O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!

Criador do tópico

Soilworker

PUA Avançado

#347231 O que é ser gentil para vocês?

"A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente." (Jean de La Bruyère)

Muitos pensarão: "Se eu for gentil estarei agindo como beta". Estão enganados senhores! Gentileza se aplica e está ligada à dezenas de fatores do nosso dia a dia. Leiam novamente a frase que coloquei no início do tópico.

Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta (ou ser "legal"), porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.

Gentileza que não quer dizer fraqueza, nem é virtude só para mulheres. Tem um poder muito grande e tem relação direta com a inteligência bem como denota elevação moral (alguém aí pensou em social proof?).

Muitos se desculpam dizendo "não tenho tempo para estas coisas". Porém, sempre é tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, dirigido mesmo àqueles que parecem endurecidos e impermeáveis às boas maneiras.

Quando esses pequenos gestos de fraternidade e reconhecimento vão sendo esquecidos, a pessoa vai ficando fria e áspera, acreditando que todos devem ser gentis para com ela, mas esquecendo que esse dever é recíproco e que devemos ser aquele que dá o primeiro passo.

"Muito obrigado", "por favor", "está ótimo o seu café", "bom dia", "boa tarde", "desculpe", são expressões que estão se ouvindo cada vez menos.

Gentileza é uma virtude que pertence à família do AMOR, é também a chave que abre as portas do sucesso, porque não há coração mais empedernido que a gentileza não consiga desarmar, nem situação mais desfavorável que não consiga reverter. Por isso dizer-se que a pessoa gentil usa da inteligência, por isso que é mais bem sucedida, sempre, ainda que não deva usar a gentileza com essa intenção oculta.

"Às vezes é preciso peneirar muito cascalho para se obter uma grama de ouro. Mas em toda conversa sempre há alguma coisa que se aproveite". (Chico Xavier)

Por isso, o sinal de inteligência: a pessoa que ouve, aumenta o número dos seus conhecimentos. Só por aí já se vê quanto ganho temos por ouvir mais... E quando a pessoa adquire o hábito da gentileza, esse proceder se torna uma segunda natureza. Ela assim age porque se sente bem.

A pessoa gentil só tem um "defeito": é difícil a gente se aproximar dela, porque está sempre rodeada de muitas pessoas, que procuram se beneficiar desse seu halo de grandiosidade e nobreza.

"Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido." (Esopo)

Quis dizer tudo isso depois de algo que aconteceu hoje no metrô. Estava lotado (como sempre), e uma UG entrou carregando várias sacolas, eu estava sentado e ao invés de pedir para segurar suas coisas, dei meu lugar à ela. Fiquei perguntando-me: "Será que se fosse uma HB9 ou 10 ela ia achar que era flerte? Era achar que era DVI de minha parte?" Querem saber. Dane-se! Antes de tudo quero ficar bem comigo mesmo.

Um bom dia a todos! Hoje é sexta, fim de semana está aí. Quero ver todos praticando a gentileza!

abs
Rehan

Veterano - nível 6

#464269 muito bom Soilworker, e uma das coisas que a "comunidade" coloca na nossa mente que se fomos gentis seremos betas, mas concordo com você, um verdadeiro alfa é aquele que se sente bem consigo mesmo, porque nosso interior reflete todas as nossas atitudes internas sendo assim o que importa é levarmos uma vida que nos faça ter paz interna, e se ser gentil fosse coisa de beta teria muita gente gentil por ai e o mundo seria melhor, porque afinal tem muito "beta" por ai haha.
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#465589 É verdade, a gentileza é algo bem simples e não custa absolutamente nada, e às vezes pode tornar o dia de outra pessoa muito melhor.

Cada vez mais as pessoas são individualistas, é gente ouvindo música alta dentro do ônibus, sujeito que não dá lugar para pessoa idosa, motorista em cima da faixa ou acelerando o motor pra assustar o pedestre atravessando, motorista que começa a buzinar pro carro da frente meio segundo depois de abrir o semáforo, etc. e etc.

Mesmo que o seu "bom dia" não seja correspondido, não é por isso que você vai se abalar e mudar de idéia sobre gentileza. Gentileza é sinal de maturidade e paz de espírito.

:ae