Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

lead

Aprendiz

#860279 Desculpa pessoal se essa duvida for muito básica mas eu estou começando meus estudos sobre PNL e antes eu já tinha lido algo sobre hipnose, e para mim era a mesma coisa. Porem, eu vi uma entrevista do jahpz que ele diz que são coisas diferente, ai fiquei na duvida. Qual a diferença fundamental?
Avatar pua
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#860937 Alguns autores afirmam que PNL e hipnose são nomes diferentes que representam uma mesma coisa. Em um certo ponto eles estão certos, ambas trabalham com padrões linguísticos capazes de induzir ao transe e provocarem mudanças pessoais. E se tratarmos a PNL como estritamente isso, PNL e hipnose seriam realmente a mesma coisa.

Porém a PNL não se restringe apenas em desenvolver e aplicar padrões hipnóticos da linguagem. A PNL possui vários modelos e técnicas que vão além da hipnose. Os primeiros modelos da PNL eram profissionais que não se consideravam hipnotistas, como no caso do criador da Gestalt terapia, o alemão Fritz Perls, a universalmente famosa terapeuta familiar, a americana Virgina Satir, o célebre antropólogo britânico Gregory Batson, o famoso linguista polonês Alfred Korzybski, o grande linguista americano Noan Chonsky, entre vários outros nomes antes que Bandler e Grinder (Os criadores da PNL) tivessem tido o seu primeiro contato com a hipnose de Milton Erickson (considerado pelos próprios criadores da PNL como o principal de todos os seus modelos)

Além disso a primeira técnica da PNL foi chamada de modelagem, que consistia em observar todos estes nomes de sucesso acima, em ação, identificar os padrões linguísticos responsáveis pelos seus resultados positivos e modela-los, mapeando e ordenando-os de forma sistemática de forma que outros seguindo este modelo copiado pudessem conseguir resultados semelhantes aos do modelo original.

Por isso, na minha opinião, a PNL não é o mesmo que hipnose, mas a hipnose é um dos modelos fundamentais da PNL.

A diferença é que a hipnose se concentra na ideia de provocar mudanças pessoais mediante a utilização de padrões linguísticos hipnóticos capazes de provocar uma alteração do estado de consciência, levando a pessoa ao transe, e utilizando deste estado mais suscetível para aplicar as técnicas capazes de provocar as mudanças desejadas. Já a PNL, além de fazer isso, se concentra em outros assuntos que vão além do que é feito com padrões linguísticos hipnóticos. Como por exemplo, a modelagem de habilidades pessoais, as pistas de acesso ocular, as teorias sobre modelo de mundo, submodalidades, sistemas representacionais e as técnicas relacionadas e elas, entre outros.

Abraços!
MC ÓDAS

Aprendiz

#884109 Então só para eu entender bem: quando se esta usando scripts..descrevendo estados, emoções, sensações, assim como ross jefries faz e assim como o ex. :

"Você acha que a maioria dos homens sabe o que as mulheres realmente querem?" (Ela vai
rir, é claro.)
"Eu acho que a maioria dos homens PENSA que sabe, mas acho que a maioria dos homens
comete um erro enorme quando o assunto são mulheres".
(ISTO vai deixá-la intrigada).
"O erro é que eles não reconhecem que em cada mulher existem realmente mulheres... a
mulher natural e a mulher programada culturalmente. A mulher programada culturalmente
é a que tem todas as regras e funções... todas as restrições, constrições... todos os "deve",
"não deve", "pode", "não pode", etc. Mas a mulher natural... é a mulher pura, aquela bem
dentro de você, onde você guarda suas memórias mais excitantes... onde você pensa nas
suas fantasias.... sonhos... possibilidades incríveis... as coisas que você faria se ninguém
estivesse olhando e que ninguém saberia, nem seus melhores amigos. maioria dos homens
faz coisas que somente despertam a mulher programada culturalmente... Mas quando um
homem, um homem raro, pode tocar a mulher naquele lugar especial, de todas as maneiras
especiais que você quer ser tocada... de maneiras que você talvez nem consiga admitir a você mesma... então uma transformação quase completa ocorre...e você começa a florescer
de maneiras inimagináveis. Então eu acho que o homem inteligente é o homem que sabe
que esse lugar está lá... esperando... mesmo considerando o fato que as mulheres na maioria
das vezes têm que esconder isso tudo... e mesmo assim, esses sentimentos ainda estão lá".


Esta se usando HIPNOSE? OU SEJA, é a mesma hipnose ericksoniana definida no livro atravessando passagens em psicoterapia a desenvolvida por Milton Erickson?....e consequentemente PNL que é a hipnose uma de suas áreas?
Desde ja agradeço!
Avatar pua
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#884122 Esta se usando hipnose ericksoniana sim, não de forma tão elegante e eficiente como descrita no livro "Atravessando", mas ainda assim um tanto eficiente da maneira como usada pelo Ross quando aplicada a sedução.

O Ross também estudou PNL além da Hipnose Ericksoniana propriamente dita, neste caso não só os padrões característicos da hipnose ericksoniana são usados, mas também outras técnicas de PNL que vão além da hipnose ericksoniana.

Evidentemente este script contem hipnose/PNL. Não só porque o seu criador aplicou padrões característicos das duas áreas, como também pelo fato da hipnose ericksoniana ser o principal pilar da PNL. Logo quando se aplica PNL de forma hipnótica, aplica-se também automaticamente hipnose ericksoniana.
MC ÓDAS

Aprendiz

#884175 Psychokiller disse:
"neste caso não só os padrões característicos da hipnose ericksoniana são usados, mas também outras técnicas de PNL que vão além da hipnose ericksoniana".

Poderia me dizer por favor que outras técnicas são estas e uma breve descrição delas com exemplos.
Avatar pua
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#884451 Um Script como este sem explicação não revela muito do que foi feito.

Mas como Ross conhecia bem tanto de Hipnose Ericksoniana quanto de PNL há de se esperar que ele tenha usado algumas técnicas que vão além do que esta escrito.

Ancoragem, assinalação de analógos, espelhagem corporal, entre outros.

A ancoragem é por exemplo uma técnica característica da PNL.

Quando uma reação (comportamental ou emocional) chega ao seu ápice, o PNlista a associa a um estimulo externo (um toque, um som, ou uma imagem). Desta forma a reação fica associada ao estimulo, assim se cria uma ancora, onde o estimulo externo em questão funciona como um gatilho que dispara a ancora e desencadeia a reação ancorada.

Exemplo, digamos que ao final do script quando o PNLista diz "... e mesmo assim, esses sentimentos ainda estão lá". A garota esta imaginando como é se sentir da forma como descrita pelo Script, digamos que neste momento ela chega ao ápice da experiência. O PNLista ancora esta sensação/reação a um estimulo externo (um leve toque no ombro), associando o toque a reação/sensação em questão. Agora, sempre que ele quiser que a garota se sinta daquela maneira novamente, não necessitará realizar todo o script de novo, e bastara apenas toca-la naquele mesmo lugar daquela mesma maneira, e o estimulo desencadeará toda aquela sensação/reação prazerosa na garota novamente.

O Ross quase sempre fazia isso, usava ancoragem para associar um estimulo externo a uma reação desejada desencadeada na garota pela aplicação de alguns de seus scripts, facilitando desta forma o seu trabalho de fazer a garota se sentir da maneira que ele queria, onde com a ancora eliciada ele não precisava mais aplicar todo o script novament para fazer a garota se sentir daquela maneira desejada, bastando apenas usar a ancora na qual aquela reação estava associada, e pronto, toda aquela reação desejada vinha a tona na garota novamente.

Esta é uma técnica característica da PNL.

Abraços!
Abraços!
MC ÓDAS

Aprendiz

#884799 Pronto man você chegou exatamente onde eu queria com sua resposta, pois estou lendo o Atravessando Passagens em Psicoterapia e nele tem tudo isso ai: Ancoragem, assinalação de analógos, espelhagem corporal, entre outros, no entanto parece se tratar de um livro de hipnose ericksoniana e não de PNL, pelo menos é o que pensei quando comecei a ler, e que os autores estão demonstrando/ensinando HIPNOSE, então sendo assim neste scripts é pura hipnose ( que seria uma parte da pnl), e não tem nada além da hipnose. Ou nesta parte do livro: Ancoragem, assinalação de analógos, espelhagem corporal, entre outros, os autores se desviam da HIPNOSE ERICKSONIANA pura?
Não sei se você me entendeu. mas é que como você disse: "neste caso não só os padrões característicos da hipnose ericksoniana são usados, mas também outras técnicas de PNL que vão além da hipnose ericksoniana", ai fiquei na dúvida.

Abraços!
Avatar pua
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#884999 O livro Atravessando é focado nos padrões de Milton Erickson, é o que Bandler e Grinder identificaram enquanto analisavam o comportamento de Erickson e os modelavam para serem descritos e ensinados a outros.

Mas quando eles executam os padrões de erickson eles o fazem em conjunto com o que aprenderam observando outros comunicadores de sucesso modelos da PNL (Satir, Perls e etc.) refinas e modificados por eles, mais aquilo que desenvolveram por si próprios. E este conjunto de conhecimento aplicado na indução de um transe por Bandler e Grinder ou outro PNLista qualificado é o que chamamos de PNL. Que em essência possui características distintas da hipnose ericksoniana pura, mas que se somam a ela.

A ancoragem é usada na hipnose ericksoniana, mas não é original da hipnose ericksoniana, e já existia em outras formas de conhecimento, sendo porém estruturada e refinada por Bandler e Grinder.

Algumas técnicas são ainda mais especificas, me parecendo terem nascido originalmente na própria PNL, como a teoria das pistas/movimentos oculares. O que aprece ser uma teoria que direciona a ação do PNLista, sendo esta teoria aparentemente genuína da PNL. Não sendo observada na hipnose por exemplo.

Abraços!