Avatar pua

Criador do tópico

bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#722413 Idealmente deveríamos tomar suco preparado na hora, mas devido à correria do dia-a-dia ou falta de hábito muitos acabam por optar por sucos vendidos em caixinha.

O que muita gente não sabe é que os sucos vendidos em caixinha não são todos iguais, geralmente no supermercado só se preocupam se o suco é com soja ou não, e assim ficam de consciência tranquila por tomar suco ao invés de refrigerante. Se você possui a opção de tomar o suco com frutas de verdade, vale a pena.

O problema é que no Brasil existem vários tipos de suco: SUCO, NÉCTAR, e REFRESCO.

O nome refresco já traz uma idéia que não é uma coisa 100% natural, e de fato não é. Só existe uma pequena porcentagem de suco real no produto, assim só serve para matar a sede e não para usar como uma fonte de nutrientes. O resto é preenchido com açúcar, água, corantes. O mesmo vale para as "bebidas de frutas" como o H2O, só que este tem a vantagem de ser bem menos calórico, como opção de substituir um refrigerante, com gás.

Agora em relação ao Suco e ao Néctar, é aí que os fabricantes costumam sacanear os consumidores porque poucos sabem a diferença, e muitas vezes custam o mesmo no supermercado. Apesar do nome Néctar pode sugerir como algo melhor, na verdade o suco é que contém a maior quantidade de polpa de fruta em sua composição, e isso que traz a confusão. Todas aquelas caixinhas da Del Valle são Néctar, inclusive aquele que é vendido como "Laranja Caseira". Como o teor de polpa do néctar é menor do que no suco, se compensa com água e açúcar, e em alguns sabores um produto espessante, como goma xantana.

Muitas empresas anunciam a presença de vitamina C em seu produtos, mas muitas vezes é por causa do próprio conservante/antioxidante (ácido ascórbico) e não obtido pela polpa da fruta.

Resumindo, dê preferência por sucos de fruta integrais no supermercado. :ae