Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução

Criador do tópico

jrsantoro

PUA EXPERT

#868805 Rapport: a essência da PNL


Pode ser que você, leitor e colaborador do PUABase, já tenha ouvido falar em “rapport”.
Provavelmente você também já leu ou ouviu falar em PNL – Programação Neurolingúistica, que é um conjunto de técnicas extremamente eficientes para o desenvolvimento pessoal. Como sei que muitos tem interesse em PNL, é importante colocar como condição extremamente necessária, o rapport. Qualquer rotina, ou técnica de PNL, não existe se o rapport não for realizado com excelência!


A palavra “rapport” vem do francês e significa “relação entre pessoas”. Contextualizando, dentro das técnicas de relacionamento interpessoal, o objetivo do rapport é criar uma relação de confiança e uma conexão entre as pessoas. A técnica de rapport cria a possibilidade de compreender e “entrar” no mundo do outro. Refere-se à empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro. É a essência de uma relação bem sucedida.
Para criar-se um rapport bem sucedido, costumo dividir em fases:

Nível 0:
Comece a conversa contextualizando o seu interlocutor. Puxe um assunto sobre um tema qualquer, como a cidade de origem de cada um, tempo, coisas cotidianas antes de partir para o assunto de interesse.

Nível 1:
Sutilmente, acompanham-se os movimentos corporais e gestos do interlocutor. Se seu interlocutor está com as pernas cruzadas, faça o mesmo. Se ele mexe o cabelo, repita. O importante é que esta repetição não apareça um deboche, por isso, você deve repetir os gestos com muito respeito. Coloque sua energia voltada ao interlocutor.

Nível 2:
Equilibrar o tom e velocidade da fala. É simples: se seu interlocutor fala mais rápido que você, tente acompanhá-lo. Se a voz dele é grave e marcante, tente manter um tom de voz também grave e marcante. Também se recomenda uso de expressões, gírias e palavras que o interlocutor utiliza.
Nível 3:
Aqui atingimos um rapport mais profundo por meio da respiração. Equilibra-se a respiração com a do interlocutor em termos de frequência e localização. Respiramos na mesma velocidade do interlocutor e concentramos o ar na mesma localização (barriga, diafragma ou peitoral). Deve-se ter o cuidado para ser discreto ao reparar a respiração do interlocutor. Utilize-se de uma visão ampla para não ser mal interpretado, ao olhar para o peitoral ou barriga. A reprodução da respiração facilita a reprodução do sentimento do interlocutor, proporcionando rapport mais profundo do que nos outros níveis.

É de extrema importância que as reproduções sejam realizadas com respeito e elegância, visando a compreensão do universo do interlocutor. Não é objetivo das técnicas de rapport a reprodução mecânica, muito menos debochada.
O rapport é uma técnica muito poderosa para construir relações de ganha-ganha. Comece a utilizar a técnica que imediatamente perceberá uma diferença significativa nos seus relacionamentos.
Depois de estabelecer o rapport, você poderá mudar seus movimentos. Poderá observar que seu interlocutor irá segui-lo! Isso mesmo, num nível inconsciente, conduzirá a pessoa e ela espelhará você. Não é incrível?


Gostou do post?
Dá uma curtida ai!


Forte abraço,

Santoro
Neurolinguista e Hipnólogo pela A.B.E.C.E.
Avatar pua
Mister.Beta

Aprendiz

#868822 Rapport é uma arma muito forte!
Que se bem usada a pessoa começa a concordar com tudo que você diz!
Mas não se esqueçam que Rapport em excesso pode dar friendzone!
Plata

Veterano - nível 2

#868841 Muito bem escrito, rapport é um importante passo no caminho amplo da sedução!

Valeu! Gosto muito dos seus textos, principalmente os de PNL.

Criador do tópico

jrsantoro

PUA EXPERT

#870071
augustodacosta escreveu:Parabéns brow...
A proposito percebe-se de passagem que tu tens conhecimento de PNL. tu podes indicar um livro massa de PNL ?



Eu recomendo o livro "Introdução a Programação Neurolinguística" do Joseph O' Connor
Avatar pua
JakAss

Veterano - nível 4

#870083 Parabéns, ótimo post! Vou praticar bastante essas dicas, e depois posto os resultados que obtive durante a interação... Valeu!

Até!