Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua
Ludico
#944155 Boa noite gurizada. Tudo bem? Sou novato aqui no fórum, então evito postar tópicos e comentários pois ainda não tenho muita experiência/prática sobre o PU. No momento, prefiro me limitar a apenas curtir e agradecer as dicas excelentes que vocês disponibilizam. Falando sério, tem membro aqui que parece que tem PhD em Psicologia!

:rolf :rolf :rolf :rolf

Puxassaquismos a parte, eu gostaria de pedir um conselho de pessoas mais experientes sobre uma indecisão que tenho entre fazer uma faculdade de LICENCIATURA ou de MEDICINA. Dois cursos diferentes, mas que tem como objetivo comum ajudar as pessoas (um pela área da educação, outro pela área da saúde). Então... vamos ao tópicos!

[ESTABILIDADE FINANCEIRA] :ae

Atualmente sou pré-vestibulando. Já cursei faculdade de Eng. Civil, mas larguei o curso, pois não me enxergava exercendo a profissão. Acredito que eu tenha entrado nele mais por pressão familiar do que qualquer outra coisa. Larguei ele com a promessa de que eu iria entrar em Medicina na federal da minha cidade. Por ironia, nos últimos 2 anos, as minhas notas no ENEM eram suficientes para entrar em qualquer curso, exceto Medicina. Passei esse tempo estudando muito e me privando do contato social. Hoje, estou começando a me arrepender um pouco disso. Começando a questionar se vale a pena sacrificar tanto da minha juventude por uma futura estabilidade financeira.

Por outro lado, é uma profissão que dá diversas vantagens que todos nós conhecemos: boa remuneração (o que facilita muito a vida), solidariedade com o próximo (proporciona paz de espírito) e amplo mercado de trabalho.

[VOCAÇÃO] :legal

No outro lado da moeda, tenho a licenciatura que corresponde a minha vocação. Digo isso porque sempre gostei da ideia de ser professor de ensino médio e/ou cursinho pré-vestibular. Gosto muito do ambiente escolar e acadêmico e muitas pessoas dizem que eu levo jeito para dar aulas. Pra falar a verdade, sempre gostei de apresentar seminários do ensino médio e eu sabia fazer a apresentação ser bem atrativa. Caso optasse por essa alternativa, acredito que eu faria uma faculdade de história (sempre gostei das ciências humanas, pois elas ajudam a entender o mundo e a sociedade, o que pode se relacionar com os estudos do PU).

Meu receio, todavia, é o fato de ser uma profissão pouco valorizada financeiramente e socialmente. Logo, posso acabar enfrentando ambientes de trabalho poucos favoráveis devido ao descaso do Estado com a educação e problemas financeiros relacionados ao fato do professor ser, muitas vezes, mal pago.

Mesmo assim, eu consigo me enxergar fazendo diversas expecializações na área. Além de tentar ao máximo ser um excelente profissional! Daqueles em que os alunos têm até um carinho especial.

___________________________________________________________________


Por fim, gostaria de saber a opinião de vocês. Pelo que eu li, muitos aqui têm uma boa vivência e/ou entendem muito bem sobre essas questões de carreira profissional.

Desde já agradeço!

Paz e sorte!

Ludico
Avatar pua
Jvictoral
#944158 Irmão acho que você deve seguir sua vocação, oque você gosta... Pois me diga ai quem trabalha só por dinheiro? pode até existir esse mais trabalha sem prazer, sem gosto e você fazendo oque gosta não, você será o melhor naquilo que faz.

Minha familia tbm toda estar no ramo da medicina, Uma irmã psicologa, outra fisioteraupeta. Eu pretendo seguir a carreira de publicitario e minha mãe aceitou numa boa.
Avatar pua
Third
#944161 Está vendo apenas a superfície. Tem certeza que sua determinação é suficiente para conseguir terminar a faculdade de medicina? Reflita, não conseguiu terminar a de engenharia civil. Não quero influenciá-lo em sua decisão, não vou dizer qual escolher, mas influenciá-lo para usar bem a mente antes de tomar a decisão.

Abraço!
Avatar pua
RICARDO MALLA
#944175 Prezado Ludico,

Na minha humilde opinião, abrir mão de um sonho (de uma vocação) para ter uma suposta segurança financeira é despediçar talento e liberdade, e isto a longo prazo irá te gerar muita frustração.

Ademais, tenho fortemente a convicção que no universo, tudo muda, nada é permanente, ou seja, creio que a estabilidade não existe, pois a vida é um risco a partir do instante em que você chega a este mundo. Logo, o risco é inevitável.

Imagem


Você precisa decidir se sua vida será dirigida à conquista de SEGURANÇA ou de LIBERDADE. A escolha entre esses dois conceitos muda brutalmente suas prioridades e seu estilo de vida.

A decisão cabe à você meu brother, porém, eu optaria por fazer aquilo que é o meu propósito. Eu lutaria pela causa que eu acho que vale à pena lutar, e isto me daria inspiração para seguir em frente.


Imagem


Por fim, tenho ciência de que a sociedade nos treina à nos a sentirmos bem sucedidos porque conseguimos um emprego com um bom salário no final do mês, e desqualifica aqueles que tentam sair desse modelo "industrial". A família pressiona, a idade pressiona, a sociedade pressiona, o mundo pressiona e tempo, sem dúvida, é implacável. Contudo, a escolha existe: fazer aquilo que você gosta e que realmente te fará feliz ou ir em busca de uma suposta estababilidade e com um "bom emprego".

Abrax meu brother, sucesso!
Rada
#944204 cara, to finalizando a faculdade de medicina.. e te digo, tu tem que querer bastante.. se vier pensando só em dinheiro nao rola..
mas é claro q isso é relativo, eu comecei na engenharia, fui pra medicina inseguro se era o que queria, mas fui me apaixonando pela area.. mas nunca fiz com objetivo financeiro..
a faculdade é bem pesada, mas da pra suportar..
agora o trabalho mesmo, tem que gostar bastante para fazer.. lembra que voce sera responsavel por vidas.. e que vai estudar sempre mesmo, e principalmente, depois de formado..
Mamprim
#944206 To nesse dilema tbm cara, eu faço curso pré-militar pela estabilidade de ser um.. mas oque eu queria mesmo era ser professor de história ou biologia.. sobre a remuneração, um grande amigo meu disse: seja bom no que faz e será recompensado
Luan2015
#944208 e ae cara blz ? primeiramente a medicina não vai te dar tanta estabilidade financeira assim... os médicos que ganham super bem estão há anos estudando ( pode colocar ae de 2 a 4 anos de cursinho, mais 6 anos de graduação, mais 2 a 4 anos de especialização) , e alguns onde já possum médicos a cima do que precisa ( média de 1 médico para cada mil habitantes é o ideal... tem lugares do país que possuem de 3 a 4 médicos para mil habitantes) é preciso estudar mais ainda para se destacar ( mestrado 2 anos a mais, e doutorado de 3 a 5 anos a mais )... e outra coisa...com esse projeto do governo em importar médicos... em alguns anos terá bastante médico no país e com isso o salário não será tão astronômico assim...
voce fazendo um curso superior que voce se identifica... você não só tem a sua área para trabalhar... voce pode prestar concursos gerais que exigem ensino superior ( pr e prf possuem um excelente salário) além disso ser professor concursado não é tão ruim assim... além disso voce alem do concurso também pode ser contratado por mais um período... e outra... salário de professor de universidade não é algo justo pelo o que os caras estudaram ( por isso das greves) mas é um bom dinheiro...
enfim...
o que eu quero dizer com tudo isso...
primeiramente... pelo o que eu entendi esse ano é seu terceiro ano de cursinho, então voce ainda está na média para entrar na graduação...
segunda coisa... uma opção seria voce tentar fazer a graduação de medicina fora do país ( bolivia, paraguai e argentina são as mais procuradas)
terceiro apontamento... você vai ter paciencia e dedicação para estudar todo esse tempo para uma boa remuneração ? vai valer a pena voce estudar toda sua juventude ( e não aproveitar quase nada) por dinheiro ? ( que não é certeza que vai vir)
e por último...é possível voce ser bem remunerado em algo que você goste... mesmo que em teoria não é tão bem pago assim... mas o salário é você quem faz... basta estudar muito e trabalhar mais ainda
acho que deixei bem claro minha opinião fazendo alguns apontamentos ... espero ter ajudado ;)
ColoradoBRA
#944220 Estabilidade financeira é algo muito relativo. Muitos acreditam que todo médico ganha bem(não estou dizendo que você pensa assim) mas te digo que não é bem assim. Eu penso igual ao pessoal acima, você deve fazer o que ama e gosta e as pessoas vão te recompensar por isso. Isso se reflete muito bem em diversos casos de pessoas que eram médicos ou advogados por exemplo e trocaram de profissão depois de um tempo pois estavam frustradas. Enfim, como eu disse essa é minha opnião, pois ja passei por uma situação exatamente igual a sua. Abraços e boa sorte nesta caminhada.
Avatar pua
Ludico
#944236
Jvictoral escreveu:Irmão acho que você deve seguir sua vocação, oque você gosta... Pois me diga ai quem trabalha só por dinheiro? pode até existir esse mais trabalha sem prazer, sem gosto e você fazendo oque gosta não, você será o melhor naquilo que faz.

Minha familia tbm toda estar no ramo da medicina, Uma irmã psicologa, outra fisioteraupeta. Eu pretendo seguir a carreira de publicitario e minha mãe aceitou numa boa.


Rada escreveu:cara, to finalizando a faculdade de medicina.. e te digo, tu tem que querer bastante.. se vier pensando só em dinheiro nao rola.. mas é claro q isso é relativo, eu comecei na engenharia, fui pra medicina inseguro se era o que queria, mas fui me apaixonando pela area.. mas nunca fiz com objetivo financeiro.. a faculdade é bem pesada, mas da pra suportar.. agora o trabalho mesmo, tem que gostar bastante para fazer.. lembra que voce sera responsavel por vidas.. e que vai estudar sempre mesmo, e principalmente, depois de formado..


Obrigado por terem compartilhado um pouco da história de vocês. Sempre é bom ouvir relatos e conselhos de pessoas mais experientes.



Mamprim escreveu:To nesse dilema tbm cara, eu faço curso pré-militar pela estabilidade de ser um.. mas oque eu queria mesmo era ser professor de história ou biologia.. sobre a remuneração, um grande amigo meu disse: seja bom no que faz e será recompensado


Brother, a gente tá numa cituação bem parecida então. :rolf

Mas como o RICARDO MALA citou: "Nada é estável por muito tempo."

Acho que vale a pena arriscar o caminho da vocação.
Avatar pua
Ludico
#944237
ColoradoBRA escreveu:Estabilidade financeira é algo muito relativo. Muitos acreditam que todo médico ganha bem(não estou dizendo que você pensa assim) mas te digo que não é bem assim. Eu penso igual ao pessoal acima, você deve fazer o que ama e gosta e as pessoas vão te recompensar por isso. Isso se reflete muito bem em diversos casos de pessoas que eram médicos ou advogados por exemplo e trocaram de profissão depois de um tempo pois estavam frustradas. Enfim, como eu disse essa é minha opnião, pois ja passei por uma situação exatamente igual a sua. Abraços e boa sorte nesta caminhada.


Luan2015 escreveu:e ae cara blz ? primeiramente a medicina não vai te dar tanta estabilidade financeira assim... os médicos que ganham super bem estão há anos estudando ( pode colocar ae de 2 a 4 anos de cursinho, mais 6 anos de graduação, mais 2 a 4 anos de especialização) , e alguns onde já possum médicos a cima do que precisa ( média de 1 médico para cada mil habitantes é o ideal... tem lugares do país que possuem de 3 a 4 médicos para mil habitantes) é preciso estudar mais ainda para se destacar ( mestrado 2 anos a mais, e doutorado de 3 a 5 anos a mais )... e outra coisa...com esse projeto do governo em importar médicos... em alguns anos terá bastante médico no país e com isso o salário não será tão astronômico assim...
voce fazendo um curso superior que voce se identifica... você não só tem a sua área para trabalhar... voce pode prestar concursos gerais que exigem ensino superior ( pr e prf possuem um excelente salário) além disso ser professor concursado não é tão ruim assim... além disso voce alem do concurso também pode ser contratado por mais um período... e outra... salário de professor de universidade não é algo justo pelo o que os caras estudaram ( por isso das greves) mas é um bom dinheiro...
enfim...
o que eu quero dizer com tudo isso...
primeiramente... pelo o que eu entendi esse ano é seu terceiro ano de cursinho, então voce ainda está na média para entrar na graduação...
segunda coisa... uma opção seria voce tentar fazer a graduação de medicina fora do país ( bolivia, paraguai e argentina são as mais procuradas)
terceiro apontamento... você vai ter paciencia e dedicação para estudar todo esse tempo para uma boa remuneração ? vai valer a pena voce estudar toda sua juventude ( e não aproveitar quase nada) por dinheiro ? ( que não é certeza que vai vir)
e por último...é possível voce ser bem remunerado em algo que você goste... mesmo que em teoria não é tão bem pago assim... mas o salário é você quem faz... basta estudar muito e trabalhar mais ainda
acho que deixei bem claro minha opinião fazendo alguns apontamentos ... espero ter ajudado ;)


Obrigado gurizada! :ae

Essa visão que vocês deram sobre o mercado de trabalho e remuneração foi bem útil. Me fizeram refletir sobre o fato de que a economia não é algo estático, mas sim dinâmico. Uma profissão que é muito valorizada hoje, pode não ser muito valorizada amanhã e vice-versa.

"você vai ter paciencia e dedicação para estudar todo esse tempo para uma boa remuneração ? vai valer a pena voce estudar toda sua juventude ( e não aproveitar quase nada) por dinheiro ? ( que não é certeza que vai vir)"

Excelente questionamento! Faço questão de deixar ele bem destacado. Rsrsrsrsrs