Área exclusiva para artigos e debates focado a pessoas que estão namorando.
De tudo para saber como AGIR no namoro.
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#710362
Thiagolinho escreveu:Academia de relacionamentos CD3

Excelência na comunicação: Primeiro temos que descobrir como a outra pensa para isso então podermos nos comunicar, pois assim fica muito mais fácil para ele visualizar o que estamos tentando dizer.
Existem basicamente três tipos de pessoas: visuais, auditivas e cinestesias.

VISUAIS: são aquelas que pensam através de imagens, se preocupam muito com a aparência, gostam de ficar arrumadas, de dar presentes e são sempre limpas e perfeccionistas. Geralmente falam muito rápido e usam expressões como: você consegue enxergar isso? ‘Preciso clarear minhas ideias’...
AUDITIVAS: gostam muito de falar sobre suas escolhas, preferem explicar. Falam em um tom muito lento. Geralmente usam expressões como “Consegue sentir o ritmo?”.

CINESTESICAS: Apreciam sensações, gostam de contato físico, abraçar, beijar; geralmente são limpos, mas se desarrumam rápido, gostam de ficar confortáveis e não se importam muito com arrumação, o importante é se sentir confortável. ”Consegue sentir” “que coisa confortável”...

É importante saber a forma de comunicação do outro para fazê-lo entender como o que você quer dizer em sua totalidade, como o exemplo no final quando o cara fala sobre não gostar de pisar na areia e a mulher explica que com determinado som ela sente a mesma coisa.

Academia de relacionamentos CD 4

Pessoas são diferentes, por mais que você ache que conhece uma pessoa mais cedo ou mais tarde ela ira fazer alguma coisa inesperada, que você nunca imaginaria que ela fosse fazer. Isso acontece, pois somos todos diferentes, cada um teve uma educação diferente, experiências diferentes, e interpretações diferentes da mesma experiência, seria impossível duas pessoas pensarem igual. Por isso ao entender que o outro é diferente, seria o primeiro passo para entendê-lo como pessoa. Isso acontece, pois todo tem filtros diferentes, e esses filtros que seriam nossas experiências, nossos objetivos, nossos gostos etc. moldam o nosso modo de ver o mundo e o modo como o interpretamos.

O ser humano é um ser muito complicado. Todos nos vivemos em comunidade e por isso temos a necessidade de pertencer a algum grupo, de nos sentirmos incluídos em algo maior do que nos mesmos, mas ao mesmo tempo temos a necessidade de sermos únicos, importantes, pois no meio de tantas pessoas, queremos ser únicos.

Cada pessoa vê o mundo de uma forma diferente, nossos sentidos nos permitem enxergar o mundo a nossa volta, mas não conseguimos enxergar a realidade exatamente como ela é por causa da forma como a interpretamos. Cada um tem um mapa na sua cabeça do território em que vive. Só que cada um tem um mapa diferente, isso da um total de sete bilhões de mapas em todo o mundo, cada um com características únicas, alguns são mais abrangentes em algumas áreas e deficientes em outras, outros são mais completos, mas não existe um melhor ou um pior, apenas mapas diferentes.



Gostei muito das suas observações Thiagolinho. O bom do grupo é ao ler outras anotações vc percebe coisas q vc deixou faltar na sua. Continue postando suas observações sobre os CDs, é de grande ajuda.
Estou te enviando o material para a próxima parte, abração!
Avatar pua
dujose

Veterano - nível 2

#711197 CD 03

Basicamente existem três Sistemas Dominantes: Visual, Aditivo e Cinestésico.

Pistas de Acessos:

Pelo Movimento dos Olhos:

Olhar pra cima: Visual e busca imagens.
Olhar pros lados: Auditiva e busca sons.
Olhar para baixo e para Esquerda: Cinestésico e busca Sensações .
Olhando pra esquerda e para baixo: Conversa com ela mesma(Dialogo Interno)

PS: Quando a pessoa mexe muito o globo ocular observar o último movimento ocular.

Pistas Verbais:

Do Visual: Veja Bem, olha só, ta claro pra você?, brilho especial.
Do Aditivo: Ouça bem, ouça um pouquinho aqui, escute o que tenho pra dizer
Do Cinestésico: Sinta, como isso é profundo, relaxe, fique tranqüilo calmo.


Gerais.

Pessoas Visuais: Geralmente Limpas, são organizadas, gostam de coisas bonitas e sua fala é rápida.
Auditivo: Falam muito bem, pausadamente, se encomendam com a fala dos outros.
Cinestésico: Gosta de se sentir bem, quando sentam deitam.

Off topic:
A seguir uma lista de palavras que pesquisei que podem ajudar a identifica ou mesmo se comunicar com o sistema dominante da pessoa.

Visual: Ver, olhar ,mostrar, perspectiva, imagem, claro, esclarecer, luminoso, sombrio,
brilhante, colorido ,visualizar, iluminar, vago, impreciso, nítido, brumoso, uma cena ,horizonte, clarão, fotográfico.

Auditivo: Ouvir, falar ,dizer, escutar, perguntar, dialogar, acordo, desacordo,soar, ruído,
ritmo, melodioso, musical, harmonioso, tonalidade, discortante, sinfonia, cacofonia,gritar, urrar.

Cinestesico : Sentir, tocar. em contato com, conectado, relaxado,concreto, pressão,
sensível, insensível, sensitivo, delicado,sólido, firme, imobilizado, mole, ferido, ligado,
caloroso, frio, tensão, duro, excitado,carregado, descarregado.


CD 04


Percebi que nesse CD não eles nao ensinam diretamente técnicas, por isso anotei algumas passagens que achei interessante.

Não espere dos outros coisas que elas não podem fazer.

2 Necessidade humanas contraditórias : Precisar fazer parte de um grupo e ao mesmo tempo ser diferente.

O mapa não é o território.

As pessoas são fruto dos seus “filtros” mentais. Ex. Todo o mundo é mau, eu sou tímido, eu adoro conhecer pessoas. Filtros nesse caso são Experiências, cultura ...

Não existe certo ou errado, existe experiências de vida.

E por ultimo a que achei mais importante: PNL É UMA ATITUDE

É isso ae :D ansioso pelos próximos capítulos.. Vlws
Avatar pua
DomadorDeShanas

Veterano - nível 7

#711333 CD 3

- Cada pessoa tem seu segredo para abrir seu “cadeado”.
- Todos temos um sistema de preferência dominante. Mais sons ou imagens ou sensações...
- Principio numero 1 da comunicação: descobrir o sistema dominante do meu interlocutor antes de mais nada.

Pistas de acessos

-visual: quando as pessoas se comunicam e olham pra cima, estão criando imagem.
Se comunicando olhando para a orelha, estão processando sons. Olhando para baixo e para a direita, estão criando sensações, sinestesia. Olhando para baixo e para esquerda, se comunicando consigo mesmo.

Olhando para cima e para direita, construindo imagens.
Olhando para cima e para a esquerda, está recordando (lembrando imagens).

Canhotos possuem esse padrão invertido (a maioria).

O grande problema dos relacionamentos é a acomodação que vem depois da relação já estar estabilizada (namoro firme, casamento). No inicio as pessoas se tratam usando todos os padrões, mas depois se acomodam e passam a usar somente o seu próprio padrão.

Fala de uma pessoa visual: rápida
Fala de uma pessoa auditiva: fala pausadamente, corretamente.

Falas de um visual: olha só! Veja bem! Claro! Ta nítido?
Sinestésico: sinta! Profundo! Perceba!
Auditivo: ouça um pouco aqui! Isso me soa bem! Ritmo bom! Harmonia!

Eu estou confuso, minhas idéias não estão claras...
Ok, veja bem!
Certo, visualize isso...
Vou clarear.

Justaposição ou over lap
Um sistema dominante vai sendo sobreposto por outro. Sinestesia (duas modalidades vem muito perto da outra).










CD 4

Dois grandes desejos dos seres humanos (contraditório)
-fazer parte de um grupo;
-ser único, diferente.

Cada ser humano é único e teve um processo único de formação e devemos tentar entender isso para se colocar no lugar do outro, não julgá-lo, ...

Filosofia de “o mapa não é o território”
A realidade é algo simplesmente impossível de ser assimilada pelo ser humano. Nos criamos representações dentro de nossa mente para se guiar pelo mundo (criamos um mapa). Nós interagimos com a realidade através do mapa, mas isso tudo é só representação da realidade. Cada pessoa tem um mapa mais rico em determinada área, mas em outras áreas não.
Formamos nossos mapas através de filtros que desenvolvemos através do nosso desenvolvimento, do nosso crescimento. Cada pessoa tem sua própria lente, sua percepção de realidade é diferente. Mas o que são nosso filtros, lentes:
-todas as pessoas são falsas
-o mundo é perigoso
-todos os homens são iguais
-eu não consigo falar em publico
-é maravilhoso interagir com pessoas
-as pessoas são falsas

As pessoas são fruto de seus filtros mentais. Buscar o auto entendimento primeiramente para ver o mundo de uma forma mais ampla. Experiência são filtros, objetivos são filtros. Diferença entre trabalhar duro e trabalhar com inteligência. Não existe certo ou errado, existe experiência de vida. Até mesmo as palavras tem sentidos diferentes para cada pessoa. Cultura e religião também são filtros. Temos restrições fisiológicas, nosso corpo não capta MUITA coisa do ambiente. Nos não percebemos a realidade de forma completa.

Realidade consensual: um grupo de pessoas passa a acreditar na mesma coisa.
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#711790
Lapeño Henriques escreveu:Segunda parte ja foi.. aprendendo bastante ;)


É só colocar as anotação q eu te passo o próximo material. Esse curso realmente é muito bom.

[dividir][/dividir]
Feedback Organizacional!

Material entregue a todos até aqui. Infelizmente estou com pouco tempo ultimamente, então é provável que eu vá demorar mais um pouco pra mandar o material e comentar as anotações dos membros do grupo.
Duvidas? Mande uma MP! Abração pra vcs
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#711799
dujose escreveu:CD 03

Basicamente existem três Sistemas Dominantes: Visual, Aditivo e Cinestésico.

Pistas de Acessos:

Pelo Movimento dos Olhos:

Olhar pra cima: Visual e busca imagens.
Olhar pros lados: Auditiva e busca sons.
Olhar para baixo e para Esquerda: Cinestésico e busca Sensações .
Olhando pra esquerda e para baixo: Conversa com ela mesma(Dialogo Interno)

PS: Quando a pessoa mexe muito o globo ocular observar o último movimento ocular.

Pistas Verbais:

Do Visual: Veja Bem, olha só, ta claro pra você?, brilho especial.
Do Aditivo: Ouça bem, ouça um pouquinho aqui, escute o que tenho pra dizer
Do Cinestésico: Sinta, como isso é profundo, relaxe, fique tranqüilo calmo.


Gerais.

Pessoas Visuais: Geralmente Limpas, são organizadas, gostam de coisas bonitas e sua fala é rápida.
Auditivo: Falam muito bem, pausadamente, se encomendam com a fala dos outros.
Cinestésico: Gosta de se sentir bem, quando sentam deitam.

Off topic:
A seguir uma lista de palavras que pesquisei que podem ajudar a identifica ou mesmo se comunicar com o sistema dominante da pessoa.

Visual: Ver, olhar ,mostrar, perspectiva, imagem, claro, esclarecer, luminoso, sombrio,
brilhante, colorido ,visualizar, iluminar, vago, impreciso, nítido, brumoso, uma cena ,horizonte, clarão, fotográfico.

Auditivo: Ouvir, falar ,dizer, escutar, perguntar, dialogar, acordo, desacordo,soar, ruído,
ritmo, melodioso, musical, harmonioso, tonalidade, discortante, sinfonia, cacofonia,gritar, urrar.

Cinestesico : Sentir, tocar. em contato com, conectado, relaxado,concreto, pressão,
sensível, insensível, sensitivo, delicado,sólido, firme, imobilizado, mole, ferido, ligado,
caloroso, frio, tensão, duro, excitado,carregado, descarregado.


CD 04


Percebi que nesse CD não eles nao ensinam diretamente técnicas, por isso anotei algumas passagens que achei interessante.

Não espere dos outros coisas que elas não podem fazer.

2 Necessidade humanas contraditórias : Precisar fazer parte de um grupo e ao mesmo tempo ser diferente.

O mapa não é o território.

As pessoas são fruto dos seus “filtros” mentais. Ex. Todo o mundo é mau, eu sou tímido, eu adoro conhecer pessoas. Filtros nesse caso são Experiências, cultura ...

Não existe certo ou errado, existe experiências de vida.

E por ultimo a que achei mais importante: PNL É UMA ATITUDE

É isso ae :D ansioso pelos próximos capítulos.. Vlws


ótima anotação, gostei bastante desse "offtopic" com essa listas de palavras, vai ajudar bastante! Abraçãao
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#711801
DomadorDeShanas escreveu:CD 3

- Cada pessoa tem seu segredo para abrir seu “cadeado”.
- Todos temos um sistema de preferência dominante. Mais sons ou imagens ou sensações...
- Principio numero 1 da comunicação: descobrir o sistema dominante do meu interlocutor antes de mais nada.

Pistas de acessos

-visual: quando as pessoas se comunicam e olham pra cima, estão criando imagem.
Se comunicando olhando para a orelha, estão processando sons. Olhando para baixo e para a direita, estão criando sensações, sinestesia. Olhando para baixo e para esquerda, se comunicando consigo mesmo.

Olhando para cima e para direita, construindo imagens.
Olhando para cima e para a esquerda, está recordando (lembrando imagens).

Canhotos possuem esse padrão invertido (a maioria).

O grande problema dos relacionamentos é a acomodação que vem depois da relação já estar estabilizada (namoro firme, casamento). No inicio as pessoas se tratam usando todos os padrões, mas depois se acomodam e passam a usar somente o seu próprio padrão.

Fala de uma pessoa visual: rápida
Fala de uma pessoa auditiva: fala pausadamente, corretamente.

Falas de um visual: olha só! Veja bem! Claro! Ta nítido?
Sinestésico: sinta! Profundo! Perceba!
Auditivo: ouça um pouco aqui! Isso me soa bem! Ritmo bom! Harmonia!

Eu estou confuso, minhas idéias não estão claras...
Ok, veja bem!
Certo, visualize isso...
Vou clarear.

Justaposição ou over lap
Um sistema dominante vai sendo sobreposto por outro. Sinestesia (duas modalidades vem muito perto da outra).


CD 4

Dois grandes desejos dos seres humanos (contraditório)
-fazer parte de um grupo;
-ser único, diferente.

Cada ser humano é único e teve um processo único de formação e devemos tentar entender isso para se colocar no lugar do outro, não julgá-lo, ...

Filosofia de “o mapa não é o território”
A realidade é algo simplesmente impossível de ser assimilada pelo ser humano. Nos criamos representações dentro de nossa mente para se guiar pelo mundo (criamos um mapa). Nós interagimos com a realidade através do mapa, mas isso tudo é só representação da realidade. Cada pessoa tem um mapa mais rico em determinada área, mas em outras áreas não.
Formamos nossos mapas através de filtros que desenvolvemos através do nosso desenvolvimento, do nosso crescimento. Cada pessoa tem sua própria lente, sua percepção de realidade é diferente. Mas o que são nosso filtros, lentes:
-todas as pessoas são falsas
-o mundo é perigoso
-todos os homens são iguais
-eu não consigo falar em publico
-é maravilhoso interagir com pessoas
-as pessoas são falsas

As pessoas são fruto de seus filtros mentais. Buscar o auto entendimento primeiramente para ver o mundo de uma forma mais ampla. Experiência são filtros, objetivos são filtros. Diferença entre trabalhar duro e trabalhar com inteligência. Não existe certo ou errado, existe experiência de vida. Até mesmo as palavras tem sentidos diferentes para cada pessoa. Cultura e religião também são filtros. Temos restrições fisiológicas, nosso corpo não capta MUITA coisa do ambiente. Nos não percebemos a realidade de forma completa.

Realidade consensual: um grupo de pessoas passa a acreditar na mesma coisa.


Estou gostando de ver Domador, vc está progredindo mto rápido. Continue com suas anotações, a cada anotação q eu leio eu lembro de algo que eu tinha visto antes nos CDs porém tinha deixado escapar eu não dei atenção necessária. Abração!
faxapreta

Aprendiz

#711873 Anotações CD3 e CD4

Processo de se comunicar com alguém
Enviando pensamentos, e da mesma maneira que captamos as coisas.
Sistema preferencial dominante de pensar, sons, imagens, sensações.
Entender qual é o sistema dominante do interlocutor para eliminar a interferência.
As pessoas fornecem pistas de acesso
Visual:Olha para cima, descreve a vida usando palavras com:olha,tá nítido, está claro
Sinestésico:olha para baixo, toca nas pessoas, se sente bem.
Auditivo:horizontal, fala de acordo com a velocidade, pausado

Cada pessoa interpreta o mundo de uma forma particular de acordo com as experiências vividas anteriormente e utiliza filtros diferentes, por isso entender esta diversidade humana é essencial para entender o ser humano.
O ser humano por natureza tem a necessidade de viver em grupos
Cada pessoa segue seu mapa que é único
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#712337
faxapreta escreveu:Anotações CD3 e CD4

Processo de se comunicar com alguém
Enviando pensamentos, e da mesma maneira que captamos as coisas.
Sistema preferencial dominante de pensar, sons, imagens, sensações.
Entender qual é o sistema dominante do interlocutor para eliminar a interferência.
As pessoas fornecem pistas de acesso
Visual:Olha para cima, descreve a vida usando palavras com:olha,tá nítido, está claro
Sinestésico:olha para baixo, toca nas pessoas, se sente bem.
Auditivo:horizontal, fala de acordo com a velocidade, pausado

Cada pessoa interpreta o mundo de uma forma particular de acordo com as experiências vividas anteriormente e utiliza filtros diferentes, por isso entender esta diversidade humana é essencial para entender o ser humano.
O ser humano por natureza tem a necessidade de viver em grupos
Cada pessoa segue seu mapa que é único


Mto bom faxa, já estou enviando o próximo material, abração!
Avatar pua
OPeste

Aprendiz

#718243 CD -3
Excelência na comunicação.
“Pensamos da mesma maneira que captamos as informações dos acontecimentos.”
5-sentidos.
3 Mecanismos Mais interessantes: Visual, auditivo, e sinestésico.
Cada um tem um Sistema dominante.
Desgaste nos relacionamentos pela utilização do Mecanismo de comunicação errado.
Agora eu entendo porque não consigo aprender com certos professores de facul. Rsrs
Descobrir as características do meu interlocutor e não usar as minhas características.
Pistas de acesso: Visuais, as gerais e as verbais.
-Visuais: os olhos(movimentação globo ocular)
Se comunicando e olhando pra cima esquerda: Estão recordando imagens.
Se comunicando e olhando pra cima direita: Estão Criando imagens
Se comunicando e olhando pra baixo e pra direita: Sensações
Se comunicando e olhando pra baixo esquerda: Dialogo interno
Se comunicando e olhando na horizontal a direita: Criando sons.
Se comunicando e olhando na horizontal a esquerda: Recordando sons.
O ultimo movimentos ocular.
Pistas Gerais.
Cortejo total. Crise após o sucesso. Ela se acomoda e assume a sua posição de sistema dominante.
Ressaltou um ponto bem interessante. Muitas crises são por isso. Acreditamos demos nosso jeito e queremos que o outro faça da nossa formas para podemos nos sentir amados e aprovados.
Pistas Verbais.
Velocidade da fala. Nos primeiros minutos utilizar a velocidade da fala da outra pessoa.
Visual é rápido, auditivo no tempo certo, sinestésico é lento.
Advérbios utilizados: Visual, Olha só, Veja bem, Ta claro pra você. Esta nítido.
Sinestésico: sinta, profundo, tato.
Auditivo: isso me soa bem, ouça bem, harmonia, alto, baixo.
Oveerleep: leva a pessoas para outros sistemas.
Explicar oque sente no sistema dominante do seu ouvinte.
Sistema orientador. Start do pensamento.


CD-4
Diversidade do ser humano.
Frustação e Decepção com o outro:
Erro de achar que o outro tem que ser igual a gente.
Nos frustramos porque achamos que não somos assim e porque ele é assim.
Nos colocamos o nossos critério na outra pessoa por isso nos frustramos. Ela tem outro critérios outro estilos, você é que está se magoando, se frustanto, e porque ¿ porque você ta esperando algo que o outro não pode oferecer. Em outras palavras você foi criado e para interpretar o mundo de uma outra forma. E que ninguém foi criado para interpretar o mundo da sua forma.
Atuar com inteligência, só amor não segura um relacionamento.
Nem nós nos conseguimos entender e queremos que o outros nos intenda.
A gente exige que os outros entendem a gente mais do que nos intendemos, que os outros ame mais que agente ama.
O ser humano por mais igual que ele seja ele quer ser diferente.
Necessidade humanas que são contraditórias: Precisamos fazer parte de grupos, de uma família de um classe de um categoria. E ao mesmo tempo precisamos ser diferentes.
Saber que as pessoas são diferentes.
Entender o processo de ser torna tão diferente.
A o pessoa não é você não pensa como você ela não tem os seus valores a sua ética. Ela n teve a sua educação.
Técnicas para serem usadas com frequência para não chegar ao pico de estresse.
Diversidade do ser humano.
A realidade e algo impossível de ser assimilado pelo ser humano, a realidade e muito mais do que agente percebe.
Criamos representações dessa realidade em nossa mente, (o nosso mapa), como agente reaje com a realidade. Onde agente se guia para chegar aos nossos objetivos, a se relacionar.
O MAPA NÃO É O TERITORIO, NÃO É A REALIDADE. Aspessoas se esquecem disso,elas passam a acreditar que aquela representação é a realidade portanto ela vai interaguir com a realidade de a acordo com o seu mapa.
O SEU MAPA NÃO É A REALIDAD E A SUA FORMA DE VER A REALIDADE.(aqui entra o ego.)NÃO VAI ACEITAR REALIDADE DIFERENTES.
Suas crenças seus valores o que pode oque não pode tudo isso e representação da sua realidade.
O território é a realidade exemplo da a.v paulista.
FILTROS:
Crenças(ela tem uma crença e ela vai reforçar a sua realidade e partir daquela crença. A pessoa definiu isso para ela. Ela filtra o mundo a partir dessa crença.)
Ex:’AS PESSOAS SÃO FALSAS.. “
LENTE EMPROBECIDA FILTRA A REALIDADE DE UMA FORMA MUITO EXTREMA.
OBJETIVO DA EXCELENCIA :
Buscar esse auto entendimento para você. Na forma pratica. Mude com você. Expanda os seus filtros. Enxergue mais do que você enxerga.
Prioridade, objetivos, experiências.
As referencias são criadas a partir de filtros.
Não existe o certo e errado existe experiência de vida. Essas experiência dão origem a crenças, e essas crenças fazem você ficar cada vez mais preso aos seus próprios filtros.


O que eu posso dizer a você é desde já obrigado por compartilhar seu material está sendo muito importante. E está salvando um namorou meu.No aguardo pelos próximos CD's.
Abraço