Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

The Potents - MEMBRO EXCLUSIVO
#377199 [centro]Por Que É Tão Difícil Esquecer a Ex-Namorada?[/centro]
por Ike D. Madi

Entenda os mecanismos psicológicos que nos mantém aprisionados às maledetas!


REFORÇO

Na psicologia chamamos de Reforço todo aquele fator que leve a repetição de um dado comportamento.

Ex 1: Você liga para sua namorada e é atendido com carinho e atenção. O carinho e a atenção no caso seriam reforços que tornarão mais freqüente o comportamento de ligar para ela.

Ex 2: Você compra flores pra sua namorada e ela sorri e diz que o ama. O sorriso e as palavras de amor reforçam a freqüência do comportamento dar flores/comprar algo pra ela. Em suma Reforço é algo que o fará se comportar daquela maneira mais vezes.

Extinção: Na psicologia chamamos de Extinção quando suspendemos o reforço de um comportamento e veremos portanto a freqüência desse comportamento diminuir e retornar aos níveis primários.

Ex 1: Você liga para sua namorada e por algum motivo não mais é atendido com o mesmo carinho e atenção. Numa projeção mais longa de tempo o comportamento de ligar para ela entrará em extinção, ou seja, deixará de ser reforçado e diminuirá a freqüência até possivelmente se extinguir.

Ex 2: Você compra flores para sua namorada e ela não sorri e não diz nada. A falta dos reforços que existiam anteriormente farão o comportamento dar flores para minha namorada entrar em extinção e ao longo de um tempo maior provavelmente irá se extinguir.


EFEITOS DA EXTINÇÃO

Basicamente a extinção de um comportamento produz 4 efeitos comuns aos seres humanos. Vou usar um único exemplo pra relatar esses 4 efeitos.

Efeito 1: diminuição da freqüência aos níveis anteriores.

É o que citei anteriormente. Imagine que sua namorada termine com você, o que isso significa? Significa que o seu comportamento de procurá-la perderá os reforços para continuar ocorrendo (Sexo e carinho são reforços comuns para a procurarmos). A longo prazo certamente você não irá mais procurá-la. Esse é um efeito da extinção.

Efeito 2: aumento da freqüência da resposta no início do processo de extinção.

Simples. Antes da freqüência de um comportamento diminuir ela irá aumentar abruptamente. Imagine que sua namorada termine com você, você perdeu os reforços que o faziam procurá-la.

O que acontecerá a curto prazo? A curto prazo observa-se que você irá ligar feito um LOUCO para ela! a freqüência do comportamento "procurá-la" vai disparar loucamente! Se você ligava para ela duas a três vezes por dia agora possivelmente ligará 10 vezes ou mais! A curto prazo sua mente entra num estado desesperador e a freqüência do comportamento sobe assustadoramente.

Já viram o sujeito que era normal, logo após o fim do namoro agindo de maneira obsessiva e frenética? Procurando a namorada o tempo todo? Ligando diversas vezes ao dia? Exatamente. É o efeito 2 agindo sobre a mente.

Efeito 3: aumento na variabilidade da forma da resposta

Já sabem. Ela terminou com você, reforços cortados e extinção agindo. Um fato interessante é que a FORMA de você expressar o comportamento "procurá-la" vai se alterar a curto prazo.

O que isso quer dizer? No começo do processo de extinção você não somente vai procurá-la com mais freqüência mas também irá mudar a FORMA de procurá-la.

Ex: A namorada termina com o sujeito. Observa-se que agora não somente ele a procura mais (liga diversas vezes ao dia) mas também utiliza novas maneiras de procurá-la. Agora ele passou a ligar para as amigas dela, passou a passar de carro na frente do trabalho e da casa dela, passou a mandar e-mails e mensagens de celular.

Não somente mais vezes, mas também de formas diferentes ele irá procurá-la logo após o fim do relacionamento, ou seja, logo após perder os reforçadores (sexo e carinho por exemplo) e entrar no processo de extinção do comportamento "procurá-la". É a mente procurando diferentes maneiras de se obter os mesmos reforçadores.

Efeito 4: eliciação de respostas emocionais (Raiva, ansiedade, irritação e frustração)

Quando um comportamento tem seus reforçadores bloqueados e é posto em extinção verificamos que naturalmente surgem respostas emocionais características.

Ex: A namorada termina com o sujeito. Observa-se que agora ele a procura muito mais, de diversas maneiras e também apresenta episódios constantes de emoções negativas

Lembra do sujeito que ao ser largado passa a buscar a namorada incessantemente (e não consegue) teve episódios de raiva, quebrou coisas, ficou branco de tanta ansiedade, mostrou-se irritadiço ao extremo, encheu a cara por frustração? Esse sujeito estava sofrendo o Efeito 4 da extinção. É uma conseqüência emocional da extinção na mente humana.


RESISTÊNCIA À EXTINÇÃO

Por que é tão difícil extinguir um comportamento? Que fatores tornam tão mais difícil o ato de PARAR de procurar uma ex-namorada?

A seguir explicarei fatores que dificultam:

Fator 1: número de reforços anteriores.

A extinção de um comportamento depende do QUANTO esse comportamento foi reforçado no passado e de QUANTO tempo o comportamento foi expressado.

Ex 1: Um namoro com uma mulher carinhosa, agradável e que faz muito sexo provavelmente terá mais reforços para nós homens. Procurá-la era algo fácil devido a tantos reforços. Ou seja, esse comportamento foi intensamente reforçado no passado. Se ela terminar o relacionamento a mente resistirá um pouco mais que o normal por julgar a princípio o comportamento de procurá-la como altamente recompensador, o que agravará os efeitos citados anteriormente.

Ex 2: Um namoro de vários anos terá reforços por um longo período de tempo. Procurá-la era algo que havia se tornado comum à nossa mente por termos feito isso por tanto tempo. Se ela terminar o relacionamento a mente teremos mais dificuldades para extinguir o comportamento de procurá-la pelo fato de termos nos adaptado por um longo período de tempo a expressá-lo.

Lembrou daquele sujeito que teve um longo relacionamento ou namorava uma garota que ele considerava ideal? Lembram como provavelmente ele demorou mais tempo a esquecê-la? Como passou mais tempo que o normal a procurando e expressando emoções negativas? Exatamente.

Fator 2: esquema de reforço intermitente.

Acho que é a parte mais bizarra e importante desse texto.

Quando um comportamento é reforçado vez sim, vez não observa-se que ele se tornará BEM MAIS resistente à extinção do que um comportamento que foi reforçado de forma contínua.

Ex 1: A namorada terminou com o sujeito, cortou os reforços (sexo e carinho) e ele está em processo de extinção no comportamento "procurá-la". Ele a procura constantemente, liga, passa na casa dela, sente raiva, se frustra. Isso é normal e esperado.

Acontece que quando ele a procura ela não o atende e não o recebe. Se isso continuasse dessa maneira seria perfeito, o comportamento de procurá-la inevitavelmente se extinguiria eventualmente. O GRANDE problema é que de vez em quando a garota o atende, o convida pra entrar ou até mesmo sai/faz sexo com ele.

Para o apaixonado que está em Extinção, QUALQUER atenção da parte da menina é considerado como reforço! Ouvir a voz dela, entrar na casa da garota, etc...

Observa-se que nesse caso, toda vez que a garota dá qualquer atenção ao sujeito o esquema de extinção volta à estaca ZERO! Ou seja, é extremamente difícil extinguir o comportamento de procurá-la se ela de vez em quando der o reforço ao sujeito.

É um calcanhar de Aquiles da mente humana! Aquilo que é bom às vezes é mais difícil de ser esquecido que aquilo que é sempre bom ou sempre ruim.

Lembram-se do sujeito que levou um pé na bunda mas está há meses atrás da ex, obcecado, irritado e frustrado e que DE VEZ EM QUANDO ela dá uma saída ou uma transada com ele? E você vê o sujeito preso nessa debilidade por meses ou até anos? Esquema de reforço intermitente! De vez em quando ele tem, de vez em quando não tem. Isso desencadeia mecanismos de obsessão na mente humana!

Espero ter ajudado a explicar de maneira clara o que acontece com a nossa mente num fim de relacionamento.

ANÚNCIOS

Avatar pua

Criador do tópico

The Potents - MEMBRO EXCLUSIVO
#377205
Leirbag escreveu:Esse texto é muito bom, excelente!
Já o tinha postado em outra oportunidade aqui no fórum ( como-esquecer-sua-ex-namorada-uma-visao-psicoogica-t35182.html#p366318 ).

Abrasss

Puts, foi mal!
Vou alertar para excluírem este aqui.

Abraços!
Avatar pua
jojox6

PUA EXPERT

#377220 [centro]Então se eu entendi bem o texto quer dizer que ligamos como loucos e temos dificuldade de esquecer devido aqueles sentimentos que tínhamos tipo, ela dizendo que te ama quando você dava flores, ela te dando atenção e carinho quando você ligava, falta do sexo etc.
Bem eu tenho um pensamento meio Cafas sobre isso, "A cada mulher que você gostava que você perder, ponha 3 no lugar pra esquecer." :rolf[/centro]
Avatar pua

Criador do tópico

The Potents - MEMBRO EXCLUSIVO
#377223
jojox6 escreveu:[centro]Então se eu entendi bem o texto quer dizer que ligamos como loucos e temos dificuldade de esquecer devido aqueles sentimentos que tínhamos tipo, ela dizendo que te ama quando você dava flores, ela te dando atenção e carinho quando você ligava, falta do sexo etc.
Bem eu tenho um pensamento meio Cafas sobre isso, "A cada mulher que você gostava que você perder, ponha 3 no lugar pra esquecer." :rolf[/centro]

Se fôssemos resumir esse texto numa só palavra, esta seria: CONDICIONAMENTO.

P.S.: já alertei à Moderação para apagar este tópico, então por gentileza, não feedem mais aqui, mas sim no tópico abaixo:

http://www.puabase.com/forum/como-esquecer-sua-ex-namorada-uma-visao-psicoogica-t35182.html#p366318
Avatar pua
fantasmaa

MEMBRO PROFISSIONAL

#377318 Muito bom pra quem tem esse problema, já eu sofria quando eu era beta, mas agora eu nem me importo mais com isso, mesmo que eu esteja mesmo gostando dela eu simplismente coloco na cabeça que sempre virá uma melhor, caso ela que termine comigo. Agora se for eu que terminar eu que digo que virão outros e que ela não deve se apegar tanto a mim assim.
Avatar pua
Tii

PUA EXPERT

#692335 Cara o texto é ótimo, obrigado por postar.
Porem acho que faltou falar sobre quando é concluído um processo de extinção.

Eu procurei sobre isso porem nao achei muita coisa:

Diminuição de Frequência do Comportamento

Reforços não apenas aumentam a probabilidade de incidência no comportamento como também são utilizados para que um determinado comportamento deixe acontecer, estimulando a não-incidência deste. Outra ferramenta comportamental para diminuição de frequência de um determinado comportamento é a punição positiva, pela qual se insere algo aversivo no ambiente, ou também a punição negativa, pela qual se retira algo reforçador do ambiente, e também a extinção, que é a retirada total do estímulo ao comportamento do ambiente.

Em palavas mais simples:
Ou seja, retirar da sua vida tudo que possa fazer você lembrar do reforço

Sera que seria isso?

Abraço