Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Mau Mau Hard - MEMBRO EXCLUSIVO
#882542 Hey fuckers, como vão?

Primeiramente gostaria de agradecer a todos os artistas que vem se comunicando comigo nessas ultimas semanas, tanto pelos próprios tópicos como por MP.

Tenho recebi vários MPS diários com elogios, duvidas, pedido de ajudas, sugestões para artigos,pedido de consultoria, etc. Fico muito feliz pelo carinho e confiança que venho recebendo de todos os PUAS aqui no PB.

Várias pessoas me perguntaram o que eu achava sobre RPG (Role Playing Game), me perguntaram se esse tipo de jogo poderia ajudar de alguma forma no desenvolvimento no jogo PUA.

A resposta é.... SIM e Não!


Puts Mau Mau, como assim? Calma guys, vamos por partes!

Para quem não conhece o RPG é um jogo de interpretação de personagens, onde você usa sua imaginação e criatividade para montar um personagem, tudo é bem detalhado, sua história de vida,personalidade, aparência, pontos fortes, fracos e características de maneira geral, e tudo muito bem detalhado e completo.

Após criar seu personagem você tem que interpreta-lo, você empresta o seu corpo para o personagem criado.

O jogo funciona como uma grande teatro, porem sem roteiro pronto e sem platéia apenas outros jogadores como você, a grande parte do jogo acontece na base do improviso, você terá que reagir de forma rápida a cada situação que acontece.

Quem controla as coisas que ocorrem no jogo é uma pessoa chamada de "MESTRE" O mestre participa do jogo narrando detalhadamente todas as situações que acontece, e você terá que interagir e reagir a qualquer situação que o que ele coloque no jogo.


Para quem não conhece o jogo e quer uma explicação mais detalhada segue o link

http://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game

Beleza, agora vamos aos pontos positivos...

Eu joguei RPG algumas vezes na minha adolescência me lembro que me divertia. Eu me entregava ao personagem, vivenciava cada coisa que acontecia com ele, por aquelas horas eu esquecia completamente do Mau Mau, eu era apenas o personagem criado!

Rpg por ser um jogo de interpretação de personagens pode ser comparado com o teatro, já vi vários PUAS tímidos usando o teatro para melhorar sua timidez, linguagem corporal, voz, auto-confiança, etc.

O RPG te da a mesma possibilidade, neste jogo você será obrigado a colocar tudo isso para fora, afinal você esta interpretando um personagem 100%. A diferença é que nunca terá plateias te assistindo, apenas outros jogadores controlando outros personagens na mesma história.

Nesse ponto, o RPG pode ser uma boa alternativa para quem não quer fazer uma oficina nem um curso de teatro. Você poderá exercitar todos os pontos que são fundamentais no jogo PUA.

È muito bom para pessoas tímidas e inseguras, é uma alternativa para melhorar um pouco nesse aspecto, afinal é um jogo que exige muito de você tanto corporalmente como na sua comunicação.


Pontos negativos...

Infelizmente a maioria dos jogadores de RPG são obcecados pelo jogo, eles dedicam muito do seu tempo livre a isso, e com isso eles acabam criando um alter ego e muitos deixando de viver a vida real.

A maioria das pessoas constroem seus personagens baseando-se em suas fraquezas e pontos fracos, coisas que você não gosta em você e que gostaria que fosse diferente, em outras palavras eles constroem personagens que possuem caraterísticas contrarias as suas próprias.

Até ai tudo bem, desde que seja de forma sadia, afinal é apenas um jogo.

Mas é ai que entra o problema... esse tipo de jogo cria uma sensação faz com que você se sinta o máximo, o jogo te proporciona se sentir realmente satisfeito com as grandezas que você consegue, você realmente sente a satisfação das coisas como se elas fossem reais, mas não são, é apenas um jogo, uma ilusão!

Quando o jogo acaba e você volta a si se lembra que sua vida não é perfeita como no jogo, isso te traz um sentimento negativo, de tristeza, e isso infelizmente faz com essas pessoas joguem cada vez mais para se sentirem bem de novo, agravando a situação. È como se fosse um vicio.

Não vou generalizar nem quero parecer preconceituoso, mas muito dos jogadores RPG que eu já conheci são pessoas de baixa auto estima, inseguras, nerds (no sentido ruim), anti sociais (só se relacionam com pessoas que também jogam) e que vivem uma ilusão construída por um alter ego.

Um dos motivos que não me fez jogar mais na adolescência foi detectar todos esse pontos.

Considerações Finais

Deixo para cada um avaliar por si mesmo.

Se você é uma pessoa que conhece bem a si mesmo e consegue encarar de frente e de forma real suas inseguranças e medos está ai uma ótima oportunidade de exercitar atributos importantes no jogo como, criatividade, linguagem corporal, auto-confiança, voz, raciocínio rápido, timidez, etc.
Procure grupos que joguem de forma razoável, sem exageros.

Mas se você é uma pessoa insegura que ainda não consegue encarar de frente seus medos e inseguranças, aconselho a deixar para la, você pode achar que terá controle como todos acham que tem, mas a verdade é que poucos conseguem diferenciar as coisas, muitos que vi acabaram piorando a sua situação, então pense melhor sobre isso.
Muitas pessoas quando acham uma válvula de escape para as coisas ruins de sua vida acabam se entregando muito a isso, sem perceber que na verdade esta te fazendo mais mal ainda, esta piorando as coisas.

Bom é isso ai, espero que tenham gostado. Vamos discutir sobre isso...sua opinião é mais do que bem vinda!

Um grande abraço a todos!