Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

carminati

Veterano - nível 2

#604250 Oh, hail!

Galera, este é um minha centésima mensagem e eu escolhi fazer um post que discute alguns princípios da PNL que podem nos ajudar. Muitas vezes se confundem com os próprios princípios do PU.

São dez pontos (que eu tomei a liberdade de parafrasear e comentar) que eu retirei do artigo de Ibrahim Abdul-Malik, "As Pressuposições da PNL", que pode ser encontrado no www.golfinho.com.br. Os mesmos são:

1. Construímos mapas internos a partir da nossa percepção do mundo (território) - feita através dos cinco sentidos - e este mapa é a nossa realidade. Ou seja, realidade que é única para cada ser humano. Este mapa não é, portanto, sinônimo de mundo real.

Por ser uma experiência individual, todo mapa do mundo é certo e nenhum é errado. Mas os mapas não são igualmente úteis para "negociar" o território. São considerados mais ricos os mapas mais detalhados.

Tenha sempre o mapa mais rico e tente descobrir como são os mapas dos seus alvos.

2. Diante de qualquer situação, teremos mais eficiência de ação quanto mais opções de resposta tivermos. E a pessoa mais apta a ter mais escolhas é aquela com maior flexibilidade de pensamento e de comportamento.

Procure sempre expandir as experiências e se tornar mais flexível.

3. Os resultados que obtemos nunca consistem em fracassos, são sempre feedbacks. Ou seja, qualquer resposta obtida serve para guiar as ações e são novas oportunidades de aprender.

Este ponto é essencial no PU, porque nos incita a ir sempre adiante independente dos resultados que temos.

4. O significado de uma comunicação é a resposta que ela suscita numa pessoa e não a intenção daquele que comunicou.

Por isso tome sempre cuidado com os termos que usa quando quer comunicar alguma mensagem.

5. As pessoas sempre fazem, entre as opções disponíveis, a escolha que lhes proporciona maior chance de sobreviver, obter prazer, criar um ambiente seguro ou evitar dor/sofrimento.

Quando quiser estabelecer uma zona de conforto com alguém, leve isto em consideração.

6. TODAS AS PESSOAS possuem recursos que lhes permitam agir eficazmente no mundo, o que não quer dizer que elas tenham a habilidade de fazê-lo.

7. Todo comportamento tem uma dimensão positiva em algum contexto. Em PNL, ao lidar com alguém, focaliza-se a ação positiva e não os aspectos problemáticos do comportamento.

8. Em qualquer situação que estivermos, sempre teremos um outra escolha, mesmo que seja invisível para nós. Estar esperançoso é o modo mais eficaz de superar o desespero nesse momento.

9. Não somos apenas corpo e mente, somos, sim, "corpomenteespírito". Uma mudança em qualquer um dos três componentes afeta os outros dois, independente de qual seja afetado primeiro. Trata-se de um sistema em equilíbrio.

10. SE ALGUÉM PODE FAZER ALGUMA COISA, ENTÃO ISSO PODE SER MODELADO E ENSINADO AOS OUTROS. "Modelar performances bem sucedidas leva à excelência. Excelência portanto pode ser duplicada."

Este princípio é o que guia o aprendizado de PU.


Espero que possam aproveitar ao máximo esses ensinamentos quase dogmáticos.


Abraço & sucesso.
Avatar pua
Instint0

MEMBRO PROFISSIONAL

#604300 Que bom que você está com este espirito de contribuir...

Realmente estes principios modelam e ajudam na sedução.

1 - Percepção de realidade, realidade pode ser mudada por um idividuo a qualquer momento pois a realidade do mundo que ele ver ao redor é regida apenas por ele.

3 - Nada se perde, tudo se acrescenta.

5 - Se algo é bom vamos na diração dele, mas tem algo melhor, muda se para ele.

7 - Ver o lado bom da vida "O otimista diz que vivemos no melhor dos mundos, o pessimista teme que isso seja verdade"

8 - Nada é reto, sempre se pode achar uma curva.

9 - Temos que ser forte interiormente para sustentar o exterior, e ter ações externas que possam fortalecer o interior para se criar um equilibriu.

10 - Só ensina quem sabe.


Amigo muito legal seu artigo, muito bom mesmo es´ta de parabens.
Avatar pua
John Kramer

Veterano - nível 3

#604309 Gostei de seu artigo, isso não é a base apenas do PUA, tem que ser levado adiante...

Ser aplicado também em nossos cotidianos.

Parabéns, e obrigado pela contribuição

abraços
Avatar pua

Criador do tópico

carminati

Veterano - nível 2

#604547 John,

No meu caso, que sou graduando em licenciatura, eu busco levar isso pra vida toda e, inclusive, para o Ensino. Tudo se confunde, já que o PU é um grande ensino sobre a vida.


Abraço.
maicon_m

Veterano - nível 10

#604586 Gostei da citação:

Temos que ser forte interiormente para sustentar o exterior, e ter ações externas que possam fortalecer o interior para se criar um equilibriu.

O inner game deve ser aprimorado o quanto antes. Para o PUA o conhecimento em outras áreas não importa o quão profundo seja, se não estiver aliado ao inner game é um conhecimento fraco.

E a PNL tem um papel crucial na modelagem do nosso jogo interior.
Avatar pua
Sartorio

Melhores PUAS

#604646
MOVIDO DE: Artigos e Debates

As áreas do fórum foram criadas para manter ordem e fácil acesso a tópicos de mesmo assunto. É importante respeitar essas áreas senão o fórum vira uma bagunça. Crie seus tópicos nas áreas certas e ajude a manter o fórum organizado.Na página principal, abaixo do nome de cada área tem a sua respectiva descrição. Essas áreas e descrições não foram feitas para que o fórum seja "bonitinho". Elas mantêm a ordem no fórum, dando fácil acesso ao assunto que você procura. Pense no fórum sem as áreas definidas. Seria uma bagunça, não seria?! Então respeite o fórum e crie seus tópicos nas áreas corretas.

Seja esperto.
Avatar pua
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#606084
carminati escreveu:Sartorio,

Se isso não é um artigo, nem um debate, que raio isto é?

Primeiramente parabéns cara pelo artigo, eu meio que já mentalizei todas estes pressupostos da PNL pra minha vida pois são muito bons!

Agora a tua dúvida, tomei a liberdade de responder a pergunta direcionado ao sartorio, este artigo por se tratar de PNL deve ser postado neste fórum para o qual ele foi movido: "PNL e Hipnose".

Este fórum se localiza na seqüência destes links: PUA BASEHallOutrosPNL e Hipnose

:ae
Avatar pua

Criador do tópico

carminati

Veterano - nível 2

#607595 Psycho,

Podes crer, cara. Eu nem tinha reparado nessa área. Aí, na dificuldade de encaixar, eu coloquei em Artigos e Debates. Valeu pela resposta cordial.

Abraço.