Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#919545 Fala galerinha do barulho que apronta altas confusões! Bão demais?

Bom, o Enem acabou de passar e acredito que muita gente aqui está a caminho da faculdade, acabou de começar, ou está próximo. Como eu estou quase deixando a maravilhosa vida de universitário, resolvi compartilhar com vocês dicas para se dar bem nesse mundo, baseado em minha vivência. Eu sei que existem livros e artigos sobre esse assunto, mas acredito que posso acrescentar coisas úteis. Como já estou escrevendo uma série de artigos aqui no fórum, estes artigos sobre a faculdade não terão uma constância muito exata, mas espero que aproveitem.

Para começo de conversa, gostaria de apresenta-los esse mundo e dizer por que ele é tão bacana. Muitos já devem ter assistido aos filmes da série American Pie, e outros do gênero, e se decepcionaram quando chegaram à faculdade e não encontraram o mesmo ambiente. Bom, tenho uma notícia “ruim” e uma boa! Realmente, não é aquilo que vocês irão encontrar. Aquele cenário é muito típico da cultura americana. As coisas por aqui são bem diferentes! Essa é a notícia ruim. Já a boa, é que as coisas, mesmo sendo diferentes, podem ser tão fodas quanto. Já fui a festas que deixariam muitas festas de fraternidade dos filmes no chinelo. Mas para isso você precisa contar um pouco com a sorte e com sua habilidade.

Normalmente, a putaria está nas universidades federais. Claro, que pode existir uma particular “porra louca”, ou uma federal “certinha”, mas acho que são menos comuns. Além disso, o nível de putaria varia de uma região para a outra. Algumas cidades são mais “caretas” que outras, o que se reflete na universidade. Cidades universitárias, aquelas com um grande número de estudantes de outros lugares e que vivem lá em repúblicas, costumam ser as mais “badaladas”. Como Ouro Preto, aqui em Minas Gerais. Além do tipo de universidade, e da cidade, o nível de putaria também varia de um curso para o outro. Novamente, temos os cursos “festeiros”, e os “sérios”. O que não depende do curso em si, mas da “tradição” daquele curso, naquele lugar específico!

Logicamente, você não deve escolher um curso pelo nível de putaria dele! Hehehe! Ou, pelo menos, não deveria, né?! Mas você faz o que quiser. A vida é sua... Enfim, seguindo o padrão de escolher o curso que você realmente deseja fazer, você depende um pouco de “sorte” para cair em uma faculdade onde a galera do seu curso seja animada! Mas caso isso não aconteça, não se desespere, nem tudo está perdido.

Uma das coisas que eu acho fundamental na universidade é ser “eclético” com o tipo de pessoas com que você se relaciona. Conheça todo o tipo de pessoa, desde os nerds, aos cachaceiros. De preferência, conheça pessoas de diferentes cursos. Ampliando o alcance e a variedade de seu ciclo social, você também amplia os convites para eventos. Desde as festas gigantes promovidas por alguns cursos, às festinhas privadas de apartamento. Então vou sugerir duas boas maneiras de conhecer muita gente.

A primeira é através de seus amigos! Principalmente se você está deixando o ensino médio agora, é provável que você tenha amigos que estão entrando na faculdade também, ou já conhece alguns que já entraram. E muitos vão para cursos diferentes do seu. Então você pode aproveitar para conhecer pessoas dos cursos deles, através deles. Incentive seus amigos a serem sociáveis em seus respectivos cursos e saia junto com eles. Em contrapartida, você também os convida para os eventos do seu curso. Todo mundo sai ganhando.

Outra forma, são as matérias introdutórias. Isso já é mais voltado para as federais, mas pode acontecer nas particulares também. Existem muitas matérias que são comuns a vários cursos. Como introdução à filosofia, ou estatística. Por isso, muitas classes são híbridas, com alunos de diferentes cursos na mesma turma. Aproveite estas matérias para conhecer pessoas dos outros cursos e fazer contatos. Seja curioso sobre o curso deles e convide-os para eventos do seu curso. Em pouco tempo, eles estarão lhe convidando para os eventos dos cursos deles também. E daí você faz mais contatos.

Tente ficar variando entre os cursos e conhecendo o máximo de gente possível. Dividindo o seu tempo entre galeras diferentes, você não passará muito tempo em um lugar só. Isso te torna raro, e tudo que é raro é caro! Se você teve uma interação massa com uma mina do seu curso, ela irá te procurar no dia seguinte, e no próximo, e no próximo... se você não closar em poucos dias, ela perde o interesse. Agora, se você não estiver sempre disponível, o interesse só aumenta. Apesar de esta estratégia ser poderosa, nunca negligencie o seu próprio curso. Se você não para por lá nunca, você pode ganhar a fama de “metido”, “que não se mistura”... Afinal, o seu curso é a sua casa na faculdade, trate-o com carinho.

Apesar de parecer que eu considero a universidade uma orgia louca, eu levo meu curso bem a sério, e aconselho que façam o mesmo. É o futuro de vocês que está em jogo. Contudo, se você souber administrar o seu tempo, é possível ser um bom aluno e ainda aproveitar as outras coisas boas que a universidade lhe oferece.

Abraços!
Avatar pua
PPO - MEMBRO EXCLUSIVO
#919559 E ae Nativex grande tópico, ótima abordagem bro'...
Isso ae camarada a faculdade vejo como uma abri portas, mais pessoas mais oportunidades.

Um futuro brilhante espera por nós, mas um presente pra lá de top grita por meu nome vamo que vamo.

Continue com esta inspiração isto motiva a galera.


Abraço, PPO :legal
Avatar pua

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#919711 Valeu, galera!

PPO escreveu:E ae Nativex grande tópico, ótima abordagem bro'...
Isso ae camarada a faculdade vejo como uma abri portas, mais pessoas mais oportunidades.

Um futuro brilhante espera por nós, mas um presente pra lá de top grita por meu nome vamo que vamo.

Continue com esta inspiração isto motiva a galera.


Abraço, PPO :legal


Com certeza, PPO! Aproveitem muito, e ainda aproveito, meu tempo na faculdade. É, disparado, o ambiente que eu mais curto jogar. E espero que todos possam curtir essa experiência também.

Abraços!