Área exclusiva para artigos e debates focado a pessoas que estão namorando.
De tudo para saber como AGIR no namoro.
Avatar pua
Centaurus - MEMBRO EXCLUSIVO
#705433 Resumo do CD 5:

META PROGRAMA

Primeiramente, foi relembrado que "o mapa não é o território". Também lembrou-se o que são os filtros e como eles alteram nossa visão da realidade.

META PROGRAMA é um sistema de indentificar preferências psicológicas além do padrão.

1º Direção: Consiste em saber o que te leva a agir.


Como identificar: Se pergunte, num contexto apropriado, o que você quer ou espera de uma certa situação ou ação que você tomou ou irá tomar?

Suas respostas estarão em um sentido que indicam que você toma ações para fugir de problemas ou;
Suas respostas estarão em um sentido que indicam que você busca algo positivo na sua decisão.

A melhor maneira é chamada de aproximação por afastamento. Você deve agir esperando o melhor, mas deve também ponderar sobre os fracassos.

2º Comportamento externo: Consiste em saber se a pessoa recarrega suas energias por extroversão ou por introversão.

Como identificar: Se pergunte, quando você chega cansado ao fim de um dia longo de trabalho você prefere recarregar suas energias na companhia de outras pessoas ou isoladamente?

Se sua resposta for "isoladamente", então você é introvertido.
Se sua resposta for "na companhia de outras pessoas", então você é extrovertido.

Se introvertido é ruim pois você carrega rótulos como: "anti-social" ou "tímido".

3º Razões: Consiste em identificar o porque você fez determinada escolha

Como identificar: Se pergunte o porque você tomou certa decisão?

Sua resposta pode ser "para desenvolver, crescer como profissional ou aprender coisas novas" ou;
Sua resposta pode ser "porque não tinha nada para fazer ou por dinheiro".

Se você sempre responde a segunda, você acaba fazendo tudo por obrigação, nunca deixa tempo para as coisas que você realmente gosta.

4º Referência ou reconhecimento: Consiste em identificar como você percebe que fez um bom trabalho.

Como identificar: Você precisa de alguém te dizer que fez um bom trabalho ou você tem consciência disso?

Você pode ser do tipo que sempre precisa da aprovação de alguém para uma coisa que você tenha feito bem ou...
Você pode ser do tipo que se garante e reconhece sem ajuda que seu trabanho tenha sido bem feito.

No primeiro caso você pode ser inseguro, no segundo pode ter certa arrogância. O certo é sempre tentar se adequar a cada caso. Numa relação, as pessoas que precisam de alguém para identificar o que fazem como bom ou ruim, geralmente não entendem o porquê agradou ou desagradou o outro. O maior problema é que se o outro for do segundo tipo então ela não vai dizer o que foi, pois acredita que todos pensam como ele.

5º Frequência, período e número de vezes: A pergunta descreve esse meta programa.

Com que frequência, quantas vezes e por quanto tempo uma pessoa tem que demonstrar competência para você se convencer?

Automaticamente ou leva tempos, várias vezes ou em uma frequência específica.
Se não for automaticamente, quanto tempo? 3 meses? 4 meses? 2 anos?
Se não for automáticamente, com que frequência? Sempre, nunca, esporadicamente?
Se não for automaticamente, quantas vezes ela precisa demostrar competência para ser validada? 1, 2, 3, ...

6º Gerenciamento de tempo:


Você sabe o que você tem que fazer para ter sucesso?
Você sabe o que outra pessoa tem que fazer para ter sucesso?
Você sabe orientar outra pessoa para que ela faça as coisas em rumo ao sucesso?

Se a resposta é sim, você é uma pessoa que vive bem e sabe liderar outras pessoas. O importante é tentar sempre prosseguir a tentar responder três sim para as perguntas acima.

..................................................................................................................................................................................

Considerações finais:


Identificando as preferências pscicológica das pessoas, você pode se comunicar melhor com essa pessoa, como por exemplo, utilizando de padrões de linguagem que criem conexão com a maneira que a pessoa pensa.

É isso, excelente curso, agradeço a iniciativa do Nando, estou aguardando novo material.

Abraço.
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#705448
Centaurus escreveu:Resumo do CD 5:
..................................................................................................................................................................................

Considerações finais:


Identificando as preferências pscicológica das pessoas, você pode se comunicar melhor com essa pessoa, como por exemplo, utilizando de padrões de linguagem que criem conexão com a maneira que a pessoa pensa.

É isso, excelente curso, agradeço a iniciativa do Nando, estou aguardando novo material.

Abraço.


Cortei parte da sua resposta no "quote" por ser muito grande. Eu achei a sua anotação muito foda! Eu já completei todos os CDs e os ouvi de novo, sei como é difícil colocar tudo o que os apresentadores ensinam em anotações e vc fez isso de forma clara e organizada, parabéns. Eu guardei as minhas anotações pra ler depois caso eu queira me lembrar de algo e vou colocar a sua no lugar da minha anotação do CD5, sensacional. Já te enviei o novo material, aguardo suas próximas anotações, abração!
Avatar pua
dujose

Veterano - nível 2

#712471 Resumo CD5.

Metaprogramas: Chamado assim por que nós temos programas mentais , e quando você “roda” um programa interno(forma de pensar, uma crença ou um comportamento) existe um programa maior (Metaprograma) que é a preferência.


Meta programa de direção:

Você se afasta de alguma coisa ou se aproxima de outra.
Ex: O que você quer de um relacionamento?
_Eu quero uma pessoa que não me traia. (Afastamento, no caso da traição ).
_Eu quero uma pessoa para ficar junto e transar loucamente o dia inteiro. (Aproximação).

PS: O ideal é a aproximação por afastamento.

Comportamento Externo.

Como as pessoas recarregam suas energias ?... resumidamente de duas formas.

O Extrovertido (75% da população): Se “recarregam” externamente: pessoas, lugares...
O Introvertido (25% da população): Se “recarregam” no mundo das suas idéias: No Silêncio, sozinho...

Referencia ou Reconhecimento:

Como a pessoa reconhece um bom trabalho. Podendo ser por:

Referencia: Quando se precisa da aprovação dos outros.
Reconhecimento: Quando a pessoa tem certeza que fez um bom trabalho.

Como na maioria dos casos tem que haver um equilíbrio aqui, mas o ideal é usar a referencia apenas depois de ter o seu próprio reconhecimento, isso evita um pessoa sem opinião formada.

Como você reconhece/confia/é convencido de alguma coisa?

Automaticamente: Pessoas assim geralmente vivem a vida mais corrida, tem grandes ganhos e ao mesmo tempo grande perdas .

Quando tempo demora: Quando tempo precisa ter pra você acreditar na pessoa. Varia dependente da situação e da pessoa.

Freqüência: Quantas vezes a pessoa tem que repetir o feito pra ganhar sua credibilidade. Lembrar do ex d empregada: Quantas vezes você teve que checar se sua roupa estava bem passada?.

Ele não da um nome especifico por isso chamei de: Liderança

Usa três perguntas para descobrir se você é um líder e caso não seja como chegar la.

Você sabe o que você precisa fazer?
Você sabe o que os outros precisam fazer?
Você acha fácil dizer as outras pessoas o que elas precisam fazer pra serem bem sucedidas?

Caso as 3 respostas sejam "Sim", você é um Líder, mas pra confirmar isso olha pra sua vida e veja e ela esta boa, caso nao esteja você esta mentido em alguma das respostas.

Caso as respostas sejam "Sim, não e não": Você tem dificuldade em liderar outras pessoas e precisa evoluir a habilidade em falar o que as pessoas precisam fazer pra melhorar.

O objetivo é sempre buscar o sim em todas as perguntas.


Meta programa de Ação:

O tempo que a pessoa demora pra tomar atitude perante uma ação. Há pessoas que pensam muito e não agem com há também pessoas que agem e não pensam. E as mais inteligentes as que pensam e fazem.


Se você Age imediatamente (Pro ativo) .
Caso pensa e depois age (Reativo).

Esse também varia dependendo da situação.


É isso ae, ta valendo d+ fazer parte desse grupo. Abrç a todos e Waiting For More.
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#712579
dujose escreveu:Resumo CD5.

Metaprogramas: Chamado assim por que nós temos programas mentais , e quando você “roda” um programa interno(forma de pensar, uma crença ou um comportamento) existe um programa maior (Metaprograma) que é a preferência.


Meta programa de direção:

Você se afasta de alguma coisa ou se aproxima de outra.
Ex: O que você quer de um relacionamento?
_Eu quero uma pessoa que não me traia. (Afastamento, no caso da traição ).
_Eu quero uma pessoa para ficar junto e transar loucamente o dia inteiro. (Aproximação).

PS: O ideal é a aproximação por afastamento.

Comportamento Externo.

Como as pessoas recarregam suas energias ?... resumidamente de duas formas.

O Extrovertido (75% da população): Se “recarregam” externamente: pessoas, lugares...
O Introvertido (25% da população): Se “recarregam” no mundo das suas idéias: No Silêncio, sozinho...

Referencia ou Reconhecimento:

Como a pessoa reconhece um bom trabalho. Podendo ser por:

Referencia: Quando se precisa da aprovação dos outros.
Reconhecimento: Quando a pessoa tem certeza que fez um bom trabalho.

Como na maioria dos casos tem que haver um equilíbrio aqui, mas o ideal é usar a referencia apenas depois de ter o seu próprio reconhecimento, isso evita um pessoa sem opinião formada.

Como você reconhece/confia/é convencido de alguma coisa?

Automaticamente: Pessoas assim geralmente vivem a vida mais corrida, tem grandes ganhos e ao mesmo tempo grande perdas .

Quando tempo demora: Quando tempo precisa ter pra você acreditar na pessoa. Varia dependente da situação e da pessoa.

Freqüência: Quantas vezes a pessoa tem que repetir o feito pra ganhar sua credibilidade. Lembrar do ex d empregada: Quantas vezes você teve que checar se sua roupa estava bem passada?.

Ele não da um nome especifico por isso chamei de: Liderança

Usa três perguntas para descobrir se você é um líder e caso não seja como chegar la.

Você sabe o que você precisa fazer?
Você sabe o que os outros precisam fazer?
Você acha fácil dizer as outras pessoas o que elas precisam fazer pra serem bem sucedidas?

Caso as 3 respostas sejam "Sim", você é um Líder, mas pra confirmar isso olha pra sua vida e veja e ela esta boa, caso nao esteja você esta mentido em alguma das respostas.

Caso as respostas sejam "Sim, não e não": Você tem dificuldade em liderar outras pessoas e precisa evoluir a habilidade em falar o que as pessoas precisam fazer pra melhorar.

O objetivo é sempre buscar o sim em todas as perguntas.


Meta programa de Ação:

O tempo que a pessoa demora pra tomar atitude perante uma ação. Há pessoas que pensam muito e não agem com há também pessoas que agem e não pensam. E as mais inteligentes as que pensam e fazem.


Se você Age imediatamente (Pro ativo) .
Caso pensa e depois age (Reativo).

Esse também varia dependendo da situação.


É isso ae, ta valendo d+ fazer parte desse grupo. Abrç a todos e Waiting For More.


Eae dujose! Vc disse algo muito interessante, "o ideal é aproximação por afastamento". Creio que a maioria pensa dessa forma, faz as coisas através do afastamento. Discordo um pouco sobre sua afirmação, embora eu ache que o melhor mesmo é haver um equilíbrio, creio q o meta programa de direção por aproximação é mais eficaz em quem tem esse tipo de sistema do que o de afastamento por uma pessoa que se aproxima por ele. É mais motivador vc ir atrás de algo por causa do prazer que aquilo vai te dar do q pra fugir daquilo que não quer. Entretanto, esse afastamento é necessário para que a pessoa tenha responsabilidade em relação ao seu futuro e evite coisas que vão a prejudicar.
Avatar pua
Raphael Botelho

Veterano - nível 9

#715816 Fala sobre metaprogramas
cita metaprograma de direção (o que você quer de um emprego? desse treinamento, etc..)
analisar se caminho pra algo positivo, ou se estamos fugindo de uma dor

comportamento externo
como prefere "recarregar suas baterias"?
extrovertido - carrega bateria "pra fora"
introvertido - carregar bateria através de privacidade, no seu mundo interno

referência ou reconhecimento
"como você sabe que fez um bom trabalho?"
reconhecimento interno em excesso pode parecer arrogância
reconhecimento externo em excesso pode parecer falta de confiança

convencimento:
com que frequência alguém tem que mostrar competência para você, antes de você se convencer?

você sabe o que você precisa pra ter sucesso em seu trabalho?
sabe o que os outros precisam fazer?
você acha fácil ou não, dizer a outras pessoas o que elas precisam fazer pra serem bem sucedidas?

metaprogramas de ação
age antes de pensar: pro ativo
pensa e age: reativo

interesses primários:
algumas pessoas valorizam mais o local, ou outras pessoas, informação..
bom é isso.. se precisar de algo mais, é só dizer!
abraço! :ae
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#716045
Raphael Botelho escreveu:Fala sobre metaprogramas
cita metaprograma de direção (o que você quer de um emprego? desse treinamento, etc..)
analisar se caminho pra algo positivo, ou se estamos fugindo de uma dor

comportamento externo
como prefere "recarregar suas baterias"?
extrovertido - carrega bateria "pra fora"
introvertido - carregar bateria através de privacidade, no seu mundo interno

referência ou reconhecimento
"como você sabe que fez um bom trabalho?"
reconhecimento interno em excesso pode parecer arrogância
reconhecimento externo em excesso pode parecer falta de confiança

convencimento:
com que frequência alguém tem que mostrar competência para você, antes de você se convencer?

você sabe o que você precisa pra ter sucesso em seu trabalho?
sabe o que os outros precisam fazer?
você acha fácil ou não, dizer a outras pessoas o que elas precisam fazer pra serem bem sucedidas?

metaprogramas de ação
age antes de pensar: pro ativo
pensa e age: reativo

interesses primários:
algumas pessoas valorizam mais o local, ou outras pessoas, informação..
bom é isso.. se precisar de algo mais, é só dizer!
abraço! :ae


Hehe, mto bom. Nesse caso eu acho q faria parte dos Introvertidos que dão preferência as pessoas e dpois ao local. Enviando o material pra próxima parte...
faxapreta

Aprendiz

#725698 Faaala eternoaprendiz
segue resumo do cd5.
Filtros mentais metaprogramas complexos servem para autoconhecimento e melhorar a comunicação .
Meta programa de direção :o que vc quer num relacionamento,num emprego,exemplo de carro aproximação

Motivação(meta programa)
Por aproximação ou afastamento?
Espera que nao sofra ou aproximação que envolve prazer, desafios
Motivação por aproximação ou afastamento?depende

Extrovertido carrega a energia para fora,
Se recarrega no mundo das idéias seus pensamentos
Por que escolheu este trabalho?,filtro de necessidade ou possibilidade?
Precisam de Feedback as pessoas externas.
3 meses para confiar de verdade na pessoa se perdeu a confiança uma vez
Confia no seu produto?por que ele eh melhor que os outros?
Sabe o que tem q fazer pra ser bem sucedido no trabalho?ou o que as outras pessoas tem que fazer
O que vc imagina que tenha que ser feito para ter um relacionamento bem sucedido?
Qual meta programa vc altera para melhorar sua qualidade de vida
Proativa agem e depois pensam
Identificar interesse primário:pessoas, lugares ou coisas
Avatar pua
Lancelloti

Veterano - nível 9

#727976 Como anoto as coisas muitos loucas no papel,resolvi resumir aki as minhas anotaçoes,mas nao saíram do contexto

CD5
Mostrar controle sobre a realidade em que vive,como até mesmo aki no fórum mostra,manter o inner lá encima mas sempre com cautela,não ser muito otimista e achar que sempre está indo numa boa pra não poder acabar dentro de um abismo e depois não saber como voltar,ENFRENTAR A REALIDADE.

Uma boa é escolher,de primeira,um dos metas programas em que esteja com um foco mais voltado e fazer dele pra poder ter um sucesso maior na vida,depois ir aos outros gradativamente pra ir tornando-se um comunicador melhor e ter visão para se comandar e comandar aos outros,TORNA-SE UM VERDADEIRO ALPHA!!!! :legal
A dos metas programas é vê um em que você é fraco para poder fortalecer-se e ir destruindo com seus pontos fracos.
Avatar pua
Koster - MEMBRO EXCLUSIVO
#734380 Metaprogramas complexos
São testes para descobrir o comportamento das pessoas através de perguntas.

I) Metaprograma de direção
Consiste em perguntar o que essa pessoa espera de algo. Ex: O que você espera de um relacionamento?
-Caso a resposta seja de afastamento de uma dor ( quero alguém que não me traia, para eu não ficar sozinho, etc) essa pessoa quer se afastar de experiências passadas ruins.
-Caso a resposta seja de aproximação de coisas positivas ( quero amor e sexo, alguém para conversar, para crescermos juntos) essa pessoa espera coisas boas da vida.
Uma observação que eu fiz é que pessoas que se afastam geralmente são mais pessimistas enquanto as que se aproximam são positivistas.
Porém é necessário ter um balanço entre afastamento e aproximação.

II)Comportamento externo
Consiste em analisar como a pessoa prefere descansar depois de uma longa semana.
-Caso ela goste de descansar em festas, churrascos, lugares com bastante pessoas. Ela é extrovertida
os extrovertidos necessitam da interação interpessoal, recarregam suas baterias através dos outros.
-Caso ela goste de descansar sozinha, ou com um grupo seleto de pessoas. Ela é introvertida
Ao contrário do que muitos pensam, os introvertidos não possuem necessariamente timidez, apenas gostam de ficar um pouco sozinhos. Geralmente são mais intelectuais e costumam achar que a culpa e toda deles.

III)Razão
Por que você se casou? Por que você está nesse emprego? e perguntas desse tipo.
-Caso a resposta seja por possibilidades ( para poder crescer mais como pessoa, oportunidades de desenvolvimento e etc) essa pessoa se amplia com suas escolhas
-Caso a resposta seja por necessidade (para não ficar sozinho, para pagar minhas contas e etc) essa pessoa se prende.

IV)Referencia ou Reconhecimento
Como você sabe que fez um bom trabalho? Se você simplesmente sabe, você é seguro de si mesmo. Caso você necessite da opinião de alguém, você é inseguro.
Porém os extremos não são bons. Pessoas muito seguras pode se tornar arrogantes ou errar e não perceber
E pessoas que querem saber o que o outro achou do trabalho tem mais possibilidades de melhorar.

V)Convencimento
Quantas pessoas alguém deve mostrar competência para você confiar nela?
-Automaticamente
-Um determinado número de vezes
-Durante um período de tempo
-Nunca
De acordo com a resposta você será capaz de avaliar o grau de confiança da pessoa.

VI)Gerenciamento de tempo i,ii,iii: Sim -> Você é um bom líder
i)Você sabe o que precisa fazer para ter sucesso? i Sim -> dificuldade em se comunicar, logo liderar também
ii)Você sabe o que os outros precisam fazer? ii,iii Sim -> Um bom crítico, porém péssimo funcionário
iii)Você sabe dizer aos outros o que fazer?

VII)Ação
Quando você está em uma situação, você age imediatamente (Proativo) ou pensa, analisa e depois age (Reflexivo)?
A melhor resposta depende da situação.

VII)Interesse primário
Em uma viagem, você tem vontade de conhecer:
-Pessoas
-Lugares
-Coisas
-Atividades
-Informações
Essa pergunta serve para analisar o interesse da pessoa, se ela gosta de pessoas, lugares e etc.

Observações:
O metaprograma é uma ótima ferramenta para você melhorar sua conversa com alguém e se tornar mais bem visto e carismático
Com ele você será capaz de abordar assuntos com uma garota por exemplo que mais a agrade, tornando a interação mais prazerosa.
Obrigado pelo CD, outra aula sensacional!
NOMOREUSER - MEMBRO EXCLUSIVO
#735688 Vejo que somos poucos nesse grupo de estudo... Poucos privilegiados diria eu!

Seguem as anotações.


Existem os filtros, as nossas interpretações e a realidade. Não se apegue tanto as crenças, seja equilibrado.

Metaprogramas Complexos


Metaprograma de direção: O que você quer das coisas, o que é importante pra você? Aproximação de algo positivo ou Afastamento das dores? É intenso pois gera o motivo de ação. (Por aproximação geralmente é mais prazeroso) O ideal é ser por aproximação por afastamento. “Pensar no que você vai ganhar, e pensar nos prejuízos que terá se não fizer nada”.

Comportamento externo: Maneira como você recarrega as suas energias. Introvertido: Recarrega suas energias com atividades voltadas para si. Extrovertido: Recarrega suas energia em meio a pessoas.

Possibilidades e Necessidade: Filtro de razão onde você se alia as possibilidades ou de necessidade, muito parecido com o filtro de aproximação ou necessidade. Este filtro é um filtro no qual você verifica se faz as coisas porque quer, gosta, vai se sentir bem ou porque necessita de de tais coisas.

Referência ou Reconhecimento: Se você mesmo se vê como referência, sabe o que está fazendo e se está fazendo bem, ou se você precisa de uma opinião externa. Faz total diferença entre o sucesso ou insucesso. Os líderes sabem o que estão fazendo e sabem que estão fazendo bem. Ou seja, não precisam de aprovação. Aprovam-se automaticamente. Apenas evite a arrogância e tenha bom senso ao se avaliar. Construa suas confianças nas suas próprias mãos.


Filtros de Conhecimento;

Automaticamente: Se emociona ou decepciona rapidamente. Gosta ou desgosta automaticamente. Faz as coisas num primeiro impulso, pois é “automático”.

Período de Tempo: Demora certo tempo para tomar decisões, demora certo tempo para tomar atitudes e fazer escolhas. Normalmente demora 3 meses para fazer algo. (diga que é como se fizessem tantos meses que não fala com a pessoa)

Número de vezes: Espera certas coisas, certas avaliações ou fatos para tomar atitude ou fazer certa coisa. Por exemplo, espera 3 vezes para fazer algo ou confiar em alguém. (apresenta 3 produtos)

Consistentemente Nunca: Nunca confia; nunca se convence totalmente das coisas. Enquanto não houver dor máxima não toma atitude.

(Mas tais filtros variam das situações e ‘temperatura e pressão’).

Gerenciamento de tempo

Você sabe o que você precisa fazer para ter sucesso?
Você sabe o que os outros precisam fazer para ter sucesso?
Você acha fácil ou não tão fácil dizer para as pessoas serem bem sucedidas?

É preciso dominar os 3 para ser um bom líder.

Metaprograma de ação:

Proativo/Age rapidamente: Age rapidamente. Pode ser impulsivo.
Reativo/Analítico: Pensa antes de agir. Podendo pensar antes.
Inativo: Inativo total. Não toma atitudes.
O ideal é pensar somente o necessário e agir em seguida.

Sub-modelos de interesses primários:
Pessoas
Atividades
Coisas
Informações
(Exemplo de viagem)

(é muito importante na hora de escolher uma profissão, pode estar ligado diretamente ao seu sucesso e satisfação pessoal.



OFF-TOPIC:
Esse Grupo de estudos está criando pessoas que já pré-dispunham de habilidades sociais, que na maioria das vezes parecia limitada pela falta de auto-conhecimento, talvez você até fosse cheio de técnicas, assim como eu, mas confesso que carecia muito de auto-conhecimento, e perambulava demais por entre as crenças, ou seja: Me impunha limites.

Agradeço de coração, porque agora estou cada vez mais próximo do meu próprio sucesso e evolução como ser humano :ae
Abraços.