O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

mateus-tnt - MEMBRO EXCLUSIVO
#1098155
O Artigo do AnoBoa noite senhores, como prometido, vim trazer uma ideia do que é o livro O poder do Habito e dizer aos senhores, que ele realmente funciona. Recomendo ler o livro antes de tudo, porem espero que esse resumo possa deixar voces em contato com o maximo de detalhes possiveis.

Vamos Lá.

O esqueleto principal

Tudo no livro, é baseado numa ideia que existe uma deixa (gatilho), a rotina ( ação) e a recompensa ( oq tu pensa que ganha). Dessa maneira oq o livro busca fazer com que tu entenda é que é mais facil mudar a ação e manter a recompensa e o gatilho, do que tu alterar o gatilho e consequentemente criar um novo ciclo.
Assim, podemos pensar da seguinte maneira, com a rotina abaixo:

Habito ruim-Quero ter um belo shape ( me sinto pra baixo, quero me sentir bem "gatilho")
-Como pizza e coca cola ( ação )
-Me sinto bem ( endorfina no cerebro"recompensa")

Vamos alterar a ação!

Habito Melhor-Quero ter um belo shape ( me sinto pra baixo, quero me sentir bem "gatilho")
-Vou pra academia ( ação) [/color]
-Como 1 fatia de pizza + WHEY + coca ( endorfina "recompensa")


SIM meus amigos ( esse pós treino n é o ideal), a diferença aqui é que a pizza e coca lá de cima e a de baixo são "coisas diferentes", uma é o meio a outra é o fim! Com isso quando tu tiver sem animo, vai pensar em comer bobagem, mas tem que treinar antes...
Viram? Foi mais facil alterar a recompensa do que colocar academia + alimentação etc... juntos.

Off topic:
" Depois de um tempo, com o resultado mediocre vc vai começar a comer direito pra ter melhores resultados"


Com isso em mente vamos introduzir uma ideia que o cerebro vai começar a querer ter a recompensa logo e ansiar por ela antes da ação. Isso pode te servir como um aliado pois ele quimicamente te ajuda a fixar a rotina, e com isso vc levemente altera a recompensa, tipo alterando a coca por agua ( dia sim e dia não). Para o cerebro vai ser "ok" pular parte da recompensa as vezes. Melhorando novamente sua rotina.

Com isso, e com voce focado em alguma atividade, tu vai ter que começar a mexer em outras areas da sua vida, assim tu vai criando rotinas para outras atividades que são paralelas a essa, como por exemplo (sobre o assunto acima): Aprender a cozinhar, aprender sobre nutrição...Isso se chama no livro, habitos angulares, através delas acabamos que modificando boa parte de nosso comportamento.

Coronga timeUm ponto importante destacado no livro é: Se tu estiver passando por uma crise, use-a para ter novas rotinas que te fortaleçam e ajudem a realmente mudar. E podemos usar essa crise para nos deixar mais fortes! ( eu realmente acredito nisso)


ConsideraçõesEu acredito piamente que esse livro é muito interessante para alguem que não segue nenhuma rotina ( eu não seguia) e meus dias eram uma bagunça. Hoje estão bem melhores pois vi que eu tinha uma deixa para uma metodologia e hoje a exploro bem e meus dias estão bons mesmo na crise do coronga.


O principal do livro tá ai, se tu já leu e quer compartilhar sua opnião eu recomendo.
Criticas ao exemplo usado, são desnecessárias, pode guardar pra ti.
De resto fique a vontade para criticar.
Se quiser, podemos discutir sobre o livro abaixo!


att
mateus
Detonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#1098156 Boa, meu bro, ótimo tópico e o resumo ficou bem aplicável! O livro é fantástico, mas é bastante jornalístico, 80% do conteúdo são casos e pesquisas. Baseado nele, surgiram outros "manuais" mais práticos, como o Hábitos atômicos e o Mini Hábitos, que colocam muito mais ênfase em colocar a mão na massa.
Avatar pua
Ryzen

Aprendiz

#1098497 Muito bom o tópico,Mateus. De nada adianta o conhecimento se não tem uma prática.

E Detonit,obrigado pelas recomendações,vi seu comentário um tempo atrás e voltei pra agradecer,foi de grande ajuda pra mim o "mini hábitos".
Avatar pua
MáximosDécimus - MEMBRO EXCLUSIVO
#1098620 Muito bom o insight.
Leitura eficaz é justamente isso. Ler e tirar proveito da leitura.

Antes ler um livro bem lido do que dez leituras que você não fará a miníma ideia do que leu quando terminar.

Parabéns.
Avatar pua

Criador do tópico

mateus-tnt - MEMBRO EXCLUSIVO
#1098697
ThEGoDFatheR escreveu:Muito bom o insight.
Leitura eficaz é justamente isso. Ler e tirar proveito da leitura.

Antes ler um livro bem lido do que dez leituras que você não fará a miníma ideia do que leu quando terminar.

Parabéns.


exatamente, tento seguir essa ideia aii também.
Avatar pua

Criador do tópico

mateus-tnt - MEMBRO EXCLUSIVO
#1098698
OPastor escreveu:Muito bom, meu caro! Gostei bastante do conteúdo! Mande mais assim que tiver!


Pode deixar, que assim que tiver eu mando mais.
Avatar pua
Lindomar2021

Aprendiz

#1108625 Eu gosto desta literatura que auxilia a se auto-disciplinar a modificar os comportamentos ruins e atualmente, tenho procurado modificar até mesmo os comportamentos que funcionam mas que já se tornaram rotineiros e, com isto, estressantes. Mudar sempre e continuar evoluindo!