O que é PU?
Aprenda o básico aqui!

Criador do tópico

Rickynho

Aprendiz

#459 Para se ter um bom relacionamento, seja qual for, uma coisa é muito importante, tem que se ter Rapport. Parece um termo bem sofisticado e cheio de pompa, mas tem um significado bem familiar. Em algum momento você já deve ter sentido o efeito do rapport ou deve ter feito rapport com alguém.

Rapport nada mais é, do que a habilidade de você gerar uma afinidade e sensação de conforto e confiança em outra pessoa. Para se dominar a arte de criar rapport, você tem que aprender alguns processos como uso adequado da linguagem, a comunicação não-verbal e técnicas de espelhamento, mas vou rapidamente falar de alguns processos que podem ajudar você a se relacionar melhor com as pessoas.

O rapport se consiste inicialmente no espelhamento. Isto significa igualar seus padrões de comunicação (principalmente não-verbal) com os da outra pessoa. Quando você equipara sua tonalidade de voz, seus gestos, seu tônus muscular e sua respiração com a da outra pessoa, acaba gerando uma afinidade inconsciente. Geralmente nos sentimos mais à vontade quando a pessoa que esta falando conosco é igual a nós.

É importante observar que o espelhamento deve ser um reflexo sutil da maneira de se comunicar da outra pessoa, evitando-se fazer imitações que podem ser percebidas e interpretadas como deboche. Você percebe que gerou rapport, quando você espelha a pessoa, e depois de um tempo quando você muda de posição ou faz um movimento, a pessoa segue você. Isso é um sinal inconsciente de que você acabou de gerar rapport na pessoa, atingindo um nível de comunicação mais profundo.

Para complementar o processo de espelhamento, temos que falar agora do uso correto da linguagem. Para criar um bom rapport, procure usar os tipos de palavras mais usados pela pessoa. E também prestando atenção nesses predicados, você acaba descobrindo o sistema representacional principal daquela pessoa, ou seja, é fácil saber pelas palavras que ela usa, se ela é mais visual, auditiva ou cinestésica. Só que mais importante do que as palavras que você vai usar, é a maneira como você vai falar essas palavras.

Pesquisas realizadas mostram que a maneira que se diz comunica mais do que o conteúdo, o que quer dizer que as pessoas dão mais sentido ao que você fala pela maneira como você diz, e não pelo que você diz, necessariamente. A tonalidade de voz é levada muito em conta, e para gerar rapport é necessário, também, dominar a arte de usar a voz de maneira adequada, equiparando-a com a da outra pessoa.

Você já deve ter observado que pessoas muito tímidas falam baixo, e se você falar muito alto com elas, essas pessoas acabam se sentindo incomodadas. Daí a importância de saber gerar um bom rapport. Até porque através do rapport você pode induzir uma pessoa a mudar seu comportamento no momento, sem ela perceber que foi induzida. Inclusive essas técnicas de rapport tem sido muito utilizadas em psicoterapias com a finalidade de deixar o paciente mais à vontade, mas hoje com a expansão do conhecimento da mente e da PNL essas técnicas são utilizadas em vendas, negociações, no ensino, na mídia e no nosso caso o que mais interessa é usar no processo de sedução.

Então se você, homem ou mulher, pensa em seduzir alguém, tenha em mente primeiro criar rapport. Costumo dizer para meus amigos que as únicas mulheres que fazem sexo sem rapport são as prostitutas. Para a maioria dos relacionamentos e conquista o rapport é muito útil porque faz você entrar no modelo de mundo da pessoa, fazendo ela se sentir mais compreendida, confortável e à vontade, dando uma abertura inconsciente para a aproximação e sedução. Agora daqui para frente lembre-se sempre de manter rapport antes, durante e depois para manter a pessoa que você quer (qualquer pessoa independente de suas condições) sempre comvontade de estar mais e mais perto de você.

Vivam com paixão
RENAN ALMEIDA
Avatar pua
Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#461 Opa! acabei de chegar, mas me interesso muito por rapport

quando tiver tempo vou dar uma lida

salvo@
Dorfs

#2272 Sem Rapport você não consegue fazer nem uma amizade...

Gostei do artigo

Abrasss
huoshynton

Aprendiz

#2277 Eu vi algo parecido com esse texto num audio do Bad Boy... Mas eh sempre bom da uma relida. Rapport é importantissimo, digo ser praticamente 90% do objetivo conquistado
Instinct

#2538 Rapport é um dispositivo muito bom, o espelhamento é o mais facil, e digo que é o mais eficiente, pode nao sófazer rapport na hora da sedução, e vc pode treinar com seu amigo, mae, pai, prima, vó...
Paulo Cezar

#2544 Vou falar por mim aqui.

Rapport deve ser criado inconscientemente. Você está numa interação com desconhecidos ou conhecidos..e "tenta" fazer rapport. Você FALHA aqui. Quando eu fazia isso eu simplesmente não era eu e acabava transmitindo coisas estranhas para quem estava ouvindo.

A minha dica é NÃO PENSAR EM FAZER RAPPORT. Quando você pensa nessa palavra ou "agora é hora de fazer rapport", você acaba desiquilibrando as coisas e fazendo as coisas de forma errada.

Oque eu faço é me divertir com as pessoas. Quanto mais eu fico presente e divertido, o "rapport" vai sendo criado sem eu mesmo pensar em fazê-lo. É bem mais simples e bem fácil.
Guih Rock

Veterano - nível 10

#2577
BabelFisH escreveu:Vou falar por mim aqui.

Rapport deve ser criado inconscientemente. Você está numa interação com desconhecidos ou conhecidos..e "tenta" fazer rapport. Você FALHA aqui. Quando eu fazia isso eu simplesmente não era eu e acabava transmitindo coisas estranhas para quem estava ouvindo.

A minha dica é NÃO PENSAR EM FAZER RAPPORT. Quando você pensa nessa palavra ou "agora é hora de fazer rapport", você acaba desiquilibrando as coisas e fazendo as coisas de forma errada.

Oque eu faço é me divertir com as pessoas. Quanto mais eu fico presente e divertido, o "rapport" vai sendo criado sem eu mesmo pensar em fazê-lo. É bem mais simples e bem fácil.


terei que discordar, não sei se é pq sou iniciante mas eu começo a estabelecer rapport qdo recebo idis da garota ,eu uso umas tecnicas do badboy e tem funcionado até aqui.
Claro que nao sou um psicopata social que fica analisando todo mundo toda a hora, mas tem que saber a hora certa de fazer para não ficar na zona da amizade.