Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua
The Potents - MEMBRO EXCLUSIVO
#844452 Maravilha de tópico, The Jon! Está de parabéns! :ae

Espero que sirva de referência para muita gente, em especial àqueles que curtem o online game, pois as HBs já sabem se você é um cara culto logo na primeira frase da conversa. E quando falamos de "postura" alfa, o modo como você se "posta" durante a escrita conta muito.

ExemploAtentem para esta frase:

"Nada como um dia após o outro."

Vamos brincar um pouco com a pontuação:
"Nada. Como um dia após o outro."
"Nada como, um dia após o outro."
"Nada. Como um dia, após, o outro."

Se você não conseguiu notar qualquer diferença no sentido das frases, precisa sériamente rever seu conhecimento, quem sabe até voltar a estudar. As palavras são as mesmas, mas a pontuação muda completamente o sentido delas.

Imagine o poder que isso tem numca conversa escrita! Imagine quanta merda você pode ter escrito sem ter-se dado conta! Quantas oportunidades perdidas!


O PuaBase há tempos vem trabalhando para que seus membros evoluam nas mais diversas áreas, inclusive nesta. Melhorar a escrita facilita a compreensão dos textos e o crescimento de todos nós. Você ganha, eu ganho, a comunidade ganha.

Como o tópico pegou pontos nevrálgicos e foi montado de uma maneira bastante didática, inclusive caprichando no aspecto visual, espero que sirva de estímulo a quem escolha melhorar-se no Português. São pequenos detalhes que contam muito na hora da interação.

Mais uma vez, parabéns The Jon, pois acompanhamos de perto sua disposição, preocupação e ansiedade em montar um tópico desta importância.

Aos amigos de fórum, aproveitem ao máximo o trabalho aqui postado. É um tesouro que talvez vocês não façam ideia da importância que possui. Verdadeiro abridor de portas.

Forte abraço a todos! :ae
Avatar pua
nightrain

Pua Portugal

#844456 Muito bom o artigo e acredito que demorou algum tempo a ser desenvolvido, principalmente devido a tantas cores que têm.

Eu, durante algum tempo, pensei que em PT-BR fosse "mais" em vez de "mas" para assinalar adversidade, pois eu via assim escrito aqui no forum, na altura fiquei espantado xD



Escrever bem é sempre fundamental para sermos entendidos de melhor forma!

Forte Abraço e Sucesso Imagem
Stark

Aprendiz

#844481 Muito bom o tópico cara! O mau português dificulta não só na hora da interação, mas também depois quando se faz o RC, sério, tem uns que dão vontade de arrancar os olhos. Eu espero que agora, pelo menos, a segunda parte melhore

De novo, parabéns pela iniciativa ;D
Avatar pua

Criador do tópico

-J. - MEMBRO EXCLUSIVO
#844482
The Potents escreveu:[legend=Exemplo]Atentem para esta frase:

"Nada como um dia após o outro."

Vamos brincar um pouco com a pontuação:
"Nada. Como um dia após o outro."
"Nada como, um dia após o outro."
"Nada. Como um dia, após, o outro."


[font=Comic Sans MS]Sinto muita pena do sujeito da segunda frase, tadinho. Imagem

Obrigado pelos elogios The Potents! Nosso trabalho valeu a pena!

Valeu pelo feed!
Abração![/font]

nightrain escreveu:Muito bom o artigo e acredito que demorou algum tempo a ser desenvolvido, principalmente devido a tantas cores que têm.
Eu, durante algum tempo, pensei que em PT-BR fosse "mais" em vez de "mas" para assinalar adversidade, pois eu via assim escrito aqui no forum, na altura fiquei espantado xD



Escrever bem é sempre fundamental para sermos entendidos de melhor forma!

Forte Abraço e Sucesso [ Imagem ]


[font=Comic Sans MS]Fico feliz por ter ajudado![/font]

[font=Comic Sans MS]Inclusive o que você disse, nightrain, é bem real e perigoso. Muitas vezes pegamos vícios, pois nos modelamos em terceiros. O pior de tudo é que em situações assim, não sabemos que estamos errados. O importante é perceber o erro é corrigi-lo. Imagem

Obrigado pelo feed!
Um abraço![/font]

Stark escreveu:Muito bom o tópico cara! O mau português dificulta não só na hora da interação, mas também depois quando se faz o RC, sério, tem uns que dão vontade de arrancar os olhos. Eu espero que agora, pelo menos, a segunda parte melhore

De novo, parabéns pela iniciativa ;D


[font=Comic Sans MS]Sim! Como eu disse, algumas vezes realmente dá vontade de arrancar os olhos por excesso de abreviações e erros gramaticais.[/font]
[font=Comic Sans MS][/font]
[font=Comic Sans MS]Obrigado pelo feed![/font]
[font=Comic Sans MS]Abraço![/font]
Avatar pua
Brêeh

Veterano - nível 10

#847006 O fórum também conta com corretor ortográfico automático, as vezes esses caras tem é preguiça de escrever certo isso sim.
Avatar pua
Jon Snow

Veterano - nível 1

#851241 Detesto escrever errado, abreviações são aceitáveis quando se escreve, mas mudar algumas coisas na forma estrutural de uma frase é pra acabar. Uma coisa que detesto também e que está pegando moda, é essa coisa de "tóis", dentre outras girias. Sou daquela opinião que, um cara que fala certo, domina a língua, em si já tem uma estrutura alfa.

Falar corretamente é sexy num ponto de vista, é parte essencial de alguém que é considerado interessante. Claro, não vamos impregnar o modo completamente culto, como a linguagem da Bíblia, mas podemos muito bem falar de forma correta e simples, basta querer.
Avatar pua
Cuequinha

PUA EXPERT

#851254 Vejo muita gente escrevendo:
Estávamos eu e a HB andando quando nós SE olhamos
O CERTO É:
Estávamos eu e a HB andando quando nós NOS olhamos

Isso me deixa puto demais kkkkk.

Excelente tópico, por sinal.
Não culpo os autores pelo nível baixo de língua portuguesa utilizado, mas sim, os políticos de nosso país que não querem investir na qualidade do ensino.

Abraços,

Cuequinha.