Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução

Criador do tópico

Issa - MEMBRO EXCLUSIVO
#645955 Bom galera eu tenho lido alguns livros de Programação neurolinguística e eu senti vontade de transmitir um pouco do conhecimento que eu adquiri.

Pra começar vamos falar sobre os diferentes sentidos. O sistema representacional de uma pessoa pode ser dividido em Auditivo, cinestesico, visual, olfativo ou tátil(olfativo e tátil, considerado por muitos como dentro do cinestesico).
É importante lembrar que uma pessoa não tem um único sistema representacional, pode ate ter um favorito, mas nunca um exclusivo.

Ta mas que porra é essa daqui?


Calma galera ja vou explicar, o sistema representacional de uma pessoa é a maneira de uma pessoa se comunicar inconscientemente. O mais interessante para qualquer pessoa que queira estudar é sempre lembrar que o mais importante da comunicação não é o assunto, mas sim como o assunto é transmitido. tipo, se você quiser falar "eu entendi" muitas pessoas podem falar "isso fico claro"(visual) ou ate mesmo "entendi em alto e bom som"(auditivo). algumas vezes uma comunicação não da certo ou pessoas não conseguem fechar um acordo de negócios justamente pelo fato de estarem em sistemas representacionais diferentes. como Por exemplo um deles é auditivo e outro é visual. sendo os melhores comunicadores aqueles que conseguem utilizar todos os sistemas representacionais. Aprenda a se comunicar em todas e conseguira escalar todos os terrenos...

aqui em baixo eu coloquei como você pode reconhecer o sistema representacional de uma pessoa pela voz.

Auditivo: a pessoa tem um tom melodico, ressonante, em ritmo medio e frequentemente possuim um ritmo subjacente.
Respiração: regular e no meio do peito.

Visual: geralmente a pessoa fala bem rapido, porque ela quer colocar palavras nas suas imagens, tem um tom de voz alto e claro.
Respiração: a respiração é bem alta e pouco profunda na parte superior do peito.

Cinestesico: tem uma tonalidade baixa e mais profunda, frequentemente é lento e macio, com muitas pausas.
Respiração: ela é mais profunda e vinda do abdômen.

Beleza mais e ae issa mas o jeito que a pessoa fala não tem importancia? foi você que falo em....


Mais é claro que tem, o fato de você escolher uma palavra especifica pra representar algo pode falar muito sobre você, aqui em baixo eu coloquei uma pequena lista, mais pequena mesmo, so para vocês terem uma ideia. Porque colocar a lista toda é sacanagem...

Geral ------------------------------------ Visual ----------------------------------- Auditivo -----------------------------------Cinestesico

Não compreendo.---------------------Estou no escuro.-------------------isso tudo é grego pra mim.----------------não consigo captar isso.

Não sei -----------------------------Ainda não esta claro.---------------Não consigo saber se esta certo.--------- não consigo captar a ideia.

Eu compreendo.---------------- estou vendo o que quer dizer.---------------Isso soa bem-----------------------------Sinto que esta certo.
----------------------------------------ou entendi o quadro

Eu penso------------------------------ Minha visão é...---------------------Alguma coisa me diz que...------------------segura essa imagem....


Eu to com medo de esse topico ficar muito grande mas, ja que comecei agora vou termina hahaha.

aqui em baixo segue uma imagem de como você pode observar o sistema representacional de uma pessoa através dos olhos dela, LEMBRE-SE que algumas pessoas tem esse sistema invertido.

Imagem
Off topic:
eu pretendo fazer outras continuações desse assunto, mais vai depender exclusivamente do feedback
S M I T H

Veterano - nível 10

#646004 Cara .
Eu não tenho muito o que dizer , apenas que gostei muito do topico !

Mais é algo , que eu tenho interesse em aprender, e se puder continuar com os topicos, de forma simples e que ensine bem, agradeço !.

Acho complicado demais , pelo menos ainda.. Usar essa comunicação com alguem, por exemplo, prestar atenção na voz e respiração, assim como nas palavras... tem que decorar man ?

Tu já consegue deesenvolver isso de boa numa conversa ?

Criador do tópico

Issa - MEMBRO EXCLUSIVO
#646023
S M I T H escreveu:Cara .
Eu não tenho muito o que dizer , apenas que gostei muito do topico !

Mais é algo , que eu tenho interesse em aprender, e se puder continuar com os topicos, de forma simples e que ensine bem, agradeço !.

Acho complicado demais , pelo menos ainda.. Usar essa comunicação com alguem, por exemplo, prestar atenção na voz e respiração, assim como nas palavras... tem que decorar man ?

Tu já consegue deesenvolver isso de boa numa conversa ?



opa S M I T H eu to pensando em colocar uns videos, que eu acho que vão ajudar a entender alguns conceitos, como a parte de respiração, voz e tal. Mas eu posso te dizer, que tem como decorar sim, o negocio é igual uma materia escolar, você tem que praticar senão acaba esquecendo.
Eu não vou mentir e falar para você que eu consigo observar a respiração, mas eu posso te falar que eu ja sei observar as palavras e a voz da pessoa e ter uma classificação.
S M I T H

Veterano - nível 10

#646060 Po cara .
Se vocês levar adiante , essa ideia dos videos, vou ficar muito agradecido , creio que não só eu .
Mais todos que acompanharem.

Só essa evolução que tu falou, já é muita coisa cara, perceber as coisas que tu percebe , bom..

Qualquer novidade, é só avisar irmão... tou no aguardo !