Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#694996
RESIGNIFICAÇÃO


Em Neurolinguistica Resignificar é o processo de dar novo significado, em essência como defendia Shakespeare, o bem e o mal não existem, são nossos pensamentos e julgamentos que os criam, um resultado é apenas um resultado, ele só passa a ser bom ou ruim a partir do momento em que o julgamos e damos a ele um significado.

O filosofo Spinoza por exemplo dizia que as coisas só eram boas ou ruins conforme ele as julgavam assim, e que algo só o chateava ou o alegrava a medida que ele permitia.

É muito interessante aprender a redefinir os significados que damos as coisas, ser mais positivo e perceber o mundo através de um olhar mais otimista direciona nossa atenção para as soluções dos problemas e para as oportunidades de sucesso ao invés de para problemas sem solução e obstáculos intransponíveis, e muitas vezes ao ser positivo,o que parecia um problema inconveniente, se torna uma oportunidade para alcançar o sucesso.

Foi por exemplo o que aconteceu com Ludwig Van Beethoven, um dos maiores músicos e compositores da história, o proeminente jovem Beethoven começou a se tornar surdo por volta de seus 24 anos, e ele amava a música, e definitivamente ser surdo parece um problema quando se trata de música, porém Beetoven não pensava assim, ter se tornado surdo lhe obrigou a desenvolver os seus outros sentidos para compensar a falta da audição, e graças a surdez ele adquiriu uma inteligência cinestésica super criativa e resiliente e uma visão muito aguçada, e a tua criatividade e capacidade de pensar em termos visuais era incrivelmente desenvolvida, o que lhe permitia imaginar as paltas e notas músicas em sua mente com muita facilidade e eficiência, ele também cerrou as pernas de seu piano para facilitar-lhe a percepção das vibrações das cordas e perceber melhor as notas enquanto tocava, e por incrível que pareça suas músicas eram maravilhosas e são hoje consideradas verdadeiras obras de arte da música clássica.

Já quando uma pessoa é pessimista em demasia, até oportunidades de sucesso se transformam em problemas e obstáculos, como já dizia aquela expressão popular, onde o pessimista é aquele que reclama do barulho quando a sorte está batendo na porta.

Uma boa e curta ilustração de resignificação é a frase de Santo Agostinho, onde ele diz, “Dois homens olharam pelas grades da prisão, um viu a lama enquanto o outro viu as estrelas”.

Existem dois tipos de Resignificação, uma é a resignificação de contexto e a outra a resignificação de conteúdo.



Resignificação de contexto


Na resignificação de contexto a mudança de significado se dá pela mudança do contexto onde a situação se aplica, se você é por exemplo bom em inventar histórias e em contar mentiras isso pode queimar sua reputação com seus amigos mas se torna uma qualidade positiva se você usa este dom sendo um escritor de livros de literatura, um roteirista, ou um contador de histórias, se você gosta de ficar pelado em público você pode ser preso por atentado ao pudor caso faça isso em uma praça pública, mas será muito bem vindo se fizer isso em uma praia de nudismo, se você gosta de lutar você pode ser preso caso tu alimente esta sua paixão arrumando brigas de rua, mas pode por exemplo se tornar um campeão mundial e ser reconhecido e admirado em todo o mundo caso tu use esta sua paixão de lutar treinando artes marciais.

Vou contar lhes algumas histórias, certa vez um jovem que gostava muito de cavalos se machucou enquanto treinava um cavalo selvagem, ele acabou fraturando a perna ao sofrer uma queda do cavalo, e todos disseram a ele como ele era azarado, e ele respondeu que aquilo podia ser bom ou ruim e que isso dependia de como vemos as coisas. Uma semana depois iniciou-se uma guerra na região de fronteira entre o seu país e o país vizinho, e todos os jovens daquela região foram chamados para servirem o exercito, de menos ele, porque havia quebrado a perna.

Uma vez minha mãe me contou uma história, que ela tinha ouvido de um padre sobre uma menininha que nasceu em uma família muito rica e de descendência europeia, em sua família todos eram loiros e de olhos azuis, de menos ela, ela tinha cabelos e olhos castanhos e se sentia mal por isso, por que só ela era diferente,e ela ainda achava muito bonito ter olhos azuis mas justo ela vinda de uma família onde todos tinham olhos azuis, ela era a única que não os tinham, mas ela gostava de contar a história do dia em que se inscreveu para o papel principal de uma peça de teatro, onde ela interpretaria uma índia chamada Pocahondas, ela fez os testes e tudo ocorreu as mil maravilhas, e na hora do resultado a diretora veio pessoalmente lhe dar a resposta, ela disse, “Fico muito contente de seus olhos serem castanhos, só hoje tivemos que recusar duas ótimas atrizes pelo fato de elas terem os olhos azuis”. Graças a seus olhos castanhos ela teve a chance de sua vida no teatro, ao poder interpretar como protagonista da peça uma índia.

Para realizar resignificações de contextos basta responder a perguntas como estas:

“Em que situação isso seria positivo?” ou “Quando este comportamento seria útil?”



Resignificação de conteúdo


Um general para motivar seus soldados disse certa vez enquanto aparentemente recuavam quando estavam sendo atacados pelas forças inimigas “Não estamos recuando, estamos avançando para traz”

Na resignificação de conteúdo damos um novo significado ao conteúdo, o significado pode ser aquilo você quiser. Um dia quando eu estava andando na rua, começou a chover e eu estava sem guarda chuvas, um cara passou correndo do meu lado e disse “Que azar, logo hoje eu decidi sair sem guarda chuvas”, mas eu pensei, vou aproveitar a oportunidade para me esconder da chuva e descansar um pouco enquanto a aprecio cair, pensei em me esconder em uma choperia próxima aonde eu estava e decidi tomar algo enquanto descansava e apreciava a chuva cair, serena. . . e lentamente. . . e bem na hora que me viro pro lado direito, noto bem sentada ao meu lado uma garota maravilhosa, linda, linda, e como eu não sou bobo nem nada já puxei uma conversa com ela, e ela era muito agradável e receptiva, além de linda e muito estilosa, e começamos falando sobre a chuva, e depois sobre no que trabalhávamos, e acabamos terminando a conversa falando sobre as adversidades e prazeres de um relacionamento amoroso, a conversa foi tão boa que antes de ir embora trocamos telefones e marcamos de sair outro dia, e o que parecia algo ruim como uma chuva no meio da tarde e eu sem guarda chuvas, se tornou em algo extremamente positivo quando eu decidi aproveitar o momento para descansar e apreciar a chuva caindo enquanto tomava uma bebida em uma choperia e conhecia uma linda garota.

Certa vez li em um livro de PNL uma história onde o autor contava um acontecido com um amigo seu que era jogador de Squash, ele disse que este teu amigo havia lhe contado está maravilhosa história do dia em que se machucou jogando squash, ele havia machucado o joelho e sentia tanta dor que mal conseguia ficar em pé, a maioria das pessoas diriam que isso seria definitivamente uma situação ruim, mas ele não pensou assim, e ele aproveitou a oportunidade que teria ao visitar médicos e fisioterapeutas para tirar dúvidas sobre o problema de sua lesão, sobre os músculos e ligamentos da perna, sobre alimentação e tudo o mais que pudesse influenciar seu desempenho no esporte, depois de terminar seu tratamento ele havia descoberto muito sobre essas coisas, aprendeu muito sobre os músculos e ligamentos da perna, melhorou a alimentação, corrigiu a sua postura que havia sido a causadora de sua lesão e sua perna estava mais forte do que nunca, inclusive até o seu jogo melhorou, e tudo isso graças a uma lesão no joelho.

Para realizar resignificações de conteúdo basta responder há perguntas como

“Qual o ponto positivo desta situação?”

“Qual a vantagem deste acontecimento, comportamento, situação ou etc?”



O sucesso só depende de você


Eu acredito na premissa de que não existem fracassos, existem apenas resultados, e estes podem ser bons ou ruins dependendo da moldura ou significado que decidirmos dar a eles.

Uma pessoa otimista tem facilidade em perceber vantagens e possibilidades de sucesso onde a maioria das pessoas não consegue perceber, porém uma pessoa pessimista consegue facilmente transformar até possibilidades de sucesso em obstáculos e chateações, qual delas você prefere ser?

Pois alcançar o sucesso é uma questão de escolha, não de sorte!

Um abraço

Psycho

:ae
Kïng

Pickup Artist

#699583 Artigo FODãO Psycho!! É o que eu sempre busco a fazer, pensar positivo. E o que mais sempre acontece é o desfoque, acabamos por esquecer numa situação de nervosismo, que devemos pensar apenas no positivo, obviamente com mínimo senso. É uma trajetória complicada, mas quando se pega o costume, já era!! O mundo eh seu!! Tô nessa luta ai, no objetivo de "pegar o costume" de deixar automático o pensar positivo!


Abração mano veio õ/ :yaaah