoradas e reproduzidas como um texto de teatro, e isso graças a influência de alguns manuais de sedução que passam esta ideia equivoca e atrasada.

Os Negs, os opnners e etc são jogadas, com uma estrutura básica, as frases que usamos para ilustra-las são apenas exemplos, para clarificar esta estrutura e não para serem decorados.

Desqualificar, zoar, esnobar (no bom sentido) é por exemplo características de um Neg. E para ficar mais claro usamos frases que ilustrem estas características, como por exemplo; [desqualificação]"Ei, eu e você?. . . sem chances, nunca daríamos certo[...]", "sabe de uma coisa, você se parece com minha irmã, adoro você mas romanticamente não daríamos certo". [zoar] "Ei, este teu vestido tá meio zoado ou ele é meio amaçadinho assim mesmo?", "Nossa, você dança que nem uma garota de cinco anos, é muito engraçado cara". [esnobar] "Nó, você não é muito bonita, e nem muito esperta", "Achei que você fosse mais bonita quando te vi do outro lado da rua".

Tipo, não é para decorar estas frases acima, é só para entender o que é um Neg em ação, e com base na explicação e nos exemplos de Negs, criar os seus próprios, de acordo com o momento e a situação. Esta é a sacada, assimilar o aprendizado e jamais decorar a informação.

ANÚNCIOS

Jãão

Veterano - nível 2

#878909 Cara muito bom o seu tópico, de verdade.
Adoro ler e estudar sobre pnl, mas gostaria de saber se existe algum lugar que ensine a pnl de forma séria.
Eu gostaria de aprender a neuro-linguística pura, sem ser voltada para a sedução, vendas, mercado de trabalho...
Sabe se existe algo assim??
Abraços
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#879611 Sim, existe cara, existem cursos voltados para áreas especificas, como a profissional por exemplo. Geralmente estes cursos não ficam baratos, na verdade em geral eles são bem caros, e podem passar dos três mil reais. Mas assim como existem cursos presenciais, existem livros e DVD's também, e estes são bem mais em conta, um bom livro de PNL custa em média, mais ou menos quarenta ou cinquenta reais, agora, um curso básico em DVD deve sair na faixa de uns trezentos reais. Além disso muitos destes materiais podem ser encontrados para downloads de graça na internet, e geralmente como pirataria, ou seja, sem a autorização do autor, mas ai baixar ou não estes materiais vai da ética de cada um.

Se você procura algo sério e mais geral e introdutório, algo mais para um iniciante que ainda não sabe o que esperar da PNL, eu indico o livro "Introdução a Programação Neuro-linguística - Como Entender e Influenciar as Pessoas" de Joseph O'Connor e John Seymmour, que é tido como referência mundial como base de cursos para iniciantes em PNL, este livro pode ser encontrado no tópico "Materiais para iniciação em PNL:" que eu criei neste sub-fórum.

Depois de ler este livro você estará inteirado das principais técnicas que formam a base e os fundamentos da PNL, e depois disso poderá com tranquilidade e experiência escolher uma área mais especifica da PNL para se focar, como vendas e negócios por exemplo.

Abraços meu brother!
eu4992 - MEMBRO EXCLUSIVO
#879626
>>Psychokiller<< escreveu:
O PRINCIPAL EQUIVOCO DA COMUNIDADE DE SEDUÇÃO SOBRE A PNL


O principal equivoco cometido pelos membros da comunidade de sedução quando se trata do entendimento e utilização da PNL no contexto da sedução, é referente aos padrões de linguagem e aos Scripts.


A maioria deles não possuem um curso na área ou nem ao menos leram algum livro sério sobre o assunto. Com seu conhecimento apenas de artigos da comunidade, em sua maioria escritos por outros membros com pouco ou nenhum conhecimento em PNL, acabam adquirindo muitas informações equivocas e errôneas.


O Principal equivoco é herdado do hábito de decorar rotinas, hábito este ensinado pelos grandes gurus do indirect game, método no qual a maioria se inicia.


Este hábito negativo é trazido para a aplicação da PNL quando estes se interessam por ela. Na maioria dos métodos de Indirect Game existem diversos Scpits de rotinas, negs e opnners a serem decorados. Os estudantes de tais métodos acreditam que estes scripts representam a técnica que estão aprendendo enquanto são ou pelo menos deveriam ser apenas exemplos desta técnica, porém os Gurus não ensinam isso.


Com este mau hábito de decorar, herdado dos métodos robóticos de indirect game, eles chegam a PNL e conhecem os famosos padrões de linguagem.


Como todo padrão de linguagem, seus idealizadores apresentam exemplos dos mesmos aplicados em uma frase ou texto, para ilustrar melhor como funciona aquela técnica ou padrão de linguagem. Porém estes exemplos não são para serem decorados, e sim apenas para ilustrarem como seria a utilização de tal padrão numa conversação real.



O equivoco criado ai é que ao ser apresentado um padrão e um script do padrão os estudantes de sedução não pretão atenção ao fundamento daquele padrão, e se focam apenas no script dado como exemplo. Resultado, acabam acreditando que o script é o padrão. Enquanto na verdade o script serve apenas como ilustração, um exemplo de como seria tal padrão aplicado numa conversação real.


Explicado o equivoco principal, vamos partir para a explicação fundamental.



OS PADRÕES DE LINGUAGEM - O QUE SÃO?


Um Padrão de linguagem é uma técnica ou um modelo de comunicação que usamos. Todos nós possuímos padrões em nossa linguagem, estando consciente, ou não de sua estrutura e utilização. Algumas pessoas porem apresentam padrões de linguagem mais eficientes do que os dos outros, o que os tornam ótimos comunicadores, como no caso do DR. e idealizador da hipnose moderna, Milton H Erickson.


Alguns modeladores de linguagem se dedicam a observar tais comunicadores eficientes em ação, afim de identificar e modelar os seus padrões de linguagem mais eficazes. Como é o caso dos pesquisadores Bandler e Grinder (Criadores e idealizadores da PNL).


Todo modelo ou estilo de linguagem possui padrões e estes padrões possuem uma estrutura básica. Os modeladores identificam tais padrões na linguagem de uma pessoa, e os dissecam em sua estrutura básica, afim de poder entender o fundamento de seu funcionamento.


Os padrões são explicados, mapeados e sistematizados dentro da linguagem do modelo original, de forma que possa ser assimilado e empregado por qualquer outra pessoa, com o objetivo de alcançar resultados semelhantes aos do modelo original.


Um exemplo de um padrão de linguagem é o seguinte. O PRESSUPOSTO DE DUPLO VINCULO, identificado por Bandler e Grinder no modelo de se comunicar de Milton H Erickson.


E No que consiste a estrutura básica deste padrão?


O [PADRÃO] PRESSUPOSTO Consiste em verbalizar uma sentença que pressuponha que algo está, estará ou irá acontecer DE qualquer forma. o DUPLO consiste na ação de no meio desta sentença apresentar duas opções que dão a falsa sensação de escolha. Falsa porque ambas mantem o VINCULO que levara ao mesmo resultado.


Um exemplo deste padrão aplicado numa frase é o que chamamos de Script, ou seja, um exemplo com aplicação numa frase ou texto que ilustra o padrão numa conversação real. O Script não é um padrão, e sim apenas um exemplo.


[SCRIPT]"Você ficará bem confortável ao me abraçar, ok?
Gostaria que eu lhe abraçasse agora ou desejaria você mesmo me abraçar?"


IDENTIFICAÇÃO DO PADRÃO NO SCRIPT

[PRESSUPOSTO]"Você ficará bem confortável ao me abraçar, ok? (...)

[DUPLO VINCULO]"(...) gostaria que eu lhe abraçasse agora ou desejaria você mesmo me abraçar?"


Eis a diferença entre padrão e script de linguagem. O Padrão é a TÉCNICA e a ESTRUTURA BÁSICA. Aquela explicação sobre o que é um PRESSUPOSTO DE DUPLO VINCULO dada antes dos exemplos acima. Já o SCRIPT é apenas o EXEMPLO, ou pelo menos deveria ser , de tal padrão aplicado numa frase ou texto que representariam-no como EXEMPLO em uma conversação real.


Por tanto os Scripts não foram criados para serem decorados, e sim, apenas para ajudarem a explicar o entendimento do que seja e de como funciona o padrão que ele exemplifica.



MAIS PADRÕES DE LINGUAGEM UTILIZADOS NA PNL


Truísmo, Ancoragem, justaposição, Ordem direta e metáforas são exemplos de outros padrões frequentemente utilizados na PNL.


ABAIXO MAIS ALGUNS EXEMPLOS DE PADRÕES DE LINGUAGEM EXPLICADOS.


ORDEM NEGATIVA

A ordem negativa é um outro exemplo de padrão de linguagem , onde sua estrutura básica consiste em realizar uma afirmação de negação. Simples assim. E as frases que usamos como exemplo da aplicação de tal padrão, são os scripts. "Não pense em X", "Não faça Y", "Não se imagine fazendo Z" e etc.


O cérebro humano não é capaz de compreender uma negação, sem antes criar uma representação de como seria realizar a tal negativa. É preciso imaginar aquilo que desejamos evitar para saber o que evitar. Além disso, aquilo a que persistimos resiste porque lhe damos demasiada atenção. Por criar esta representação e direcionar nossa atenção a ela nós acabamos aumentando as chances dela acontecer realmente, já que aquilo que representamos em nossas mentes se torna um ensaio para as nossas ações futuras na vida real.


EQUIVALÊNCIA COMPLEXA

O padrão de linguagem equivalência complexa é muito comum na PNL e na Hipnose Ericksoniana. A estrutura básica deste padrão consiste em realizar uma afirmação onde a primeira sentença é a causa da segunda.


Exemplo (Script):

"Não é interessante, sempre que eu te beijo todo o teu corpo se arrepia"

"Quando começamos a ler nos sentimos calmos"



Mesmo que uma sentença não tenha nada a haver com a outra, a equivalência complexa faz parecer que sim. Duas representações são criadas na mente da pessoa, e uma é ligada a outra como causa e efeito devido a utilização de uma EQUIVALÊNCIA COMPLEXA.


PADRÕES DE LINGUAGEM UTILIZADOS NO PU E NOS MÉTODOS DE SEDUÇÃO


Na comunidade de sedução e nos métodos PUs também temos exemplos de padrões de linguagem frequentemente utilizados.


Negs, Oppners, Falsa pista de tempo e a Qualificação são exemplos na sedução. Padrões de linguagem ensinados na comunidade PU.


O Neg por exemplo consiste numa sentença onde você zoa a garota ou se desqualifica como possível pretendente da garota. Está atitude tem por consequência aumentar o teu valor de atração perante a garota, pois somente homens que são atraentes e corajosos e que estão desinteressados nesta mulher por poder ter outras que desejar, se arriscariam para tanto.


Além disso um Neg representa um desafio, já que a mulher terá que conquistar a atenção do cara, que aparentemente não está muito interessado nela.


Está é a explicação do Padrão NEG, ou seja, a estrutura básica do que venha a ser um NEG. Já um script seria uma frase que serviria como exemplo do NEG em ação numa conversação real.


Exemplo (Script):

"Acho que nós dois nunca daríamos certo, sabe, você é muito certinha e eu gosto mesmo é de mulheres mais soltas"

"Nossa, está roupa sua deve estar na moda, porque as coleguinhas da minha irmanzinha de 5 anos estão todas usando"

"Sabe de uma coisa, você parecia mais bonita de longe!"



Estes são exemplos de NEGs, que não estão ai para serem decorados, e sim para facilitar o entendimento do que é um NEG, e atiçar a sua própria criatividade e improviso para criarem os seus próprios NEGs com base apenas nos exemplos e na explicação da estrutura básica de tal padrão.


Espero que tenham entendido a explicação, e de agora em diante saibam diferenciar os PADRÕES DE LINGUAGEM dos SCRIPTS.


Um abraço a todos e boas sarges.


Gostaria de parabenizar o Psychokiller pelo artigo. O texto é esclarecedor e, com certeza, todos aqueles que se dispuserem a ler o artigo perceberão o quão rica é a PNL e como ela pode ser usada com facilidade no nosso dia a dia. Aproveito para deixar como dica para os iniciantes a leitura do livro "PNL para leigos". O livro está disponível para donwload aqui no fórum e serve para complementar o que já é estudado nas obras já citadas e indicadas pelo Psychokiller. Companheiro, mais uma vez parabéns pelo brilhante artigo e que o nobre amigo continue a colaborar aqui no fórum com textos e informações que sempre agregam muito valor ao nosso dia a dia. Abraços!!! :ae