Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#778608 O significado de PNL apesar de parecer complexo e obscuro, é na verdade muito simples:

PNL - Programação Neurolinguistica.

A parte Neuro da PNL entende que todas as nossas impressões da realidade e comportamentos provenientes delas, são gerados pelos nossos processos neurológicos da visão, audição, tato, paladar e olfato. Percebemos o mundo a nossa volta através de nossos cinco sentidos, representamos essa informação internamente com nossos pensamentos, e reagimos ao que acontece a nossa volta de acordo com esta representação do mundo que fazemos.

A parte lingüística está ligada a maneira como usamos a linguagem para expressar esta representação interna que temos do mundo e dos eventos que acontecem a nós.

A parte Programação é referente a maneira como programamos nosso processos mentais e comportamentos a fim de produzirmos resultados específicos.

A Programação Neurolinguistica é um conjunto de conceitos e ferramentas que tem como objetivo explicarem como a mente humana funciona e como podemos molda-la e programa-la para podermos produzir resultados mais desejados e mais produtivos através do entendimento e uso mais produtivo da linguagem e dos processos mentais de pensamentos e sensações.

A PNL é um campo da psicologia aplicada, sua principal técnica é conhecida como Modelagem, uma técnica que consiste na habildiade de observar pessoas realmente boas no que fazem em plena ação, o modelador (aquele que observa) consegue através de uma apurada percepção sensorial identificar os padrões comportamentais que fazem diferença no resultado final daquele que está em ação (o modelo observado). O Modelador mapeia estes padrões comportamentais de sucesso de maneira sistemática ordenada e exclui aqueles que são desnecessários, e com um pouco de testes já consegue por em pratica com eficiência este modelo sistematizado, de forma a conseguir os mesmos resultados de sucesso do modelo original (A pessoa que foi modelada).

O modelo por estar mapeado e sistematizado, pode ser copiado e empregado por qualquer pessoa, basta apenas que ela assimile a ela mesmo, os mesmos padrões comportamentais de sucesso do modelo original.

A PNL, através de seus idealizadores, Richard Bandler e John Grinder, modelou e sistematizou varias ´técncias e ideias de pessoas de sucesso em terapia e comunicação, não só os comportamentos delas mas também suas idéias e teorias. A base teórica da PNL é basicamente toda copiada de outras fontes, e adaptada aos demais modelos copiados, e as idéias dos próprios idealizadores de forma ordenada para que possa fazer sentido e que seja eficiente.

Os principais modelos copiados são Milton Erickson, pai da hipnose Moderna mais conhecida como Hipnose Ericksoniana, Virginia Satir, famosa terapeuta familiar e criadora de padrões originais de comunicação e percepção de mundo. Fritz Perls pai da Gestalt Terapia, Gregory Batson famoso Antropólogo britânico. Alfred Korzibsky Polonês criador da Semântica Geral e aquele que cunhou a famosa frase "O Mapa não é o território". Noan Chonsky, famoso lingüista americano e criador da teoria da estrutura profunda e superficial da linguagem. E vários outros modelos que deixariam a lista muito extensa.

Esta é uma definição simples e curta sobre o que é a PNL.

Desejo a vocês muito sucesso em suas pesquisas e emprego da PNL.

Um Abraço.

Psycho!
Avatar pua
Apolo7 - MEMBRO EXCLUSIVO
#784934 Legal cara,queria te agradecer pelas explicações sobre padrões de linguagem muiito bom.Bem o pilar central da PNL é sem duvida Milton erickson,eu postei um link dum vídeo raro aonde mostra o próprio usando os padões de linguagem,ta em inglês mas da pra entender e ver as tecnicas e como usar a voz hipnotica

milton-erickson-trabalhando-com-resistencia-video-aula-t77963.html
Avatar pua
sahronz

Aprendiz

#784940 PNL a visto de imagens sentidos e ouvidos seguimos isso de forma conciente para subconciente existe os 5 filtros [olhos,faringe,paladar,ouvidos,e toques] e um que costuma ser diferenciado que chamo de instinto ! [SEXTO SENTINDO] os instintos podem dizer muito quando são interpretados corretamente!

quando você imagina uma pessoa que esta pra chegar em qualquer momento ela aparece, é uma coisa que acontece de forma totalmente surpreendente muitos

tomam conhecimento que foi simplesmente coincidencia mais creio sim um sentido pouco adaptado que possa ser aprimorado!

Também quando você sonha com um certo tipo de ''video'' e aquilo também acaba sendo uma chave de algum acontecimento [interpretações dos sonhos] muito importante recomendo a todos este livro!
shinoke

#823568 Definição sintetizada, porém de grande valia.