Área exclusiva para artigos e debates focado a pessoas que estão namorando.
De tudo para saber como AGIR no namoro.
Avatar pua
Dham

Aprendiz

#692620 Falaa Nando, terminei a primeira parte (introdução) e curti muito.

Muito obrigado por compartilhar essa material aqui, vai ajudar.

Quando tiver tempo me manda a segunda parte
Abraços!
Avatar pua
Centaurus - MEMBRO EXCLUSIVO
#692807 Olá Nando,

Não consigo acessar nenhum dos dois links que dão acessos ao CD3 e CD4, que você me enviou, ambos dão senha inválida.

Abraço.
Thiago1313

Aprendiz

#693606 Segue aqui as anotações do CD3 E CD4...Vou fazer 2 post's.

RELACIONAMENTOS DURADOUROS (CD3)

Excelência na Comunicação : O que é se comunicar com alguém?Todos nós temos segredos,é como se fossemos um cadeado,mas se nós usarmos a combinação certa ele abre.O problema é que na maioria das relações,as pessoas usam as combinações erradas,é certa pra abrir o cadeado dela,mas não para o de outras pessoas.

O que é o processo de se comunicar com alguém?É uma troca de idéias,de pensamentos.Como nós pensamos?Nas representações internas,pensamos da mesma forma que captamos as informações do acontecimento.Como captamos as informações?Através dos sentidos : Visual,Auditivo,Cinestésico e Dialogo Interno.Nós pensamos por imagens,sons e sensações.

O Dialogo interno é a conversa com nós mesmos,todos nós temos 1 sistema preferencial dominante,algumas pessoas preferem imagens,outras sons,outras sensações.Elas se comunicam,mas não se entendem porque usam sistemas errados ou diferentes,desse modo,estou levando a minha vida afetiva na sorte.

Se eu for uma pessoa visual e encontro uma que também é visual,eu vou me dar bem com ela.Só que nós temos apenas 35% de chance de encontrarmos uma pessoa com o mesmo sistema dominante que o nosso.Você começa a se limitar,usar apenas o SEU sistema dominante,TEMOS QUE IR ALÉM.

Na comunicação isso é de suma importância,pois você tem que buscar 1° qual é o sistema dominante do seu interlocutor,pr a só depois enviar a minha mensagem,esse é o principio número 1 da comunicação.Eu tenho que entender como você pensa,temos que ter as pistas de acesso.

Como identificar numa pessoa qual é o sistema dominante dela?Temos 3 pistas fundamentais de acesso : Visuais,Gerais e Verbais.Elas sempre se entregam,é apenas ter a capacidade perceptiva pra descobrir isso.

PISTAS DE ACESSO VISUAIS : Quando estão falando,elas olham para todos os lados,ela está acessando as informações que estão dentro do cérebro dela.
Quando elas estão se comunicando e olhando pra cima : Estão criando imagens dentro do cérebro dela...logo são visuais.
Quando estão se comunicando e olhando pra horizontal,no sentido das orelhas : Estão criando sons...logo são auditivas.
Quando estão se comunicando e olhando pra baixo,ou pra direita,elas estão criando : Sensações...logo são cinestésicas.
Quando estão se comunicando e olhando pra baixo e pra esquerda,elas estão criando : Dialogo Interno.


Isso serve para identificar o que se passa pela mente do interlocutor.Isso serve e funciona em 99% da População e geralmente os canhotos tem esse padrão invertido.

Agora,como essas pessoas são e como geralmente se comportam?

Pessoas Visuais : É limpo,gosta de ordem,coisas bonitas e etc. (Tudo certinho)
Pessoas Auditivas : Preferem explicar as coisas,gostam de falar.
Pessoas Cinestésicas : É limpo,mas logo se desarruma,o conforto é essencial.Gosta de se sentir bem


Agora,como essas pessoas falam,como se comunicam?

Pessoas Visuais : A fala de uma pessoa visual é rápida,porque ela sempre imagina,a boca dela não acompanha a mente.
Pessoas Auditivas : Igual a de um locutor de rádio,tempo,velocidade,pausa,fala tudo certinho.Auditivo é o que mais se incomoda com a velocidade da fala do outro.
Pessoas Cinestésicas : É bem lenta,ela prefere toques.


Bom,já temos as pistas de acesso visuais e pistas de acesso gerais,falta uma pista que realmente entrega,essas são as pistas verbais!
O que são?São os verbos,advérbios,adjetivos que utilizamos para descrever tudo.

Pistas Verbais que 1 Visual Utiliza : ''Olha só'' '' Olha Aqui'' ''Veja Bem'' '' Claro''...
Pistas Verbais que 1 Auditivo Utiliza : ''Ouça'' ''Harmonia'' ''Deixa eu explicar'' ''Alto/Baixo'' ''Isso soa Bem''...
Pistas Verbais que 1 Cinestésico Utiliza : ''Vem cá'' ''Me dá um abraço'' ''Emoções'' ''Sentimentos''...


Bons Líderes sabem navegar muito bem,eles pegam uma parte da alma de cada um.
O objetivo principal é entender o seu interlocutor e o grupo que você está convivendo.Depois combinar as frases,para se comunicar de uma forma produtiva com as pessoas.
1°Entender qual é o sistema dominante dela,depois retribuir com uma frase no sistema dela,para que ela possa entender o que você está querendo dizer.

Temos que ter maestria nisso,entender o sistema dominante dela,conversar com ela em cima desse sistema,para que ela possa entender além do que eu quero dizer.Combinação.

Conceito de Justa - Posição(PNL) : Se busca levar a pessoa em um Estado de relaxamento através de metáforas ou histórias.Eu pego o sistema dominante do interlocutor,vou caminhando com ele até descobrir outros sistemas,através dos sistemas verbais de cada sistema dominante.
Cinestesia é quando,um sistema dominante vem seguido do outro,claramente observável quando vem de uma sensação.
Sistema Orientador,é o sistema que você utiliza,para acessar qualquer coisa no seu cérebro.É o ''Start'' do seu pensamento.Não é necessariamente o seu sistema dominante,mas sim o seu sistema ORIENTADOR.


Off topic:
Vale ressaltar que :
Se uma das 2 pessoas tem sucesso em qualquer área da vida,o seu sistema dominante acaba se esvaindo,isso acaba com qualquer relacionamento.
Observe sempre o último movimento ocular,onde para,é ele que manda.
Nos Primeiros minutos,utilize a velocidade da fala do interlocutor,crie empatia.

As anotações do CD4 postarei amanhã,agora tenho compromisso :ae
Nunca se esqueçam,OS CD'S EXPLICAM MUITO MELHOR,ENTÃO OUÇAM ATENTAMENTE CADA DETALHE.


Falou aeee galera,Sucesso Para Nós
Avatar pua
Victorhumberto96

Veterano - nível 10

#694281
CD 3



O que e comunicação:
E a troca de pensamentos e imagens entre duas pessoas. Mais cada pessoa tem um jeito diferente do outro de entender o determinado tema. Exitem pessoas visuais, auditivas, e sinestésicas.

Pessoas:

*Visuais preferem imagens para pensar.
*Auditivas preferem sons.
*Sinestésicas preferem sensações.

Para você ter uma excelência na comunição, com uma pessoa, é para você ter uma relacionamento bom e excelente você tem que pensar alem do seu tipo preferencial.

''Eu sou Visual, minha namorada e Sinestésica, e isso e verdade pois pude ver através do áudio, e se eu quiser que meu namoro dê certo, tenho que me expressar com ela de fora sinestésica, mas não todo o tempo apenas nos primeiros 10 minutos, tenho que construir uma caminho na comunição com ela através do modo preferencial dela é ir a levando até outro modo, pode ser visual que e o meu, ou auditivo. depende do momento.''

*Pessoas visuais, (que sou eu) gostam do próprio visual, cuidam da aparência, de combinar cores, etc.
*Pessoas auditivas, já se preocupam com o tom de voz, elas se preocupam com o jeito que estão se expressando, se estão com o tom certo da voz, ela não se preocupam tanto como visual.
*Pessoas sinestésicas, preocupam mais com o conforto, querem se sentir bem, elas conseguem ver cores nos números, elas sentem sensações mais facilmente, elas falam tocando você, E o grande e famoso ''Sexto sentido''


Pessoas visuais se expressão de forma ''você viu isso?" "olha essa perfume que gostoso", "não estou tendo uma clareza sobre essa assunto","vamos clarear suas ideias agora!"

Pessoas auditivas se expressão de forma "esta ouvindo?" "que barulho chato esse", "adoro ouvir os passarinhos pela manhã" "gosto dessa musica, me soa bem" "que som bonito essa violão faz"

Pessoas sinestésica se expressão de forma "que profundo isso", " que fofo você"," consegue sentir?"," e tão bom sentir a batida do seu coração", "já teve a sensação de estar acontecendo algo?"


Irei postar o cd 4 assim que acabar de ver.

Victor.H.
Thiago1313

Aprendiz

#694572 RELACIONAMENTOS DURADOUROS (CD4)

Diversidade do ser humano : Você conhece alguém importante pra você,qualquer pessoa,que fez mudanças radicais na própria vida?Quem nunca se decepcionou realmente com alguém?Quem já conseguiu,depois de tantos anos de relacionamento,saber o que seu parceiro exatamente quer em tal situação?E porque será que isso acontece toda vez?Porque o ser humano tem o enorme erro de achar que todos são iguais á ele,porque nós colocamos os nossos critérios nas outras pessoas?Nós somos diferentes e mesmo assim queremos que as pessoas entendam nossos pensamentos,nem nós mesmos nos entendemos,imaginem a responsabilidade do outro.

O ser humano,por mais igual que ele seja,ele deseja muito ser diferente.Nós temos 2 necessidades naturais :
1° Precisamos fazer parte (Seja lá o que for)
2° E ao mesmo tempo ser diferente,ser único.
É isso que nos faz diversos.Saber que as pessoas são diferentes é a 1° regra de um bom relacionamento.
Só que entender a essência do porque realmente nós somos diferentes,o processo que causa isso,é realmente muito importante em um bom relacionamento.Entender porque a gente se forma e porque somos diferentes,e se a partir daí aceitar e ter certeza de que a outra pessoa não é você,ela não pensa como você,portanto,se aceitar isso,todo o resto ficará muito mais fácil.


Porque é importante entender a diversidade humana e como e porque ela se forma?Lidar com as expectativas do outro com naturalidade,nos tornarmos empáticos,pra manter a mente aberta,aceitar o outro,facilita á interação.Pode oferecer algo que ela goste,auto-conhecimento,não julgar o outro,treinar a paciência e etc...Porque nós somos diferentes?Entender isso é uma luz enorme na sua vida,no seu auto-conhecimento,porque você se entende! ''Nossa,eu sou assim,por causa disso!''.

Existe uma premissa na PNL chamada : ''O Mapa não é o Território'' ,é uma premissa muito profunda,que diz : O mapa não é o território,mas se correto,tem uma estrutura semelhante ao do território,o que justifica a sua utilização.
Isso quer dizer que :
1° A realidade é algo simplesmente impossível de ser assimilada ao ser humano,a realidade é muito mais do que a gente percebe.Só que,nós criamos representações da realidade na nossa mente,e isso é como um mapa,nós interagimos com a realidade,é onde nós seguimos para chegar nos nossos objetivos.Só que esse mapa não é a realidade,não é o território!Agora,porque o nosso mapa é tão diferente da nossa realidade?E porque meu mapa é diferente do outro?Se você entender racionalmente o processo,já é um caminho.Você para de ser tão crítico,autoritário,senhor da razão,porque tudo que você tem de representação da realidade é apenas 1 mapa e existem mais de 7 bilhões.QUEM DISSE QUE O SEU É O PERFEITO?


Mas com certeza,o seu mapa vai ser mais rico em algumas áreas,porque você teve mais experiências de vida,buscou conhecimento,se desafiou mais e etc.E quando você aceita que em outras áreas não,você se torna mais humilde,você começa a pensar.Nós possuímos filtros e á partir desses filtros criamos o nosso mapa,vamos desenvolvendo os filtros,então,além do seu mapa ser diferente,os seus filtros também são.A diversidade é muito mais complexas do que sempre pensamos...MUITO MAIS.

O que são os nossos filtros? Crenças (Limitantes),Valores,prioridades,objetivos,foco,experiências,inteligência,comparações,preconceitos,a linguagem,cultura e muito mais.

O objetivo da excelência é em 1° lugar buscar o objetivo pra você e depois fazer com que isso te favoreça,não adianta saber tudo de forma teórica e não impor em prática,quando você a ter esse auto - entendimento,você começa a expandir seus filtros e quando isso acontece,você começa a enxergar mais e melhor a realidade,você começa a ter excelência e mais opções.

Trabalhar com inteligência é melhor do que trabalhar duro!

Nós temos 3 tipos culturais de filtros : Fisiológica,culturais e sociais...
CONTINUA NO CD5


Off topic:
Nunca se esqueçam que os CD'S explica muito melhor,ENTÃO OUÇAM ATENTAMENTE A CADA DETALHE.
Aguardo mais material Nando :ae


Fui,SUCESSO PARA NÓS!
Avatar pua
Victorhumberto96

Veterano - nível 10

#694800
CD4


As pessoas são diferentes, ninguem é igual, seu parceiro seja la de qual relacionamento for, casado, namorado, pai e filho, mae e filho...
Ninguém e igual, eles não tiverão a mesma educação que você.Todas as pessoas do nosso planeta ainda cai no mesmo problema que e achar que o outro deve intender voce.


''Poxa ela esta comigo a quase 20 anos de casamento é ainda nao me entende, como pode?"

A questao é, essa pessoa foi criada para entender o mundo diferente de você. Todos nos somos iguais! temos <a class="ktg6us78hf8vdu7" href="#">bra</a>ços, pernas, membros etc...
Mais ninguem pensa como voce pensa, todos nos temos um jeito diferente de ver o mundo.Se voce acha que namorar uma pessoa, é casar com ela vai fazer com que voce nao tenha esse problema, que essa pessoa vai te entender seja qual for o tema, então nao case! isso não existe. Voce pode ter 50 anos de casado mais vocês dois iram ter ideias diferentes seja quais for para determinado problema.

*Todos nos temos 2 necessidades, a de ser iguais, ser dentro da sociedade, precisamos fazer parte, de um grupo, da sociedade. Mais ao mesmo tempo temos a necessidade, de ser diferente nessa sociedade.

Isso e a diversidade do ser humano.

Todos nos sabemos, que todos somos diferentes, mais de forma leiga, se sabermos que cada uma realmente e diferente. se todos nos sabermos que a pessoa que esta na sua frente, nao é seu espelho. seja o minimo que for esse seu conhecimento, voce terá exito nos seus relacionamentos!

Voce tem que entender a divercidade do ser humano, como o ser humano se forma, seja o minimo de conhecimento for, e você sairá bem nos seus relacionamentos, seja la qual for. Namoro, Casado, Proficional, familiar etc....

Porque somos diferentes?

O mapa nao e um territorio. A realidade e algo impossivel de ser assimilada pelo ser humano. O ser humano tem seu ponto de vista da realidade, todos nos sabemos o que e certo, o que errado o que pode, o que nao pode. e vivemos isso, isso para nos e a realidade por isso a metafora. O mapa nao e uma territorio. as pessoas nao sabem assimilar o que e realiade, elas acham que realidade e o meio que elas vivem. mais nao e, realidade e muito mais que isso.

filtros

*Fisiológicas ver, sentir, cheirar, ouvir, etc.. temos a capacidade fisiológicas diferentes. Restrinções fisiológicas, não conseguimos atraves dos nossos 5 sentidos capitar a realiadade como ela é, somos limitados.


Não deu tempo do vídeo falar os outros 2 filtros então no próximo tento falar qual foi.


Abraço

Victor.H.
Avatar pua
Victorhumberto96

Veterano - nível 10

#695501
Como estão seus canalhas?


Bom venho hoje postar esse relato a pedido do Nando_pua, é espero que ajude muito aqui, esse RC é com minha namorada. Eu coloquei todo o material do áudio que estudei ate aqui, em pratica com ela. Então vai ajudar muitos aqui.

Vamos por partes!

Parte 1(CD1 & CD2)


Tem mais coisas do CD2, pois no CD1 e mais apresentações, então vou pular pra uma técnica que tem no CD2.

A técnica que coloquei em pratica, foi a de se colocar em 3 planos:

o seu ponto de vista, você dentro dos seus filtros. (sua opinião)

se coloca verdadeiramente no ponto de vista do outro (numa interação com a outra parte) (**voce olha voce, com os olhos dessa outra pessoa**)

voce no ponto de vista neutro, (**voce sai do seu próprio ponto de vista, você não está no pondo de vista da outra pessoa, voce vê tudo de cima.**)

Bom esse parte do RC não pratiquei em frente a ela, pois já conhecia as opiniões dela no tema. apenas me concentrei em me colocar na opinião dela. Eu sou muito MINHA OPNIÃO, ela por outro lado é muito opinião dos outros.

Tive que me colocar nas trés partes, para descobrir o que realmente prendia ela.
Minha namorada digamos, tem medo de algo acontecer com a gente, de se caso do nada acabar tudo. Ela fala isso pra mim, é fala sim com sinceridade. A gente não tem muito tempo de namoro, então ainda ne fizemos FC. Eu uso tudo nela, realmente jogo mais os pais dela proíbem isso. Eles são bastante tradicionais pra caramba ao ponto de não deixa a filha sair pra rua depois das 9 da noite.
Mais ai compensa?

Sim compensa. To mudando isso eu to construindo conforto com os pais dela, já fiz minha namorada chegar as 11 da noite, e eles não falaram nada.
Mais minha namorada é virgem é tipo tem a fama de ''SANTINHA'' , mais não aquele botãozinho de Ante-vagabunda que todos nos conhecemos. Eu pensava assim, tentava mudar isso, mais tava indo contra o vento. Então descobri esse áudio.


Eu pensei nisso verdadeiramente, Eu sai do meu ponto de vista, tinha minha opinião que todos nos sabemos por que já disse antes o que pensava ser o problema. É me coloquei verdadeiramente no ponto de vista dela, pensei como ela pensava. Eu sabia que fazendo isso iria descobrir, ela tem medo não de parecer a garota que do nada todo mundo passa a mão, isso e o de menos. O que ela tem medo e de tudo acabar. Como descobri isso?
Ela vivia falando mais de brincadeira, que algum dia eu ia enjoar dela. Eu peguei isso e tentei construir uma ponte ate ela. Consegui ver o que ela pensava, ela tem medo de isso acontecer é depois eu enjoar e ir embora. Eu sou o primeiro namorado dela, ela tem um sentimento forte comigo, ela não quer que isso acabe.

A certeza:

Estava indo na casa dela, pois ela avia me chamado para ver filme... Chego la e conversamos, é vemos o filme na saída para vir embora, a gente se despedi. E a coisa esquenta, o que era pra ser um beijo virou um trem doido. :mau
Mais então ela paro do nada, e disse que ainda não era o momento. Então eu lembrei da minha reflexão e falei:

Victor.H.: Você tem medo de que ?
Namorada: não sei só não e o momento...
Victor.H.: (ignorei e mandei essa) Você tem medo de que eu enjoe de você?
Namorada: Mais cedo ou mais tarde você vai enjoar.
Victor.H.: Eii Não tenha certeza disso. Você pode achar que se caso isso acontecer eu vou enjoar pois eu ja tive o que queria
(Nisso ela me corta falando)
Namorada: Como sabe disso? ( com cara de assustada )

Victor.H.: Não importa! o que importa é eu não vou enjoar de você, sou diferente de muitos caras, não precisa se prender de fazer isso, pra tentar me prender a você, isso só piora, só quero que tenha confiança em mim, e eu não vou enjoar de você!
Namorada: (Sorrio) As vezes tenho esse medo, me pergunto pra que ter esse medo, mais sempre tenho.
Victor.H.: Fica tranquila, eu não vou enjoar de você, e se isso acontecer vai ser maravilhoso, como todos os outros dias que aconteceram, depois da sua primeira vez comigo!



.................................................................................................................................
CD3


*Visual
*Auditivo
*Sinestésico


Eu sou visual, minha namorada é sinestésica, o que fiz aqui foi ,levar ela para minha preferencia, que é a visual.
Não me lembro do RC, mais vou contar em partes, com minha palavras, estava eu e minha namorada na praça, já avia estudado esse áudio já. Então estava pronto pra coloca-lo em pratica.
Estava eu é ela no banco da praça da minha cidade, Meu objetivo era abrir um caminho com a preferencia dela, ate a minha. E foi isso que fiz, Sinestésico conversa tocando é e sensitivo, então comecei a falar tocando ela, falando coisas como "" Essa sensação e tão boa não e?" ela fico mais receptiva. Eu percebi isso, e a foi mudando as minhas frases, pois ela gosta de tocar em mim pra sentir meu coração (kkk), então eu aproveitei e fui mudando as frases como " Você quando me toca pra sentir meu coração, fica cada vez mas claro as batidas dela não e?", eu misturei sinestésico e visual na mesma frase como podem ver. fui mudando tirando o sinestésico e colocando só visual, ela fico receptiva pra isso. conclusão no final do dia ela me disso isso:

'' A gente ta tão bem néé, poxa você me entendeu muito hoje, em varias coisas, e ate meio difícil de explicar, mais o que sei e que a gente ta bem hoje é quero que fique assim .

Bom foi isso espero ter ajudado!

Abraços

Victor.H.