Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Natalia Tezelli

Aprendiz

#1043763 De uns tempos pra cá, venho me deparando cada vez mais com uma série de perguntas dos mais variados assuntos. Tais como “qual a melhor forma de falar pra minha namorada a respeito do pickup?”, ou “como transformo meu atual relacionamento sério em um RMLP (relacionamento múltiplo de longo prazo)?”.
Então, peguemos como premissa o último exemplo. Em uma sociedade na qual a poligamia é tida como indecorosa, dizer-se claramente praticante de algo que beira à poligamia é - no mínimo - um completo desrespeito à moral.

No entanto, crescemos tão convictos de que a sociedade na qual vivemos foi construída a partir de uma única estrutura plausível, que acabamos nos esquecendo dos “porquês” presentes no mesmo contexto e que nos levaram a pensar dessa forma.

A monogamia surgiu séculos atrás, em circunstâncias nas quais as tribos eram comumente nômades, as mulheres tinham relações com vários homens e as crianças eram criadas pela comunidade. Diante de um quadro no qual era evidente a necessidade de se estabelecer um local fixo para moradia e produção de alimentos, criou-se o que hoje conhecemos como propriedade privada.
Desde então, os donos das respectivas terras se viram diante da necessidade de passarem seus bens somente para seus herdeiros. Para isso, era preciso que as mulheres com as quais tivessem relações permanecessem em casa cuidando de sua prole, para que seus parceiros se certificassem de que somente seus próprios filhos teriam acesso aos seus bens no futuro.

Então, surgiu o que hoje conhecemos como monogamia e toda a história na qual já conhecemos. Por isso, abramos nossas mentes. Os valores que herdamos não passam de bagagem histórica-social. Fomos educados para que moldemos nossa própria natureza instintiva e ocultemos, aos poucos, nossos desejos tidos como “libertinos”. Fomos criados para reproduzir o conteúdo que nos foi ensinado.

Isso não significa que, aos poucos, não consigamos desconstruir o que durante toda a vida nos foi imposto. Tudo só depende do quão dispostos estamos a sermos nós os agentes de mudança.

Será mesmo que nunca passou pela cabeça de ninguém abrir mão de um atual relacionamento para que fosse possível permitir-se ter contato com novas vivências? E se passou, quantos já não foram tomados por uma angustiante sensação de que, caso fossem em busca de novas experiências poderiam acabar sozinhos? Permanecer solitário é, sem dúvida, um dos maiores temores da humanidade.
Vivemos em uma sociedade limitante, na qual, querer para si mais do que os outros à sua volta possuem, até parece pecado. Parentes, amigos, namorada. Uma enorme quantidade de seres capaz de fazer com que você abra mão de suas crenças e desejos para que suas próprias consciências condicionadas não sejam afetadas.
Poucos são os que admitem para si que tudo poderia ser melhor. Que poderíamos viver cada um de nossos prazeres, se não vivêssemos em função dos mesmos, como no epicurismo¹, por exemplo.
Por isso, cabe somente a nós lembrarmos àqueles a nossa volta que a vida deve ser vivida sem medos ou inseguranças em relação às nossas perdas. Sair de um relacionamento monogâmico e caminhar em direção contrária não deve ser sinônimo de utopia, embora difícil. Tudo varia de acordo com nosso próprio ponto de vista. Se realmente acreditamos em algo, com o tempo, nos unimos a quem também partilha do mesmo ideal e, aos poucos, fazemos com que aqueles ao nosso redor passem a entender e concordar conosco.

No entanto, se nossos ideais não forem definidos, ou nossas ideias não forem passadas de forma clara, qualquer esforço será inútil, considerando que se nem você acredita no que diz, o que dirá mudar ou formar opiniões alheias. Os relacionamentos múltiplos de longo prazo - RMLP’s, como comumente chamamos - diferente do que muitos acreditam, são capazes de nos proporcionar diversas experiências, nos mostrando um mundo que até então éramos incapazes de perceber. Eles nos dão a oportunidade de fazermos novas amizades, descobrirmos novos lugares, enxergarmos novos pontos de vista, sendo um sentimento que poderia, e deveria, ser compartilhado. Não é certo orgulhar-se por passar toda uma vida preso a um único relacionamento que não lhe faz feliz.

Viva os RMLP's!


[1]: O epicurismo é uma filosofia ateniense que prega a experiência somente através da felicidade, desfrutando dos prazeres existentes e vivência em função dos mesmos, evitando a dor e perturbações ocasionais.

~ Natalia
Hornet - MEMBRO EXCLUSIVO
#1043774 Gostei muito do texto, e achei ainda mais interessante o fato de ser uma mulher quem escreveu (e não estou te chavecando kkk).


Sério, falo isso por que me assusta a quantidade de mulheres que estão se esforçando para que a poligamia seja algo normal, não creio que no atual cenário dessa geração sejam os homens, mas sim as mulheres que estão mais soltas e que não querem se prender a um único parceiro.

Com certeza, o lance das experiências, de descobrir possibilidades, novas amizades, momentos e auto conhecimento. Quando a poligamia existe você pode acabar se conhecendo melhor.

Existem caras que dão diferentes emoções para cada mulher. As vezes uma mulher gosta de um cara por que ele dá a ela aquela sensação de desafio, o cara é o alpha e tal. Porém nas horas em que ela não consegue, ela ta dando pra outro cara, que lhe da segurança, paz...

É um universo complexo, também por que apesar disso existir, hora mais hora menos, um casal se estabelece e eles ficam juntos por um bom tempo.
Avatar pua
Fiel

PUA Avançado

#1043844 Que texto, Nati!
O seu repertório de conhecimento realmente impressiona.
Essa última frase aí é realmente marcante, e me lembrou uma frase que o Erick mandou no Gambit's Room esses dias: "Não deixe que o medo dá solidão faça com que a tristeza durante um relacionamento seja considerada normal"
LukeSeiya

Aprendiz

#1043847 Texto excelente, embora pelo título dê a entender que você iria criticar de forma negativa as RMLP. Essa é a verdade tanto para homens como para mulheres, fomos feitos para nos relacionar com várias pessoas e procriar, é um instinto pura e simplesmente biológico que funciona para perpetuar a espécie.
Calahan

Aprendiz

#1043849 Excelente texto!!! dá pra ver uma facilidade enorme que vc tem em organizar as ideias e deixar tudo muito claro. Concordo 100% e achei super interessante a historia do sugimento da monogamia.

Mto bom.

viva os RMLP's.
Avatar pua
GMGambit

Melhores PUAS

#1043860 BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOM!!!!!!!
E eis a prova viva de que a Social Games 7 não veio pra brincar esse ano. Conheçam a Natália, minha wing, futura instrutora da SG7, e um MONSTRO do Desenvolvimento Social e do PUA.

Excelente post, e é só o começo!

Parabéns, pequena.

~ SG7 Gambit
Avatar pua
Gideon

Aprendiz

#1043885 Sempre é bom conhecer a origem de muitas costumes sociais, inclusive tem muitas destas costumes que chegam a ser ridículas se são consideradas no século XXI. Achei muito bacana teu texto. :ae Muito bom mesmo.

Também queria lembrar que a monogamia foi moldada pela sociedade sim, mas os primates (assim como muitos mamíferos) somos monógamos graças à seleção natural. Também é por causa desta seleção natural que os homens somos muito mais "libertinos" do que as mulheres. E somos mais inclinados à infidelidade, e também a multiplas parceiras sexuais (Vocês sabiam que os gays tem em média 20 vezes mais parceiros sexuais do que as lésbicas?Imagem) As bases da maior parte dos comportamentos humanos encontram-se na nossa história evolutiva.

Continue escrevendo Naty! Gostei da forma que você expus suas ideias e fui surpreendido quando li, pois também achei que era uma crítica as RMLP's heheh

Spock
Avatar pua
Bruno Fox

Aprendiz

#1043891 Querida Natália, você narrou o que passei durante o último ano de relacionamento monogâmico, que ao total foram 4 anos. Aonde eu queria buscar o sucesso e então a minha namorada queria que ficasse preso em um mundo aonde tinha apenas nos dois, até me querendo proibir de sair com meus amigos e chegando ao estado mais grave, negativando para que eu não seguisse no ensino superior. Assim busquei em outras mulheres o que não encontrava mais e propus o relacionamento poligâmico aonde fui julgado pela até pela própria minha família que isso é coisa de homem"galinha". Ficamos assim durante uns dois meses, mas como era muito julgado , veio ao fim desse relacionamento.

Só tenho a dizer que esse foi um ótimo texto e não pode ficar restrito apenas para o pessoal do puabase e sim para sociedade em geral.

-Fox

PremiumSG7
Avatar pua
Tribaldog - MEMBRO EXCLUSIVO
#1043897 Mestre Nati,grande texto!

Agora só acho muito difícil mudar um relacionamento de monogâmico para poligâmico.

Experimentei isso com a minha ex, pois esse foi o meu único relacionamento monogânimo e também de longo prazo. No início desse eu tentava de todas as formas que ele fosse um relacionamento aberto, agora por ser muito inexperiente com relacionamentos de longo prazo fiquei tão envolvido com outros assuntos relacionados a ele que esse acabou ficando de lado.

O interessante que foi a monogâmia que destruiu o nosso relacionamento e mesmo sabendo disso, por já ter criado uma obsessão pela minha namorada, fiquei sem aceitar de nenhuma forma que passássemos a nos relacionar com outras pessoas e tivéssemos carinho um pelo outro. Foi uma das coisas mais idiotas que fiz e devido a isso só fiz perder uma grande companheira.

Eu penso que a estrutura já deva ser moldada do início, com ambas ás partes já tendo bastante maturidade com relação a relacionamentos e tendo em mente o que esperam deles.

Abraços :yaaah