Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Focus_Fire

Aprendiz

#934843 Fala aí, galera. Tudo blz? Focus Fire por aqui. Hoje vou dar continuidade a série de artigos que estarei escrevendo sobre Inteligência Emocional. Existe muito a se falar sobre esse tema e espero conseguir me expressar de forma clara o suficiente para não abrir margem a interpretações equivocadas. Vale lembrar que fiz um artigo introdutório. Sugiro que faça uma leitura dele antes de seguir adiante.

Como minar o seu sucesso

Boa leitura!


Presença: Viva o agora ou deixe para nuncaSentei na areia fofa, de frente para o mar, e observei o horizonte. Tentava me concentrar naquela paisagem sensacional que estava a minha frente, mas as vozes na minha mente continuavam criando projeções de como seria meu futuro ou relembrando fatos ocorridos no passado. Tentei calar a voz dos meus pensamentos e... sucesso. Total silêncio em minha cabeça. Depois de 2 segundos de paz, um novo pensamento e lá estava eu, mergulhando naquele futuro ilusório que esse pensamento estava criando.

Achou bizarro o trecho acima? Pois bem, isso aconteceu há alguns meses atrás com a pessoa que vos escreve. Poderiam me chamar de maluco só pelo trecho acima, mas a verdade é que isso acontece com praticamente todo mundo e de forma bastante frequente. Topa fazer um teste agora, na íntegra?

Quero que você feche os olhos, silencie as vozes na sua mente e se concentre em sua respiração. Faça isso até que você consiga perceber que o silêncio na sua cabeça tenha sido interrompido por um pensamento. Quando isso acontecer, abra os olhos e responda as perguntas abaixo.

- Desde que você calou a sua mente até surgir o primeiro pensamento, quanto tempo você acredita que tenha passado? (segundos, minutos...)
- Esse primeiro pensamento foi uma projeção do futuro, um acontecimento passado ou algo do presente (algo sobre o fato de você estar se concentrando na respiração)?


Se você topou fazer esse teste, deixe nos comentários o resultado desse experimento. Se não topou, saiba que você está abrindo mão da oportunidade de vivenciar conscientemente um pouco do que expressei na introdução; mas enfim, a ESCOLHA é SUA.

Aos que tentaram, percebeu como é difícil parar de pensar e se concentrar em alguma outra coisa? Agora, se você não consegue se concentrar bem em algo tão trivial como a sua respiração, imagine se concentrar no que a outra pessoa está falando pra você. Estar consciente de que o processo acima existe e está acontecendo com você a todo instante é o primeiro passo para o que chamarei de Presença.

Presença - É a capacidade de estar consciente sobre o que está acontecendo AGORA, tanto internamente, quanto externamente.


Quero que a partir de agora você fique atento ao próximo pensamento que irá surgir na sua cabeça. Quando percebê-lo, observe-o conscientemente e veja que ele é uma projeção do futuro ou algo que aconteceu no seu passado. E sabe por que isso acontece? Porque sua mente só consegue trabalhar nesses pontos. Ela jamais conseguirá projetar algo sobre o Presente. Já percebeu que enquanto você toma banho, costuma estar pensando em qualquer outra coisa, menos em que você está tomando banho? Eis a sua mente trabalhando para te tirar do momento presente. E qual a consequência disso? Você deixa passar muitos detalhes importantes das situações que acontecem no seu dia-a-dia (na área da sedução, estará perdendo aqueles pequenos detalhes que podem te orientar sobre qual o próximo passo a ser dado - veja meus RCs).

Portanto, como explorar na prática isso que falei acima? Bem simples! Quando estiver fazendo uma atividade qualquer (tomar banho, ler, estudar...etc) tente calar conscientemente os pensamentos e foque naquilo que você está fazendo. Depois de poucos segundos os pensamentos irão voltar. Perceba-os e cale-os novamente. Você notará que no começo sempre é bem difícil. Os silêncios mentais irão durar poucos segundos, porém a medida que você começa a repetir esse processo, dia após dia, o silêncio vai durar cada vez mais e você estará cada vez mais presente nos momentos da sua vida.

Esse processo pode ser usado de forma similar para suas emoções. Pare nesse instante e perceba como você está se sentindo. Feliz? Triste? Nervoso? Com raiva? Enfim, perceba isso. Você gosta da emoção que está sentido no momento? Se sim, deixe que ela permaneça dentro de você. Se não, questione-se sobre o motivo que fez com que você ficasse tomado por essa emoção e se deve realmente se sentir assim pelo que aconteceu. Por fim, tente extrair algum aprendizado do que te fez se sentir desse jeito.

Sei que isso tudo pode parecer bem surreal para muitos, mas quando você vivencia esse processo e começa a colher resultados, passa a dar o devido crédito ao poder dessa ferramenta. E sabe por que ela funciona bem? Porque VOCÊ é mais do que seus pensamentos, mais do que sua mente inconsciente, mais do que suas emoções e seus comportamentos. Você consegue CONTROLAR como tudo isso afeta a SUA realidade.

Para finalizar o artigo, gostaria de deixar algumas sugestões que deram certo para mim e podem fazer com que você consiga explorar de forma ainda mais concisa a Presença. Vale destacar: são SUGESTÕES. Não se sinta obrigado a fazê-las. Só o que já vimos acima é suficiente para estarmos presentes em nossas atividades diárias.

- Meditação: Lembra aquele primeiro exercício que fizemos nesse artigo? Sim, foi meditação. Tente executá-lo 10 minutos(sem interrupções) por dia (use um alarme para te ajudar a contar o tempo) e vá subindo o tempo, se desejar (eu medito 2 vezes por dia, 30 minutos cada). Costumo usar um app chamado Buddhist Meditation Trainer. Ele te ajuda a criar o hábito de meditar, começando por meditações de duração menor (4 minutos) e vai aumentando gradativamente. Além disso, no final de cada sessão você ainda recebe uma mensagem (em inglês) para refletir. Fica a dica!

- Leia "O Poder do Agora" de Eckhart Tolle: Nesse livro você terá um aprofundamento de tudo o que falei nesse artigo, além de outras informações extremamente úteis. Para quem não quer comprar a mídia física, o livro pode ser encontrado aqui na biblioteca do PUABASE (na época baixei aqui).


Que comece a caminhada em direção a SUA verdadeira realidade. E aí, está pronto?


Abraços,
FF
Avatar pua
O Comedor top

Aprendiz

#934851 Ótimo Artigo Focus Fire !
Realmente eu tenho muito esse problema de n ''estar'' no presente,fiz o exercício e consegui ficar uns segundos e pensei em algo que estava no presente e n me concentrei na respiração !
Mas vou começar a fazer meditação e começar a ler o livro o poder do agora,não consegui pcs,kcs e fcs por estar pensando no futuro ou no passado e n ter a ação correta na hora do jogo !
Mas isso vai mudar,obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre inteligência emocional com a gente,será de grande valia ! Abrs FF !
Avatar pua

Criador do tópico

Focus_Fire

Aprendiz

#934905 E aí, O Comedor Top. Tudo blz? Obrigado pelo feedback. Fico feliz em saber que tenha gostado do artigo. Pensou em algo que estava no presente? Tem certeza que não foi uma projeção do futuro? Muito bom saber que está disposto a realmente mudar. Espero que tenha muito sucesso na sua jornada!

Abraços,
FF
Aomine

Veterano - nível 9

#934930 Muito bom, Focus!
Eu fiz o teste acima. No meu caso, ou eu era interrompido por uma projeção do futuro ou pelo simples fato de eu estar respirando, tipo "Eu estou respirando faz mais de 5 segundos" ou algo assim. Não sei se consegui explicar muito bem, mas acho que você entendeu.

Eu já meditei algumas vezes e tive um bom resultado na mesma hora. Eu consegui pensar mais antes de falar e até consegui me expressar melhor, mas eu não conseguia manter por muito tempo. Como eu me sentia com a meditação era totalmente diferente de como eu me sentia sem ela. Eu tenho algumas manias de criar projeções do futuro e a meditação dava uma boa controlada nisso.

Muito bom o tópico, Fire!
Eu já sabia de algumas coisas, mas aprendi outras também.
Obrigado pelo tópico !!! :yaaah
Avatar pua

Criador do tópico

Focus_Fire

Aprendiz

#935019 Grande Aomine. Tudo blz? Obrigado pelo feedback, brother. Fico muito feliz em saber que fez e teste e que curtiu o post. O que aconteceu com você no teste é o mesmo que acontecia demaaais comigo. Hoje, depois de aproximadamente 1 mês de meditação, já tenho um controle bem maior sobre meus pensamentos e isso vem me ajudando bastante. Eu tinha muita dificuldade em estar presente no momento e isso me fazia deixar de aproveitar muitas coisas.

Hoje percebo o quão ruim era viver preso em minha mente. Não estou livre dos meus medos e resistências, mas aprendi a lidar um pouco melhor com eles e os benefícios são gigantescos. Quero muito que outras pessoas também consigam estar presentes no momento e saiam desse estado que tive há pouco tempo atrás.

Abraços,
FF
Elitino - MEMBRO EXCLUSIVO
#935029 |Rapaz gostei desse teu topico que postou eu fiz o teste por alguns segundos e tudo que conseguir foi que eu parei todos os meus pensamentos e pensava em silencia-los e depois no segundo foi por mesmo tempo e me concentrei também no fato de eu estar tentando silenciar minha mente mais meu pensamento fugiu pra o ato de tentar controlar a respiração pra isso e fui interrompido pelo sinal de mensagem chegando ao meu telefone cara isso que tu levantou aqui nesse tópico foi simples porem verdadeiro e profundo tu me fez lembrar de que ontem eu vi algo sobre o tipo em uns de meus arquivos sobre motivação, bem eu acho que tem haver com que tu falou bem parecido com o que eu vi nesse video.Desculpe é que ainda não descobri como carregar videos nas mensagens aqui no topicos do forum. Eu irei meditar e faz o que tu falou. E provavelmente ler esse livro.
Avatar pua
Liteck

Aprendiz

#935235 Segundo artigo que leio seu FF, continue postando mais sobre o assunto.

Respondendo ao exercício que você propos, fiquei cerca de cinco minutos com os pensamentos em silêncio até que pensei "Posso ficar o tempo que quiser assim" rs
Já prático a meditação a dois anos, creio que seja por isto.
Avatar pua

Criador do tópico

Focus_Fire

Aprendiz

#935414 E aí, Elitino. Tudo blz? Obrigado pelo feedback. Fico feliz em saber que gostou do artigo! O vídeo trouxe de forma bem clara a mensagem que busquei trazer nesse artigo! Obrigado por compartilhar e espero que muitos outros tenham acesso a esse vídeo também!

Abraços,
FF

----------------------------------------------------------------------------------------

E aí, 1PuaGBR. Tudo blz? Obrigado por mais esse feedback. Fico muito feliz em saber que você tem curtido e vem acompanhando meus artigos! Espero que tenha muito sucesso tanto na área da sedução como em todas as outras áreas de sua vida.

Abraços,
FF

---------------------------------------------------------------------------------------

Grande ric19. Tudo blz? Essa é a melhor parte de fazer parte dessa comunidade: podermos enxergar as coisas por outras perspectivas. Fico feliz que tenha colaborado para que você pudesse ver esse tema de uma forma um pouco diferente da que havia percebido. Obrigado pelo feedback.

Abraços,
FF

---------------------------------------------------------------------------------------

E aí, Liteck. Tudo blz? Fico muito feliz que esteja gostando dos temas e venha acompanhando meus artigos! Em breve estarei trazendo mais artigos para a comunidade.
Já faz meditação a tanto tempo assim? Muito bom saber!! Comecei a cerca de 1 mês com a meditação, mas os resultados tem sido sensacionais!! Sucesso pra ti, brother.

Abraços,
FF