Área exclusiva para artigos e debates focado a pessoas que estão namorando.
De tudo para saber como AGIR no namoro.
Avatar pua

Criador do tópico

Nando_pua

MEMBRO PROFISSIONAL

#697211 Boas Galera, vamos para a sétima parte do grupo de estudos, lembrando das 3 coisas que sempre peço, se ja conhece pode pular esta parte.

1 - Continuo tendo muito trabalho para manter o grupo e não estou tendo tempo para responder as duvidas, se alguem me mandar MP e eu não responder ou responder com pouca atenção e que estou sem tempo mesmo, se tiverem duvidas postem dentro do tópico, e peço a todos para ajudar a tirar as duvidas um do outro, pois talvez não terei tempo para isto....

2 - Quando alguem te ajudar, tirar duvidas ou qualquer coisa do tipo agradeça, clique no botão joinha, assim você motiva o pessoal do grupo a ajudar ainda mais, saiba recompensar e reconhecer o que te fazem de bom e a vida te recompensara...

3 - Só deixe feed-back com as duvidas e com as anotações, quem ainda não faz parte do grupo ou não chegou nesta parte, não deixe feed-back neste tópico, e se quer fazer parte do grupo clique no link abaixo.

relacionamento-duradouro-introducao-grupo-de-estudos-t67090.html


obs: se você concluiu a parte anterior, deixou as anotações e ainda não recebeu o material, deixe um feed-back dizendo que ainda não recebeu o material, e logo vai receber...


[b]Até

NANDO!
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#697889 Off topic:
Anotações do CD9. Dessa vez busquei fazer as anotações de forma mais rápida e curta.

GRUPO DE ESTUDOS: ACADEMIA DE RELACIONAMENTOS - CD9[color=#000080][dividir][/dividir]
Metamodelo de linguagem é um modelo que utiliza de si próprio para se explicar. Através dele é possível desafiar mapas empobrecidos para tentar melhorá-los. O problema é que raramente enxergamos os fatos como eles realmente acontecem. Para que isso funcione, você tem que se colocar na terceira posição de percepção, buscar enxergar as coisas da forma mais neutra possível.

[dividir][/dividir]
Cada pessoa tem um ponto de vista de algo baseado em seus filtros. Os principais filtros que podem atrapalhar uma pessoa são:

- Distorção: você pega um fato e transforma aquilo em uma verdade fictícia mais aceitável através de uma referência. Quando ocorre uma distorção há uma substituição da realidade. De um fato simples você acaba entendendo algo que não condiz com a situação e cria uma visão precipitada do evento e pressupões coisas que nada tem haver com a experiência. Exemplo: “Meu marido não me deu um beijo hoje. Ele não me beija mais. Meu marido não me beija mais porque não gosta mais de mim. Ele não gosta mais de mim e por isso ele deve ter uma amante. Meu marido está me traindo!”;

- Generalização: costuma ser boa no processo de aprendizado, torna mais rápido a captação da informação, mas quando generalizamos experiências e a transformamos em crenças acaba atrapalhando a pessoa, já que ela sempre terá uma imagem errada sobre qualquer coisa relacionada àquela experiência. Exemplo: “Meu primeiro namorado me traiu. Todo homem é cafajeste. Meu marido é um homem, logo ele também é cafajeste!”;

- Eliminação: você elimina uma série de elementos para armazenar parte da informação, o que acaba comprometendo a mensagem final. Exemplo: Você esta se apresentando em público, a maioria das pessoas estão prestando atenção em você, mas há três que ficam cochichando. Ao invés de enxergar o todo, você se foca apenas naqueles três e sai com a crença que a apresentação foi ruim e você não serve para apresentar.

[dividir][/dividir]
A estrutura profunda, experiência mais próxima da realidade, é um fato real, por enquanto que a estrutura superficial é aquilo que é falado, ou seja, a visão que a pessoa tem dos fatos. Para alterar o “mapa” de alguém, é necessário entender o motivo da pessoa para se sentir daquela forma e em seguida fazer perguntas diretas que desafiem as crenças dela, partindo da estrutura superficial para a profunda. Exemplo: “Como fato disso ter acontecido faz com que você opte se sentir dessa forma?”. Esse tipo de pergunta força a pessoa a questionar seus sentimentos e buscar respostas que justifique ele. Ao ver que não há motivo, ela acaba revendo sua crença limitadora e busca por si própria uma solução. Seja direto em suas perguntas e evite agir de forma agressiva.

[dividir][/dividir]
[/color]
cleber.rodrigo - MEMBRO EXCLUSIVO
#708445 Os principais filtros são os de distorção, generalização e eliminação:

Distorção:
Quando pegamos algo e mudamos totalmente seu significado, tiramos conclusões precipitadas das coisas, as vezes pode até ser verdade, mais devemos sempre usar nossos pensamentos de maneira a nos ajudar.

Generalização:
Nos ultimos Cd's foi mencionado isso, pessoas que não conseguem quantitificar as coisas de uma maneira mas objetiva, ou está tudo bem ou tudo está péssimo.

Eliminação:
As coisas podem estar caminhando bem, porém se houver algum problema, por menor que seja a pessoa se desapega e se foca apenas naquilo que está aocntecendo de ruim.

Daí foi falado um pouco sobre mapas empobrecidos. Citou também que podemos ajudar a pessoa a mudar por meio de perguntas que desafiem a pessoa, fazendo ela pensar, porém devemos tomar cuidado, para nem ser maus demais nem bonzinhos demais, caso contrário não atigiriamos nossos objetivos.

É isso aee galera, mais um CD completo, pena que já está quase no fim, vamos para o próximo !

Forte abraço !

Até agora, meus sinceros agradecimento ao Nando e o Eterno Aprendiz ...
Avatar pua
shazzam - MEMBRO EXCLUSIVO
#708599 gostei muito desse cd pos fala da magia da palavra e o meta-modelo de linguagem.
o meta-modelo de linguagem é um metodo que utiliza o proprio modelo pra se explicar;e significa alem do modelo de linguagem.
entendendo a estrutura e os filtros de linguagem podemos expandir a nossa percepção do mundo.
Também fala da magia das palavras e como o modo como falamos influencia em nosso comportamento através do modo em como filtramos isso.modando a visão de ralidade do outro, elimindo as distorções da nossa realidade e representação interna.
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#708798
cleber.rodrigo escreveu:Os principais filtros são os de distorção, generalização e eliminação:

Distorção:
Quando pegamos algo e mudamos totalmente seu significado, tiramos conclusões precipitadas das coisas, as vezes pode até ser verdade, mais devemos sempre usar nossos pensamentos de maneira a nos ajudar.

Generalização:
Nos ultimos Cd's foi mencionado isso, pessoas que não conseguem quantitificar as coisas de uma maneira mas objetiva, ou está tudo bem ou tudo está péssimo.

Eliminação:
As coisas podem estar caminhando bem, porém se houver algum problema, por menor que seja a pessoa se desapega e se foca apenas naquilo que está aocntecendo de ruim.

Daí foi falado um pouco sobre mapas empobrecidos. Citou também que podemos ajudar a pessoa a mudar por meio de perguntas que desafiem a pessoa, fazendo ela pensar, porém devemos tomar cuidado, para nem ser maus demais nem bonzinhos demais, caso contrário não atigiriamos nossos objetivos.

É isso aee galera, mais um CD completo, pena que já está quase no fim, vamos para o próximo !

Forte abraço !

Até agora, meus sinceros agradecimento ao Nando e o Eterno Aprendiz ...


Fico feliz q vc tenha gostado, gostaria que mais pessoas estivessem nesse nível, mas o importante é q tem mta gente querendo fazer parte do grupo e gostando do material! Gostei bastante na parte sobre desafiar crenças através de perguntas, é uma informação valiosíssima!

Até a ultima parte do grupo, parabéns por ter chegado até aqui, abraçãao!
Avatar pua
eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#708810
shazzam escreveu:gostei muito desse cd pos fala da magia da palavra e o meta-modelo de linguagem.
o meta-modelo de linguagem é um metodo que utiliza o proprio modelo pra se explicar;e significa alem do modelo de linguagem.
entendendo a estrutura e os filtros de linguagem podemos expandir a nossa percepção do mundo.
Também fala da magia das palavras e como o modo como falamos influencia em nosso comportamento através do modo em como filtramos isso.modando a visão de ralidade do outro, elimindo as distorções da nossa realidade e representação interna.


Eae shazzam! Vc chegou rápido aqui hein, mto bom isso. Quando as pessoas pedem pra entrar no grupo eu mando a material pra elas. Há uma parte que nem inicia o curso, realmente nao sabem o que estão perdendo. Não se pode ter tudo de mão beijada, alguns conhecimentos vc terá q correr atrás para obtê-los, vejo q vc e o cleber estão correndo atrás disso. Enfim... Estou te enviando o material para a próxima parte.

Aguardando sua anotação sobre o CD10, abraçãao!
Avatar pua
Koster - MEMBRO EXCLUSIVO
#739460 CD9

Metamodelo de linguagem -> Utilizar a linguagem para entender a linguagem
Nós utilizamos esta ferramenta para obter informações do mapa alheio, desafiar mapas empobrecidos e questionar os filtros(Fisiológicos, culturais e neurológicos)

Principais filtros
*Generalização
*Distorção ->
*Eliminação

*Distorção
Nós substituímos alguns elementos da realidade.
Ex. Minha melhor amiga não me liga no meu aniversário -> Isso significa que ela não gosta de mim.-> todas minhas amigas não gostam de mim -> Estou triste

*Generalização
Agente generaliza um fato para os demais semelhantes
Ex. Uma garota ruiva me traiu enquanto namorávamos-> As garotas ruivas não são confiáveis

*Eliminação
Nós eliminamos uma série de elementos para poder armazenar parte da informação
Ex. Abri um 4Set e todos estavam interagindo, rindo e prestando atenção em mim, menos uma garota.-> Não consegui abrir o set com sucesso

Através de perguntas podemos sair da estrutura superficial (Estou triste) e recuperar a experiência profunda (Minha melhor amiga não me ligou no meu aniversário) para então modificar os filtros prejudiciais.
Ex.
Estou triste ->(Com oque?)-> Porque minhas amigas não gostam de mim -> (Como o fato de suas amigas não gostarem de você influencia em você estar triste?

Muito legal este CD, provavelmente o próximo será a mesma coisa.
Obrigado, abraços!
Avatar pua

Criador do tópico

Nando_pua

MEMBRO PROFISSIONAL

#749706 Ola A todos...

Este Grupo de estudos termina aqui...

achei que tinha autorização para divulgar o curso e descobri que não tenho,

não quero receber punição nenhuma pela lei então ja era...

bem aventurado aqueles que concluiu o curso, tenho certeza que evoluiu muito ...

agradecimento especial para o Eterno Aprendiz, que liderou o grupo por um bom tempo na minha ausência..

Imagem


abraço a todos...

Nando!