Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.

Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.

Criador do tópico

# T7 #

Entusiasta

SAUDAÇÃO

Olá amigos do Puabase, é com grande carinho e respeito por vocês que inicio o Ano de 2013 com esse artigo pra vocês para falarmos de um assunto que antes fora abordado mas nunca de forma muito aprofundada, que aqui vou expor pra vocês.
O PODER DA PERSUASÃO – POR # T7 #

Boa leitura!

INTRODUÇÃO

Já parou pra pensar que por muitas vezes, você foi a alguma loja na intenção de apenas olhar algo e acabou saindo de lá comprando algum produto?
Já imaginou a quantia de vezes de vezes que você conversou rapidamente com um estranho na rua e logo se simpatizou com ele?
Já aconteceu de você conhecer uma HB em algum lugar e ter a impressão de conhecê-la a anos?
Talvez esse artigo possa mostrar sobre do que realmente se trata a persuasão, que além de lhe abrir portas, lhe concebe o poder de abrir muitas pernas também.

CONCEITO DIDÁTICO - SIGNIFICADO

1. Conceito filosófico básico sobre Persuasão:
Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.
É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s).
Segundo Aristóteles, a retórica é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.
Fonte: Wikipédia.

1.1 – Alguns métodos de Persuasão
Racionalmente: Argumentação, Lógica , Método científico , Prova

Emocionalmente: Retórica, Fé ,Tradição, Propaganda, Publicidade ,Controle mental, Valores
Fonte: Wikipédia

1.2 – Significado didático de Persuasão
v.t. Levar a crer ou a aceitar; aconselhar, induzir. V.pr. Convencer-se; decidir-se. Sinônimos de Persuadir : Sinônimo de persuadir: aliciar, atrair, cativar, convencer, incutir, induzir, instigare seduzir

Fonte: dicionário

Como podemos ver, uma pessoa que é capaz de Persuadir outra, sem dúvidas é a predominante quando está direta ou até mesmo indiretamente relacionadas as interações sociais diretas. Mas há outros conceitos de persuasão que podemos ver em outros tipos de linguagem, assunto que abordarei á seguir.

PILARES DA PERSUASÃO - LINGUAGENS

Segundo a Psicologia, pessoas quando se identificam, prontamente se gostam, ou seja sentem-se atraídas e confortáveis umas pelas outras mesmo que tenham acabado de se conhecer. Sabendo disso, a psicologia também explica de que dentre os sistemas que mais representam essa comunicação trazem como principais formas de representação sobre o sistema de linguagens onde a persuasão é evidenciada, três exemplos:

1. Campo Ocular, Visão.

O que isso significa?
Significa que as pessoas inicialmente enxergam coisas o primeiro contato, através da Visão. Ou seja, comprovado pela ciência de que praticamente 90% da linguagem humana não é verbal e sim Corporal, então a aparência pode explicar casos de atração imediata.
Exemplos: Idealize uma HB que nunca viu na vida. A beleza dela é incrível, a forma com ela se veste é impecável, e a postura dela é descontraída, relaxada.
Agora idealize a mesma HB novamente, a beleza dela continua sendo incrível, mas ela se veste de forma extremamente ruim, e a postura dela é contraída, mostrando nervosismo e pouca receptividade através de sua postura.
Em qual ocasião ela está mais atraente?

Visto isso, antes de qualquer interação social, podemos ver que temos sim a necessidade de ver coisas e estamos em constante julgamento de pessoas pelo instinto que trazemos conosco desde a infância, e que no pick-up foi catalogado e conhecido como Pré-Seleção que muito tem a ver com o poder persuasivo. Afinal, uma pessoa que tem uma boa seleção, é aceita por um grupo ou alguém geralmente por características de dominância. E geralmente é algo muito comum para jogadores de modo Direto.

2. Campo Verbal e Auditivo

Outro Pilar da Persuasão, segundo a Psicologia, é o Campo Verbal e Auditivo. Campo onde a persuasão é evidenciada, pois as pessoas sentem a necessidade natural em interagir com o mundo em que se situam, tendo a necessidade de ouvir e falar sobre coisas.
Exemplo:
Uma HB chega á você na rua e lhe pede uma informação, sobre algo. Ela é receptiva, e logo inicia-se uma interação social descontraída contigo, vocês prontamente se identificam em algo, e acabam por trocar o número do telefone de vocês e se despedem. Ela não é a HB mais bonita que já viu e muito menos estava vestida de forma exuberante ou atraente, mas você mesmo assim, trocou seu telefone com ela e se sentiu atraído e convencido de que foi recíproco por conta da conversa que tiveram.
Portanto: BINGO!
Isso nos trás a conclusão de que através do campo verbal e auditivo, segundo pilar da persuasão, estabelecemos algo que no pick-up é conhecido como RAPPORT (Conforto) no modo indireto, do que nada mais é, você interagir com alguém, e se sentir-se confortavelmente atraído pela pessoa através do poder de falar e ouvir criando também o conforto e a atração na outra pessoa. E isso é valido para qualquer interação social, nas mais diferentes situações do nosso cotidiano..

Um exemplo de cara que usa da persuasão de Vendas, que julgo perfeita através da fala e audição é o Apresentador de Televisão e Empreendedor Senor Abravanel, conhecido popularmente por Silvio Santos.
Se você não sabe o primeiro contato do Silvio Santos com vendas iniciou-se na infância, quando vendera plásticos para titulo de eleitor no Rio de Janeiro, e foi descoberto por um radialista que prontamente ao conhecê-lo convidou para fazer um teste numa rádio do Rio de Janeiro pela voz atraente e pelas capacidades persuasivas que possuía.
Então, o principal pilar de Silvio Santos para o Sucesso sem dúvidas o poder de persuasão da sua voz, já o visual (imagem) foi algo estabelecido depois quando foi do Rádio para a Televisão.

3. Campo Cenestésico – Sensações.

O terceiro Pilar da Persuasão, é o campo cenestésico, que nada mais é do que você explorar sentimentos e instintos das pessoas através da persuasão vinda da Fala e da sua imagem, e é essa a fase final da persuasão. Exemplificando:
Lembra do exemplo do vendedor? Você entra na loja na intenção de olhar apenas algo, ele chega, cria um conforto contigo e no final você se vê saindo com o produto na mão?

Enfim, ele te seduziu. E você provavelmente nem deve ter percebido ou só reparou nisso após ter deixado a loja.
Acontece que em algum momento após o estabelecimento do conforto, você deve ter dado entrada a alguma abertura emocional tua, na qual ele se aproveitou para lhe convencer de que aquele produto lhe supriria disso, lhe trazendo o instinto necessidade de compra. Por mais que de forma subconsciente, é isso que acontece geralmente.
Agora pense,
Sem polemizar, mas , já reparou como Edir Macedo (Fundador da Igreja Universal do Reino de Deus) é MESTRE em fazer isso?
E Silvio Santos? Já pensou como ele deveria convencer pessoas de comprar algo que aparentemente é inútil como Plásticos para vender títulos de eleitor? E hoje com a Tele-Sena? E o Baú da Felicidade Você lembra? Já parou pra pensar?

Na maioria dos casos relacionados a vendas, a sensação que eles te despertam é essa:

EU TENHO QUE COMPRAR ESSE PRODUTO, EU TENHO O DIREITO DE TÊLO.

Outro exemplo:

Numa palestra do Motivador David Portes ele relata que um amigo dele (Camelô) que vendia balas no ônibus lhe disse que as vendas dele iam muito mal, e pediu um conselho ao David.
David deu o conselho, e logo após as vendas do amigo se multiplicaram. Qual foi a dica?

David disse que deu a seguinte:
Entra no ônibus, e diga: Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas estou aqui para latir. E com a caixa de bala na mãos oferecendo aos passageiros, ele latia imitando um cachorro:

HALLS, HALLS, HALLS, HALLS!

Pra quem ainda não sabe, David Portes é um Ex-Camelô, que hoje é milionário e considera-se o segundo maior vendedor do País, perdendo apenas para Silvio Santos no conceito dele de vendas. E sempre bem humorado em suas palestras diz que acredita em breve, irá superar o homem do baú. Eu tive o prazer de conhece-lo e posso dizer que ele é um ser humano fantástico.

Enfim, no exemplo do David podemos exemplificar muito bem o que é despertar as sensações humanas, no campo Cenestésico, por mais que não tenha sido iniciada nenhuma interação antes indo direto ao campo emocional, mostra que isso também é uma arma direta persuasiva gigantesca.
Levando isso ao Pickup, digamos que o amigo de Portes foi direto.
Mas se pararmos novamente pra analisar, esse terceiro pilar em linguagem PU seria traduzida de forma quase que perfeita na fase final para o Eventual Close, que é conhecida por nós como Tensão Sexual.
Para aos adeptos do indireto, você conhece a HB, interage com ela, estabelece o Rapport e sucessivamente parte pra Tensão antes do Close.
E dentro das sensações, entram outras coisas como Kino etc.

CONCLUSÃO DA VERACIDADE DO PODER DA PERSUASÃO

Meu amigo Leitor,

Eu aposto que você não reparou, mas leu o artigo até aqui porque você foi induzido a isso.
De forma subconsciente foi, algo despertou-lhe o interesse de chegar até aqui, e você já parou pra pensar quantas vezes isso acontece contigo? Por mais que nosso campo de comunicação por aqui seja escrito (que não deixa de ser verbal), o tempo todo você parou pra se situar, porque você precisou imaginar coisas, nas situações exemplificadas. Que adentram ao propósito do tópico.
Se você chegou até aqui, provavelmente tem agora a visão do Poder da Persuasão.
Que nada mais é do que isso tudo, conforto, cativação, convencimento, induções, atração e sedução nas interações do nosso cotidiano em qualquer campo, como disse anteriormente.

FORMAS PARA ENTENDER E DESENVOLVER A CAPACIDADE DA PERSUASÃO.

Algumas dicas que deixo á vocês sobre técnicas para evoluir na sua persuasão, é buscar a cada interação social uma dinâmica persuasiva. Ou seja, busque sempre captar o feeling de field de onde estiver.

Exemplos:

- A linguagem corporal de uma pessoa.
- A forma com que a pessoa se relaciona com o ambiente em que ela está.
- Como a ela anda, fala, como ela parece estar emocionalmente.
- Os gostos dessa pessoa, o que ela parece gostar ou não gostar.
Etc.

Tudo isso tem a capacidade de lhe entender os três conceitos de, campo visão, verbal-auditivo e cenestésico, filmes e seriados podem ajudar muito nisso a entender, sair de casa e observar o seu mundo também. Comece observando você, seus pais, o seu campo, busque ângulos para compreender, reflita.
Váá Desenvolvendo suas habilidades. Praticando!

Aborde pessoas, converse com pessoas, interaja, crie conforto, e vá avançando.
Uma dica aos iniciantes e aos que estão com dificuldades pra entender seria ler e realizar O desafio Stylelife, que nada mais é do que o desenvolvimento dessas habilidades sociais. Garanto que se você aplicar-se nisso, se desprenderá de muitas coisas:

- AA, inconstância no game, falta de Inner, Insegurança e infinitos outros problemas que vemos diariamente por aqui.

É isso rapaziada. Já diziam os filósofos:
Conheça-te a ti mesmo que conhecerás o universo e os Deuses.

A persuasão nada mais é do que isso, conhecer, desenvolver e conquistar o seu universo e as coisas ao seu redor!

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer a todos que leram o artigo, e deixar aqui que pretendo em breve publicar um artigo sobre olhar rasputiniano in field, técnica que venho desenvolvendo há algum tempo e que tenho muito pra relatar pra vocês pois os resultados vem sendo assustadores no sentido positivo da palavra. Confesso que ainda não postei o artigo porque acho que falta muita coisa ainda a ser explorada, portanto o artigo não está finalizado e não sei quanto tempo vai levar, talvez uma semana, talvez um mês ou nunca seja publicado (eu realmente preciso de mais avanços para ficar satisfeito e publicar algo de alguma qualidade pra vocês).

Enfim comparsas,

Se tem uma critica, complemento ou elogio não pense duas vezes, deixe nos comentários.

Deixo claro de que eu poderia até poderia ter ido além nesse artigo, mas deixo o convite á vocês para complementarem nos comentários caso queiram. Eu realmente não quis deixa-lo muito longo.

Uma outra dica: Esse artigo tem muito a ver com PNL, pra não dizer que são sinônimos. Então, se achou interessante e quiser aprender mais sobre isso e mais coisas não deixe de desfrutar do ouro puro que temos na área destinada a PNL e Hipnose do fórum, afinal buscar lá vocês terão esse e outros infinitos assuntos de de forma muito mais aprofundada e por gente que domina muito do assunto.

É isso rapaziada.
Tamo junto!

OUTROS ARTIGOS:

MUDE SUA VIDA - Organize-se, trace metas e realize sonhos.
mude-sua-vida-organize-se-trace-metas-e-realize-sonhos-t74552.html

SAIA da tua ZONA DE CONFORTO agora!
saia-da-tua-zona-de-conforto-agora-t73431.html

LIÇÕES DE INFÂNCIA – A Primeira Paixonite
licoes-de-infancia-a-primeira-paixonite-t75158.html

# T7 #
:ae

Creative Commons License Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 9.610 de 19/02/98. Infratores terão de responder conforme lei dos direitos autorais.

ANÚNCIOS

[OMCM] M.E.L.O.C.R.O - MEMBRO EXCLUSIVO
#758061 Auuuuuuuuuuul Auuuuuuuuuuul Auuuuuuuuuuuul
Se ta perigoso heim brother?

Otimo artigo.. :ae

Eu ja utilizei muito persuação
Tanto que hoje tenho que me policiar
Que acabo fazendo naturalmente

Recentemente...
Tive uma um reflexão

Será que temos o direito de influenciar as pessoas e persuadi-las?
Naand's - MEMBRO EXCLUSIVO
#758195 Wouuu que artigo!!

Eu não entendia muito sobre PERSUASÃO qual era o seu poder etc...
Agora consegui entender este conceito, você explicou muito bem tudo e entendi perfeitamente..

Irei utilizar em breve!

Abraços e ótimo artigo!

Naand's :ae
Hamunaptra

Entusiasta

#758202 # T7 #, eu vou dizer primeiramente que sinto um grande prazer em ler artigos bem escritos e que tenham um conteúdo a ser explanado, que tenham algo a dizer, e o seu artigo foi um deles.
Eu já aleatóriamente algumas coisas sobre o assunto, mas não me aprofundei o bastante. Como você disse em relação a PNL é algo similar, só que mais especificamente quando nos referimos a persuasão que explora as sensações. Ouve uma época em que comecei usar dos PADRÕES DE LINGUAGENS, tudo porque li um e-book do Jack Ellis, chamado PADRÕES PROIBIDOS. Um tempo depois eu li o livro O CORPO FALA, e ao praticar eu ví que se tratavam de coisas reais e que realmente estavam presentes em nossas vidas, mas que nós não reparávamos. Hoje é perceptível pra mim que falamos 70% com o corpo, os outros 30% é o complemento que sai de nossas bocas.
Sim! Já passei pela situação de comprar um produto porque fui "seduzido por um vendedor", e isso acontecerá hoje, amanhã e sempre. Se eu vou comprar um notebook de uma marca, pode ser que o vendedor me faça comprar uma melhor me convencendo de que por apenas 100reais a mais vale a pena, e isso é real.
Comecei a praticar esses conceitos visuais e auditivos no meu estilo de sedução. Mas comecei pesquisar mesmo porque sou também micro-empresário, e eu vendo meus próprios produtos, a algo interessante foi que eu acabei descobrindo novos conceitos sobre isso tudo:

Eu não sou um cara bonito, não tenho nada que possa me comparar a esses modelos ou a esses caras bonitos, e isso me afetava até certo ponto. Uma vez eu fiquei com uma modelo, loira, magra, pele branca como a neve, olhos verdes bem claros, inteligente... Meus amigos brincavam comigo: "Nossa, você está ameaçando pra que ela fique com você!!!"
Mas a verdade é que, mesmo eu não sendo lindo, eu sempre fui culturalmente curioso, sempre procurei formas de enrriquecer minha mente, e foi isso que a atraiu. Modéstia a parte, eu tenho 23 anos, mas discuto psicologia com meus amigos formados ao mesmo nível, e isso é legal, isso é atraente. Através da fala e de aconrar sentimentos e sensações eu a seduzi.

Hoje em dia isso é bem mais voluntário agora, mas ainda sei que não uso nem 30% do potencial que isso tem, mas vou chegar lá, por enquanto estou treinando muito ainda minha BL, e tenho comigo algumas frases conceitos, dentre elas:
"MOVA-SE COMO SE TIVESSE EMBAIXO DA ÁGUA"

"GESTICULE COMO UM MAESTRO http://www.puabase.com/forum/a-chave-ling-corporal-parte-2-t36125.html

"FAÇA POSES CORPORAIS COMO AS ESCULTURAS GREGAS!"

Abraço man, e como eu disse, exelente tópico!
Hamunaptra

Entusiasta

[OMCM] M.E.L.O.C.R.O escreveu:Auuuuuuuuuuul Auuuuuuuuuuul Auuuuuuuuuuuul

Recentemente...
Tive uma um reflexão

Já me perguntei sobre isso também, mas eu creio que temos direito de utilizar de tudo o que pode ser aprendido! Afinal, se a mente tem esse potencial, porque não testá-los? Mas de preferência com positividade!

Criador do tópico

# T7 #

Entusiasta

Hamunaptra escreveu:
[OMCM] M.E.L.O.C.R.O escreveu:Auuuuuuuuuuul Auuuuuuuuuuul Auuuuuuuuuuuul

Recentemente...
Tive uma um reflexão

Já me perguntei sobre isso também, mas eu creio que temos direito de utilizar de tudo o que pode ser aprendido! Afinal, se a mente tem esse potencial, porque não testá-los? Mas de preferência com positividade!

Acredito que a persuasão é uma habilidade humana, e pode ser desenvolvida para ambos os lados, bem ou mal, temos vários exemplos na sociedade disso.

Sobre o que você disse anteriormente Hamuna, eu já parei pra analisar também que geralmente nos perfis de pessoas persuasivas que não tem beleza física elevada (o que pode anular a ela um dos pilares que é o campo ocular) ela pode possuir o mesmo êxito se desenvolver os outros pilares, que na verdade são na minha opinião, mais decisivos na persuasão.

A beleza atrai, mas a postura convence.

Silvio Santos não é uma figura bonita, seu modo de falar e agir o torna uma pessoa simpática, e isso é atraente por exemplo.

Mas também vejo outros aspectos, como a classe social que também cria uma imagem da pessoa, a imagem bem sucedida é um outro tipo de imagem, mas que entra no mesmo patamar das imagens físicas, o que também acontece com Silvio Santos.

Uma vez lendo sobre Elton John, descobri uma das maiores estratégias dele para valorizar imagem visual, foi usar roupas extravagantes, porque diferente de artistas da época, ele não era um sex simbol, e era considerado uma aberração pela pouca beleza que tinha. Ele aproveitou disso e começou a se vestir de forma correspondente, o que de fato criou uma imagem que resultou em algo atrativo a ele, que influenciou de forma muito significativa além do que ele já fazia que era cantar.

Sobre a voz e linguagem corporal há muitos macetes realmente, confesso que tenho lido muitos artigos e assistido documentários nos últimos tempos.

Me surpreendi vendo um documentário na VIP sobre líderes, vi muitas coisas em comum com eles e passei a perceber muito mais sobre tudo ao meu redor, ritmos de fala, linguagens de dominância etc. Acho fascinante!
BR_closer

Veterano - nível 10

#758225 #T7#,

Ótimo artigo cara.

O homem tem que ter o domínio da persuasão para ser dominante, lider e estabelecer a ordem (levar as pessoas ao progresso).

Creio que a persuasão também envolve a credibilidade, a voz, o vocalulário, a expressão corporal e a aparência. Tudo isso contribui para o sucesso na persuasão.

Parabéns.
Raphael Botelho

Veterano - nível 9

#758234 Excelente artigo!
Eu desde sempre fui muito persuasivo naturalmente, Talvez por causa do meu pai que se expressa muito bem verbalmente e também é uma pessoa extremamente coerente e persuasiva, assim juntamente com meu irmão. Talvez "esteja no sangue"
Agora tomando consciência de alguns fatores de como é feita a persuasão, certamente só tenho á melhorar neste quesito
Valeu!
Abraço!

Botelho
PedroPoa

PUA Avançado

#758312 Parabéns pelo artigo!
Foi como um resumo só do que tem de "fino" nos estudos da PNL.
Achei bem interessante que tu soube resumir bem a questão do "tripé da comunicação".
Materiais como esse mostram o grande erro da grande maioria das pessoas: a falta de comunicação.
Só que isso não se resume ao que sai da boca: o negócio é muito mais abrangente.
Antigamente eu usava apenas 10% do meu potencial, pois tentava seduzir as gatas com as palavras. O que é um tremendo gasto de energia.
As pessoas (principalmente as mulheres), são seres emocionais. Existem regiões específicas no cérebro que possuem os DISPOSITIVOS DA ATRAÇAO (teoria do BadBoy) e saber usar os 3 campos da comunicação acionam esses dispositivos.
Ser um bom comunicador é ter uma comunicação universal que abrange a todos os campos linguísticos.
Abraço