Área exclusiva para artigos e debates focado a pessoas que estão namorando.
De tudo para saber como AGIR no namoro.
Avatar pua

Criador do tópico

Nando_pua

MEMBRO PROFISSIONAL

#696342
Victorhumberto96 escreveu:
Como estão seus canalhas?


Bom venho hoje postar esse relato a pedido do Nando_pua, é espero que ajude muito aqui, esse RC é com minha namorada. Eu coloquei todo o material do áudio que estudei ate aqui, em pratica com ela. Então vai ajudar muitos aqui.

Vamos por partes!

Parte 1(CD1 & CD2)


Tem mais coisas do CD2, pois no CD1 e mais apresentações, então vou pular pra uma técnica que tem no CD2.

A técnica que coloquei em pratica, foi a de se colocar em 3 planos:

o seu ponto de vista, você dentro dos seus filtros. (sua opinião)

se coloca verdadeiramente no ponto de vista do outro (numa interação com a outra parte) (**voce olha voce, com os olhos dessa outra pessoa**)

voce no ponto de vista neutro, (**voce sai do seu próprio ponto de vista, você não está no pondo de vista da outra pessoa, voce vê tudo de cima.**)

Bom esse parte do RC não pratiquei em frente a ela, pois já conhecia as opiniões dela no tema. apenas me concentrei em me colocar na opinião dela. Eu sou muito MINHA OPNIÃO, ela por outro lado é muito opinião dos outros.

Tive que me colocar nas trés partes, para descobrir o que realmente prendia ela.
Minha namorada digamos, tem medo de algo acontecer com a gente, de se caso do nada acabar tudo. Ela fala isso pra mim, é fala sim com sinceridade. A gente não tem muito tempo de namoro, então ainda ne fizemos FC. Eu uso tudo nela, realmente jogo mais os pais dela proíbem isso. Eles são bastante tradicionais pra caramba ao ponto de não deixa a filha sair pra rua depois das 9 da noite.
Mais ai compensa?

Sim compensa. To mudando isso eu to construindo conforto com os pais dela, já fiz minha namorada chegar as 11 da noite, e eles não falaram nada.
Mais minha namorada é virgem é tipo tem a fama de ''SANTINHA'' , mais não aquele botãozinho de Ante-vagabunda que todos nos conhecemos. Eu pensava assim, tentava mudar isso, mais tava indo contra o vento. Então descobri esse áudio.


Eu pensei nisso verdadeiramente, Eu sai do meu ponto de vista, tinha minha opinião que todos nos sabemos por que já disse antes o que pensava ser o problema. É me coloquei verdadeiramente no ponto de vista dela, pensei como ela pensava. Eu sabia que fazendo isso iria descobrir, ela tem medo não de parecer a garota que do nada todo mundo passa a mão, isso e o de menos. O que ela tem medo e de tudo acabar. Como descobri isso?
Ela vivia falando mais de brincadeira, que algum dia eu ia enjoar dela. Eu peguei isso e tentei construir uma ponte ate ela. Consegui ver o que ela pensava, ela tem medo de isso acontecer é depois eu enjoar e ir embora. Eu sou o primeiro namorado dela, ela tem um sentimento forte comigo, ela não quer que isso acabe.

A certeza:

vlw victor,

este relato vai ajudar a muitos...

abraço

Nando!

Estava indo na casa dela, pois ela avia me chamado para ver filme... Chego la e conversamos, é vemos o filme na saída para vir embora, a gente se despedi. E a coisa esquenta, o que era pra ser um beijo virou um trem doido. :mau
Mais então ela paro do nada, e disse que ainda não era o momento. Então eu lembrei da minha reflexão e falei:

Victor.H.: Você tem medo de que ?
Namorada: não sei só não e o momento...
Victor.H.: (ignorei e mandei essa) Você tem medo de que eu enjoe de você?
Namorada: Mais cedo ou mais tarde você vai enjoar.
Victor.H.: Eii Não tenha certeza disso. Você pode achar que se caso isso acontecer eu vou enjoar pois eu ja tive o que queria
(Nisso ela me corta falando)
Namorada: Como sabe disso? ( com cara de assustada )

Victor.H.: Não importa! o que importa é eu não vou enjoar de você, sou diferente de muitos caras, não precisa se prender de fazer isso, pra tentar me prender a você, isso só piora, só quero que tenha confiança em mim, e eu não vou enjoar de você!
Namorada: (Sorrio) As vezes tenho esse medo, me pergunto pra que ter esse medo, mais sempre tenho.
Victor.H.: Fica tranquila, eu não vou enjoar de você, e se isso acontecer vai ser maravilhoso, como todos os outros dias que aconteceram, depois da sua primeira vez comigo!



.................................................................................................................................
CD3


*Visual
*Auditivo
*Sinestésico


Eu sou visual, minha namorada é sinestésica, o que fiz aqui foi ,levar ela para minha preferencia, que é a visual.
Não me lembro do RC, mais vou contar em partes, com minha palavras, estava eu e minha namorada na praça, já avia estudado esse áudio já. Então estava pronto pra coloca-lo em pratica.
Estava eu é ela no banco da praça da minha cidade, Meu objetivo era abrir um caminho com a preferencia dela, ate a minha. E foi isso que fiz, Sinestésico conversa tocando é e sensitivo, então comecei a falar tocando ela, falando coisas como "" Essa sensação e tão boa não e?" ela fico mais receptiva. Eu percebi isso, e a foi mudando as minhas frases, pois ela gosta de tocar em mim pra sentir meu coração (kkk), então eu aproveitei e fui mudando as frases como " Você quando me toca pra sentir meu coração, fica cada vez mas claro as batidas dela não e?", eu misturei sinestésico e visual na mesma frase como podem ver. fui mudando tirando o sinestésico e colocando só visual, ela fico receptiva pra isso. conclusão no final do dia ela me disso isso:

'' A gente ta tão bem néé, poxa você me entendeu muito hoje, em varias coisas, e ate meio difícil de explicar, mais o que sei e que a gente ta bem hoje é quero que fique assim .

Bom foi isso espero ter ajudado!

Abraços

Victor.H.
Avatar pua

Criador do tópico

Nando_pua

MEMBRO PROFISSIONAL

#696343
Instigante escreveu:Ainda não recebi o novo material.

Abraço.


stiga vc ta como usuario excluido,

cara não acredito que você auto se excluiu do forum, se conseguir mandar mp, ou entrar com outro nick, me mande mp, preciso te pedir uma coisa

até

Nando
panicograffit

Veterano - nível 4

#698782 Nando já conclui o Cd1 e cd2.

segue minha anotação:

Em relação a comunicação, Nos enxergamos as coisas de 3 pontos de vistas diferentes, que juntos constituiem a tripla descrição da realidade, sendo elas:
1 posição: enxergamos do nosso ponto de vista
2 posição: enxergamos do ponto de vista da outra pessoa
3 posição: exergamos de um ponto de vista neutro, dissociado.

Todas as posições tem pontos positivos e pontos negativos, é necessário que nao fiquemos muito tempo em um ponto de vista só, por isso temos que aprender a navegar em cada ponto de vista, obtendo o máximo de "angulo" possível para a comunicação se tornar fácil.

quando se permanence muito tempo na 1 posição logo vc será uma pessoa egoista, se achando o dono da verdade, nao se importanto com a opinião dos outros, daí é que nascem pessoas autoritárias no poder, pois elas sempre tem que defender seus ideais e estar a todo tempo na 1 posição.

quando se permanece muito tempo na 2 posição vc se torna uma pessoa limitada em relação ao que quer, pois está sempre se preocupando em suprir as necessidades dos outros, como por exemplo uma mãe que vive para os filhos e maridos, esquecendo completamente as necessidades dela.

quando se permanece muito tempo na 3 posição vc se torna uma pessoa fria e calculista, pessoas em uma reunião, empresários usam este tipo de posição pois ele deve ser neutro nas suas decisões.


Então para se ter um relacionamento bom, você deve alternar, sempre que necessario, por todas essas 3 posições, usando a que seja melhor e mais conveniente com o momento que está passando.


Abração!
Avatar pua
Hawk of Love

Veterano - nível 9

#699320 Yaaaaaaaaaay! Terminei :louco
Fiz umas anotações aqui, e surgiram umas duvidas também.

A parte que mais gostei de ouvir foi sobre essa introdução à pnl, que fala sobre o sistema dominante; visual, cinestesico, auditivo.
Anotei umas dicas pra descobrir qual o sistema dominante de outras pessoas, mas queria que alguém me ajudasse com outras :ae Uma duvida que ficou martelando aqui na cabeça é se uma pessoa pode ter dois sistemas dominantes. Eu não sei se o meu é visual, ou cinestesico, ou os dois, sei lá! HUAHUAH

visual - cuida bem do visual, roupa sempre combinando, fala muito rapido
cinestesico - se sentir bem, confortável, relaxado, respirar fundo
auditivo - fala muito, explica tudo


Anotei sobre a parte de transicionar o sistema dominante também, começar pelo sistema de uma pessoa e ir navegando pelos outros sistemas e vendo as reações.

Espero que o próximo cd fale mais sobre isso pq fiquei super interessado! :louco Pode mandar que to pronto :ae
Se voce tiver algum link que me ajude a entender mais sobre esses sistemas dominantes, me manda por pm por favor nando!

é noiis! :legal
Avatar pua
Centaurus - MEMBRO EXCLUSIVO
#701315 CD 3

Enviando meu resumo:

Definições:
- Comunicação: Troca de idéias.
- Sistemas dominantes: Forma predominante com que a pessoa percebe, entende, interage, recebe ou transmite idéias.
- Sistema orientador: Sistema usado para acessar idéias ou pensamentos.

Tipos de sistemas:
- Visual: Predomina a visão
- Auditivo: Predomina a audição
- Sinestésico: Predomina o tato

Identificar o sistema dominante de uma pessoa permite você se comunicar melhor com ela.

Como identificar o sistema dominante de uma pessoa?

Existem 3 tipos de PISTAS DE ACESSO: visuais, gerais e verbais.

Pistas de acesso VISUAIS: Você tem que reparar como se movimenta o globo ocular da pessoa.
- Para cima e para direita: ela está construindo imagens no cérebro (visual)
- Para cima e para esquerda: ela está recordando imagens (visual)
- Para direita olhando para as orelhas: Ela está construindo sons (auditivo)
- Para esquerda olhando para as orelhas: Ela está recordando sons (auditivo)
- Para baixo e para direita: sensações (sinestésico)
- Para baixo e para esquerda: Falando consigo mesma (sinestésico)

Pistas de acesso GERAIS: Você tem que reparar como se comporta a pessoa. Alguns exemplos são
- Anda sempre limpa, bem vestida, deixa tudo em ordem e no lugar, cores combinando. (visual)
- Se incomoda com a altura do som ou com barulhos. (auditivo)
- Se senta ou usa roupas de forma a se sentir acomodada. (sinestésico)

Pistas de acesso VERBAIS: Você tem que reparar como a pessoa fala. Alguns exemplos são
- "Veja bem", "agora ficou mais claro", "agora ficou mais nítido" (visual )
- "Estou sentindo que você está pegando as coisas", "que cara frio" (sinestésico)
- "Isso me soa bem", "ouça bem", "vou criar um ritmo" (auditivo)

Como então agradar uma pessoa de acordo com o estilo dominante:
- Dê presentes ( visual ) Uma dica minha tirada do livro "homens são de marte e mulheres são de vênus", o tamanho ou o preço do presente não importa, elas enxergam um carro igual enxergam um bombom, a não ser que você tenha dinheiro para jogar fora, não é necessário exageros!
- Diga, "eu te amo", "eu te adoro" (auditivo)
- Dê carícias ( sinestésico)

CD 4

Basicamente o que foi dito nesse CD é que somos diferentes e que é essencial e o primeiro passo saber e ter consciência disso. Entender as diferenças é importante para manter uma boa relação, facilitar a interação, não julgar o outro.

Foi falado do princípio: "o mapa não é o terrítorio"

Um mapa representa o território, mas não é o terrítorio em si. Assim são as percepções das pessoas da realidade. Cada um cria um mapa da realidade a sua volta e cada mapa é diferente um do outro. Essa representação é influenciada pelos FILTROS.

Filtros são como lentas colocadas no seu mundo para que você o enxergue de uma forma diferente. Esses filtros podem ser:
- Crenças: "eu sou tímido", "eu não sou bom em matemática"
- Cultura: Uma tribo africana tem um ritual que faz com que tenham que correr por sete dias seguidos. Eles conseguem pois foi dito que são capazes.
- Religião: Os monges por exemplo, as vezes passam dias comendo um grão de arroz por dia. Também foram ensinados.
- Restrições fisiológicas: Não enxergamos o infra-vermelho e nem o ultra-violenta, restrições visuais que temos pelos espectros de cores.
- Experiências de vida: Pessoas que passaram por problemas de alcoolismo na família pensam todos que beberem irão perder a consciência, etc.
- Linguagem: Algumas tribos tem 3 palavras para identificar todas as cores.

Foi falado sobre semântica que é a capacidade de diferencias coisas de uma maneira mais refinada. Como exemplo, os esquimós tem 32 palavras apenas para identificar gelo. Sabem reconhecer 32 tipos de gelo diferentes. Isso permite com que eles tenham um filtro de linguagem para a palavra gelo muito mais desenvolvido que o nosso.

É importante saber sobre como se formam nossas diferenças para termos uma comunicação mais eficiente, por exemplo, se você sabe que uma pessoa é um monge budista e você é um ateu baladeiro, você tem que enxergar como esses filtros se relacionam para se ter uma melhor interação.

É isso aew, agradeço novamente Nando e aguardando...

Abraço
Avatar pua
Pua Dyone - MEMBRO EXCLUSIVO
#701531 Nesse CD 3 eu aprendi:

Tipos de sistemas: visual, predomina a visão.
Auditivo,predomina a audição
Sinestésico, predomina o toque.

Os lideres sabem navegar por diferentes SISTEMAS, se comunicar com pessoas visuais, auditivas e sinestésicas. Para isso, procure entender a forma de pensamento do interlocutor através das pistas de acesso apresentadas anteriormente, observe o último movimento ocular, trabalhe para criar empatia com a pessoa de acordo com a velocidade de fala dela e procure tocar a pessoa, mas não de forma excessiva.

No CD 4 eu aprendi:

Não existe pessoas iguais no mundo, nem os gemeos são iguais. E as pessoas costumam a se queijar porque aquela pessoa, agiu de forma diferente de você, é porque ela não é igual a você, e ninguém é igual a você.

Sobre crenças [assunto muito importante, uma pessoa que tem uma crença como “eu sou tímida” ela filtra o mundo de uma forma diferente de alguém que se acha espontâneo. Eles deram vários relatos de crenças, que foram muito importantes.

No aguardo dos próximos cds.
Valeu :ae
Avatar pua
RLGM

Pua Portugal

#703492 Obrigado por fazer parte deste grupo!!!!

CD1
A comunicação é fundamenttal para qualquer tipo de relacionamento (ete no exemplo medico/utente)

5 chaves dos bos bons relacionamentos:
- Desenvolver o auto conhecimento!!
- Entender o ser humano
- Excelencia na comunicação
- Entender que todos são diferentes
- Auto-estima


CD2

Tripla precepção da realidade:
-Entender o proprio ponto de vista
-Entender o ponto de vista do outro com quem interagimos.
-Percepção de um ponto de vista neutro


O resto é desenvolvimento praticamente destes conceitos!