Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua
Henrique Marques
#1050418 Acreditamos em uma mentira e nos magoamos por sentir esta emoção. Ansiedade de Aproximação. Medo de rejeição. “Que merda sou um bosta por sentir isso, tenho que remover isso de mim”, você poderia pensar, como eu mesmo já pensei. Mas eu lhe pergunto, quer aprender a dominar a si mesmo? Quer dominar verdadeiramente esta emoção?

LEIA ATÈ O FIM. " MAS É MTO COMPRIDO". CARA, SE VOCÊ NAO CONSEGUE NEM LER ACHA QUE CONSEGUE DOMINAR A SI MESMO?

PRIMEIRO PASSO: MUDANDO A SUA PERSPECTIVA.

O que separa você de lutadores, atiradores de elite, e etc. não é a capacidade de não sentir medo, eles também sentem isso, mas sabem como controla-lo.

Deixe-me compartilhar o que pensa o treinador de Mike Tyson sobre este assunto:

“O medo é o maior obstáculo para o aprendizado em qualquer área, mas particularmente no boxe. Quando eles vêm até a academia e dizem “Eu quero ser um lutador”, a primeira coisa que faço é conversar sobre medo. Eu normalmente uso o exemplo do cervo cruzando um campo aberto e quando se aproxima de uma clareira, de repente os instintos o avisam de que há perigo lá, e a natureza inicia o processo de sobrevivência, que envolve o corpo liberar adrenalina para a corrente sanguínea, fazendo com que o coração bata mais rápido e permitindo ao cervo feitos extraordinários de agilidade e força... Ele permite ao cervo sair do perigo, ajuda ele a escapar para a segurança da floresta através da clareira... Um exemplo de como o medo é seu amigo.”


“A coisa que um garoto de rua mais teme é ser chamado de amarelo ou de frango, e às vezes uma criança irá fazer coisas estúpidas, selvagens e loucas, apenas para esconder o quanto está amedrontado. Eu muitas vezes digo a eles que mesmo que o medo seja uma coisa detestável e embaraçante... Ele ainda é seu amigo, porque se, a qualquer momento alguém salva sua vida, talvez inúmeras vezes ao dia, não importando o quanto ele é detestável, você deve olhar pra ele como um amigo, e é isso o que o medo é... Já que a natureza nos deu o medo para nos ajudar a sobreviver, nós não podemos olhar para ele como inimigo. Apenas pense em quantas vezes num dia uma pessoa poderia morrer se ela não tivesse medo. Ele andaria na frente dos carros, ele morreria inúmeras vezes no dia. Medo é um mecanismo de proteção... Conversando com o lutador sobre o medo eu corto o tempo de aprendizado em até metade do tempo, às vezes até mais, dependendo do indivíduo.”

"Boxe é um esporte de autocontrole. Você deve entender o medo para que você possa manipulá-lo. Medo é como fogo. Você pode fazê-lo trabalhar por você: ele pode aquecê-lo no inverno, cozinhar sua comida quando estiver com fome, lhe dar luz quando você está no escuro, e produzir energia. Deixe-o fora de controle e ele irá te machucar, até mesmo te matar. O medo é amigo de pessoas excepcionais."

“Tá, eu ainda não acredito que o Medo é meu amigo”. Muito bem.

SEGUNDO PASSO: COMPREENSÂO. O MEDO COMO UM PRESENTE DOS NOSSOS ANCESTRAIS. WTFFFFF???????

O que significa a palavra Emoção?

A palavra deriva do latim emovere, onde o e- (variante de ex-) significa "fora" e movere significa "movimento". Em outra obra, de um autor português, lê-se: «emoção deriva das palavras latinas ex + movére, que significam "mover para fora"». E ainda numa outra obra, em inglês no original, pode ler-se: “emotion is derived from latim, e + movere. It originally meant to migrate or transfer from one place to another”. No dicionário de Cândido Figueiredo pode ler-se: “Acto de deslocar (...)” do latim emotus.

Assim, nosso Cérebro possui uma parte chamada “Cérebro Reptiliano”, que é responsável pelas emoções mais primitivas, possuindo exatamente uma amigdala, que também é responsável pelo MEDO.

“A amígdala faz parte do chamado cérebro profundo, no qual primam as emoções básicas, tais como a raiva ou o medo e também o instinto de sobrevivência. Básicas, sem dúvida, para a evolução de qualquer espécie. A amígdala, esta estrutura em forma de amêndoa, é própria de todos os vertebrados e se localiza na profundidade dos lóbulos temporais, fazendo parte do sistema límbico e processando tudo relacionado a nossas reações emocionais.”

Desta forma, quando nossos ancestrais estavam na selva, na mata, em períodos de sobrevivência, era absolutamente necessário sentir medo, isso era uma qualidade, uma virtude, vez que quando sentiam um perigo eles corriam, fugiam, se um leão estivesse perto (ou qualquer predador) eles poderiam correr:

AMBIENTE PERIGOSO – CÉREBRO EMITE ALERTA (EMOÇÃO) – SAIA DAÍ, CORRA!!!

Segundo o livro “Rápido e Devagar” de Daniel Kahneman, psicólogo renomado e etc (foda-se), o nosso cérebro possui duas formas de pensar, dois sistemas, uma parte Rápida e uma Lenta. Para você sentir a segunda faça o cálculo de cabeça: 2556 vezes 45. Você percebe que não consegui fazer de cabeça (exceto se você for foda em matemática), tampouco conseguiu uma resposta rápida. Por sua vez, a parte ágil é algo que acessamos obviamente, sem pensar, como quando olhamos para uma pessoa e detectamos o humor dela. Sem fazer esforço, apenas “sentindo” conseguimos saber se ela está de bom humor ou não. Tá, o que isso interessa?

Manja movimentos reflexos, quando voa uma pedra em você, ou quando caiu de bicicleta ou num acidente de trânsito em que você coloca os braços na frente do rosto para se proteger sem ter pensado nisso? Isso é o sistema 1, a forma de pensar rápido, é o próprio medo agindo para te proteger.

Portanto, o Medo é uma resposta rápida do seu corpo, é um pré-pensamento, vem antes do próprio ato de pensar racional, lembre-se da época dos nossos ancestrais, tempo é vida, eles precisavam detectar a ameaça para sobreviver, em uma situação de perigo eles não poderiam pensar “hmm vou me fazer de durão aqui”, obviamente eles seriam devorados, assim, este padrão foi repetido por milhões de anos - a nossa espécie tem cerca de :

“Sabe-se que os primatas, classe a qual pertencem o homem e os macacos, surgiram há 70 milhões de anos. O ancestral comum do homem, o chimpanzé, apareceu há cerca de 25 milhões de anos. Já os primeiros hominídeos apareceram na Terra entre 3 e 1 milhão de anos atrás. Os cientistas acreditam que os primeiros representantes do homem moderno existiram no planeta há 200 mil anos. Contudo, o homem inteligente só existe na Terra há 12 mil anos. O tempo de existência dos homens é contado desde a antiga civilização grega, mas o nosso atual calendário de contagem do tempo teve início da Era Cristã, há mais de 2 mil anos. O ser humano, ou homo sapiens (homem sábio, em latim) é considerado uma espécie animal de primata bípede, que teria surgido na África há cerca de 200 mil anos.”

Você perceba agora o quanto o nosso cérebro é influenciado por nossos ancestrais? “Eu não acredito nisso” – FODA-SEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.

Assim, estes hábitos formaram a nossa mente inconsciente.

Portanto, se você não sentir nenhum medo, isso é prejudicial para sua sobrevivência, isso fará com que você não tenha reflexos, instintos, fazendo com que você perca o segundo precioso para desviar o carro antes de bater, ou saltar para trás se uma cobra te picar, não conseguir desviar do soco que alguém lhe desferir.

Tá, entendi que o medo é meu amigo, mas mesmo assim quero diminuir o impacto dele na minha vida, porque não quero sentir isso em situações inadequadas”. Então Toma:

TERCEIRO PASSO: AS REGRAS DE OURO PARA DIMINUIR O MEDO E DOMINAR A SI MESMO.

1- Nunca tente reprimir o medo. “Não posso sentir isso, não posso sentir isso again and again” – esta atitude vai aumenta-lo.

2- A analogia ao tentar controlar o medo é que ele é um cavalo selvagem e você é o cara que está tentando domá-lo. Não será fácil no começo e tbm não será por um bom tempo.

3- Lembra daquela amigdala do Medo, que abordei anteriormente, boas notícias, ela possui um PONTO FRACO. Qual?

A RISADA. AUTO DIVERSÃO

Quando a Amígdala é desperta, a região do teu cérebro (Cortex Pré-Frontal) fica desligado, você perde a capacidade de raciocinar, você apenas consegue religa-lo quando sentir intenso bom humor.

EU não ACREDITO:

Vamos lá:
Em outro artigo que escrevi aqui, abordei COMO NUNCA MAIS SER INTIMIDADO POR NINGUÈM, o link está aqui:
como-nunca-mais-ser-intimidado-por-ninguem-t115080.html

Pense em uma pessoa que colocaria medo em você, agora pense ela na situação mais bizarra possível. Se você se sente intimidado pela beleza de uma mulher, saiba que em alguns anos ela irá ficar feia, imagine ela cagando. Se o cara que te intimida no colégio é “machão” imagine ele vestido como um policial, dando e gemendo para outros caras (“isso foi nojento” – concordo).

Perceba que estamos tornando uma situação aparentemente RUIM em uma história de humor, e todo o poder que antes pairava sobre você não existe mais? Ou seja, você está usando o seu córtex pré-frontal, recuperando a capacidade de raciocínio que a Amigdala bloqueou.

É o que RSD JULIEN e toda a RSD pratica, autodiversão:



Mesmo assim ainda sinto medo.

Meu caro, pratique, pratique, pratique, torne as situações bizarras. Porque você não se intimida com alguém fraco? Porque isso é bizarro, você poderia pensar “eu apanhar dele? Capaz” . Perceba, você mesmo está tornando a situação ridícula e não percebe.

4 – FILOSOFIA ESTOICA

Alguns filósofos na Roma Antiga como Sêneca, Catão e etc. praticavam a Arte de aprender a Morrer, como assim? Você somente perde o medo quando perder o medo da morte, Mas como????

HAGAKURE: O Livro do Samurai, Yamamoto tsunetomo, 1659-1720:

“Meditar sobre a morte inevitável deve ser uma atividade diária. Todos os dias, quando corpo e mente estão em paz, deve-se meditar sobre a possibilidade de ser dilacerado por setas, rifles, lanças e espadas, de ser carregado por ondas repentinas, ser lançado no meio de um grande incêndio, ser atingido por um raio, ser sacudido até a morte por um enorme terremoto, cair de rochas com muitos metros de altura, morrer de doença ou cometer seppuku pela morte de seu senhor. E todos os dias, sem falhar, a pessoa deve se considerar como morta.”


Não temer a morte trás o benefício de não se temer mais nada.

5 – RAPPER 50 CENT e ROBERT GREENE – A 50ª Lei.

Sublime. perceba o quão pequeno é você no Universo, o quão pequeno é nosso planeta diante da imensidão do todo. Perceba o quão ridículos são nossos problemas e a breve a nossa existência. Logo todos estaremos mortos.

Enfim.

Te dei as chaves, agora pratique.

Se quiser me acompanhar, tenho um canal no youtube:




Abrassssssssssssssssssssssssss BRASIL CAMPEÂO COPA 2018 CARALEO.



Referências:

Laurence Gonzales "Deep Survival: Who Lives, Who Dies, and Why".

Robert Greene & 50 CEnt. "A 50ª LEi".

Sêneca: "Edificar-se para a Morte".

Robert. Greene. "33 estratégias de Guerra".

Christopher MCDougall: "Natural Born Heroes: Mastering the Lost Secrets of Strength and Endurance".
Keneth Kamler "

Surviving The Extremes: What Happens to the Body and Mind at the Limits of Human Endurance"
kbza
#1050421 Eu normalmente sou um cara BEM CHATO com os artigos publicados aqui, mas preciso dizer: "parabéns pelo esforço". O texto ficou muito bem articulado, e o tema é algo que foge ao senso comum. Ele atinge o ideal da comunidade: propor assuntos que, mesmo indiretamente, auxiliem na sedução.

Numa comunidade "abandonada" que só se preocupa em trazer mais usuários que perguntam sobre suas EX-NAMORADAS, o seu tópico é um bem MUITO precioso.

Se tiver mais assuntos para abordar, por favor, ABORDE.

Abraço
Avatar pua
Add Ruthes
#1050430 Velho, mto bom o seu artigo, realmente mudou a minha perspectiva em relação ao Medo. Muito obrigado. Reitero o comentário feito acima. O que vc quiser escrever por favor escreva!


Abraço! e valeu mais uma vez.
RbbMaster
#1050487 Excelente texto! isso aí parceiro, valeu pela sua contribuição, a comunidade precisa de membros como você! já estou inscrito no seu canal! flwww
Avatar pua
J.Jenneke
#1050598 Obrigado pelo tópico amigo.

Iráajudar bastante

Abraços :ae
Avatar pua
Pitt
#1050607 Cacaras, um dos melhores topicos que li nos ultimos tempos.
Obrigado por compartilhar conosco.
Avatar pua
usery
#1050748 Muito bom seu texto e vídeo mano, curti bastante o artigo. Vai ajudar muitos a pensar melhor sobre tais situações. Obrigado por compartilhar!
Avatar pua
TheRat
#1050851 Entendo, obrigado mano por compartilhar conosco...
thiago.tunes
#1053175 Cara, que texto foda!! Eu leio bastante Sêneca e tenho procurado praticar o máximo possível o domínio de meu medo nas mais diversas situações do dia-a-dia. Parabéns pela sequencia de ideias, o texto ficou muito bom. Manda mais!! haha
iluminado
#1053201 A melhor forma de dominar os medos é acabando com crenças negativas, meditação e auto hipnose são ferramentas poderosas pra vc treinar sua mente a gosto, no mais o novo curso do MAX da RSD tb é voltado para o tema e parece incrível.