Área exclusiva para artigos e debates focado a pessoas que estão namorando.
De tudo para saber como AGIR no namoro.
Avatar pua

Criador do tópico

eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#702516 [dividir][/dividir]
Eae Galera, estou ajudando o Nando_pua com o material do grupo de estudos. Essa é a última parte (CD10), lembrando de 3 coisas importantes:

1 - Da muito trabalho manter o grupo, é muita gente querendo partipar (o que é otimo). Por esse motivo, estou ajudando o Nando_pua com o grupo. Se alguem me mandar MP ou para o Nando e nós não respondermos ou respondermos com pouca atenção e que estamos sem tempo. Caso tenham duvidas postem dentro do tópico, e peço a todos para ajudar a tirar as duvidas um do outro...

2 - Quando alguem te ajudar, tirar duvidas ou qualquer coisa do tipo agradeça, clique no botão joinha, assim você motiva o pessoal do grupo a ajudar ainda mais, saiba recompensar e reconhecer o que te fazem de bom e a vida te recompensara...

3 - Só deixe feed-back com as duvidas e com as anotações, quem ainda não faz parte do grupo ou não chegou nesta parte, não deixe feed-back neste tópico, e se quer fazer parte do grupo clique no link abaixo.

relacionamento-duradouro-introducao-grupo-de-estudos-t67090.html

obs: se você concluiu a parte anterior, deixou as anotações e ainda não recebeu o material, deixe um feed-back dizendo que ainda não recebeu o material, e logo vai receber...


Espero que tenham gostado do material e de ter participado do grupo assim como eu gostei. Até,


NANDO e EternoAprendiz!

[dividir][/dividir]
Avatar pua

Criador do tópico

eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#702532 [dividir][/dividir]
Anotações da última parte do Grupo de Estudos - Academia de Relacionamentos. Foi mto bom ter participado do grupo ótima iniciativado Nando_pua, recomendo a todos que participem e se esforçem. Caso vc não sabe do que eu estou falando, olhe o link lá em cima que ele explica sobre o que é o grupo. Mto obrigado por compartilhar esse material com o fórum Nando_pua!

GRUPO DE ESTUDOS: ACADEMIA DE RELACIONAMENTOS – CD10.[dividir][/dividir]
Leitura de mente é uma distorção, onde a pessoa acha que sabe o que o outro está pensando ou sentindo. Não tem como você saber exatamente o que o outro está pensando. Muitas vezes deixamos nos levar pela leitura de mente distorcida do outro.

Se você não souber como fazer as perguntas desafiadoras, a pessoa achará que você está sendo manipulador ou que quer cuidar da vida dela mais do que devia, embora que mesmo que ela dê respostas prontas e decoradas, a pergunta ainda ficará no subconsciente dela.

“Como você sabe?” é o exemplo de uma pergunta para reverter o processo de distorção da pessoa. Através do “como” nós podemos entender como ela distorceu as coisas. Não confunda o fato de a pessoa ter feito um processo mental com ela estar errada, ela pode estar certa.


[dividir][/dividir]
Distorções:

- Execução perdida: quando o gerador de determinada opinião é omitido. Exemplo: “Deus ajuda quem cedo madruga. Eu acordei atrasado hoje, por isso meu dia será ruim”. Para desafiar uma execução perdida, se utiliza de perguntas como: “Quem disse isso?”;

- Equivalência complexa: você dá um significado a alguma coisa de algo que nada tem haver com essa coisa (da um significado que não justifica a coisa em si).


[dividir][/dividir]
Generalizações:

- Codificadores universais: “toda hora”, “todo o tempo”, “sempre”, “nunca”, etc.;

- Operadores modais: há o operador modal de necessidade (“eu necessito”, “eu preciso”) e o operador modal de possibilidade (“eu posso”). O operador de necessidade pode acabar com as opções da pessoa e impor certa obrigatoriedade. Quando o operador modal de possibilidade for negativo (“não posso”) ele tem um efeito parecido com o de necessidade só que mais intenso, mas quando é positivo acaba criando novas opções.

Para desafiar uma generalização, utilizamos um contra exemplo. Exemplo: Uma pessoa tem a generalização que todas as mulheres digerem mal, nesse caso o contra exemplo seria “Você realmente em toda sua vida nunca viu uma mulher que dirigisse bem?”.

Outras perguntas que podem ser utilizadas em operadores modais: “O que aconteceria se você pudesse?”, “O que impede então você de faz isso?”.


[dividir][/dividir]
Omissão simples é quando você fala uma sentença, mas não completa ela. Exemplo: “Eu vou comer” (você não fala o que vai comer, omite um detalhe). Omissão comparativa é quando você utiliza a palavra “ou” ou compara a referência, exemplo: “Omo é o melhor sabão em pó” (você omite a outra parte da comparação). A pergunta nesse caso é: “comparado a quem?”.

Quando você pega um verbo e o transforma em um processo, dizemos que você está fazendo uma nominalização. Exemplo: “Não está havendo comunicação aqui”, nesse caso a palavra comunicação é a nominalização do verbo comunicar, eliminando dessa forma muita informação, por não ter um sujeito na frase. Evite o uso de nominalização.

[dividir][/dividir]


A partir de agora estarei ajudando o Nando_pua com a entrega do material... Dúvidas é só mandar PM q quando possível eu responderei.

Abração!


[dividir][/dividir]
cleber.rodrigo - MEMBRO EXCLUSIVO
#712465 Fala galera,

Curti bastante esse grupo de estudos, vamos as colocações:

A leitura de mente, é quando as pessoas ou nós, tiramos conclusões precipitadas de alguma coisa, baseando-se no que acha ou com base em observações e suposições. Uma forma de ajudar a pessoa é desafiando por meio de pergunta, empregando perguntas do tipo "como".

Distorções são crenças que carregamos a muito tempo, coisa do tipo "Se o cara é feio não vai pegar ninguém", "Acordei de pé esquerdo, as coisas não vão dar certo" e coisas do tipo, nesse caso, o solução é se questionar se aquilo é uma verdade absoluta, se não existe uma exceção.

Tratando de generalizações, a melhor parte mim, foi fazer a pergunta, "E se você pudesse...? O que faria?", o efeito desse tipo de pergunta tem um grande efeito sobre a pessoa, faz com que ela pensa nas possibilidades.

Enfim galera, esse grupo de estudo foi o máximo, o Nando havia me dito no começo que esse conhecimento não se compararia nem de perto com alguns materiais que tinha como referencia, infelizmente ainda não puder colocar em prática tudo que aprendi, é algo que deve ser feito aos poucos, mas reconheço que evolui bastante comparado a quando inicie a academia, e tenho certeza que ouvindo os CD's novamente, e colocando aos pouco em pratica no meio dia-a-dia, a ponto de isso se tornar algo natural, isso terá um efeito devastador !

MUITO OBRIGADO NANDO E ETERNO APRENDIZ PELA AJUDA ! NANDO VOCÊ VEM SEMPRE NOS AJUDANDO E ORIENTANDO, E DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, MUITO OBRIGADO POR ESSA ÓTIMA CONTRIBUIÇÃO, ISSO EXPANDIU MINHA MENTE DUMA FORMA SEM PRECEDENTES, PORÉM A SEMPRE MAIS A APRENDER ...

A TODOS, DESEJO SUCESSO NESSA NOVA EMPREITADA, E NANDO, NO QUE PUDER AJUDAR ME COLOCO A DISPOSIÇÃO !

FORTE ABRAÇO !
Avatar pua

Criador do tópico

eternoaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#712577 De nada, realmente esse material é muito bom mesmo. Parabéns por ter chegado até o final, estou te mandando um "presente" por ter chegado até o final. Nos vemos por ae, abraçãao!
Avatar pua
shazzam - MEMBRO EXCLUSIVO
#716715 O cd 10 fala da estrutura mágica da forma de linguagem de comunicação, e como se deve lidar com os padrões e filtros das pessoas através do desafios desses padrões, utilizando uma técnica chamada meta - modelo .
A utilização desse meta-modelo segue uma ordem sistemática que são:
1- As distorções
2- As generalizações
3- As eliminações ou omissões
Elas estão nessa ordem porque 95% dos problemas são gerados por distorções; e entender como se da esse processo fará com que vc tenha excelência na comunicação.
Muitas pessoas tem um mapa mental empobrecido e é guiado pelo mapa das outras pessoas, sendo influenciado pelos outros fazendo uma distorção da realidade e da sua própria realidade; ex. se duas ou três pessoas fala pra ela que ela esta extranha ou não esta se sentido bem hoje, ela vai começar a se sentir mal, ou vai olhar no espelho pra tentar ver o que há de errado com ela.
Esse exemplo mostra como a mídia e os meios de comunição influencia nas vidas das pessoas fazendo com que elas comprem seus produtos, dizendo o que é bom e o que é ruim pra elas.
Um dos padrões que as pessoas utilizam também é o chamado leitura de mente, ou seja a pessoas achar o que a outra esta pensando, através de sinais não verbais fazendo uma distorção da realidade gerando com isso uma falha ma comunicação.
E para sanar essa falha na comunicação devemos usar de diplomacia na utilização dos meta-modelos de linguagem desafiando os filtros de realidade da pessoa.
1- Utilizando a chamada leitura de mente : que é achar o que a pessoa esta pensando ou sentindo.
2- Execusão perdida : é quando em uma frase o sujeito é omitido da frase.
3- Causa e efeito : que é quando a pessoa usa o porque no meio da frase, sempre que existe uma justificativa, uma realização de causa e efeito, onde eu coloco fora de mim o causador da opção que ela tomou.
4- Equivalência complexa : que é, o que isso significa que...; onde eu tenho dois fatos e eu faço a equvalencia entre um e outro
Buscado assim trabalhar as distorções gerada pelas pessoas eliminando os problemas.
O cd 10 tambem fala das generalizações que trabalha com dois padrões: os codificadores universais, que utilizam um gênero explicito ( todos os japoneses, todas as mulheres, etc. )
E os operadores modais, que são divididos em dois : operador modal de necessidade( eu tenho que, eu preciso ir, etc. ) e o operador modal de possibilidade( eu posso, eu posso fazer, etc ).
Toda generalização é burra , o impossível não existe; para trabalhar esses operadores modais, utilizamos uma contra-regra nas generalizações. Exemplo: todas as mulheres não sabem dirigir; se vc achar uma excessão nessa generalização já rompeu esse padrão.
Avatar pua
Koster - MEMBRO EXCLUSIVO
#741315 CD10

Tipos de Distorções

Leitura de Mente - Você acha que sabe o que o outro está pensando ou sentindo
Para desafiar : Como você sabe que?
Execução Perdida - Alguém executa uma frase e o executor é omitido (Ex. Deus ajuda quem cedo madruga)
Para desafiar : Quem disse isso?
Equivalência Complexa - Isso significa que... (Ex. Minha amiga não me ligou, isso significa que ela não gosta de mim)
Como X é igual a Y?
Tipos de Generalizações

Quantificadores Universais - Todo mundo, toda hora, sempre

Operador modal

Necessidade - Eu preciso, eu devo, eu tenho que...
Possibilidade - Eu posso, eu não posso...
Para desafiar os operadores modais, basta criar uma hipótese como, "O que aconteceria se você pudesse?"

Tipos de Eliminação

Omissão Simples - Começar uma sentença e não terminar(Ex. Vou sair, Vou comer...)
Omissão Comparativa - Comparar uma coisa sem mostrar o referencial (Ex. Você é o meu pior aluno, esse é o melhor governo...)
Nominalização - Pegar um verbo e transforma-lo em nome (Ex. Não está havendo comunicação aqui)

Obrigado por essa possibilidade de estudo, apesar de não estar em um relacionamento amoroso, esses CDs melhoraram muito minha comunicação e meu modo de lidar com as pessoas.
Abraços!
Avatar pua
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#746516 Já que a galera gostou do curso, eu venho como dica sugerir a participação dos senhores neste grupo de compras criados na internet: hamster.pt/GrupoDeCompras

Este projeto foi idealizado por um membro aqui do puabase a um tempo atrás, e eu fui um dos primeiros a fazer parte, e continuo até hoje. Foi lá por exemplo que eu adquiri este curso academia dos relacionamentos, e mais dois cursos de PNL da mesma empresa, fora outros vários cursos de hipnose, leitura dinâmica, persuasão e etc de outras várias empresas da área.

Portanto eu sugiro aos senhores que adentrem neste projeto, o valor para ter acessoa aos cursos é baixíssimo se comparado ao que teríamos que pagar se adquiríssemos o curso sozinho. Lá o funcionamento do grupo é o estilo vaquinha, cada um doa um pouco e todos tem acesso aos cursos comprados pelo grupo.

Abraços!
Avatar pua
Nando_pua

MEMBRO PROFISSIONAL

#749696 Ola A todos...

Este Grupo de estudos termina aqui...

achei que tinha autorização para divulgar o curso e descobri que não tenho,

não quero receber punição nenhuma pela lei então ja era...

bem aventurado aqueles que concluiu o curso, tenho certeza que evoluiu muito ...

agradecimento especial para o Eterno Aprendiz, que liderou o grupo por um bom tempo na minha ausência..

Imagem


abraço a todos...

Nando!