Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua
Opqf
#1012722 Pois bem galera, li um pedacinho do livro "Ressignificando" do Bandler e Grinder e tive um insight para escrever esse tópico, que é justamente tratando sobre o título do texto.

Quem nunca já ouviu a expressão "Se a vida te deu um limão, faça uma limonada?"

Pois é, meus amigos, a vida sempre vai nos pregar muitas peças. E você sempre vai sofrer com revéses ao longo da vida. Eu, você e todos os bilhões de humanos presentes nesse planeta já sofreram, sofrem ou irão sofrer: Frustrações, Decepções, traições e crises existenciais (até tentativas de suicídio em casos mais extremos). Para curar isso, existe uma coisa chamada RESILIÊNCIA.

Segundo o conceito geral no ramo da psicologia, é a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir às pressões adversas sem entrar em surto psicológico. Dando ao indivíduo uma vontade imensa de vencer.

Sabe o que é Confiança? Pois é. Ela simplesmente não existe se a pessoa não for resiliente. Quer entender claramente o que é ser resiliente? Então aprendam com aquele que é, segundo minha fé, o maior homem que já passou pela Terra e que é o meu Deus, Jesus Cristo, nessa excepcional parábola.

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." (Mateus 7:24-25)


"E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." (Mateus 7:26-27).

Sei que muitos aqui não são cristãos ou coisa parecida, mas uma coisa é certa: A sua confiança tem que ser a base da sua casa mental. Você não tem como fingir uma confiança plena e verdadeira. A confiança parte de dentro para fora, e ela não surge "sem a chuva, sem correr rios, sem assoprar ventos para combater aquela casa". Simplesmente impossível. Mas aí entra a resiliência, pois apesar de tudo, a casa não caiu, porque estava sendo edificada sobre a ROCHA. Se você tá fingindo confiança, aí amigo, sinto muito, pois você está edificando sua caixa em cima da areia e fique sabendo que ela está pronta a ruir a qualquer momento.

Uma vez eu li uma expressão bem engraçada de guerra, em que o soldado perguntou ao General: "Senhor, nossos colegas estão recuando!". O general, em toda sua sabedoria e liderança, disse: "Não estamos recuando, estamos avançando para trás!". Perceberam a ressignificação da frase e de como ela ganhou MUITO poder simplesmente nessa expressão?

Pois é, é isso que faz surgirem os grandes líderes, simplesmente porque eles sabem RESSIGNIFCAR os seus problemas, extraíndo sempre algo positivo dessa experiência, seja do que for. Faça um apanhado e tome como aprendizado de tudo, ninguém é perfeito e todos nós sofreremos erros algum dia.

Tem dificuldade de conversar com alguém ou com alguma mulher? Ressignifique isso, veja o lado positivo que você pode ganhar agindo diferente. Crie a solução ao invés de pensar no problema. Isso vai te tornar muito mais forte mentalmente e emocionalmente, e vai elevar seu Inner Game GIGANTESCAMENTE E GENUINAMENTE, fazendo ele sofrer bem menos oscilações ao longo de toda sua vida. Ele vai ser mais uniforme, vai estar pronto para aguentar porradas e ser mais eficiente. O poder disso é simplesmente gigante e gritante, e todas as pessoas percebem.

Enfim, como cristão, deixo um versículo para vocês mostrando o que é realmente ser resiliente.

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

Pense nisso, todas as coisas cooperam para o bem justamente de vocês!

Abraços a todos os amigos!
Avatar pua
@newcasanova
#1012771 Um dos textos mais bem escritos que já vi no grupo!! Eh isso aí cara
eu4992
#1012803 Um texto de alta qualidade que merece todo o meu apoio. Super bem escrito e que ainda nos faz lembrar da palavra de Deus, o Mestre maior. Parabéns Opqf por este maravilhoso texto que você hoje escreveu e postou aqui pra gente. Valeu brother! :ae
Peixe13
#1012806 Excelente texto, vai ajudar e muito na minha evolução pessoal.
Este livro está na lista de metas para ler.
Agradeço, um forte abraço
Kïng
#1012849 Atingir esse patamar demora, poucos de fato conseguem ser resiliência. Não conheço ninguém que de fato seja assim. Ser positivo é uma verdadeira dádiva.
Avatar pua
BlackMamba
#1013504 Excelente artigo. Resiliência é, para mim, a característica que mais me atrai em uma pessoa
Bardo
#1016749 Obrigado cara,estou passando por um momento bem dificil e esse artigo...Ja me ajudou muito,simplesmente Ressignificando os acontecimentos kkkkk,Valew Mano!!!
Avatar pua
Don Caballero
#1016758 Opa, bom saber que há cristãos por aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece". Com Deus conseguimos ser resilientes. :sorri