Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

#255559 wazzup.


[centro]Nível de dificuldade do artigo:
Médio
Você provavelmente não vai entender nada se não tiver um conhecimento básico de PNL.[/centro]

Esse é um dos assuntos mais importantes da PNL, os sistemas representacionais, você usa ele pra quase tudo durante a interação, espero que depois desse tópico fique tudo mais claro pra quem estava confuso ou não entendia sobre o assunto.

[centro]
- O que são? -
[/centro]

A gente usa os sentidos externos para observar o mundo e os internos para representar a experiência para nós. O jeito que a gente assimila, armazena e codifica a informação na nossa mente, através da visão, da audição, do tato, do paladar ou do olfato, isso são os sistemas representacionais, mais conhecidos como VACO's.

Visual
Auditivo
Cinestésico
Olfativo

[centro]- Pra que detectar? -[/centro]

Quando nos comunicarmos com uma pessoa, se soubermos a seqüência de “blocos” sensoriais que ela está processando facilita a compreensão do mapa mental dessa pessoa e assim, podemos nos comunicar com ela da maneira que ela pensa.

Ninguém resiste a uma comunicação que é semelhante a sua, essa é uma regra. É o mesmo principio de caso estivessemos em um país onde a língua é desconhecida, aí derrepente, aparece alguém que fala a sua língua, é natural ficarmos mais à vontade, e assim, conseguimos nos comunicar melhor.

[centro]- Como detectar? -[/centro]
Tá aí uma parte difícil, que exige atenção na hora da interação com a pessoa. Segue abaixo a lista de fatores a serem analisados:

- Predicados;
- Movimento ocular;
- Palavras de transe;
- Velocidade/Tom da fala;

Analisando cada um separadamente, você provavelmente já conseguiria descobrir o sistema representacional dominante do seu interlocutor.

[centro]
- Ok, eu já detectei, agora o que eu faço com isso? -
[/centro]

Agora você precisa se adaptar ao sistema representacional detectado.

Você já sabe os predicados que deve usar pra se expressar, o tom e a velocidade da fala que deve empregar, e sabe também, como o que você diz é processado pelo interlocutor/HB, isso evita que seus "comandos" sejam recusados pelo nível consciente.

Se você se comunicar no mesmo sistema representacional, você pode ancorar, ou simplesmente aplicar micro-transes, a hora que quiser.

Você pode ancorar ou no canal privilegiado/dominante:

V -> V, C->C...

Ou você pode ancorar no canal afastado:

V->A, V->C

Essa segunda opção é mais discreta e mais eficaz.

Se quiser aplicar um micro transe por exemplo, usando um padrão, sendo esse sempre de acordo com o canal privilegiado, ex interlocutor/HB visual.

"olhe dentro de você, olhe para você mesma e perceba um lugar onde você guarda todos seus segredos e desejos, esperando você abrir esse lugar, dentro desse lugar você pode ver todos seus desejos claramente, não é bom? tudo fica mais nítido, inclusive, a excitação e a vontade de poder desfrutar tudo isso, você só precisa deixar esses desejos te mostrarem o que fazer..."

Esse é um micro transe visual improvisado que você provavelmente conseguiria aplicar com êxito em uma HB visual, reparem nas frases chave destacadas.

Perceberam as possibilidades que saber o sistema representacional podem abrir? Você pode até ter um padrão "enlatado", pode até funcionar, mas se a HB for auditiva e você aplicar um padrão visual, sua eficácia está longe de ser 100%, mas padrões e comandos são outros assuntos que não vou abordar agora.


The end.

Espero que tenha ficado simples e completo, complementos nos feeds são sempre bem vindos! Qualquer dúvida estarei a disposição também.
Avatar pua
Anônimo

MEMBRO PROFISSIONAL

#255568 Para verificar esses padrões, peça para alguém responder às perguntas abaixo e observe seus olhos.

a) Visual recordado – De que cor é a porta da frente da sua casa ou seu apartamento? De que cor são os olhos da sua mãe? Qual a altura do edifício onde você mora?

b) Visual construído – Como você se pareceria, do meu ponto de vista? Como você ficaria de cabelo roxo? Em um mapa de cabeça para baixo, em que direção ficaria o Sul?

c) Auditivo recordado – Qual é o seu tipo preferido de música? Como seria sua voz debaixo d'água? Qual seria o som de uma serra elétrica cortando uma chapa de aço?

d) Auditivo construído – Você consegue ouvir um papagaio dizendo seu nome carinhosamente no seu ouvido direito? E no esquerdo? Como é apertar uma tecla de um piano e ouvir um latido?

e) Cinestésico – Qual é a sensação da água no seu corpo quando você nada? Como é a sensação de apertar o dedo na porta? Como é o pelo de um gato? Qual de suas mãos neste momento tem mais sensações?
terno (auditivo digital) – Em que tom de voz você diz algo a si mesmo quando verifica que fez um bom trabalho? O que diz para si mesmo quando algo dá errado? Quando fala consigo mesmo, de onde vem o som?
LecoQ. - MEMBRO EXCLUSIVO
#255578 Bro, sempre me interessei pela pnl, e agora ainda +
Voce teria algum livro para indicar ou algum material pra
iniciantes e tal?
seria muito bom e acho que o pessoal iria gostar =D

Mto obrigado pelo post ^^
Renato_ufmg

Veterano - nível 6

#261488 Muito interessante os sistemas representacionais, mas quem já possui um conhecimento básico de PNL deve ter tido contato com essas definições. O site do golfinho possui muito material interessante pra moçada q inicia nesse mundo agora, busquem nesse site muita coisa sobre PNL: http://www.golfinho.com.br
abração PUAS
maronn - MEMBRO EXCLUSIVO
#261557 Muito bom ...
Quanto mais leio sobre pnl , mais complexa ela fica e mais curioso eu fico .
São inumeros detales
Estou tentando focar em algumas parte pra não me perder , mas é difício pois tudo isso e simplismente facinante .
Vejo que a muito a aprender ainda .
Avatar pua
CharmingPrince

MEMBRO PROFISSIONAL

#261684 Jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaapa!

Meu ídolo na PNL! hehe

Super interessante isso cara, desde aquele dia que conversei contigo sobre isso tô tentando aprender tudo isso na prática!

Me abriu os olhos pra muita coisa na PNL.

Continua postando que é de muita ajuda meu velho
Avatar pua
Core - MEMBRO EXCLUSIVO
#269340 Que nível!

Tenho muito interesse em PNL, mas quase todos materiais são de difícil interpretação para nós iniciantes.

Eis aqui, uma linguagem clara!
Posta mais ai Japa! :rolf

Obrigado pro compartilhar
!